Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouWilian Barreira Alterado mais de 10 anos atrás
2
Opções Estratégicas para o setor de portas, janelas e esquadrias de madeira de União da Vitória/Porto União: visões estratégicas para construção de uma governança institucional UGE – Unidade de Gestão Estratégica do Sebrae/PR Curitiba, Março de 2006.
3
Visão Visãoestratégicacompartilhada das instituições Sobre o APL Estamosaqui 2006 2007 Conversar! Comunicar! Quecompetênciastenho Para aportar ? União da Vitória, 21/03/2006 Que ações Posso desenvolver ?
4
Definição de APL APLs são aglomerações de empresas de um território, com especialização produtiva, com algum vínculo de articulação,interação, cooperação e aprendizagem entre si, e com outros atores locais (governos, associações, instituições de crédito, de ensino e de pesquisa). Justificativa para atuação territorial O crescimento econômico deve levar para uma melhora do capital humano, capital social, capital natural; A competitividade é atributo do ambiente empresarial; A competitividade verdadeira é a situação econômica onde há crescimento do bem-estar de todos os agentes produtivos (ind., com.,e serviços); Portanto seria um boa estratégia transformar a proximidade e a densidade espacial em vantagens competitivas.
5
QUAL A REAL SITUAÇÃO DO APL DA MADEIRA ? estão sendo realizadas ações de ordem interativa, institucional, construtivas de capital social e com fundamento territorial ? baixo número de empresas participando de ações para o desenvolvimento Empresarial ou Produção ? na sociedade empresarial, comunidade, e entidades o quê se dá mais ênfase : APL ou Núcleo da Madeira ? que dificuldade existe para as empresas da região participarem em ações coletivas de acesso a mercados ?
6
IDENTIFICAÇÃO DE PROBLEMAS falta de articulação conjunta e efetiva dos atores,quanto aos : objetivos, prioridades e ações; número restrito de empresas participantes em ações promovidas pelo APL; envio individualmente de diversas correspondências por entidades da região para outras instituições solicitando a mesma ação; solicitação de apoio de entidades locais utilizando a imagem do APL e beneficiando um restrito grupo de empresas; qual o real número de empresas comprometidas com o Projeto APL da Madeira.
7
Revisão estratégica do projeto: Focos estratégicos Planejamento Individual Governança Institucional
8
COMO O CONSELHO GESTOR INSTICUCIONAL DO APL ESTÁ ATUANDO - quanto : Missão : razão de um propósito único e bem definido que busca satisfazer as necessidades dos clientes; Visão : é uma situação futura, ambiciosa e desejável, compatível com os valores e ligado às necessidades dos clientes não impossível de ser alcançado; Valores : representam um conjunto de crenças comuns, que servem para balizar o comportamento organizacional. Contribuem para reduzir comportamentos oportunistas e para aumentar o capital social dos grupos reunidos em organizações. QUAIS SÃO ?
9
Visão de cadeia Mercado e canais Normatização e Certificação de produtos Identidade e posicionamento I- Focos estratégicos:
10
Focos estratégicos: governança Identidade e posicionamento (Terroir) Matéria- prima Indústrias de portas... CanaisComércio Normatização e certificação de produtos Mercado e canais: pró-atividade comercial Visão de cadeia produtiva Atores: empresas
11
II - Planejamento individual: empresas Meta Financeira Oferta Mercado
12
O Tripé da consistência: Faturar R$ 10.000.000 Em 2006 Oferta Mercado Produtos Processos Posicionamento Novos produtos Estrutura Conjuntura Tendências Ações
13
O Tripé da consistência: MetaFinanceiraAlcançada!! R$ 10.000.000/ R$ 50,00 = 200.000 pçs Como coloco 200.000pçs no mercado? Ações Se fizermos as ações previstas chegaremos aos resultadospactuados?
14
Sub-gruposAtores REFLORESTAMENTO Ind. Compensados Ind. Portas e Janelas Inds Pisos Esquadrias Prestadores Serviços C e n á r i o Mercado ProdutoSetor Funcionários ProdutividadeCertificação Plano de ação Ações individuais Ações individuais Ações coletivas Ações coletivas Demandas homogêneas Demandas homogêneas Planej. Estratégico – P r o j e t o Obje-tivosdeMKT
15
Três tipos de ações são estimadas: Ações individuais Ações coletivas Demandas homogêneas Empresa Governança Projeto
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.