A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Relações Humanas: Habilidade Essencial. Relacionamento Afetivo.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Relações Humanas: Habilidade Essencial. Relacionamento Afetivo."— Transcrição da apresentação:

1 Relações Humanas: Habilidade Essencial

2 Relacionamento Afetivo

3 Relacionamento Profissional

4 Relacionamento Familiar

5 Relacionamento Social

6 O que dificulta as Relações Humanas? Desconfiança Agressividade Isolamento Egocentrismo Dificuldades em se expressar Arrogância Egoísmo Ciúme, Inveja Preconceitos Mau Humor Comportamentos

7 O que Facilita os Relacionamentos? Confiança Diálogo Assertividade Demonstração de afeto ou desafeto Solidariedade Cooperação Respeito Compartilhar Bom Humor Comportamentos

8 Busca do Auto-conhecimento Conhece-te a Ti mesmo. (Sócrates)

9 Respeitar as Diferenças

10 PRINCÍPIO das Relações Humanas Ouvir é ouro, falar é prata porque ao ouvir podemos aprender ou perceber algo novo, enquanto que o ato de falar limita- nos ao processamento de idéias já formadas. David Kolb

11 Saber Ouvir Aprenda a ouvir os outros e a si mesmo, através da sua consciência, antes de falar,decidir ou agir. Lenilson Naveira

12 Os três ERRES Lembre-se dos três erres: respeito por si próprio, respeito pelo próximo, responsabilidade por seus atos. Tantra Totem do Nepal

13 Como conviver com os Conflitos?

14 Sentimentos do Conflito: Medo Raiva Angústia Ansiedade Inferioridade Insegurança Frustração

15 O QUE NOS FAZ APRENDER A VIVER, A MELHORAR, É JUSTAMENTE A NECESSIDADE OU A POSSIBILIDADE DE ENTENDER O OUTRO, AQUELE QUE É APARENTEMENTE DIFERENTE DE VOCÊ. (Walter Sales, Jr., Cineasta)

16 Qual a imagem você tem de si mesmo?

17 Qual imagem passa aos outros? imagem ima

18 A JANELA DE JOHARI JOSEPH LUFT E HARRY INGHAM(1961)

19

20 ESTILOS INTERPESSOAIS DE COMUNICAÇÃO São várias as formas de usar os processos de Exposição e Feedback. Cada uma reflete um estilo interpessoal básico, isto é, um modo preferencial e consciente de se comportar.

21 ESTILOS INTERPESSOAIS DE COMUNICAÇÃO O Feedback consiste na solicitação ativa de informações a seu respeito que você sente que os outros têm e você, não. A Exposição, ao contrário, é o processo pelo qual a pessoa dá informações de si mesma a outras pessoas.

22 ESTILO INTERPESSOAL I Exposição e Feedback são usados de modo intenso e equilibrado. Eu aberto: constitui o nosso comportamento em muitas atividades conhecido por nós e pelo outro. Características: franqueza, abertura pessoal, sensibilidade quanto a necessidade que os outros têm de participar.

23 ESTILO INTERPESSOAL I Exposição e Feedback são usados de modo intenso e equilibrado. Características: o comportamento da pessoa,em sua maior parte,é claro e aberto para o grupo,provocando menos erros de interpretação por parte dos outros.

24 ESTILO INTERPESSOAL II Uso mínimo do processo de Exposição e solicitação de Feedback em demasia. Eu secreto:representa as coisas sobre nós que conhecemos mas escondemos dos outros. Características:tendência a perguntar muito sobre si mesmo, como os outros o percebem, o que acham de suas idéias e atos. Pode ser visto como superficial ou distante

25 ESTILO INTERPESSOAL III Uso excessivo de Exposição e baixa solicitação de Feedback. Eu cego:representa nossas características de comportamento que são facilmente percebidas pelos outros,mas das quais geralmente não estamos cientes. Características:diz às pessoas o que pensa delas,como se sente com relação a elas,podendo criticar freqüentemente a todos, na convicção de que está sendo franco, honesto e construtivo.Pode ser visto como o participante atuante no grupo.

26 ESTILO INTERPESSOAL IV Uso mínimo dos processos de Exposição e Feedback. Eu desconhecido: inclui coisas das quais nós e os outros não estamos cônscios. Características: não realização do potencial, bloqueio à criatividade, sentimentos de ansiedade interpessoal e busca de segurança.Pode ser visto como o participante observador do grupo.

27 FEEDBACK Não há necessidade de se apagar a luz do próximo para que a nossa possa brilhar. Business Briefs

28 FEEDBACK Porque é difícil receber feedback? Porque é difícil dar feedback?

29 Desenvolva suas Competências

30 Abra Novas Portas!

31

32 Ivanilde Maria Severiano Psicóloga –CRP 13/0600 ivanilde.s@interjato.com.br Boa Sorte!


Carregar ppt "Relações Humanas: Habilidade Essencial. Relacionamento Afetivo."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google