A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Aprendizagem Motora Prof. Dilson Borges

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Aprendizagem Motora Prof. Dilson Borges"— Transcrição da apresentação:

1 Aprendizagem Motora Prof. Dilson Borges
Habilidade Motora Aprendizagem Motora Prof. Dilson Borges

2 MOVIMENTOS FUNDAMENTAIS ESTÁGIOS DE DESENVOLVIMENTO
ESTABILIZADORES: FLETIR, RODOPIAR, TORCER, BALANÇAR; LOCOMOTORES: ANDAR, CORRER, SALTAR, SUBIR, ROLAR; MANIPULATIVOS: AGARRAR, PONTAPEAR, ARREMESSAR, RECEBER, REBATER, QUICAR; ESTÁGIOS DE DESENVOLVIMENTO INICIAL (2/3 ANOS) ELEMENTAR (3/5 ANOS) MADURO (6/7 ANOS)

3 HABILIDADE: “Atos ou tarefas que requerem movimento, e devem ser aprendidos afim de serem executados corretamente. – Quase todo ato motor pode ser considerado uma habilidade.” (Adquirido) “Consiste na capacidade adquirida de atingir um resultado final com o máximo de certeza e um mínimo de dispêndio de energia, ou de tempo. Habilidades motoras básicas ou fundamentais Habilidades motoras específicas

4 Elementos fundamentais das Habilidades
CLASSIFICAÇÃO DAS HABILIDADES Elementos fundamentais das Habilidades Perceber os aspectos relevantes do meio ambiente; Decidir o que fazer, onde fazer e como fazê-lo; Produzir atividade muscular organizada para gerar movimentos.

5 Quanto à precisão do movimento
Classificação das Habilidades baseadas na natureza geral das habilidades motoras e relativas a aspectos específicos Quanto à precisão do movimento Habilidade Motora fina: Requer a capacidade de controlar os músculos pequenos do corpo, afim de atingir a execução bem sucedida da habilidade; envolve coordenação óculo manual e requer um alto grau de precisão no movimento; desempenho; habilidade específica. Ex: escrever, desenhar, tocar piano, trabalhar com relógios, etc. Habilidade Motora Global: Caracteriza-se por envolver grande musculatura como base principal do movimento; a precisão não é importante para execução da habilidade. (fundamental) Ex: andar, correr, pular, saltar, etc.

6 Quanto aos pontos iniciais e finais
Habilidade motora discreta: Existem pontos distintos de início e fim; duração do movimento muito breve. Ex: Arremessar a bola, digitar, acionar um interruptor, etc.. Habilidade motora serial: Cada parte ou fase da habilidade é um estímulo e uma resposta; é uma resposta do movimento anterior e um estímulo para o movimento seguinte; combinação de habilidades motoras discretas. Ex: Cortada, bandeja, dirigir, etc. Habilidade motora contínua : Não possuem começo nem fim definidos; o executante ou alguma força externa determina, o começo e o fim da habilidade, em vez da própria habilidade. Ex: nadar, andar, rodar braço, etc.

7 Quanto à estabilidade do ambiente
Habilidade motora aberta: Àquela para qual o ambiente é variável e imprevisível durante a ação. Ex: lutas, chute contra uma defesa no futebol, perseguir animais, brincadeiras de pique, etc. Habilidade motora fechada: Àquela pela qual o ambiente é estável e previsível. Ex: séries de ginástica olímpica, arco e flecha. A importância está no fato do executante saber responder às variações do ambiente – percepção + padrão de reconhecimento + tomada de decisão + execução.

8 Quanto ao controle do feedback
Classificação de acordo com a maneira como o retorno de informação sensorial é usado no controle ou produção do movimento Habilidade motora de circuito fechado: A informação pode ser usada para ajustar a ação durante o próprio movimento. Ex: lançar giz no ar, cortada, chute, estrela, rolamento, etc. Habilidade motora de circuito aberto: O retorno da informação disponível não poder ser usado para fazer ajustes durante a ação, mas deve ser lembrado e aplicado à estratégia desenvolvida para a próxima resposta; habilidades de natureza balística e que ocorrem com muita rapidez. Ex: salto sobre o cavalo, tiro ao alvo, salto em distância

9 “É necessário que o professor aprenda a analisar as respostas motoras de seus alunos para adequar fatores como: instrução, complexidade das tarefas, quantidade de prática e estratégias. Deixando de orientar seus procedimentos do ensino unicamente por um plano rígido e pré-estruturado de atividades.”


Carregar ppt "Aprendizagem Motora Prof. Dilson Borges"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google