A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Região Nordeste. A região Nordeste abrange nove estados brasileiros. Possui grande diversidade natural. É dividida em quatro regiões menores ou sub-regiões:

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Região Nordeste. A região Nordeste abrange nove estados brasileiros. Possui grande diversidade natural. É dividida em quatro regiões menores ou sub-regiões:"— Transcrição da apresentação:

1 Região Nordeste

2

3 A região Nordeste abrange nove estados brasileiros. Possui grande diversidade natural. É dividida em quatro regiões menores ou sub-regiões: Zona da Mata, Agreste, Sertão e Meio –Norte.

4 Zona da Mata Zona da Mata-compreende a região litorânea do Nordeste, desde o Rio Grande do Norte até o sul da Bahia. Seu relevo é formado por planície e pelos tabuleiros litorâneos, seu clima é tropical úmido- quente. A vegetação original era a Mata Atlântica. Sua devastação inicia com a exploração do pau brasil e depois com a introdução da monocultura da cana – de- açúcar, praticada até os dias de hoje. É a mais populosa e a mais industrializada sub região nordestina.

5 Sertão Sertão- é a maior sub região nordestina e a principal característica do sertão é o seu clima semiárido que influencia todos os aspectos da natureza local. Esse clima é o mais seco do Brasil, apresentando chuvas escassas e irregulares, com longos períodos de estiagem. A caatinga é a vegetação típica do Sertão Nordestino e ocupa a área do clima semiárido do Nordeste.

6 Agreste Situado entre a Zona da Mata e o Sertão apresenta características do sertão seco e do litoral úmido. Normalmente é associado à área do planalto da Borborema, mas se estende além desse planalto. Do ponto de vista econômico é uma área onde se pratica a policultura destacando-se o algodão, o café e também a pecuária leiteira. Abastece o Sertão e a Zona da Mata.

7 Meio -Norte Engloba o estado do Maranhão e parte do estado do Piauí. É uma região de transição entre a floresta equatorial Amazônica e o Sertão. É nessa área que se encontra a mata dos Cocais. A produção agrícola nessa região é importante destaca-se : soja, arroz, mandioca, milho e banana. As maiores cidades são Teresina e Parnaíba no Piauí e São Luís e Imperatriz no Maranhão. São Luís destaca-se na atividade portuária, com Itaqui, que é o principal porto para a exportação dos minérios vindos da serra dos Carajás, no Pará.

8 Características do povoamento O Nordeste foi a primeira região brasileira a ser ocupada e povoada pelos colonizadores. O comércio do açúcar no período colonial levou à ocupação do litoral nordestino. De 1549 a 1763 Salvador era a capital da colônia e a maior cidade brasileira. Em meados do século XVI a Zona da Mata nordestina já era a região mais povoada e dinâmica da colônia.

9 Cana- de- açúcar Em meados do século XVI a Zona da Mata nordestina já era a região mais povoada e dinâmica da colônia. A cana-de -açúcar se adaptou muito bem ao clima quente e úmido e ao solo de massapé, de coloração escura e muito fértil. A atividade açucareira contou com mão de obra escrava africana. A produção de açúcar foi a atividade econômica mais importante do Brasil entre o século XVI e meados do XVII.

10 Atividades Econômicas O turismo tem promovido o desenvolvimento econômico nordestino, especialmente nas áreas litorâneas. Além das praias, o ecoturismo tem crescido em algumas regiões do sertão nordestino, como na chapada Diamantina, na Bahia, e no Parque Nacional de Sete Cidades, no Piauí onde se encontram evidências de ocupação pré – histórica. O carnaval, festas juninas... Lagoa do Paraíso-Jericoacoara- Ce

11 A questão da terra A concentração de terras é um dos principais problemas do nordeste. Muitas vezes, a influência dos grandes proprietários de terras está associada ao poder político. É o chamado coronelismo, em que o prestígio político garante aos latifundiários vantagens econômicas e estes exercem forte autoridade sobre as populações locais.

12 Transformações na agricultura Atualmente a agricultura do Nordeste passa por significativas transformações. A agricultura familiar ainda é muito importante. No entanto, tem se destacado projetos de fruticultura irrigada nas margens do rio São Francisco, que utilizam técnicas modernas no cultivo de frutas como uva, manga, melão e goiaba para a exportação. A soja tem se destacado no sul do Maranhão e no oeste da Bahia. Os principais produtos agrícolas do Nordeste são: cana – de – açúcar, soja, milho,frutas, algodão e feijão.

13 A luta contra a seca Desde o século XX, vários órgãos foram criados para o combate à seca, como o Departamento Nacional de Obras Contra a Seca (Dnocs). Para um melhor planejamento do combate à seca foi delimitado o polígono das secas, que abrange a maior parte dos estados do Nordeste, além do norte de Minas Gerais. São quase 1 milhão de quilômetros quadrados. A seca não é apenas um problema natural, mas também político – social, pois ações públicas para combatê-la acaba beneficiando apenas os latifundiários. É o que se chama indústria da seca.

14 Dinamismo da economia atual Nos últimos anos muitas indústrias se instalaram no Nordeste. Esse fato tem provocado maior dinamismo na economia da região. Os fatores que têm atraído empresas para a região são os incentivos fiscais, como redução de impostos, a existência da mão de obra abundante e a maior proximidade com os mercados europeu e norte- americano.

15

16 População e qualidade de vida Entre as regiões brasileiras, a região Nordeste é a que tem as piores condições de vida. Isso se deve à razões históricas ligadas à organização do espaço regional e nacional e à decadência da economia açucareira a partir de meados do século XVII. Mesmo com a melhoria dos indicadores sociais nas últimas décadas, a pobreza ainda é uma constante.

17 O Índice de Desenvolvimento Humano Um dos principais indicadores para medir a qualidade de vida de uma população é o IDH. O IDH verifica a escolaridade, taxas de mortalidade infantil, expectativa de vida e pib per capita da população. Os piores indicadores sociais estão no Maranhão, Piauí,Paraíba, Alagoas e Sergipe.

18 As grandes cidades e os problemas urbanos A Região Nordeste apresenta três grandes metrópoles : Salvador, Recife e Fortaleza. Mesmo com a instalação de indústrias e atividades comerciais no Nordeste, o desemprego ainda é um sério problema urbano. Com a seca, e a concentração fundiária, é intenso o êxodo rural, gerando problemas sociais, como falta de emprego, moradia, indigência e violência.


Carregar ppt "Região Nordeste. A região Nordeste abrange nove estados brasileiros. Possui grande diversidade natural. É dividida em quatro regiões menores ou sub-regiões:"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google