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Rights and Intentions in Value Modeling Romulo Filho Paul Johannesson e Maria Bergholtz.

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1 Rights and Intentions in Value Modeling Romulo Filho Paul Johannesson e Maria Bergholtz

2 Autores Paul Johannesson  Professor do Royal Institute of Technology  Idealizou o laboratorio SYSLAB  Membro de vários comites baseados na engenharia de requisitos

3 Autores Maria Bergholtz  Professora e estudante de doutorado na Universidade de Stockholm.  Participa de trabalhos no Royal Institute of Technology onde é membro do laboratorio SYSLAB

4 Introdução Empresas precisam de instrumentos efetivos para conseguirem entender suas operações internas e estratégias tanto quanto suas operações externas.  Modelos empresariais (Enterprise Models)

5 Introdução - Modelos empresariais (Enterprise Models) Value Models  Foco na motivação do negócio  Foco intenções por trás dos processos do negócio  Descreve os focos em notações em alto nível como atores, recursos e troca de valores.  Descreve interações de negócios como intenções e objetivos.  Contrasta com o modelo de processo que inclui detalhes de procedimento técnico.

6 Trabalhos Relacionados REA Ontology E3value Ontology Hohfeld`s Classification of Rights

7 REA Ontology Idealizado por McCarthy WE em 1982 com a publicação de “The REA accounting model: a generalized framework for accounting systems in a shared data environment. The Accounting Review” Reação ao traditional business accounting Cada transação de negócio possue uma dupla entrada  Crédito  Débito

8 REA Ontology Possui representação de atores, recursos e eventos. Cada transação e vista com uma troca de recursos entre atores. Ex: Numa compra, o a gente que realiza a compra deve dar dinheiro para ter seu produto em troca.

9 E3value Ontology Descrever troca de value object entre atores do negócio. Possui conceitos como: Atores, value objects, value ports, value interfaces, values activities e value exchanges.

10 Hohfeld`s Classification of Rights Classificação dos direitos conforme value exchange em 4 categorias:  Claim Um ator reclama que outro ator pague por um produto, dessa forma o segundo ator tem o dever de pagar.  Privileges Um ator é livre para realizar uma ação - falar, andar etc.  Power O ator que possui algum bem tem o poder de vendê-lo para outra pessoa, criando assim um novo relacionamento entre o bem e o comprador.  Immunity Restringir o poder de um ator de criar relacionamentos com outros atores.

11 Value Context Model Modelo que provê um contexto para noções básicas de value models.  Atores carregando value exchanges e estruturas sociais que forma o background das trocas.  Representar como ações realizadas pelos atores podem ser combinadas em ações conjuntas que comunica intenções que podem resultar na criação e modificação dos relacionamentos sociais.

12 Value Context Model Actors and Social Structures Actions Social Relationships Value Exchanges

13 Value Context Model Actors and Social Structures Actions Social Relationships Value Exchanges

14 Value Context Model Actors and Social Structures  Ator Entidade Humana/Não humana ou organização de entidades que é capaz de realizar ações. Podem existir tanto no nivel de conhecimento quanto no nivel operacional. Faz partes de relacionamentos tanto espontaneos quanto de relacionamento que exijam uma estrutura social pre existente.

15 Value Context Model Actors and Social Structures  Social Structure Relacionamento criado por um conjunto de atores. São criadas por humanos com o propósito de dar valor a seu ambiente. Ex: O propósito de uma escola e educar as pessoas.

16 Value Context Model Actors and Social Structures  Propósito É o valor que é pretendido em um ambiente social a seu ambiente.

17 Value Context Model Actors and Social Structures Actions Social Relationships Value Exchanges

18 Value Context Model Actions  Action É realizada por um ator que dispara um estado de mudança. Ao realizar uma ação deseja ter um efeito dessa ação. Eventos são similares a ações, porém acontecem de forma imprevisivel – Terremoto, efeito colateral de um tratamento médico.  Joint action Conjunto de ações coordenada envolmento 2 ou mais atores.

19 Value Context Model  Communicative Action É uma joint action no qual um ator se comunica com um ou mais atores.  Social Action É uma joint action que se aplica no âmbito de relacionamentos sociais.

20 Value Context Model  Counts As É um relacionamento 2 sistemas lógicos na qual uma ação, evento ou conceito pode ser entendido com uma outra ação, evento ou conceito.

21 Value Context Model Actors and Social Structures Actions Social Relationships Value Exchanges

22 Value Context Model Social Relationships  Social Relationships É uma associação entre 2 ou mais atores onde cada um assume um papel no relacionamento onde é definido em termos de direitos (rights) que o ator deve ter no relacionamento.  Role É um conjunto de direitos de um ator que de um determinado papel tem em relação aos outros papeis do relacionamento.

23 Value Context Model Social Relationships  Right Pode-se ententer direito como uma reclamação, um privilégio ou uma imunidade como definida por Hohfeld.  Commitment Relacionamento entre 2 atores onde os direitos envolvidos na relação primeiramente consite numa reclamação onde um ator é obrigado a carregar alguma ação para outro ator. Outras palavras: Um ator tem o compromisso de levar alguma ação para o benefício de outro ator.

24 Value Context Model Social Relationships  Owership Relação social entre um ator e a estrutura social onde os direitos permentcem a um outor recurso.  Authority Direto to ator agir como agente em nome de uma organização ou outro ator.  Resource Qualquer entidade quem qualquer valor perceptivel que tem identidade.

25 Value Context Model Actors and Social Structures Actions Social Relationships Value Exchanges

26 Value Context Model Value Exchanges  Transferencia de algo que tenha valor de um ator para outro.  Deve, não obrigatoriamente, incluir 3 componentes: Criação de relacionamento social  Se o autor passar a ter privilegios ele poderá utilizar os recursos, ou seja, criação um relacionamento com o recurso. Custódia  Não significa que o autor tem direitos sobre o recurso. Evidencia  Toda transferencia deve ser documentada

27 Value Exchanges – Social Relationships

28 Value Exchanges

29 Design Rich Value Models Notação e Guideline  Owneship - “O”;  Claim - “C”;  Privilege - “Pr”;  Power - “Po”;  Pleading Claim - “PC”;  Custody - Seta tracejada; --   Evidence - …..>

30 Design Rich Value Models

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34 The Pawnshop Example

35 Design Rich Value Models The Pawnshop Example

36 Design Rich Value Models The Pawnshop Example

37 Conclusão Abordagem para capturar metas e intenções de negocios na forma de troca de valores. Tem várias aplicações e vem sendo uma tendencia modelos de valores para definir servicos de negocio no nivel empresarial.


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