A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Sistema Fundacional Catarinense de Ensino Superior – ACAFE Sistema Fundacional Catarinense de Ensino Superior – ACAFE Professora Nara Maria Kuhn Göcks.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Sistema Fundacional Catarinense de Ensino Superior – ACAFE Sistema Fundacional Catarinense de Ensino Superior – ACAFE Professora Nara Maria Kuhn Göcks."— Transcrição da apresentação:

1 Sistema Fundacional Catarinense de Ensino Superior – ACAFE Sistema Fundacional Catarinense de Ensino Superior – ACAFE Professora Nara Maria Kuhn Göcks Reitora da UNIPLAC – Lages / SC XVIII FÓRUM NACIONAL DE PRÓ-REITORES DE ENSINO DE GRADUAÇÃO - ForGRAD

2 Sistema Estadual de Ensino Superior Catarinense Década de 60 Reforma Universitária

3 XVIII FÓRUM NACIONAL DE PRÓ-REITORES DE ENSINO DE GRADUAÇÃO - ForGRAD As políticas do governo brasileiro preconizavam a expansão e interiorização do ensino superior.

4 XVIII FÓRUM NACIONAL DE PRÓ-REITORES DE ENSINO DE GRADUAÇÃO - ForGRAD Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC Universidade para o Desenvolvimento do Estado de Santa Catarina - UDESC

5 XVIII FÓRUM NACIONAL DE PRÓ-REITORES DE ENSINO DE GRADUAÇÃO - ForGRAD Santa Catarina respondendo aos desafios da reforma universitária de 68, buscou alternativas para criação de um Sistema de Ensino Superior próprio.

6 XVIII FÓRUM NACIONAL DE PRÓ-REITORES DE ENSINO DE GRADUAÇÃO - ForGRAD Por iniciativa das comunidades e dos poderes públicos municipais, com estímulo do Governo Estadual e Federal, instituiu: Fundações Educacionais criadas por leis municipais. Fundações Educacionais criadas por leis municipais.

7 XVIII FÓRUM NACIONAL DE PRÓ-REITORES DE ENSINO DE GRADUAÇÃO - ForGRAD Município-polo: destinação de patrimônio físico. Fundação: compromisso da auto sustentação e da captação de recursos públicos e privados. Comunidade local e microrregional: participação nos órgãos de controle da fundação.

8 XVIII FÓRUM NACIONAL DE PRÓ-REITORES DE ENSINO DE GRADUAÇÃO - ForGRAD Foram criadas 17 Fundações Educacionais Municipais

9 XVIII FÓRUM NACIONAL DE PRÓ-REITORES DE ENSINO DE GRADUAÇÃO - ForGRAD Região Sul FUCRI - Criciúma FESSC -Tubarão

10 XVIII FÓRUM NACIONAL DE PRÓ-REITORES DE ENSINO DE GRADUAÇÃO - ForGRAD Vale do Itajaí FEPEVI – Itajaí FEBE – Brusque FURB – Blumenau FEDAVI - Rio do Sul

11 XVIII FÓRUM NACIONAL DE PRÓ-REITORES DE ENSINO DE GRADUAÇÃO - ForGRAD Região Nordeste FURJ – Joinville FERJ - Jaraguá do Sul

12 XVIII FÓRUM NACIONAL DE PRÓ-REITORES DE ENSINO DE GRADUAÇÃO - ForGRAD Região Serrana UNIPLAC - Lages FEPLAC- Curitibanos

13 XVIII FÓRUM NACIONAL DE PRÓ-REITORES DE ENSINO DE GRADUAÇÃO - ForGRAD Planalto Norte FUNORTE - Mafra FUNPLOC - Canoinhas

14 XVIII FÓRUM NACIONAL DE PRÓ-REITORES DE ENSINO DE GRADUAÇÃO - ForGRAD Região do Grande Oeste Catarinense FEARPE - Caçador FEMARP -Videira FUOC- Joaçaba FEAUC - Concórdia FUNDESTE - Chapecó

15 Mapa geográfico do Sistema Acafe – 1974

16 XVIII FÓRUM NACIONAL DE PRÓ-REITORES DE ENSINO DE GRADUAÇÃO - ForGRAD 1974 Associação Catarinense das Fundações Educacionais – ACAFE

17 XVIII FÓRUM NACIONAL DE PRÓ-REITORES DE ENSINO DE GRADUAÇÃO - ForGRAD As 17 fundações educacionais, passaram por um profundo processo de transformação. De instituições isoladas de ensino superior para Universidades.

18 XVIII FÓRUM NACIONAL DE PRÓ-REITORES DE ENSINO DE GRADUAÇÃO - ForGRAD Algumas fundações municipais, sem perder sua configuração inicial, se coligaram para criar e manter universidades multicampi.

19 XVIII FÓRUM NACIONAL DE PRÓ-REITORES DE ENSINO DE GRADUAÇÃO - ForGRAD Hoje a ACAFE é composta por 15 Instituições de Educação Superior: 11 Universidades 2 Centros Universitários 2 Fundações

20 XVIII FÓRUM NACIONAL DE PRÓ-REITORES DE ENSINO DE GRADUAÇÃO - ForGRAD Mapa geográfico do Sistema Acafe -2004

21 XVIII FÓRUM NACIONAL DE PRÓ-REITORES DE ENSINO DE GRADUAÇÃO - ForGRAD As Fundações em Números Alunos de graduação: Alunos de pós-graduação: Alunos de cursos seqüenciais:4.669

22 XVIII FÓRUM NACIONAL DE PRÓ-REITORES DE ENSINO DE GRADUAÇÃO - ForGRAD Cursos Cursos de graduação: 781 Cursos seqüencias: 81 Cursos de especialização: 404 Cursos de mestrado: 41

23 XVIII FÓRUM NACIONAL DE PRÓ-REITORES DE ENSINO DE GRADUAÇÃO - ForGRAD Funcionários Docentes:9.412 Técnicos administrativos: 6.027

24 XVIII FÓRUM NACIONAL DE PRÓ-REITORES DE ENSINO DE GRADUAÇÃO - ForGRAD Preservando o modelo fundacional de IES comunitárias: Compromisso com o desenvolvimento regional de suas microrregiões. Instituições públicas não Estatal regida pelas normas de direito privado.

25 XVIII FÓRUM NACIONAL DE PRÓ-REITORES DE ENSINO DE GRADUAÇÃO - ForGRAD Instituições pública enquanto origem e patrimônio. Gozam de imunidade de impostos sobre o seu patrimônio, renda e serviços. Instituições sem fins lucrativos.

26 XVIII FÓRUM NACIONAL DE PRÓ-REITORES DE ENSINO DE GRADUAÇÃO - ForGRAD Recebem recursos públicos da União, dos Estados e dos municípios para aplicação em ensino, pesquisa e extensão: Lei orgânica dos municípios. Lei orgânica dos municípios. Artigo l70 da Constituição Estadual. Artigo l70 da Constituição Estadual.

27 XVIII FÓRUM NACIONAL DE PRÓ-REITORES DE ENSINO DE GRADUAÇÃO - ForGRAD Praticam o ensino pago (Constituição l988/ Art.242). Gestão colegiada. Suprem a ausência do Estado na oferta do ensino público e gratuito.

28 XVIII FÓRUM NACIONAL DE PRÓ-REITORES DE ENSINO DE GRADUAÇÃO - ForGRAD ProgramasAtendimentos 2004 Apoio a estudantes Assistência médico-hospitalar Assistência odontológica Atendimento psicológico Atendimento fisioterápico Assistência jurídica Alfabetização Promoção social Atividades educativas1.170,550 Total2.098,149

29 XVIII FÓRUM NACIONAL DE PRÓ-REITORES DE ENSINO DE GRADUAÇÃO - ForGRAD Execução de convênios de cooperação técnica com empresas, cooperativas, entidades sociais e o setor público.

30 XVIII FÓRUM NACIONAL DE PRÓ-REITORES DE ENSINO DE GRADUAÇÃO - ForGRAD Controle interno Conselho Curador. Auditorias independentes. Discussão da planilha de custos - Comunidade acadêmica.

31 XVIII FÓRUM NACIONAL DE PRÓ-REITORES DE ENSINO DE GRADUAÇÃO - ForGRAD Controle externo Estão submetidas à leis municipais que as instituíram e ao código Civil.

32 XVIII FÓRUM NACIONAL DE PRÓ-REITORES DE ENSINO DE GRADUAÇÃO - ForGRAD Na questão acadêmica São autorizadas e avaliadas pelo Conselho Estadual de Educação -CEE/SC.

33 XVIII FÓRUM NACIONAL DE PRÓ-REITORES DE ENSINO DE GRADUAÇÃO - ForGRAD Recursos públicos estaduais Tribunal de Contas do Estado Recursos públicos federais Tribunal de Contas da União Desempenho geral da Fundação Ministério Público do Estado

34 XVIII FÓRUM NACIONAL DE PRÓ-REITORES DE ENSINO DE GRADUAÇÃO - ForGRAD Ações ACAFE Ações ACAFE Vestibular Estadual Unificado Sistema de Avaliação do Ensino Médio. Processos Seletivos para o Poder Público. Ações Políticas (relacionamento com governos e entidades). Eventos de interesse das fundações associadas. Prêmio ACAFE de Pesquisa. Administração e Desenvolvimento Institucional.

35 XVIII FÓRUM NACIONAL DE PRÓ-REITORES DE ENSINO DE GRADUAÇÃO - ForGRAD Câmaras setoriais Assuntos Jurídicos. Ensino de Graduação. Extensão, Cultura e Comunidades. Tecnologias da Informação e Comunicação. Pós-Graduação, Pesquisa e Inovação. Bibliotecas.

36 XVIII FÓRUM NACIONAL DE PRÓ-REITORES DE ENSINO DE GRADUAÇÃO - ForGRAD ACAFE x Desenvolvimento do Estado de Santa Catarina: Ocupa 1,13% do teritório nacional, o que significa 3,15% da população brasileira. Dos 293 Municípios, apenas 10 têm população superior a 100 mil habitantes.

37 XVIII FÓRUM NACIONAL DE PRÓ-REITORES DE ENSINO DE GRADUAÇÃO - ForGRAD O maior produtor nacional de suínos, de maçã, de cebola, de ostras e mexilhões cultivados. O 2º maior produtor de aves, mel de abelha e erva- mate. O 3º maior produtor de arroz e trigo. O 4º maior produtor de banana e alho.

38 XVIII FÓRUM NACIONAL DE PRÓ-REITORES DE ENSINO DE GRADUAÇÃO - ForGRAD O 6º Estado brasileiro na produção de alimentos: (figura entre os maiores produtores nacionais de feijão, milho, uva e batata inglesa.). É o sexto Estado exportador brasileiro. A produção industrial é diversificada, o que tem impedido que nossa economia seja atingida por variações abruptas provocadas pelos diferentes comportamentos da economia nacional e mundial.

39 XVIII FÓRUM NACIONAL DE PRÓ-REITORES DE ENSINO DE GRADUAÇÃO - ForGRAD Destacam-se, nesse campo, a agroindústria; a industria têxtil; a eletro-metal-mecânica; a de madeira, celulose e papel; a e cerâmica; e, mais recentemente, a de informática e telecomunicações.

40 XVIII FÓRUM NACIONAL DE PRÓ-REITORES DE ENSINO DE GRADUAÇÃO - ForGRAD O Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento - PNUD, aponta o Estado de Santa Catarina como sendo o detentor do melhor Índice de Desenvolvimento Humano - IDH entre os Estados-membros brasileiros, só perdendo para o Distrito Federal. 16 municípios catarinense estão entre os 50 Municípios brasileiros com o melhor índice de desenvolvimento humano.

41 XVIII FÓRUM NACIONAL DE PRÓ-REITORES DE ENSINO DE GRADUAÇÃO - ForGRAD Santa Catarina é o segundo Estado em número de alunos matriculados no ensino de graduação.

42 Sistema Fundacional Catarinense de Ensino Superior – ACAFE Sistema Fundacional Catarinense de Ensino Superior – ACAFE Nara Maria Kuhn Göcks Reitora da UNIPLAC – Lages / SC XVIII FÓRUM NACIONAL DE PRÓ-REITORES DE ENSINO DE GRADUAÇÃO - ForGRAD Muito Obrigada!


Carregar ppt "Sistema Fundacional Catarinense de Ensino Superior – ACAFE Sistema Fundacional Catarinense de Ensino Superior – ACAFE Professora Nara Maria Kuhn Göcks."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google