A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O papel da linguagem na construção do espaço virtual na Internet Lafayette B. Melo Luciano Meira Centro Federal de Educação Tecnológica Paraíba Coordenação.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O papel da linguagem na construção do espaço virtual na Internet Lafayette B. Melo Luciano Meira Centro Federal de Educação Tecnológica Paraíba Coordenação."— Transcrição da apresentação:

1 O papel da linguagem na construção do espaço virtual na Internet Lafayette B. Melo Luciano Meira Centro Federal de Educação Tecnológica Paraíba Coordenação de Informática

2 Objetivo Explicar como é construído o espaço virtual na Internet, especificamente em ambientes de chat.Explicar como é construído o espaço virtual na Internet, especificamente em ambientes de chat. O espaço virtual é mediado pela interface computacional e por uma linguagem textual própria.O espaço virtual é mediado pela interface computacional e por uma linguagem textual própria. Ex.:Ex.: A: cheguei! Alguém quer teclar comigo? B: oi A, tudo bem?

3 Abordagens Materialismo dialéticoMaterialismo dialético –Há uma derivação do mundo material no pensamento e na linguagem. –Dicotomias e categorias absolutas são negadas. Ex.: virtual/físico e fala/escrita Abordagem sócio-cultural da psicologiaAbordagem sócio-cultural da psicologia –Para Vygotsky (Vygotsky, 1984; Vigotski, 1996), a invenção e o uso dos signos, como meios auxiliares para solucionar um dado problema psicológico (lembrar, comparar coisas, escolher etc), é análoga à invenção e uso de instrumentos, só que agora no campo psicológico. –Para Leontiev (1971), pode haver ações diferentes para a realização de uma atividade colaborativa.

4 Abordagens Estudos linguísticosEstudos linguísticos –Fala e escrita Polarização é inadequada e o importante é entender como esses modos circulam nos recursos –Marcadores de localização Dêiticos e elementos com função dêitica –Dinâmica turno, turno a turno, unidade triádica, sequência intercalada etc –Contexto Modelo mental ou conjunto de expectativas e pressuposições

5 Intercal(ação) de marcadores espaço-virtuais Unidade de análise que envolve três aspectos:Unidade de análise que envolve três aspectos: 1.Marcadores espaço-virtuais Têm função dêitica (indexam) Mensagem, dêiticos (eu, aqui, agora), anáfora Dêiticos implícitos e explícitos Com função de informação, identificação e pressuposição A: cheguei! Alguém quer teclar comigo? B: oi A, tudo bem? aqui A está em uma sala específica (Marcuschi, 2001, 2002; Bluhdorn, 1995; Apothéloz, 2003; Fillmore, 1997; Mondada, 2003; Pomerantz, 1997; Searle, 1992)

6 2.Dinâmica da interação nos chats Base na AC e em outros estudos É feita sempre a relação de uma mensagem com marcador com outra mensagem Intercal(ação) de marcadores espaço-virtuais A: cheguei! Alguém quer teclar comigo? B: oi A, tudo bem?

7 Intercal(ação) de marcadores espaço-virtuais 3.Contextualização para o espaço Expectativas e pressuposições comuns da atividade A: cheguei! Alguém quer teclar comigo? B: oi A, tudo bem? Há diferenças se A e B já se conhecem, se já combinaram alguma atividade etc e o contexto é compreendido de acordo com uma ancoragem dêitica

8 Formação espaço-virtual CONEXÃO E ENGAJAMENTOCONEXÃO E ENGAJAMENTO –A conexão é a mensagem do sistema que indica que alguém entrou na sala –O engajamento é a primeira mensagem do indivíduo que indica que ele próprio está no espaço virtual Caráter dialógico flagrante Indexação e movimento EMERGÊNCIAEMERGÊNCIA –Está associada a um reconhecimento, resposta ou observação de uma mensagem de conexão ou engajamento

9 Formação espaço-virtual MANUTENÇÃOMANUTENÇÃO –Intercalações que fazem com que o espaço virtual seja mantido em uma estabilidade relativa IMERGÊNCIA E DESENGAJAMENTOIMERGÊNCIA E DESENGAJAMENTO –A imergência corresponde a um fechamento na conversação As pessoas se preparam para encerrar a sessão de chat e se desconectar do espaço virtual, normalmente com despedidas e cumprimentos Há uma referência implícita de que as pessoas não estarão mais lá Há uma função diferenciada de verbos de chegada e de saída –O desengajamento é um cumprimento final que delimita o espaço do indivíduo com o engajamento

10 Formação espaço-virtual IMERGÊNCIA E DESENGAJAMENTOIMERGÊNCIA E DESENGAJAMENTO –A imergência corresponde a um fechamento na conversação As pessoas se preparam para encerrar a sessão de chat e se desconectar do espaço virtual, normalmente com despedidas e cumprimentos Há uma referência implícita de que as pessoas não estarão mais lá Há uma função diferenciada de verbos de chegada e de saída –O desengajamento é um cumprimento final que delimita o espaço do indivíduo com o engajamento

11 –Os movimentos virtual-virtual, virtual-físico e físico-virtual constataram a relação intrínseca entre o mundo simbólico e o virtual Algumas conclusões (07:22:12) Moderador UOL: Caros, a banda esta a caminho do UOL. Pedimos desculpas pelo atraso e agradecemos a compreensão de todos. (...) (07:27:27) bojo fala para Todos: pô, meu! cadê os cara??? (07:27:53) Nanã fala para bojo: "os cara tá presu nu transito, manu !" (...) (07:29:47) Rib fala para -==XXXXNation=--: Adoro vc´s...Quando vem a Uberlandia (07:31:40) XXXX: Olá a todos!! Olá Mangue Boys e Mangue Girls. Olá para quem está em São Paulo ou perto da cidade. Boa noite pra quem tá chegando e pra quem já chegou!

12 –Distribuição dos marcadores espaço-virtuais Engajamento:1) implícitos em cumprimentos e avisos de chegada; 2) pressupostos em dêiticos espaciais; 3) implícitos em verbos de chegada. Emergência: semelhante ao engajamento, mas em um espaço interativo Manutenção: os marcadores pessoais surgem para organizar e manter o espaço Imergência:1) implícitos em despedidas e cumprimentos de saída; 2) pressupostos em dêiticos espaciais; 3) implícitos em verbos de saída. Desengajamento: semelhante à imergência, mas localizados na última mensagem do indivíduo. Algumas conclusões

13 –Os elementos com função dêitica parecem ser mais usados implicitamente e com função de pressuposição para se referir a conceitos mais abstratos ou simbólicos –O grau tecnológico e o uso repercutiram no espaço: Espaço privado Uso de aúdio e texto e diferentemente a imagem Ação instrumental mediada –Analisar o espaço pode ser entendido como analisar a interface em uso O espaço virtual carece de uma visão dialética e muitos dão ênfase ao espaço como lugar O desenvolvimento de interfaces pode adotar perspectivas apontadas neste trabalho Consequentemente, há uma análise da linguagem e das estratégias psicológicas de forma situada Algumas conclusões

14 Formação espaço-virtual P2 ACABA DE ENTRAR NA SALA – (19:21:7 em 8-jan-2002) P2 - Boa noite a todos. Estou aqui para o primeiro contato síncrono como o Professor e demais alunos do curso L ACABA DE ENTRAR NA SALA – (19:30:21 em 8-jan-2002) L – Ola P2 e P1, Vamos esperar dois minutos pela chegada de P3 P2 – Sou Professor do Departamento de XXXX e estou interessado em aplicar tecnologia Educacional L – Por enquanto, adianto para vocês a pauta do que podemos conversar nesta sessão, que sugiro que seja a seguinte... L – 1 –dúvidas sobre o hipertexto da aula 01, 2-discussão sobre nossa experiência em tecnologia educacional e 3-perspectivasem relação ao curso (...) conexão engajamento emergência manutenção

15 Formação espaço-virtual (...) P1 ACABA DE ENTRAR NA SALA - (20:57:19 em 8-mai-2002) L - Ok. P1, infelizmente parece que nosso tempo está esgotando. De qualquer forma, qualquer dúvida específica que tenha, pode me manda um . Há mais algo que vc deseje comentar agora? Só mais uma coisa: as datas para entrega dos trabalhos estão boas para vc? P1 - Probleminhas de conexão aqui também... Estou nesse curso exatamente buscando base para outros projetos melhores. P1 - Certo, foi proveitoso para mim. Vou enviar a tarefa agendada para hoje daqui a pouco. Muito obrigada. Se precisar eu peço socorro pelo fórum. Até breve. L - Então Boa noite! P1 - Boa noite! imergência desengajamento


Carregar ppt "O papel da linguagem na construção do espaço virtual na Internet Lafayette B. Melo Luciano Meira Centro Federal de Educação Tecnológica Paraíba Coordenação."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google