A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O que é propaganda? PROPAGANDA É A MANIPULAÇÃO PLANEJADA DA COMUNICAÇÃO VISANDO, PELA PERSUASÃO, PROMOVER COMPORTAMENTOS EM BENEFÍCIO DO ANUNCIANTE QUE.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O que é propaganda? PROPAGANDA É A MANIPULAÇÃO PLANEJADA DA COMUNICAÇÃO VISANDO, PELA PERSUASÃO, PROMOVER COMPORTAMENTOS EM BENEFÍCIO DO ANUNCIANTE QUE."— Transcrição da apresentação:

1 O que é propaganda? PROPAGANDA É A MANIPULAÇÃO PLANEJADA DA COMUNICAÇÃO VISANDO, PELA PERSUASÃO, PROMOVER COMPORTAMENTOS EM BENEFÍCIO DO ANUNCIANTE QUE A UTILIZA. -DIVULGAR -PROMOVER - CRIAR -EXPANDIR -CORRIGIR -EDUCAR -CONSOLIDAR - MANTER -A propaganda é uma atividade antiga, e que se mantém em constante melhoria e aprimoramento de desempenho. - É um forte instrumento da comunicação, mas é preciso usá-la adequadamente.

2 A comunicação e a comunicação publicitária ComunicaçãoComunicação Publicitária O que comunicar?O que será comunicado na campanha ou peça publicitária? Para que comunicar?Qual o objetivo da campanha ou peça publicitária? Para quem comunicar?Qual o público-alvo da campanha ou peça publicitária? Como comunicar?Qual o tema ou linha criativa da campanha ou peça publicitária? Qual o canal de comunicação? Quais os canais (as mídias) em que as peças da campanha serão veiculadas?

3 Campanha Publicitária É um conjunto de peças criadas para divulgar um produto ou serviço que atendem o mesmo objetivo de comunicação. Cada material criado a partir da mesma solução criativa é considerado uma peça de campanha. A campanha é composta de várias peças destinadas a diversas mídias porque é necessário somar esforços na obtenção de resultados de impacto e convencimento do consumidor.

4 Onde ela acontece? Peças de Mídia (VEÍCULO Canal por onde a propaganda flui em direção ao consumidor. A rigor, são inúmeros veículos publicitários. Do cartaz de show à televisão) Veiculadas em meios de comunicação: Anúncios de jornal, revista, rádio, televisão, outdoor, busdoor, etc. Peças de não-mídia Não veiculadas em meios: cartaz, sinalização, ponto de venda, mala-direta, folheto, folder, etc. Peças online Mala direta online ( marketing), banners, pop-ups, anúncio Facebook, anúncio Twitter, anúncio Google (adwords), anúncio Youtube.

5 Tipos de Campanha Promocionais: reforçam a imagem de marca de produtos ou serviços. Institucionais: visam a imagem da instituição ou empresa. Varejo: campanhas de vendas de produtos, que podem estar ligadas às grandes redes varejistas. Sociais: ligadas a OSCIPs ou governos. Políticas: promovem a imagem de marca de com objetivos eleitorais. Marketing direto: campanhas com resposta direta, que promovem venda por meio de algum instrumento obtido na campanha. Ex.: cupons.

6 Etapas de criação da campanha Planejamento: organização de informações sobre o mercado, a concorrência, o consumidor, o produto ou serviço. Definição de 5 questões fundamentais: o que dizer; para quem; para que; em que mídias; como fazer. Criação: definição do tema da campanha, linha criativa, apelos, slogans, peças. Veiculação: quando a campanha é divulgada

7 Estratégia de criação (hoff & gabrielle apup Correa) Promessa básica Proposta básica ou diferencial. Esforço voltado para obtenção da imagem do produto na mente do consumidor. Estabelecemos uma estratégia de criação quando definimos o que queremos que o consumidor pense a respeito da nossa marca e criamos campanhas para atingir este objetivo. Prometa apenas umas coisa forte e consistente para ser lembrado. Várias promessas não prendem o consumidor. Justificativa (Reason Why) Razão da promessa, justificativa que explica para as pessoas por que alguma coisa pode ser prometida. É feita no texto.

8 Estratégia de criação (hoff & gabrielle apup Correa) Promessa secundária Complementam as informações sobre o produto e suas características. Hierarquizar a informação. Apelos visuais/ Orientação para criação Necessidades visuais detectadas no planejamento. Quando há planejamento, ou ao menos a informação do apelo visual do briefing. Imagem desejada É o objetivo da criação, o que se deseja ser obtido com a campanha por meio de uma solução criativa.

9 Tema de campanha Forma de abordar um valor ou qualidade notável do produto ou serviço, escolhendo uma linha criativa e um apelo básico. (promessa básica). O tema de campanha deve: Construir unidade de campanha: Amarração: inter-relação que as peças devem apresentar. O tema cria uma unidade porque vai estar presente em todas as peças, com alguns elementos diferentes de acordo com a mídias, mas sempre com a mesma idéia básica. É aqui que somos capazes de identificar uma campanha veiculada em diferentes mídias. Não significa que as peças devem ser exatamente iguais, nem que alguma peça deva ficar sem as principais informações da campanha. Auxiliar no processo de persuasão: o tema deve provocar impacto e estabelecer empatia com o público por meio de símbolos que compõem o seu imaginário.

10 Definição do tema - Problematizar a respeito da melhor forma de abordar o diferencial, criando um argumento que amarre a campanha. O tema precisa ter um conceito guarda-chuva, forte o suficiente para se adequar a todas as peças, em qualquer mídia. (pizza Hut na lua). - Abordagem racional e/ou emocional. Sem diferencial técnico ou prático, usamos o apelo emocional.

11 Definição da linha criativa: - Definição da linha criativa: são ferramentas para dar o ponto de partida para a criação do tema. - Humorístico: simpatia e humor. - Erótico: sensual e geralmente bem humorado. - Narrativo: contar uma história. - Intertextual: relato científico, notícia, informe publicitário. - Testemunhal: testemunho de alguém famoso. - Comparativo: exemplificar o que o produto pode fazer pelo consumidor. - Informativo: só mostrar a qualidade. - Nonsense: idéias absurdas. - Humanitário: emocionar fazendo o consumidor viver o problema. - Irônico: mas sem ofender. - Ambíguo: idéias com duplo sentido. - Polêmico: questionamentos. - Lúdico: usar a imaginação. - Autoritário: forte uso do imperativo. - Uso criativo do produto: mudar uso de forma irônica, sem desmoralizar a imagem do produto.

12 Mas, de onde tirar as idéias?? Fatores motivacionais Identificação: quando o público-alvo reconhece algo idêntico, similar a sua vida ou a ele na campanha. All Star Projeção: implica um transferir-se para o outro e um querer tornar-se igual. Rejeição: enfatizar os aspectos negativos causados pela ausência do produto ou marca. Idealização: perfeição.

13 Setores da propaganda ATENDIMENTO/PLANEJAMENTO CRIAÇÃO MÍDIA

14 Setores da propaganda Briefing, planejamento e a criação Depois de tudo isso, vocês conseguem perceber a importância do briefing também para a propaganda? Sem um bom briefing, como obter êxito em todo este procedimento de concepção e criação de uma campanha publicitária? PROFISSIONAL RESPONSÁVEL: ATENDIMENTO Depois, vai pra outro profissional: PLANEJAMENTO (Às vezes é a mesma pessoa, dependendo da estrutura da agência, do tamanho dela. A cultura profissional da cidade/região também conta.)

15 Setores da propaganda Criação e Redação Publicitária A dupla de criação é formada por um redator e um diretor de arte; é responsável pela criação da campanha publicitária. Diretor de arte: o cara do desenho, da manipulação digital, com conhecimento além da técnica, mas criativo em essência. (90% transpiração) Redator: as ideias nascem com ele, o conceito, os procedimentos persuavisos, as frases de efeito, o tema de campanha, o a linha criativa. Briefing x Briefing de criação Produção gráfica e produção de vídeo. (formato das peças)

16 Setores da propaganda Profissional de mídia (o queridinho das agências, o cara que ganha mais presentes) Seleção de veículos mais adequados para atingir o público- alvo pretendido, na ocasião e hora mais propícios. Buscando a forma mais econômica e eficaz para cada caso, cada cliente. Autorização, compra, negociação e controle. Onde as peças serão divulgadas.

17 Setores da propaganda Todos os setores trabalham em conjunto.

18 Sites legais adsoftheworld.com pioresbriefings.tumblr.com


Carregar ppt "O que é propaganda? PROPAGANDA É A MANIPULAÇÃO PLANEJADA DA COMUNICAÇÃO VISANDO, PELA PERSUASÃO, PROMOVER COMPORTAMENTOS EM BENEFÍCIO DO ANUNCIANTE QUE."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google