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SAGI Secretaria de Avaliação e Gestão da Informação SAGI Secretaria de Avaliação e Gestão da Informação Curitiba outubro de 2009.

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1 SAGI Secretaria de Avaliação e Gestão da Informação SAGI Secretaria de Avaliação e Gestão da Informação Curitiba outubro de 2009

2 SAGI Secretaria de Avaliação e Gestão da Informação Organograma MDS

3 SAGI Secretaria de Avaliação e Gestão da Informação Organograma - SAGI

4 SAGI Secretaria de Avaliação e Gestão da Informação Dados coletados (dados primários) Avaliação Monitoramento Registros Administrativos (dados secundários) Gestão da Informação

5 SAGI Secretaria de Avaliação e Gestão da Informação O Sistema de Monitoramento e Avaliação dos Programas de Promoção e Proteção Social do Brasil

6 SAGI Secretaria de Avaliação e Gestão da Informação Sistema de Avaliação e Monitoramento

7 SAGI Secretaria de Avaliação e Gestão da Informação Avaliação Ênfase nos resultados para examinar o alcance e a adequação dos objetivos; Permite o aprimoramento de programas e ações e subsidia o planejamento, a programação e a tomada de decisão; Realizada por meio de estudos específicos tais como: Identificação do público alvo Análise da oferta de serviços quanto à: relevância eficiência efetividade resultados impactos Análise da sustentabilidade de programas e políticas.

8 SAGI Secretaria de Avaliação e Gestão da Informação Gestão da Informação Construção e/ou sistematização de bases de dados Desenvolvimento de Indicadores Desenvolvimento de ferramentas informacionais

9 SAGI Secretaria de Avaliação e Gestão da Informação Monitoramento Ênfase no acompanhamento do processo de implementação; Acompanhamento contínuo da demanda por serviços e ações, bem como do desenvolvimento dos programas e políticas ofertados; Função de gestão de programas que permite a adoção de medidas corretivas; Realizado com informações primárias ou pela análise sistemática de dados secundários.

10 SAGI Secretaria de Avaliação e Gestão da Informação Acompanhamento gerencial MI Social versus Monitoramento com coleta de informações

11 SAGI Secretaria de Avaliação e Gestão da Informação Acompanhamento gerencial: MI Social (família de ferramentas) MI Social (internet) Tabelas Atlas MI Vetor MDS em Mapas RI – Relatórios de Informações Sociais

12 SAGI Secretaria de Avaliação e Gestão da Informação Monitoramento com coleta de informações

13 SAGI Secretaria de Avaliação e Gestão da Informação Monitoramento Gestão de Programas Gestão da Informação Capacitação

14 SAGI Secretaria de Avaliação e Gestão da Informação Processo de Monitoramento Visualizadores de dados consolidados Coletores de Dados Painéis de monitoramento Retroalimentação Ação Gerencial Distribuição da Informação Transparência Soluções tecnológicas dão suporte a: Gestão da Informação Gestão de Programas Tecnologia Atores Conteúdo Interface Articulação Implementador Identificador do problema Articulador

15 SAGI Secretaria de Avaliação e Gestão da Informação Contexto Discussão da política de A&M do SUAS no MDS; Dificuldade inicial de monitoramento direto dos serviços; Opção pelo monitoramento dos equipamentos onde acontecem os serviços; Início do processo com o monitoramentos dos CRAS;

16 SAGI Secretaria de Avaliação e Gestão da Informação Seguridade Social Saúde Assistência Social Previdência Social Proteção Social Básica Proteção Social Especial NOB/SUAS O SUAS é um sistema público não-contributivo, descentralizado e tem por função a gestão do conteúdo específico da Assistência Social no campo da proteção social brasileira. Vigilância Social Defesa de Direitos Socioassistenciais SUAS Sistema não contributivo brasileiro CRAS CREAS

17 SAGI Secretaria de Avaliação e Gestão da Informação Processo de Monitoramento Entes parceiros 3.Cálculo de Indicadores 1.Coleta de Dados 2.Base de dados administrativos 4.Produção de gráficos, tabelas e mapas 5. Analisar resultados Base de dados analítica SNAS EstadosMunicípiosDFSCOs tomada de decisões pactuações planejamento melhoria na gestão

18 SAGI Secretaria de Avaliação e Gestão da Informação Tipos de Demandas Ferramentas de Monitoramento: COLETORES DE DADOS: Censos CRAS (2007 / 2008 / 2009) Censo CREAS (2008 / 2009) Protótipos Bancos de Alimentos e Restaurantes Populares GERENTES (visualizadores): CRAS (2007 / 2008 / 2009) CREAS (2008 / 2009) Painel de Monitoramento Social

19 SAGI Secretaria de Avaliação e Gestão da Informação

20 Tecnologia de Monitoramento Questionário Gerente CRAS Gerente CRAS (estadual) (Coletor) DadosInformação Indicadores Conhecimento (oficinas, publicações,...) Perguntas e Requisitos Avaliação (oficinas) Monitor Gerente CRAS (municipal)

21 SAGI Secretaria de Avaliação e Gestão da Informação Informações Gerenciais Estabelecimento de fluxos com as áreas finalísticas ou captura direta de informações: o recebimento de dados em diferentes formatos pré-acordados o acesso a sistemas de gestão o acesso a links institucionais – extratores de dados Carga de dados Verificação / Validação : o checagem com dados originais o checagem de validade Publicação

22 SAGI Secretaria de Avaliação e Gestão da Informação Informações Gerenciais Carga Recebimento / busca de dados Verificação Validação Publicação

23 SAGI Secretaria de Avaliação e Gestão da Informação

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25 Informações de Monitoramento Entrada integrada com sistemas de gestão (SUAS) e soluções eletrônicas disponíveis Entrada de dados com máscaras de checagens Checagens para informação em branco Validação Publicação

26 SAGI Secretaria de Avaliação e Gestão da Informação Informações de Monitoramento LOGIN Identificação de PERFIS Sociedade Civil ESTADO MUNICÍPIO GERENTES GESTOR MI Social e GERENTES MI Social

27 SAGI Secretaria de Avaliação e Gestão da Informação Informações Gerenciais Sociedade civil; Estados e Municípios;

28 SAGI Secretaria de Avaliação e Gestão da Informação Informações Gerenciais Sociedade civil; Estados e Municípios;

29 SAGI Secretaria de Avaliação e Gestão da Informação Informações de Monitoramento Governo Federal; Estados;

30 SAGI Secretaria de Avaliação e Gestão da Informação Informações de Monitoramento Governo Federal; Estados;

31 SAGI Secretaria de Avaliação e Gestão da Informação Paineis de Monitoramento Públicos específicos

32 SAGI Secretaria de Avaliação e Gestão da Informação

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36 RENMAS – Rede Nacional de Monitoramento da Assistência Social Ambiente que cria um canal de interação, inicialmente, entre os gestores estaduais da assistência social e os do MDS, representando o governo federal. Ambiente essencialmente de aprendizagem coletiva com foco na melhoria das atividades de monitoramento nos Estados e no governo federal considerando inicialmente três eixos iniciais: cultura de monitoramento monitoramento para a gestão tecnologia da informação

37 SAGI Secretaria de Avaliação e Gestão da Informação

38 Internet Contatos Luziele M. Tapajós (Secretária Nacional de Avaliação e Gestão da Informação) – Caio Nakashima ( Diretor de Gestão da Informação e Recursos Tecnológicos ) – Junia Valeria Quiroga da Cunha (Diretora de Avaliação e Monitoramento) - Monica Aparecida Rodrigues (Diretora de Formação e Disseminação) – Gláucia Alves Macedo (Assessora de Informações para Alta Direção) –

39 SAGI Secretaria de Avaliação e Gestão da Informação Obrigado pela atenção Perguntas???? Respostas:

40 SAGI Secretaria de Avaliação e Gestão da Informação


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