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INDICADORES PARA AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM

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Apresentação em tema: "INDICADORES PARA AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM"— Transcrição da apresentação:

1 INDICADORES PARA AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM
Marcela Araujo Outubro-2012.

2 INTRODUÇÃO Os gestores que atuam na área da saúde, têm a responsabilidade de gerenciar seu serviço e confrontam-se com uma pressão cada vez maior em demonstrar bons resultados, otimizando os recursos finitos de que dispõem. Há uma unanimidade entre os gestores de que é necessário escolher sistemas de avaliação e indicadores de desempenho adequados para apoiar a administração de serviços e propiciar a tomada de decisão com o menor grau de incerteza possível.

3 INTRODUÇÃO O uso de indicadores com maior especificidade é que auxiliam na vigilância da qualidade assistencial e na identificação de oportunidades para melhorá-la. Eles são instrumentos que possibilitam definir parâmetros que serão utilizados para realizar comparações e agregar o juízo de valor ante o encontrado e o ideal estabelecido e por isso, necessitam ter sua coleta e sistematização bem planejadas.

4 INTRODUÇÃO A construção do conhecimento com o uso de indicadores passa a ter importância na gestão dos serviços. Todavia, ainda se dispõe de pouca informação para orientar quais são os indicadores que representam a qualidade da assistência à saúde prestada aos pacientes, como também , quais são os indicadores que definem a qualidade da assistência de enfermagem em uma instituição hospitalar.

5 QUALIDADE COMO PARÂMETRO DE AVALIAÇÃO
A qualidade , como valor a ser buscado, deve ser adequada à realidade sociocultural, portanto é aquela que é possível. A busca pela qualidade em saúde é definida como grau de conformidade de padrões e critérios estabelecidos, medida por indicadores específicos para este fim. Os indicadores conferem informações necessárias e mensuráveis para descrever tanto a realidade como as modificações devido a presença do serviço ou assistência.

6 ATRIBUTOS DE UM BOM INDICADOR
10 atributos principais...O que vcs sabem sobre: Disponibilidade? Confiabilidade? Validade? Simplicidade? Discriminatoriedade? Sensibilidade? Abrangência? Objetividade? Baixo custo? Utilidade?

7 ATRIBUTOS DE UM BOM INDICADOR
DEFINIÇÕES Disponibilidade Os dados necessários para o cálculo do indicador devem ser de fácil obtenção para diferentes áreas e épocas. Confiabilidade Os dados utilizados para o cálculo do indicador devem ser fidedignos, isto é, ser capazes de reproduzir os mesmos resultados se medido por diferentes pessoas em diferentes meios e épocas, quando aplicado em condições similares. Validade O indicador deve ser em função das características do fenômeno que se quer ou se deseja medir. Se o indicador reflete as características de outro fenômeno deixa de ter validade, pois pode levar a uma avaliação não verdadeira da situação.

8 ATRIBUTOS DE UM BOM INDICADOR
DEFINIÇÕES Simplicidade Significa facilidade de cálculo a partir de informações básicas. Quanto mais simples de buscar, calcular e analisar, maiores são as chances e oportunidades de utilização. Discriminatoriedade O indicador deve ter o poder de refletir diferentes níveis epidemiológicos ou operacionais, mesmo entre áreas com particularidades distintas. Sensibilidade O indicador deve ter o poder de distinguir as variações ocasionais de tendência do problema em uma determinada área.

9 ATRIBUTOS DE UM BOM INDICADOR
DEFINIÇÕES Abrangência O indicador deve sintetizar o maior número possível de condições ou fatores diferentes que afetam a situação que se quer descrever. Objetividade Todo indicador deve ser objetivo e claro, aumentando a fidedignidade do que se busca. Baixo custo Indicadores com altos custos financeiros inviabilizam sua utilização rotineira. Sendo deixados de lado. Utilidade Os processos de coleta e processamento dos dados disponibilizam um enorme arsenal de informações que devem ser utilizados para a tomada de decisão de quem coleta ou de quem gerencia o serviço.

10 A ENFERMAGEM E SEUS INDICADORES
Os indicadores sensitivos de qualidade em enfermagem (conforme ANA- American Nurses Association) são definidos como aqueles que capturam os cuidados de enfermagem prestados e são sensíveis quanto ao resultado ao paciente. Esses resultados podem ser afetados pela condições de prestação da qualidade da assistência. * Os indicadores de enfermagem (conforme ANA) e a sua relação com os conceitos de Donabedian: Proporção de enfermeiros e técnicos por paciente hospitalizado (ESTRUTURA); Total de horas de enfermagem providas por paciente/dia (ESTRUTURA); Manutenção da integridade da pele (PROCESSO); Queda de pacientes (RESULTADO);

11 A ENFERMAGEM E SEUS INDICADORES
Satisfação do paciente com o gerenciamento da dor (RESULTADO); Satisfação do paciente com as informações educacionais (RESULTADO); Satisfação do paciente com o cuidado de um modo geral (RESULTADO); Satisfação do paciente com o cuidado específico de enfermagem (RESULTADO); Índice de infecção hospitalar (RESULTADO); Satisfação da equipe de enfermagem (PROCESSO).

12 A ENFERMAGEM E SEUS INDICADORES
Existem ainda outros indicadores em fase de desenvolvimento pela ANA: Contenção de paciente; Turnover da equipe de enfermagem ; Lesão músculoesquelética da equipe de enfermagem.

13 A ENFERMAGEM E SEUS INDICADORES
A experiência americana evidenciou a necessidade de se trabalhar com indicadores específicos de enfermagem para medir a qualidade do cuidado prestado ao paciente. Qualquer que seja a área de atuação, os profissionais de enfermagem necessitam de instrumentos aperfeiçoados de mensuração e avaliação objetiva da qualidade dos serviços prestados e que possibilitem diferenciar os diversos serviços oferecidos por diferentes instituições. Os indicadores não medem diretamente a qualidade de um serviço, mas é a sua análise que permite uma comparação entre um fato com a meta.

14 BENCHMARKING DOS INDICADORES DE SAÚDE
Benchmarking: É quando os dados são coletados e comparados em grande variedade de atividades com o objetivo de se alcançar o ideal. Quando a “melhor prática” é evidenciada, pode ser empregada pelas organizações ou setores participantes, que assim avaliam e aprimoram seus processos. É a busca das melhores práticas na indústria que conduzem ao desempenho superior. É visto como um processo positivo e pró-ativo por meio do qual uma empresa examina como outra realiza uma função específica a fim de melhorar como realizar a mesma ou uma função semelhante. O processo de comparação do desempenho entre dois ou mais sistemas é chamado de benchmarking, e as cargas usadas são chamadas de benchmark.

15 BENCHMARKING DOS INDICADORES DE SAÚDE
O processo de Benchmarking vem sendo usado por organizações internacionais com a finalidade de estabelecer metas globais de saúde. Requer a participação da equipe de saúde multidisciplinar para priorizar a prática que será avaliada. O processo de Benchmarking é composto por 5 estágios:

16 BENCHMARKING DOS INDICADORES DE SAÚDE

17 BENCHMARKING DOS INDICADORES DE SAÚDE
um processo contínuo; uma procura que fornece informação valiosa; um processo de aprendizagem; um leque de oportunidades; uma análise aos processos; uma ferramenta de gestão, aplicável aos processos da empresa.

18 BENCHMARKING DOS INDICADORES DE SAÚDE
Benchmarking não é: um ato isolado; um livro de receitas; uma cópia ou uma imitação; reinventar o que já foi inventado; uma constatação de fatos; uma moda de gestão.


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