A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

SEMINÁRIO PRÓ- CONVIVENCIA FAMILIAR E COMUNITÁRIA – CAMPINAS;SP ABORDAGEM SÓCIO PEDAGÓGICA NA RUA.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "SEMINÁRIO PRÓ- CONVIVENCIA FAMILIAR E COMUNITÁRIA – CAMPINAS;SP ABORDAGEM SÓCIO PEDAGÓGICA NA RUA."— Transcrição da apresentação:

1 SEMINÁRIO PRÓ- CONVIVENCIA FAMILIAR E COMUNITÁRIA – CAMPINAS;SP ABORDAGEM SÓCIO PEDAGÓGICA NA RUA

2 No desenvolvimento de suas atividades, a Associação Curumins não fará qualquer discriminação de cor, sexo, nacionalidade, credo político e/ou religioso, outros.(Art.5º do Estatuto Social da Associação Curumins). ABORDAGEM SÓCIO PEDAGÓGICA NA RUA

3 No processo educacional respeitar-se-ão os valores culturais, artísticos e históricos próprios do contexto social da criança e do adolescente, garantindo-se a estes a liberdade de criação e o acesso as fontes de cultura. (Art.58º do Estatuto da Criança e do Adolescente). ABORDAGEM SÓCIO PEDAGÓGICA NA RUA

4 Os princípios pedagógicos que norteiam a ação da Associação Curumins estão fundamentados na abordagem sistêmica e na perspectiva sócio-histórica de educação. ABORDAGEM SÓCIO PEDAGÓGICA NA RUA

5 *Observação *Conversa informal *Desenvolvimento de Atividades lúdico- pedagógica *Aplicação de instrumental *Acompanhamento familiar *Encaminhamentos *Intervenção na política pública ABORDAGEM SÓCIO PEDAGÓGICA NA RUA

6 Atividades lúdico- pedagógica

7 ABORDAGEM SÓCIO PEDAGÓGICA NA RUA Atividades lúdico- pedagógica

8 INSTRUMENTAIS DE ACOMPANHAMENTO * Diário de campo * SASPI – Sistema de Automação Sócio pedagógico Integrado * Jogo Pedagógico *Pesquisa Criança ABORDAGEM SÓCIO PEDAGÓGICA NA RUA

9 Aplicação do Jogo Pedagógico ABORDAGEM SÓCIO PEDAGÓGICA NA RUA

10 «Menu» » Cadastro » Cadastro Geral dos Beneficiários Novo Alterar » Cadastro de Irmãos » Cadastro de Faltosos » Cadastro de Encaminhamentos Externos » Cadastro de Atendimento à Comunidade » Cadastro de Fotos » Administrativo » Planejamento das Atividades » Avaliação do Planejamento » Controle » Controle da Movimentação Histórica do Beneficiário NUR » Controle de Ficha Coleta » Controle de Ficha Sistema » Controle de Ficha de Estratégia » Profissionalizante » Cadastro de Cursos » Cadastro de Adolescentes » Cadastro de Turmas Profissionalizantes » Relatórios » Relatório Geral de Beneficiários » Relatórios de Acompanhamento

11 Através de um site na internet www.pesquisacrianca.org.br mantemos um banco de dados alimentados pelos educadores sociais de rua ao qual servirá de instrumento para a proposição de políticas públicas, suporte para os educadores e agilidade nos encaminhamentos; www.pesquisacrianca.org.br PESQUISA CRIANÇA

12 Equipe Interinstitucional de Abordagem de Rua Núcleo de Articulação de Educadores Sociais de Rua de Fortaleza ABORDAGEM SÓCIO PEDAGÓGICA NA RUA

13 CONSTRUÇÃO DE METODOLOGIA DE TRABALHO COM AS FAMILIAS DAS CRIANÇAS E ADOLESCENTES Caminhos Urbanos Metodologia de intervenção a ser trabalhada com famílias em situação de vulnerabilidade, construída a partir do programa do Chile – mediada pela UNICEF/CE_ adaptada as necessidades identificadas por técnicos e educadores sociais da Equipe Interinstitucional de Abordagem de Rua de Fortaleza

14 *Documentação, *Saúde, *Educação, *Dinâmica Familiar, *Habitação, * Trabalho e Renda, * Lazer e Cultura; EIXOS ORIENADORES DO TRABALHO COM FAMILIAS DE ORIGEM

15 No acompanhamento familiar é imprescindível considerar em que contexto sócio-cultural a família está inserida, considerando suas regras, seus costumes, seus mitos, suas origens éticas e religiosas.

16 A crença nas competências da família: considerando-a como sujeito ativo na identificação, avaliação das potencialidades, bem como no enfrentamento de suas dificuldades~; Alguns aspectos evidenciados e cuidados durante o trabalho desenvolvido

17 O trabalho junto às famílias deve se pautar no respeito à diversidade das organizações familiares e seus contextos comunitários, sociais, culturais, étnicos e equidade de gênero. FUGIR DA ARMADILHA DE procurar o que há de errado na família e se trabalhar para que ela se ajuste ao que se considera como certo e ideal. Alguns aspectos evidenciados e cuidados durante o trabalho desenvolvido

18 Atendimento personalizado: é necessário compreender a dinâmica das famílias em suas particularidades, considerando o que existe de singular e plural em cada um de seus membros, levando em conta o papel e lugar de cada um na construção da dinâmica familiar. Alguns aspectos evidenciados e cuidados durante o trabalho desenvolvido

19 Planejamento realista: é importante que o trabalhador social e a família formulem juntos o plano de trabalho; Ter clareza dos acordos firmados e da natureza dos vínculos Alguns aspectos evidenciados e cuidados durante o trabalho desenvolvido

20 Conhecer e reconhecer os limites da intervenção e do trabalho em rede; Realização de estudos de casos com a construção de relatórios sociais ou sínteses evolutivas ; A supervisão dos acompanhamentos realizados Alguns aspectos evidenciados e cuidados durante o trabalho desenvolvido

21 A formação continuada dos profissionais como exigência, haja vista a velocidade como o conhecimento tem sido produzido e disseminado em nossa sociedade e, principalmente, pela complexidade das exigências do trabalho com as famílias. Alguns aspectos evidenciados e cuidados durante o trabalho desenvolvido

22 Desenvolver metodologias que promovam espaços de reflexão comunitária tendo em vista a participação e integração da família no contexto sócio-cultural favorecendo o fortalecimento da identidade comunitária e participação coletiva visando melhorias na qualidade de vida ( rodas de conversa, grupos de formação sócio-política, terapias comunitárias etc...) Alguns aspectos evidenciados e cuidados durante o trabalho desenvolvido

23 A primeira etapa “Quem somos” tem o objetivo de fazer um levantamento do perfil da família atendida Contrato com a família Trabalhar o auto-retrato da família OS VALORES DA FAMÍLIA influenciam as decisões, ações e vínculos que um grupo familiar pode tomar. ACOMPANHAMENTO INDIVIDUALIZADO ÀS FAMÍLIAS

24 A segunda etapa aqui denominada “Nossa família, Nossos amigos, nossa comunidade”, corresponde à construção e realização do plano de trabalho construído com a família que implique o fortalecimento de suas competências, da integração e inserção à rede de apoio ACOMPANHAMENTO INDIVIDUALIZADO ÀS FAMÍLIAS

25 A terceira etapa denominada “Nosso futuro” corresponde à fase de intensificação e monitoramento da integração da família com a rede de apoio na perspectiva de um novo projeto de vida; ACOMPANHAMENTO INDIVIDUALIZADO ÀS FAMÍLIAS

26 Priorizando nossas preocupações”: ajudar a família a identificar e elencar suas preocupações em uma ordem de prioridade. ARRUMANDO O BAÚ (CAPITAL SOCIAL E MATERIAL DA FAMÍLIA: Utilizando o mapa, o profissional irá trabalhar com a família a identificação de suas competências e de seus recursos materiais onde todo o processo de intervenção estará direcionado a fim de que esta família construa um novo projeto de vida. OS PILARES DA VIDA DA FAMÍLIA-

27 Fazendo uso do mapa da família e da cartela de adesivos, o profissional irá ajudar a família a visualizar e identificar a sua situação com base nas suas colocações diante as questões levantadas nos encontros anteriores. CONSTRUÇÃO DO CENÁRIO FUTURO

28 Monitoramento da inserção da família na comunidade; Trabalho com as famílias e a rede de apoio; A supervisão da equipe responsável. OUTRAS ETAPAS

29 “A amorosidade de que falo, o sonho pelo qual brigo e para cuja realização me preparo permanentemente, exigem em mim, na minha experiência social, outra qualidade: a coragem de lutar ao lado da coragem de AMAR!!!” Paulo Freire

30 www.curumins.org.br 85.3263.21.72 marcia@curumins.org.br


Carregar ppt "SEMINÁRIO PRÓ- CONVIVENCIA FAMILIAR E COMUNITÁRIA – CAMPINAS;SP ABORDAGEM SÓCIO PEDAGÓGICA NA RUA."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google