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Inspeção, Revisão e Avaliação
Capítulo 12 Inspeção, Revisão e Avaliação
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Decisões gerenciais para o futuro
Capítulo 12 Inspeção, Revisão e Avaliação Capa da Obra Decisões gerenciais para o futuro A administração de projeto diz respeito ao futuro; Situações passadas, tempo e recursos gastos não podem mais ser administrados. Pode-se administrar somente o que ainda resta; A necessidade de inspeção regular A relevância do monitoramento e avaliação de progresso do projeto; Os estágios do projeto: o passado como alicerce do futuro; Os planos abrangentes estabelecem dispositivos claros para inspeções oportunas sobre o andamento do projeto.
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Inspeções de pequenos projetos
Capítulo 12 Inspeção, Revisão e Avaliação Capa da Obra Inspeções de pequenos projetos Limita-se a um processo moderno de checagens regulares para avaliar o progresso e ter certeza de que o resto do projeto pode prosseguir conforme planejado; A inspeção final pode ocorrer na forma de avaliação verbal ou discussão; A verificação post-mortem no caso de fracasso;
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Programas estruturados de inspeção e avaliação
Capítulo 12 Inspeção, Revisão e Avaliação Capa da Obra Programas estruturados de inspeção e avaliação Projetos maiores e mais complexos exigem um programa estruturado que consiste em todas ou algumas das inspeções seguintes: Inspeções iniciais e relatórios de implantação; Inspeções periódicas; Inspeções de progresso por “marcos”; Inspeções especiais; Inspeções de conclusão; Inspeções de programas e de grupos de projetos.
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Avaliação Capítulo 12 Inspeção, Revisão e Avaliação
Capa da Obra Avaliação A avaliação prévia a uma inspeção periódica pode consistir em: Um demonstrativo financeiro; Comparação entre os resultados planejados e os alcançados; Natureza e raiz dos problemas; Eficiência dos remédios e procedimentos de comunicação e controle;
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Avaliação Capítulo 12 Inspeção, Revisão e Avaliação
Capa da Obra Avaliação Pode haver alguma forma de benchmarking para estabelecer padrões ou comparar os resultados com: Outros projetos da mesma organização; A operação de processos similares em outros campos de trabalho, ou em outro lugar do mundo; O trabalho e os resultados de concorrentes; A conveniência do equipamento, condições operacionais, confiabilidade, desempenho e valor;
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O benchmarking como avaliação da melhor prática
Capítulo 12 Inspeção, Revisão e Avaliação Capa da Obra O benchmarking como avaliação da melhor prática Pode ser aplicado proveitosamente na avaliação do desempenho do projeto como base para melhoria contínua em áreas como: Processos, métodos ou procedimentos; Maquinários e equipamentos; Operações de fabricação ou produção; Qualidade e valor de produtos ou serviços; Produtividade.
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Inspeção inicial e relatórios de implantação
Capítulo 12 Inspeção, Revisão e Avaliação Capa da Obra Inspeção inicial e relatórios de implantação O início da implementação de um projeto como bom momento para o gerente conduzir uma breve inspeção inicial; O Relatório de Implantação do Projeto: normalmente um breve enunciado da situação que confirma (ou não) as condições do projeto; Inspeções periódicas O tipo do projeto determinará se as inspeções de progresso devem ser programadas em cronogramas periódicos, ou após alcançadas determinadas “metas”, etapas ou “marcos”; O fracasso do AEW do Reino Unido;
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Abrangência da inspeção
Capítulo 12 Inspeção, Revisão e Avaliação Capa da Obra Abrangência da inspeção Áreas para inspeção normalmente incluiriam alguns dos tópicos seguintes: visão geral do progresso e eventos significativos; inspeção estratégica e progresso rumo aos objetivos e marcos; situação política; impacto sobre o meio ambiente; situação técnica; recursos humanos e situação do quadro de pessoal (incluindo segurança e previdência social;
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Abrangência da inspeção
Capítulo 12 Inspeção, Revisão e Avaliação Capa da Obra Abrangência da inspeção situação das contribuições de empreiteiros; situação dos recursos; atualização nas finanças do projeto, orçamentos e justificativas para aumento de fundos; falhas, problemas e ação paliativa para superar obstáculos; visão geral da atividade futura e propostas para revisão do projeto;
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Inspeções de marcos (milestones)
Capítulo 12 Inspeção, Revisão e Avaliação Capa da Obra Inspeções de marcos (milestones) São semelhantes às inspeções periódicas (a intervalos), exceto pelo fato de que a atenção concentra-se na consecução de uma determinada meta; Inspeção de eventos especiais São realizadas “conforme solicitada” por diversos motivos; Os pedidos de revisão do projeto por parte dos proprietários muitas vezes exigem uma análise profunda e uma modificação importante no planejamento; As conseqüências das propostas de revisão devem ser totalmente investigadas e documentadas antes da reunião de inspeção;
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Inspeções finais de avaliação
Capítulo 12 Inspeção, Revisão e Avaliação Capa da Obra Inspeções finais de avaliação As contribuições da avaliação final e do relatório de conclusão; A inspeção final incluiria alguns tópicos relevantes listado para a abrangência da inspeção, constituindo não somente uma verificação post-mortem das atividades do projeto, mas resultando também em: Justificativa do projeto; Confirmação dos resultados — verificação de objetivos alcançados, para aceitação dos proprietários e patrocinadores; Aceitação das contribuições dos empreiteiros, integridade da qualidade e do trabalho e autorização de gratificações ou pagamento final.
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Inspeções finais de avaliação
Capítulo 12 Inspeção, Revisão e Avaliação Capa da Obra Inspeções finais de avaliação Publicidade para o projeto, sua imagem, resultados e sucesso; Registro do desenvolvimento, progresso e realização do projeto; Registro do desempenho individual e grupal e das realizações do pessoal do projeto; Auditoria de experiência, finanças e outros recursos e uma avaliação da eficiência econômica do projeto; Registro da liquidação de ativos; Registro de dados históricos para referência futura, em pesquisa, desenvolvimento, desenho, construção etc., mostrando métodos, linhas de pesquisa, especificações, tolerância e fatores de tensão;
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Inspeções finais de avaliação
Capítulo 12 Inspeção, Revisão e Avaliação Capa da Obra Inspeções finais de avaliação Corpo de experiência de aprendizagem para referência futura, treinamento e base para aprimoramento contínuo em administração de projetos; Meio de reconhecimento para pessoas e agências cujo apoio ajudou o projeto ou seu pessoal; Registro de aconselhamento ou instrução sobre atividade pós-projeto, recomendações de treinamento, programações e diretrizes de instrução para aqueles que utilizarão o resultado do projeto ou operarão seus equipamentos; Contribuição para a comunicação e satisfação dos interessados; Registro da entrega e aceitação do projeto pelos proprietários e patrocinadores.
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Avaliações de programas e grupos de projetos
Capítulo 12 Inspeção, Revisão e Avaliação Capa da Obra Avaliações de programas e grupos de projetos As inspeções desse tipo abrangem: Estudo do escopo do projeto e objetivos da missão e da medida em que foram alcançadas; Inspeção do planejamento e da condução do projeto; Inspeção dos problemas e obstáculos encontrados durante a implementação; Inspeção da causa de falhas, insucesso ou resultado incompleto e a identificação de aprimoramento para uso futuro; Inspeção do custo e efeitos de longo prazo do projeto e da necessidade (se existir) de consolidação ou acompanhamento;
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Aprendendo com as avaliações de longo prazo
Capítulo 12 Inspeção, Revisão e Avaliação Capa da Obra Aprendendo com as avaliações de longo prazo Muitas organizações de projetos como a OECD, o Banco mundial e a AusAID mantêm um banco de dados de Lições e Práticas. Informações extraídas de um relatório de avaliação de grupamentos da South Pacific de setembro de 1998 incluem: Benefícios da simplicidade na concepção do projeto e no plano de implementação para visar necessidade especifica em uma área técnica; Adequação do projeto de construção às condições locais; Ênfase do projeto;
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Aprendendo com as avaliações de longo prazo
Capítulo 12 Inspeção, Revisão e Avaliação Capa da Obra Aprendendo com as avaliações de longo prazo O fortalecimento institucional (IS = Institutional Strengthening) e o ambiente organizacional; Participação dos interessados; Indicadores de desempenho.
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