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O Ciclo de Vida da Pesquisa

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Apresentação em tema: "O Ciclo de Vida da Pesquisa"— Transcrição da apresentação:

1 O Ciclo de Vida da Pesquisa
Curso “Metodologia de Pesquisa” Gilberto Câmara

2 Fases da Pesquisa Definição da Orientação Início da Pesquisa
Proposta de Tese Realização da Pesquisa Colheita

3 Orientação da Pesquisa
Identifique o campo no qual voce quer pesquisar Faça algumas leituras selecionadas identifique conceitos chave detecte as limitações do estado-da-arte familiarize-se com os estilos da pesquisa descubra a agenda pertinente de pesquisa Busque conselhos dos pesquisadores e colegas Escolha um orientador Em áreas multidisciplinares, considere a idéia de ter co-orientadores

4 Início da Pesquisa Delimite a sua área de investigação
Inicie a revisão da literatura Compile uma bibliografia anotada Leia a bibliografia e faça sumários Escreva um trabalho de 5 páginas sobre o “estado-da-arte” do seu campo específico de pesquisa Formule uma hipótese de trabalho (ou um objetivo de inovação tecnológica) Estabeleça como irá prova-la (ou realizá-lo)

5 Preparação da Proposta de Tese
Escreva um resumo Prepare uma apresentação de 5-minutos Escreva uma introdução Escreva a proposta inclua o plano de implementação busque comentários e revisão Submeta a proposta revise com cuidado com os comentários da banca

6 Fase da Pesquisa Realize seu plano de pesquisa
Prepare uma apresentação de 15-minutos Distribua uma versão inicial para revisões Submissão prévia do trabalho Busque apresentar em conferências ou revistas não espere para ter “tudo pronto” Aceite criticamente as revisões re-submeta o trabalho, numa versão melhorada

7 Colheita Prepare versão final Participe da conferência
prepare apresentação com cuidado Apresente seu trabalho Busque convencer outros a trabalhar no seu tema

8 Fazer Perguntas, Encontrar Respostas
Curso Metodologia de Pesquisa Gilberto Câmara

9 Passos de uma Pesquisa Escolha de um tema
“ocupação da Amazônia” (muito geral) “o processo de ocupação da região de Paragominas ( )” Desenvolvimento de questões que apontam para um problema a ser resolvido Coleta de dados (ou preparação de experimentos e protótipos)

10 Do Tema às Questões Escolha de um tema Trabalho do pesquisador
primeiro passo para a pesquisa não basta levantar informações sobre o tema Trabalho do pesquisador propor e resolver um problema que outros considerem como importante significância do problema depende de uma comunidade Contribuição relevante Desbravar um campo totalmente novo Olhar para um tema conhecido mas com uma visão inovadora

11 Do Tema às Questões Passos de uma pesquisa
Encontre uma área do conhecimento de seu interesse Desta área, identifique um tema plausível Levante indagações sobre este tema Defina uma abordagem racional para seu projeto De um tema geral para um tema específico “O processo de ocupação recente na Amazônia” “Como a rede viária influencia a ocupação na Amazônia” “A infra-estrutura prevista para o Pará no programa Avança Brasil e seu impacto potencial sobre a ocupação da região”

12 Exemplo Mineração de dados em imagens de sensoriamento remoto
Em que áreas do conhecimento vai buscar perguntas? Buscar temas homólogos Processamento de Imagens, IA, Banco de Dados Geográficos Imagens Médicas? Recuperação Informação Pictórica Web? Centros de Dados – NASA Conferências científicas recentes da minha área? Grupos de pesquisa tem históricos... Reduzir o problema Informação pictórica (interpretar e comparar)

13 De um Tema Específico às Perguntas
Ponto de partida assuntos que voce não entende mas quer conhecer Organize suas perguntas Quais são as partes do seu tema ? Qual o contexto do tema ? Qual a importância do seu tema? Quem deu contribuições relevantes ao tema? Como outros autores abordaram o assunto? O que resta por investigar no tema?

14 Das Questões aos Problemas
Definindo o valor de suas questões “de que vale a pena saber do impacto do programa Avança Brasil no sul do Pará?” Passos Defina seu tema específico de trabalho “estou trabalhando em ___________” Proponha algumas questões “porque eu quero descobrir/inventar _______” Estabeleça sua motivação “para entender/mostrar como__________”

15 Das Questões aos Problemas
Tema Eu estou estudando______ Questão porque quero descobrir/inventar como ______ Motivação para entender/explicar como________ Problemas práticos x problemas de pesquisa uso da literatura critério da inovação critério da relevância

16 Exemplo: Peixe-boi amazônico
Tema Eu quero estudar a distribuição espacial de macrófitas aquáticas consumidas pelo peixe-boi amazônico na região do Médio-Solimões. Questão porque quero descobrir como a distribuição dos principais gêneros de macrófitas consumidas pelo peixe-boi varia ao longo do ciclo anual de inundação na região. Motivação para entender como variam a estrutura do habitat e a disponibilidade de recursos alimentares para o peixe-boi ao longo do ano.

17 Das Questões aos Problemas
Tema Eu estou estudando: Aplicação de técnicas de sensoriamento remoto no estudo das massas de águas em lagos de várzea na Amazônia Central Questão porque quero descobrir/inventar como: Analisar a relação entre as características do pulso de inundação na Amazônia Central e a dinâmica espacial e temporal das massas de água em lagos de várzea Motivação para entender/explicar como: O pulso de inundação na Amazônia Central varia sazonalmente cerca de 11 m e por isso exerce forte influencia nos ciclos biogeoquímicos e distribuição das massas de água no sistema rios/lagos de várzea Problemas práticos x problemas de pesquisa uso da literatura: Pesquisas limnológicas e de ictiofauna critério da inovação: Incluir a variável pulso de inundação e análise multivariadas de informações espaciais e temporais das massas de água e ecologia da paisagem em lagos da Reserva Mamirauá critério da relevância: Informação importante para o manejo dos recursos naturais da várzea na Reserva Mamirauá

18 Das Questões aos Problemas
Tema Eu estou estudando a dispersão de larvas de lagostas no Atlântico tropical. Questão Porque eu quero descobrir se há uma interdependência entre os estoques pesqueiros. Motivação Recursos pesqueiros que são explorados por mais de um país necessitam de uma legislação que vise o comprometimento de todos os envolvidos. Problemas práticos x problemas de pesquisa uso da literatura (Centros de pesquisa na Austrália, Flórida, no Havaí e em Cuba) critério da inovação (adaptação da metodologia e área de estudo) critério da relevância (relevante, uma vez que as lagostas representam uma importante fonte de renda e não existem estudos deste tipo no Brasil).


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