A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Empreendedorismo: conceitos iniciais

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Empreendedorismo: conceitos iniciais"— Transcrição da apresentação:

1 Empreendedorismo: conceitos iniciais
Aula 5 Empreendedorismo: conceitos iniciais Profª. Diana P. Nascimento Agosto / 2013

2 Plano de Negócio . Sumário Executivo
1.1. Resumo dos principais pontos do plano de negócio 1.2. Dados dos empreendedores, experiência profissional e atribuições 1.3. Dados do empreendimento 1.4. Missão da empresa 1.5. Setores de atividade 1.6. Forma jurídica 1.7. Enquadramento tributário Âmbito federal Âmbito estadual Âmbito municipal 1.8. Capital Social 1.9. Fonte de recursos 2 . Análise de Mercado 2.1. Estudo dos clientes 2.2. Estudo dos concorrentes 2.3. Estudo dos fornecedores

3 . Plano Financeiro Investimento total 5.1. Estimativa dos investimentos fixos 5.2. Capital de giro 5.3. Investimentos pré-operacionais 5.4. Investimento total (resumo) 5.5. Estimativa do faturamento mensal da empresa 5.6. Estimativa do custo unitário de matéria-prima, materiais diretos e terceirizações 5.7. Estimativa dos custos de comercialização 5.8. Apuração dos custos dos materiais diretos e/ou mercadorias vendidas 5.9. Estimativa dos custos com mão-de-obra 5.10. Estimativa do custo com depreciação 5.11. Estimativa dos custos fixos operacionais mensais 5.12. Demonstrativo de resultados 5.13. Indicadores de viabilidade Ponto de equilíbrio Lucratividade Rentabilidade Prazo de retorno do investimento

4 6. Construção de Cenários 6. 1. Ações corretivas e preventivas 7
6 . Construção de Cenários 6.1. Ações corretivas e preventivas 7. Avaliação Estratégica 7.1. Análise da matriz F.O.F.A. 8. Avaliação do Plano de Negócio 9. Roteiro para Coleta de Informações Consolidado

5 MISSÃO, VISÃO E VALORES "Uma missão bem difundida desenvolve nos funcionários um senso comum de oportunidade, direção, significância e realização. Uma missão bem explícita atua como uma mão invisível que guia os funcionários para um trabalho independente, mas coletivo, na direção da realização dos potenciais da empresa." Philip Kotler

6 A missão da empresa sempre está centrada na sociedade
A missão da empresa sempre está centrada na sociedade. Em síntese, amissão da empresa define os produtos/serviços, os mercados e a tecnologia, refl etindo os valores e as prioridades do negócio. Seguem algumas perguntas facilitadoras que orientam na identificação da Missão: O que a empresa deve fazer? Para quem deve fazer? Para quê deve fazer? Como deve fazer? Onde deve fazer? Qual responsabilidade social deve ter?

7 Em julho de 1991, no processo de Planejamento Estratégico do Sistema Jornal do Brasil, formado pelo Jornal, pela Rádio, pela Agência e pela Gráfica, a equipe do JB explicitou a seguinte Missão: "Atuar no setor de comunicação, com o compromisso de informar com imparcialidade, garantindo a liberdade de expressão, contribuindo para o desenvolvimento cultural e a melhoria da qualidade de vida da sociedade.“ O McDonald's explicitou assim sua "McMissão": "Servir alimentos de qualidade, com rapidez e simpatia, num ambiente limpo e agradável." É a seguinte a Missão orientadora da atuação do Sistema TELEBRÁS: "Propiciar á sociedade serviços de telecomunicações adequados ao seu desenvolvimento político e econômico e ao bem-estar social."

8 Vamos tomar como base a Missão da SLC explicitada em 1990, através de um processo participativo. Essa empresa é tradicional fabricante de máquinas e implementos agrícolas, sediada em Horizontina (RS), única sócia da John Deere, empresa líder mundial em máquinas agrícolas. PRÁTICA : MISSÃO !! m O que deve fazer a empresa? "Desenvolver, produzir e comercializar produtos e serviços." Para quem deve fazer? "Destinam-se à agricultura." Para que deve fazer? "Visa à satisfação do cliente." Como deve fazer? "Usa tecnologia adequada e qualidade superior." Onde deve fazer? Considerando que a SLC atua no Brasil e exterior, decidiu-se não ser necessário explicitar o onde, com a preocupação de manter o texto conciso, para facilitar a assimilação e conseqüente utilização. Qual responsabilidade social deve ter? "Contribuir para o incremento da produtividade agrícola, respeitando o indivíduo, a sociedade e o meio ambiente."

9 Como ficou: SLC S.A. Indústria e Comércio MISSÃO A SLC S.A. indústria e Comércio, tem por missão desenvolver, produzir e comercializar produtos e serviços destinados à agricultura, com tecnologia adequada e qualidade superior, visando a satisfação do cliente, contribuindo para o incremento da produtividade agrícola.

10 MODELOS FORD "Nossa missão é atender às necessidades de transporte de nossos clientes, aprimorando nossos produtos e serviços, prosperando com a empresa e proporcionando retomo aos acionistas." GM "Fornece produtos e serviços de tal qualidade que nossos clientes sintam que receberam mais pelo que pagaram, nossos empregados e parceiros de negócios se beneficiem de nosso êxito e os nossos acionistas tenham maior retorno do seu investimento." RANDON  "Oferecer soluções para transporte através do desenvolvimento, produção, assistência e comercialização de bens e serviços, visando à satisfação de clientes, acionistas, colaboradores e comunidade.

11 VISÃO Os funcionários da Hewlett-Packard sabem que mudanças radicais em práticas operacionais, normas culturais e estratégias comerciais não arranham os princípios básicos da empresa. A Johnson & Johnson questiona regularmente sua estrutura e reformula seus processos, mas preserva os ideais incorporados à sua filosofia. Em 1996, a 3M desfez-se de várias de suas divisões grandes (e já maduras) e passou a se concentrar em sua meta básica e essencial: solucionar de maneira inovadora problemas ainda não solucionados. Analisamos empresas como essas durante a pesquisa para o livro Feitas para Durar (ed. Rocco) e descobrimos que, desde 1925, seu desempenho superou 12 vezes o do mercado acionário em geral.

12 A visão, concebida de forma correta, compreende dois componentes principais: ideologia central e visualização do futuro.  A ideologia central é a cola que mantém unida a organização quando ela cresce, descentraliza-se, diversifica-se e tem expansão internacional. O conceito de visão incorpora a ideologia central da organização, que, por sua vez, compõe-se de duas partes: valores básicos e finalidade básica Ralph S. Larsen, CEO da Johnson & Johnson, diz o seguinte: "Nossos valores básicos podem ser uma vantagem competitiva, mas não foram incorporados por causa disso, e sim porque definem o que defenderemos. E nós os defenderíamos mesmo que, em determinadas situações, se tornassem uma desvantagem competitiva".

13 FINALIDADE BÁSICA DE EMPRESAS
E seu Negócio 3M Solucionar problemas não solucionados de maneira inovadora                 HEWLETT-PACKARD Fazer contribuições técnicas para o avanço e bem estar da humanidade WAL-MART Das às pessoas comuns a oportunidade de comprar as mesmas coisas que os ricos WALT DISNEY Alegrar as pessoas               

14 O que é visualização do futuro?
O segundo componente principal do conceito de visão é a visualização do futuro. Essa visualização ocorre em duas partes: a definição de metas de 10 a 30 anos e a descrição de qual será a realidade se a meta for atingida. Henry Ford, por exemplo, deu vida à meta de democratização do automóvel com a seguinte descrição: "Vou construir um carro a motor para as grandes multidões. O preço será tão baixo que todos que tiverem um bom salário poderão possuir esse carro e desfrutar com a família a benção de horas de prazer nos espaços abertos de Deus. Quando eu terminar, todos poderão possuir um automóvel. E possuirão. O cavalo terá desaparecido de nossas estradas e o automóvel será algo corriqueiro. Além disso, proporcionaremos a um grande número de homens bons empregos com bons salários". Paixão, emoção e convicção são partes essenciais da descrição vívida.

15 Valores Imutáveis: Walt Disney
OS VALORES BÁSICOS DE EMPRESAS Valores Imutáveis: Walt Disney Serviço ao cliente acima de tudo Trabalho duro e produtividade individual Nunca estar satisfeito Excelência em reputação, fazer parte de algo especial Não-ceticismo Criatividade, sonhos e imaginação Atenção fanática à coerência e aos detalhes Preservação e controle da magia Disney Sony  Elevação da cultura japonesa e do status nacional Ser pioneira – não seguir outros, fazer o impossível Encorajar a habilidade individual e criativa

16 PRÁTICA : VISÃO !! O que nos diferencia dos demais?
Que valores são prioridades verdadeiras para o próximo ano?  O que me faria comprometer minha mente e meu coração com esta visão durante os próximos cinco ou dez anos?  O que o mundo realmente precisa que a organização possa e deva oferecer?  O que a organização precisa fazer para que eu me sinta comprometido, alinhado e orgulhoso dela?

17 Referências: CHIAVENATO, Idalberto. Empreendedorismo: dando asas ao espírito empreendedor : empreendedorismo e viabilização de novas empresas, um guia compreensivo para iniciar e tocar seu próprio negócio. São Paulo: Saraiva, 2008. BARON, Robert A. e SHANE, Scott A. Empreendedorismo: uma visão do processo. São Paulo: Thomson Learning, 2007.


Carregar ppt "Empreendedorismo: conceitos iniciais"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google