A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A AMÉRICA ESPANHOLA Profª Helena Profº Gugu.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A AMÉRICA ESPANHOLA Profª Helena Profº Gugu."— Transcrição da apresentação:

1 A AMÉRICA ESPANHOLA Profª Helena Profº Gugu

2

3 ASSINATURA DO TRATADO DE TORDESILHAS - 1494

4 * INTERVENÇÃO DO ESTADO. * CAPITALISMO COMERCIAL. * METALISMO.
* FORMAÇÃO DE COLÔNIAS. * AMÉRICA: COMPLEMENTAR. * PACTO COLONIAL: * VÍNCULO COM A METRÓPOLE.

5 A Conquista da América espanhola aconteceu de forma exploratória, isto é, não vinham para a América em busca de terras para povoar, eles ocupavam o espaço, apropriando-se de suas riquezas e suas mulheres. Os espanhóis dizimaram as populações indígenas, impondo sua cultura, língua e religião.

6

7 A administração espanhola.
As regiões exploradas foram divididas em quatro grandes vice-reinados e quatro capitanias .Dentro de cada uma delas, havia um corpo administrativo comandado por um vice-rei e um capitão-geral designados pela Coroa. No topo da administração colonial havia um órgão dedicado somente às questões coloniais: o Conselho Real e Supremo das Índias.

8 O Conselho Real e Supremo das Índias era o órgão máximo da administração colonial. Para controlar as riquezas produzidas e a cobrança dos impostos foi criada na metrópole a Casa de Contratação. Nelas, o sistema de “porto único” era dotado para evitar o contrabando comercial. Os únicos portos comerciais encontravam-se em Veracruz , Porto Belo e Cartagena . Todas as embarcações que saíam dessas regiões das colônias só podiam desembarcar no Porto de Cádiz e posteriormente em Sevilha na região da Andaluzia (Espanha).

9 Na esfera regional, ainda existiam os cabildos (ou ayuntamientos), que funcionavam como câmaras municipais incumbidas de resolver as questões de caráter local.

10 As caravelas partiam do continente americano rumo a Europa abarrotadas do ouro e da prata que obtinham com a exploração das colônias e do trabalho compulsório de indígenas e africanos.

11 ESPLORAÇÃO DA MÃO-DE-OBRA
Mita - Sistema que impunha o trabalho obrigatório, durante um determinado tempo, a índios escolhidos por sorteio, em suas comunidades. Estes recebiam um salário muito baixo e acabavam comprometidos por dívidas. Além disso, poderiam ser deslocados para longe de seu lugar de origem, segundo os interesses dos conquistadores. Minas de Potosí no Peru

12 Encomienda - Sistema de trabalho obrigatório, não remunerado, em que os índios eram confiados a um espanhol, o encomendero, que se comprometia a cristianizá-los. Na prática, esse sistema permitia aos espanhóis escravizarem os nativos, principalmente para a exploração na agricultura.

13

14 A sociedade na América espanhola
chapetones criollos mestiços escravos nativos Colonos brancos nascidos na Espanha, eram privilegiados e ocupavam todos os cargos do alto escalão administrativo . Os criollos formavam uma elite nascida em solo americano, descendentes dos espanhóis. Eram ricos, proprietários de terras , minas e comerciantes. A mistura entre brancos e índios criou uma camada de mestiços. A população negra escrava, era pequena, e, foi usada como mão de obra , principalmente nas Antilhas. Eram a maioria da população e eram explorados pela mita e pela encomienda.


Carregar ppt "A AMÉRICA ESPANHOLA Profª Helena Profº Gugu."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google