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ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA

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Apresentação em tema: "ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA"— Transcrição da apresentação:

1 ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA

2 ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA
Latim : Administratione (Ad = direção para, tendência, junto de. Minister = Função que se desenvolve sob o comando de outro, um serviço que se presta a outro). “É o processo de Planejar, Organizar, Liderar e Controlar os esforços realizados pelos membros da organizacao e o uso de todos os outros recursos organizacionais para alcancar os objetivos propostos“. CHIAVENATTO, 2000

3 ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA
+100 ANOS DE HISTÓRIA

4 ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA
MODELOS DE ADMINISTRAÇÃO Proporcionar Eficiência e Eficácia às Empresas. Eficiência: Refere-se aos meios. Visa o uso adequado dos recursos. (Métodos, processos, regras e regulamentos sobre como as coisas devem ser feitas na Empresa). Eficácia: Refere-se aos fins (objetivos e resultados a serem alcançados pela Empresa.

5 ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA
PARADIGMAS DA ADMINISTRAÇÃO Modelos, métodos e premissas que são aplicados na orientação e busca da forma correta da organização. Em mais de cem anos de estudos, busca-se uma idéia: a de que existe ou deve existir uma única forma certa de organização.

6 EQUILÍBRIO DE NEGÓCIOS
ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA EQUILÍBRIO DE NEGÓCIOS Identificar Oportunidades Competências Centrais

7 ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA
ESTRATÉGIA O que nos diferencia? Diagnóstico Estratégico, Táticas e Controles Mapeando o Ambiente Estratégico

8 ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA
ESTRATÉGIA stratègós (de stratos, "exército", e "ago", "liderança" ou "comando" tendo significado inicialmente "a arte do general") Utilizações (em grego): strategicós, ou próprio do general chefe; stratégema, ou estratagema, ardil de guerra; stratiá, ou expedição militar; stráutema, ou exército em campanha; stratégion, ou tenda do general, dentre outras. definição de como recursos serão alocados para se atingir determinado objetivo.

9 ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA
ESTRATÉGIA “Todas as empresas precisam passar por esse processo de desenvolvimento de estratégia. Qualquer empresa sem estratégia simplesmente corre o risco de de transformar numa folha seca que se move ao capricho dos ventos da concorrência. A longo prazo, a única forma de prosperar é compreender de que forma ela pode ser diferente das outras empresas” (H.S.M., Nov/Dez- 1997) “Apesar de tudo, à medida em que avançamos para a terra desconhecida do amanhã, é melhor ter um mapa geral e incompleto, sujeito a revisões, do que não ter mapa nenhum.” (Alvin Tofler)

10 ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA
O QUE É ESTRATÉGIA? “Estratégia é planejamento... direção, guia, modo de ação futura, trajetória para ir de um ponto a outro; Estratégia é modelo. É um padrão que permite manter a coerência ao longo do tempo; Estratégia é a criação de uma posição única e geradora de valor e implica um conjunto particular de atividades” (Porter)

11 ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA
O QUE É ESTRATÉGIA? “... A melhor estratégia militar portanto, é utilizar um posicionamento superior. Depois, utilizar a diplomacia. E mais tarde utilizar a força militar como uma ameaça. Ataque seu inimigo somente se tudo isto fracassou” (Sun Tzu) Dominar com um produto / serviço superior e com inovação; Conseguir os clientes do concorrente é melhor do que destruir sua reputação; Conseguir a aprovação de todos os clientes sem batalhas é a meta final; A estratégia ideal é tornar obsoletos os produtos do concorrente por inovação; A pior estratégia é atacar diretamente a reputação ou produto de um concorrente. Envolver-se em uma concorrência destrutiva é, no final das contas, um fracasso.

12 ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA
O QUE É ESTRATÉGIA? What is Strategy? (Porter: H.B.R., Nov/Dez- 1996) Eficiência Operacional não é estratégia; Estratégia depende de atividades únicas; Uma posição estratégica sustentável requer reposicionamentos (trade off); A adaptação motiva a vantagem competitiva e a sustentabilidade.

13 ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA
PARA QUE SERVE A ESTRATÉGIA? Para que Serve a Estratégia? (H. Mintzberg:HSM, jan/fev- 1999) Dá rumo. Serve de bússola para uma empresa; Concentra os esforços da organização; Define a organização (diferenciação); Fonte de coerência interna (facilita a ação conjunta);

14 ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA
ESTRATÉGIA DE NEGÓCIOS Competências Centrais Oportunidades Forma Explorar Mercado Posicionamento Estratégia

15 Produção, MKT, P&D, Finanças, RH
ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA ESTRATÉGIA DE NEGÓCIOS Análise Interna Forças e Fraquezas Análise Externa Oportunidad e Ameaças Opções Estrateg. Politicas Funcionais Produção, MKT, P&D, Finanças, RH Modelo LCAG - Learned, Christensen, Andrews e Guth – H.B.S – anos 60

16 ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA
ESTRATÉGIAS DE NEGÓCIOS Aumento das Inovação Vantagens Competitivas Foco / Nicho Foco / Nicho Paraíso Paraíso Competitivo Competitivo Vantagens Externas Inferno Inferno Baixo Custo Baixo Custo Padronização Padronização Competitivo Competitivo Produtividade Vantagens Internas

17 ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA
BASES PARA ESTRATÉGIA Quem Somos? De Onde Viemos? Para Onde vamos? Visão da Empresa: O que a empresa quer ser? Missão da Empresa: A Razão de ser da Empresa? Macro Estratégias e Macro Políticas Objetivos : Alvos que se pretende atingir

18 ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA
VISÃO “Visão é conceituada como os limites que os proprietários e principais executivos da empresa conseguem enxergar dentro de um período de tempo mais longo e uma abordagem mais ampla. Neste contexto, a visão proporciona o grande delineamento do planejamento estratégico a ser desenvolvido e implementado pela empresa. A visão representa o que a empresa quer ser” (Oliveira, 1985, p.88)

19 ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA
MISSÃO “Missão é a determinação do motivo central do planejamento estratégico, ou seja, a determinação de onde a empresa quer ir. Corresponde a um horizonte dentro da qual a empresa atua ou poderá atuar”. (Oliveira, 1985, p.76) Propósitos potenciais Cenários atual e futuro em que a empresa esta inserida Postura estratégica da empresa: posicionamento da empresa diante de seu ambiente.

20 3b. Enfoque na Diferenciação
ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA 3b. Enfoque na Diferenciação 3a. Enfoque no Custo 2. Diferenciação 1. Liderança de Custo Custo Mais Baixo Diferenciação Alvo Amplo Alvo Estreito Escopo Competitivo Vantagem Estratégica / Competitiva

21 Liderança em custo; Diferenciação; Nicho ou Enfoque
ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA ESTRATÉGIAS COMPETITIVAS GENÉRICAS Liderança em custo; Diferenciação; Nicho ou Enfoque

22 ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA
OBJETIVOS “... um processo realista de formulação de metas e objetivo deve começar com a identificação da missão da empresa: a lista de aspirações dos grupos influentes de interesse (stakeholders)”. Ansof Reforça a importância da Missão; Importância das definição dos objetivos considerando os grupos de interesse das empresas. Obs: Tornar explícito: Alvo ou ponto quantitativo ou qualitativo (meta).

23 ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA
FATORES CRÍTICOS DE SUCESSO (FCS) Processo para Desenvolvimento dos FCS (Fator de Ponderação): Categorias de Critérios; Avaliação do Peso Respectivo Grau de Domínio da Empresa.

24 ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA
Ms. Daniela Rodrigues Cunha

25 ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA
Novos concorrentes potenciais (Ameaça de mobilidade) Estratégia, Estrutura, Rivalidade Empresas Fornecedores (Poder de barganha do fornecedor) Concorrentes do setor (Rivalidade de segmento) Compradores (Poder de barganha dos compradores) Condições Fatores Condições Demanda Substitutos (Ameaça de substitutos) Setores Correlatos Apoio


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