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Produção Artística em Moda. Os produtos de Moda têm um ciclo médio, possuindo uma curva de crescimento gradual, permanecendo aceita ou popularizada pelos.

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1 Produção Artística em Moda

2 Os produtos de Moda têm um ciclo médio, possuindo uma curva de crescimento gradual, permanecendo aceita ou popularizada pelos consumidores durante determinado período e descendo lentamente, normalmente no espaço de tempo de uma estação climática. São produtos com desempenho de vendas progressivo e declínio gradual, deixando aos seus sucessores o dever de acrescentar mais elementos a esta caracterização. Vincent –Ricard, 1989

3 Conceitua-se produto de moda como qualquer elemento ou serviço que combine as propriedades de criação, qualidade, vestibilidade, aparência e preço com base nas vontades e anseios dos segmentos de mercado ao qual o produto se destina. É composto por uma sequência de estágios distintos: analise sócio- cultural e econômico, elaboração, criação e difusão. Cada estágio compreende uma fusão específica; sendo que a complexidade das analises e dos recursos necessários para conduzi-las à prática exige especialização e integração total da equipe de produto. O processo de elaboração e construção do produto de moda pode demorar até vinte e quatro meses (começando como fibra têxtil até o varejo), porém evidencia- se pela renovação constante, a cada troca de estação climática. Seu ciclo de vida é curto, por mais inovador e interessante que seja o produto. Rech,2007,2009 Então o Design é um elemento definidor da condição deste produto de moda.

4 O Designer deve ser conhecedor das funções de práticas de um produto, mas deve ser um especialista nas funções de signo Bürdek,2002 É função de designer buscar sua inspiração para criar produtos por meio da composição estético-formal, transmitindo assim mensagens codificadas para os usuários e deles para suas relações sociais.

5 Disto resulta que a mercadoria vendida comomoda é, cada vez mais, definida por ter intrínseco um projeto de design de produto de moda, o qual, além de reunir qualidade técnica, salienta sua capacidade de constituir outros sujeitos a partir de seus consumos, na medida em que irão partilhar, com seus corpos, daqueles signos de modernidade, vanguarda, ousadia, irreverência, atualidade, e por que não, distinção social, que está contida no produto de moda.

6 Qual o objetivo da disciplina... - Proporcionar aos alunos a capacidade de executar relações entre diversos movimentos intelectuais no processo de criação; - Desenvolver nos alunos a compreensão dos conhecimentos das diversas ferramentas de atuação do design de moda para atuar no mercado; - Apresentar aos alunos, os diversos recursos de percepção e criatividade aplicados à moda; - Desenvolver a capacidade de analise, coordenação e execução do aluno para a criação de peças de moda.

7 O que vamos descobrir,pensar e agir... O estudo dos volumes em função das proporções; Estudo das inter-relações dos movimentos artísticos e intelectuais (arte, cultura, filosofia, ciência, política e religião); Percepção; Livre interpretação de cores, formas,texturas e estilos; Verbalização e representação de idéias/moda na escolha e desenvolvimento do tema coleção; Estudos das inter-relações dos movimentos artísticos e intelectuais; Desenvolvimento do trabalho de design.

8 Onde vamos chegar... Ao final desta disciplina, o aluno deve ser capaz de analisar, coordenar e executar a criação de peças para moda. A disciplina irá fazer com que o aluno desenvolva o arcabouço intelectual, para ser capaz de executar relações entre diversos movimentos intelectuais no processo de criação.

9 1º Momento da Disciplina

10 O que é Moda? Há diversos conceitos sobre o significado MODA. Iremos debates e aliar as novas e velhas idéias com este fenômeno que envolve o mundo social e o indivíduo. Será o momento de afirmação, negação, descobrimento, aprendizado e formação do seu próprio conceito...

11 A Beleza... Este será o momento de reflexão. Iremos analisar diversos tipos de beleza, em diversas épocas e séculos e identificar o que é belo para cada um de vocês. A arte, a cultura, as raças, as religiões... estarão presentes neste momento.

12 O Corpo e o Olhar... A descoberta da percepção do olhar aguçado no corpo do ser. Essa percepção irá mostrar signos presentes em todos os momentos no cotidiano do indivíduo; através do tempo, sociedade e cultura.

13 O que é um designer? É um criador? É um construtor de formas? É um profissional que cria e desenvolve o melhor para o indivíduo? Qual o seu poder no mercado de moda?

14 Ciclo da criação de moda e seus elementos... Etapas da criação de moda; Elementos: texturas, formas;estruturas,contraste, proporções, sensações corporais; Cores,...

15 Cultura e Identidades Sociais Entender sobre o fenômeno que os formadores tem nas tendências; Como a cultura influência o grupo e pode se tornar influência de moda em outras culturas; Como alguns designer usaram as influências culturais nas suas coleções; Entender o que é identidade social e como essa questão influência o mundo da moda.

16 2º Momento da Disciplina

17 Tendência e Difusão da Moda Neste momento iremos discutir sobre o que é tendência, avaliar se o que aprendemos é importante e necessário para adotar a tendência e... Vamos analisar e comparar, diversos tipos de tendência, já vistas na moda... Falaremos sobre Difusão da Moda e sua importância.

18 O Mercado de Moda; o uso das informações do comportamento de consumo e o produto direcionado Iremos estudar, analisar, entender sobre a importância destes tópicos na profissão do Designer de Moda.

19 Pesquisa para criar uma tendência Sua importância para criar uma coleção; O que é certo; O que é errado... O tango iniciou e a atmosfera remetia às ruelas de calçamento da região portuária de Buenos Aires. A coleção feminina do verão/08 de Alexandre Herchcovitch tem esse aroma porteño na desconstrução do smoking que o estilista propõe. A reconstrução da peça se dá em míni-vestidos cheios de botões, lapelas que ganham corrente e viram estolas e jaquetas de piquê, que remetem ao tradicional fraque. Brincando com o guarda-roupa masculino em sua coleção feminina, Herchcovitch traz um verão de muita camisaria, bermudas de alfaiataria com abotoamento inusitado no joelho e calças curtas. Tudo em muito preto, salpicado de vermelho e branco. A textura é amassada e rasgada em vestidos sem acabamento no top, o que dá origem a babados agressivos. Babados assim também sobravam em sobreposições e nas altas cinturas das saias. A marcação da cintura em vestidos e chemises fica por conta das faixas típicas dos dançarinos argentinos.

20 Justificando o tema da coleção de moda e sua formação; o caderno inspiração, captação de imagens, experiências sensoriais e indução ao sentimento desejado Neste momento, você estará preparando seu segundo trabalho. O processo criativo estará com força total... A unidade do início ao final será importantíssimo. Ter peças impactantes e diferenciadas para vender a imagem e o conceito da coleção. Como o conceito era a fictícia história de um presidiário esperando a amada, o release virou um caderninho com uma carta escrita a mão. A trilha sonora feita por John e Fernanda Takai do Pato Fu, foi registrada em um CD com fotos feitas nas celas da Penitenciária José Maria Alkimim (Ribeirão das Neves), MG. O convite foi um espelinho muito usado entre os detentos. Laberinto de Pasiones - Verão 2002/03 O catálogo para a campanha de Verão 2002/2003, tinha como tema um olhar lírico sob a exclusão. Foi usado como ingredientes o romance, paixão, pimenta, flores de toalha de mesa, flores de decalque, pássaros ornamentais, novela mexicana feita no Brasil. O catálogo é um disco com um encarte para embelezar um pouco a aridez do dia-a-dia.

21 A Expressão dos Desfiles: Alta Costura e Comercial Iremos analisar, entender as características destas duas linhas encontradas na moda. Dior Lacroix E o estilo Barroco Colcci Triton

22 CONTEÚDO PROGRAMÁTICO: DEBATE SOBRE O QUE É MODA E UMA EXPLANAÇÃO SOBRE FENÔMENO SOCIAL E A MODA A BELEZA AO LONGO DO TEMPO E SUAS TRANSFORMAÇÕES NA INFLUÊNCIA DA MODA CONTEMPORÂNEA O CORPO E A PERCEPÇÃO DO OLHAR COM A LEITURA E COMPREENSÃO DOS SIGNOS O QUE É DESIGNER? E O SEU PODER NO MERCADO DE MODA O CICLO DE CRIAÇÃO DE MODA ELEMENTO DO DESIGN DE MODA: TEXTURAS; FORMAS; ESTRUTURAS; CONSTRASTES; PROPORÇÃO E SENSAÇÃO CORPORAL; TRABALHO DE PESQUISA EXTRA SALA DE AULA COM EXERCÍCIOS E ANALISES CORES: A VISÃO E A COR, SUAS DEFINIÇÕES, A HARMONIA E ENTENDIMENTOS SOBRE O ASSUNTO ASPECTOS FORMADORES DA CULTURA E INDENTIDADE DOS GRUPOS SOCIAIS. TENDÊNCIAS E DIFUSÃO DE MODA O MERCADO DE MODA, O USO DAS INFORMAÇÕES DO COMPORTAMENTO DE CONSUMO E O PRODUTO DIRECIONADO; PESQUISAS PARA CRIAR UMA TENDÊNCIA; TRABALHO DE PESQUISA EXTRA SALA DE AULA COM EXERCÍCIOS E ANALISES JUSTIFICANDO O TEMA DA COLEÇÃO DE MODA E SUA FORMAÇÃO; O CADERNO DE INSPIRAÇÃO, CAPTAÇÃO DE IMAGENS, EXPERIÊNCIAIS SENSORIAIS, INDUÇÃO AO SENTIDO DESEJADO; A EXPRESSÃO DOS DESFILES: ALTA COSTURA E COMERCIAIS APRESENTAÇÃO DO TRABALHO FINAL

23 Metodologia do Ensino e Aprendizagem: A disciplina será ministrada utilizando-se recursos de exposições dialogadas, grupos de discussão, visitas em loco, orientações, apresentação e discussão de casos práticos, onde os conteúdos poderão ser trabalhados mais dinamicamente, estimulando o senso crítico e científico dos estudantes. C) Metodologia de Avaliação: A disciplina terá duas (02) avaliações durante o período, a intervalos previamente programados, os quais devem expressar o resultado da verificação de aprendizado em cada intervalo, e eventual exame final, o professor, a seu critério e com aprovação da coordenadoria, pode promover trabalhos, exercícios e outras atividades em classe e extraclasse, que podem ser computados nas notas ou conceitos das verificações parciais, nos limites definidos pela Diretoria. BIBLIOGRAFIA BÁSICA CALDAS, Dario. Observatório de sinais: teoria e prática da pesquisa de tendências. SENAC, CIDREIRA, Renata pitombo. Os sentidos da moda. São Paulo: Annablume, LURIE, Alison. A linguagem das roupas. Rio de Janeiro: Rocco, BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR CASTILHO, Kathia. Moda e Linguagem. São Paulo: Anhembi Morumbi, JONES,Sue Jenkyn. Fashion Design - Manual Do Estilista. Ed: COSAC NAIFY,2005 PIRES, Dorotéia Baduy. Design de Moda. Estação Letras, LIVRO EXTRA: MATHARU, Gurmit. O que é Design de Moda?. Porto Alegre:Bookman,2011

24 Projeto de criação de peças de Moda Após o aprendizado ao longo das 60 horas da disciplina; vocês estarão terminando o trabalho (que será orientado através dos exercícios e das informações dadas em sala) ; onde constará os assuntos analisados em aula.

25 Metodologia Será realizada sobre dois momentos: O teórico O Prático

26 O que usaremos... A proposta é utilizarmos todos os nossos sentidos durante ao longo deste semestre.

27 Bem vindos ao universo de Produção Artística em Moda. Esta será uma viagem pela criatividade de vocês, onde viveremos novas experiências, aprenderemos novas visões e informações e criaremos as nossas próprias conclusões sobre a moda.

28 Para um bom desenvolvimento da disciplina... Produção Artística em Moda 4ªf no horário das 08:20 às 09:10 e 5ªf das 08:20 às 10:10 ( 1ª CHAMADA, será realizada até 10 minutos do início da aula e a última quando a mesma acabar. ) Horário de Prova – nos dias das avaliações a tolerância para entrar e fazer a prova será de 15 minutos ; mas se houver a primeira entregar de prova pelo aluno (neste período de tempo ) não poderá entrar mais ninguém. Então o horário para poder fazer a prova é : das 08:20 às 10:10; com tolerância de 20 minutos, sem que ninguém entregue a prova – até 08:40. O CELULAR, deverá estar no silencioso ou desligado;não poderá ser atendido em sala de aula. Evitar SAÍDAS e ENTRADAS excessivas para não atrapalhar a concentração dos alunos na aula. As AULAS serão REPASSADAS AO GRUPO, pelo Club Nassau na parte de MATERIAIS (que todos os alunos da disciplina tem acesso). FALTAS: o aluno tem direito a 25% da carga horária (60h nesta disciplina) que é igual a 15 faltas semestrais (conforme a regra do MEC) para se planejar a não assistir aula ( viagens, festas...) ou cobrir uma eventualidade (doenças); 25% é o que equivale a 1 mês de faltas. Para a FALTA JUSTIFICADA, o aluno deverá procurar professor, com o atestado médico, e cópia; e este sendo aprovado conforme as regras do MEC - poderá ser justificado no final do semestre; lembrando que, este atestado é para doença infecto contagiosa. O ATESTADO QUE VALE É ATÉ 24H APÓS O ATENDIMENTO MÉDICO. O aluno que tiver problemas de saúde mais grave ou licença maternidade deve providenciar o ACOMPANHAMENTO ESPECIAL, conforme a regra da faculdade. Nenhuma outra forma será aceita para justificar ou abonar falta.

29 Para um bom desenvolvimento da disciplina... Produção Artística em Moda PROVAS: durante o semestre o aluno tem direito a quatro avaliações/provas (1º e 2º exercício; não obtendo a média, tem a final; e perdendo uma das provas a 2ª chamada). A data das provas estão publicadas nos quadros de aviso da sala ( caso haja adiamento, a ordem será dada pela coordenação ou direção da instituição e o professor avisará em tempo hábil a turma). Então o aluno deve ver as datas de cada prova e se planejar ao longo do semestre; caso não possa fazer uma delas, o procedimento é dar entrada na 2ª chamada ( ver prazo no calendário acadêmico. O requerimento é realizado via on-line). NÃO SERÁ EXECUTADA NENHUMA OUTRA PROVA PELO PROFESSOR, ALÉM DESTAS; EM QUALQUER OUTRO HORÁRIO OU DIA FORA DO QUE FOI PLANEJADO JUNTO A COORDENAÇÃO.ENTÃO, O ALUNO DEVE SE PLANEJAR OU FAZER A SEGUNDA CHAMADA. Para assuntos relacionados a DISCIPLINA: MEU PARA CONTATO É: ( Preciso que o representante envie para o mesmo, o da turma)

30 HORÁRIO DA COORDENAÇÃO – MANHÃ/TARDE HORÁRIOSEGTERQUAQUISEX 08:20-09:10 Coord.DM 15:30 – 20:00 Coord.DM 15:30 – 20:00 AULA. MANHÃ AULA. MANHÃ COORD. MANHÃ 09: :00 Coord.DM Noite Coord.DM Noite COORD. MANHÃ AULA. MANHÃ COORD. MANHÃ 10: :00 Coord.DM Noite Coord.DM Noite COORD. MANHÃ COORD. MANHÃ COORD. MANHÃ 11: :00 Coord.DM Noite Coord.DM Noite COORD. MANHÃ COORD. MANHÃ COORD. MANHÃ 12: :00 Coord.DM Noite Coord.DM Noite COORD. MANHÃ COORD. MANHÃ COORD. MANHÃ 13: :00 COORD. MANHÃ COORD. MANHÃ COORD. MANHÃ 14: :00 COORD. MANHÃ COORD. MANHÃ 21: :00 DA COORDENAÇÃO: Para assuntos relacionados ao: curso, turma, professores, solicitações...

31 HORÁRIO DA COORDENAÇÃO – TARDE/NOITE HORÁRIOSEGTERQUAQUISEX 15:00-16:00 Coord.DM Noite 15:30 – 20:00 Coord.DM Noite 15:30 – 20:00 AULA. MANHÃ AULA. MANHÃ COORD. MANHÃ 16: :00 Coord.DM Noite Coord.DM Noite COORD. MANHÃ AULA. MANHÃ COORD. MANHÃ 17: :00 Coord.DM Noite Coord.DM Noite COORD. MANHÃ COORD. MANHÃ COORD. MANHÃ 18: :20 Coord.DM Noite Coord.DM Noite COORD. MANHÃ COORD. MANHÃ COORD. MANHÃ 19: :00 Coord.DM Noite Coord.DM Noite COORD. MANHÃ COORD. MANHÃ COORD. MANHÃ 20: :10 COORD. MANHÃ COORD. MANHÃ COORD. MANHÃ 21: :00 COORD. MANHÃ COORD. MANHÃ 21: :00 DA COORDENAÇÃO: Para assuntos relacionados ao: curso, turma, professores, solicitações...


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