A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PANORAMA: Conhecendo os edublogs

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PANORAMA: Conhecendo os edublogs"— Transcrição da apresentação:

1 PANORAMA: Conhecendo os edublogs
MÓDULO 2 PANORAMA: Conhecendo os edublogs TÓPICO 1 Edublogs: que educação queremos? O que é um blog? Ferramentas de criação de blogs

2 MÓDULO 2 O que é um blog? 1/5 TÓPICO 1
Título superior (cabeçalho azul escuro). Se mantém até o slide 7. TÓPICO 1 Blog é a forma abreviada de weblog: web (rede, teia) + log (registro). O termo weblog foi cunhado por Jorn Barger, em 1997, para designar um espaço na web que se assemelhava a um diário para anotações pessoais. Em 2001 o uso do blog já estava muito difundido e sua função de diário havia sido ultrapassada: o blog hoje é uma nova mídia digital. A partir daí, a blogosfera, termo que representa a comunidade dos blogs, cresceu em ritmo espantoso. Cada uma dessas 3 caixas pode ser um nono slide . Se for assim, o título delas deve estar na barrinha azul. Veja no slide seguinte outra sugestão: Blog e jornalismo Esse aumento significativo no número de blogs ao longo dos anos fez com que a grande mídia desse maior importância ao fenômeno: entre 1995 e 1999 apenas 11artigos jornalísticos sobre blogs foram publicados. No ano de 2003, estima-se que esse número passou para 647. . A evolução Em 1999 contavam-se menos de 50 blogs; no final de 2000, a estimativa já era de alguns milhares. Cerca de três anos depois, o número de blogs passou para algo em torno de 2,5 a 4 milhões. Hoje, há cerca de 50 milhões de blogs. Números O estudo State of Blogosphere, feito em 2005 pela Technorati, mostra os seguintes números: • Um novo blog é criado a cada segundo. • O Technorati está rastreando 14,2 milhões de blogs. • A blogosfera dobra de tamanho a cada 5 meses e meio. • Cerca de 55% dos blogs são ativos. • 13% são atualizados pelo menos uma vez por semana. SAIBA MAIS O primeiro blog criado por Jorn Barger era apenas uma lista de links, e até hoje ele é alimentado.

3 O que é um blog? Blog e jornalismo Números
A evolução: clique aqui! O lay out é assim, mas dentro do balão vai o título de cada um, como nesse balão ao lado esquerdo

4 MÓDULO 2 O que é um blog? 2/5 TÓPICO 1
Página da web desenhada com facilidade Um blog é uma página na web pensada para ser utilizada por um público amplo e atualizada com grande freqüência. Por isso, trata-se de uma ferramenta simples, com poucos recursos para elaboração de design ou navegação, mas, em compensação, que pode ser usada facilmente por pessoas com quase nenhum conhecimento ou prática de gestão de ambientes da web. Coloque textos, fotos, links, filmes, áudios Pode-se colocar materiais de diferentes natureza no blog: textos, imagens, vídeos, links, som. Inserir materiais no blog se chama “postar”, e cada material é conhecido por “post”, ou mensagem. Normalmente os posts são de pequenas dimensões (muitas vezes incluindo links para sites de interesse e/ou comentários e pensamentos pessoais do autor) e ficam dispostos em ordem cronológica inversa, ou seja, com as mensagens mais recentes apresentadas em primeiro lugar. Participação do leitor e organização O programa do blog registra sozinho a data dos posts, organiza os dados por dia e dispõe de uma estrutura de comentários que permite aos leitores estabelecer um diálogo com o autor e também entre os outros leitores sobre o que foi publicado. Por ter os posts organizados por data, e pela facilidade de serem atualizados diariamente, muitas vezes os blogs são usados como diários. Você controla a interação Por causa da possibilidade de postagem de comentários, os weblogs deixaram de ser uma ferramenta de uso pessoal para ser uma ferramenta de comunicação entre “blogueiros”. Assim, eles apresentam links para outros blogs e sites a fim de ampliar a informação que veiculam e criar a rede que une vários blogs. Essa rede de blogs e blogueiros é chamada de blogosfera. O autor do blog tem possibilidade de controlar quem escreve no seu blog e restringir essa colaboração.

5 O que o blog tem que o site não tem?
MÓDULO 2 O que é um blog? 3/5 TÓPICO 1 Site ou blog? Os blogs surgiram muito depois dos sites, como uma possibilidade de publicação mais acessível para os usuários da web, e eram usados com finalidades muito pessoais, como diários, depoimentos, livre expressão e troca de idéias entre amigos. Era muito fácil distinguir um blog de um site. Hoje, enquanto os blogs se tornaram mais sofisticados, surgiram programas de sites mais acessíveis aos usuários comuns. Dessa forma, site e blog passaram a se aproximar bastante, mas ainda é possível distinguir um do outro. O que o blog tem que o site não tem? Blogs são extremamente dinâmicos. O conteúdo mais recente fica na primeira página, em textos curtos, em ordem cronológica invertida. Têm poucas subdivisões internas, na maioria das vezes restritas a links para o conteúdo mais antigo e para uma descrição do blog e do autor. Há grande quantidade de links para outras páginas, geralmente outros blogs. As páginas são “empilhadas” e navega-se pela barra de escrolagem. O movimento de leitura não segue a lógica do “para frente e para trás”, e sim a do “para cima e para baixo”. Podem ser criados, editados e publicados com muita facilidade, com pouquíssimos conhecimentos técnicos. Estão disponíveis na rede, mediante um simples cadastro, ferramentas, em versões gratuitas ou não, que realizam a codificação do blog, sua hospedagem e publicação.

6 MÓDULO 2 O que é um blog? 4/5 TÓPICO 1
Título na barra azul clara TÓPICO 1 Tipos de blog É possível encontrar desde blogs pessoais, do tipo “diário eletrônico”, até blogs de instituições ou aqueles que divulgam informações com fins comerciais. Listamos alguns tipos para que se possa entender melhor o que é possível fazer com um blog. Fazer um ícone para cada tipo. Veja sugestão na próxima tela. Blog temático: dedicado a um tema específico, como política, tecnologia, música, etc. A relação entre o autor e seu público é direta, isto é, não há a mediação de um editor. Blog pessoal: é um diário de vida que pode incluir fotos ou histórias. Blogs colaborativos: são escritos por várias pessoas. Fotolog (flog): com textos muito curtos, o importante é o conteúdo das fotos, que representam um tempo ou um acontecimento. Audioblog: também conhecido como podcast, é usado para publicação de programas de rádio que permitem aos usuários baixá-los. Videoblog: é similar ao flog, mas com vídeos de baixa resolução. Tumblelog (tlog): é um formato de blog pensado para posts mais curtos, ou com menos conteúdo que o habitual. Permite colocar áudio, vídeo, imagem e texto.

7 Sugestão de ícones para “Tipos de Blogs” (slide 5)
Imaginar um ícone que vá mudando conforme o tipo de blog. Veja a sugestão abaixo: 1. Blog temático: um boneco com o chapéu do Napoleão, sugerindo que o tema do blog será Napoleão 2. Blog pessoal: o mesmo boneco, sem o chapéu do Napoleão, com um balão de fala, indicando que ele mesmo vai falar. 3. Blogs colaborativos: o mesmo boneco replicado três vezes, em cada vez com um elemento (cor do cabelo, óculos, etc.) diferente. 4. Fotolog (flog): o mesmo boneco dentro de uma moldura de fotografia. 5. Audioblog: o mesmo boneco com um microfone na mão. 6. Videoblog: o mesmo boneco com uma câmera filmadora na mão. 7. Tumblelog (tlog): o mesmo boneco segurando um papel em que se vê escrito uma lista de palavras, simbolizando que os posts são curtos.

8 MÓDULO 2 O que é um blog? 5/5 TÓPICO 1
Embora um blog possa parecer bastante diferente de outro, os elementos básico não variam muito. O autor do blog pode inserir vários elementos além dos básicos, e decidir onde cada elemento deve ficar.

9 Edublogs: que educação queremos? 1/6
MÓDULO 2 Edublogs: que educação queremos? 1/6 TÓPICO 1 Título superior (cabeçalho azul escuro). Se mantém até o slide 13 O termo edublog nasce da união das palavras “educação” e “blog”. Neste sentido, poderíamos entender os edublogs como aqueles weblogs cujo principal objetivo é apoiar um processo de ensino-aprendizagem em um contexto educativo. Segundo Carmem Castro, os blogs apresentam características muito interessantes para sua aplicação na educação: a gratuidade, a facilidade no manejo, na criação e na administração, a agilidade na atualização e nas consultas. Oferecem, também, uma grande quantidade de fontes de informação por meio de links, que apontam tanto para outros blogs como para páginas que ampliam ou complementam a informação. Um aspecto muito interessante são as ferramentas interativas, que possibilitam um ótimo acompanhamento do progresso dos alunos e favorecem o trabalho colaborativo. Lara Tiscar considera que os blogs são bons aliados na implantação da metodologia construtivista, colaborando para o fortalecimento de princípios como autonomia, construção colaborativa do conhecimento, professor como mediador e respeito às individualidades. A atualização constante dos conteúdos por meio dos agregadores (RSS/ATOM) potencializa o conhecimento, com novas informações. Os blogs também podem servir para administrar o excesso de informações da internet e respondem às necessidades de formação contínua e a distância. Além disso, permitem elaborar o pensamento seqüencialmente com um alto grau de controle sobre seu conteúdo. Outro ponto positivo é que o desenvolvimento de trabalhos colaborativos é facilitado por meio da distribuição de funções dentro do grupo. Os alunos se sentem mais reconhecidos no projeto e com mais autonomia. O professor pode acompanhar o aluno nesse novo espaço de liberdade, mas deixa de ser o único destinatário dos trabalhos e o aluno passa a ser mais um entre os que publicam na Rede. Leia a respeito em Mergulho no Tema Blogs na sala de aula. Uso dos blogs na perspectiva construtivista. Esse é um conteúdo mais teórico e é desejável que ele apareça como uma tela única. Sugiro o layout da lousa, que foi usado no módulo zero. Veja próximo slide. Fazer com o foi feito no módulo 1: Passe o cursor do mouse aqui. Depois aparece o quadro ao lado.

10 Sugestão de lay out para o slide 9 desta apresentação.
Acho legal deixar até o mesmo personagem, pra criar uma cara própria de slides mais teóricos. Mesmo que o texto não caba em uma única tela, fazer duas telas com o mesmo layout.

11 Edublogs: que educação queremos? 2/6
MÓDULO 2 Edublogs: que educação queremos? 2/6 TÓPICO 1 O que o se pode avaliar no uso de blogs Capacidade de leitura e escrita hipertextual: criar e entender ligações entre texto. • Análise e crítica no tema tratado. Capacidade de transformar a informação e os dados em conhecimento. • Capacidade de trabalhar em grupo e desenvolver estratégias de colaboração. • Capacidade de publicar na rede. O que se pode aprender com o uso de blogs • Alfabetização digital para comunicação e publicação. • Diferentes gêneros de escrita (depoimento, jornalismo, textos acadêmicos, diário, correpondência). • Leitura e escrita. • Habilidades de trabalho em grupo: coesão do grupo e interação professor-aluno. • Organização de fontes de pesquisa.

12 Edublogs: que educação queremos? 3/6
MÓDULO 2 Edublogs: que educação queremos? 3/6 TÓPICO 1 Edublogs e Edublogosfera As primeiras redes de professores a utilizarem o blog nas escolas surgiram na blogosfera anglo-saxônica, no portal britânico Schoolblogs.com (desde 2001) e com o grupo Education Bloggers Network, com sede nos EUA. Em 2004, foi realizada a primeira versão do concurso internacional Edublog Awards, que depois se tornou anual. Trata-se de um evento de premiação dos melhores blogs educacionais, cujos ganhadores são escolhidos pelos próprios membros da comunidade blogueira. No Brasil, o número de blogs usados para fins educativos cresce a cada dia, e o retrato da situação dos blogs educativos brasileiros pode ser visto no Edublogosfera. O Edublogosfera é um blog fundado por professores que usam blogs com finalidade de aprendizagem e pesquisam sobre o uso das possibilidades da internet na educação. Seu objetivo é catalogar blogs de professores para fins de pesquisa ou de comunicação entre eles. Esses blogs são organizados por palavras-chave e inscritos através de um formulário analisado pelos realizadores do Edublogosfera. Conheça Blogs didáticos em Mergulho no Tema Blogs de professores Blogs de propostas didáticas com uso das TICs Fazer com o foi feito no módulo 1: Passe o cursor do mouse aqui. Depois aparece o quadro ao lado.

13 Edublogs: que educação queremos? 4/6
MÓDULO 2 Edublogs: que educação queremos? 4/6 TÓPICO 1 Tipologia dos blogs educativos Apresentamos a seguir uma breve descrição de três tipos básico de blogs para uso na educação. Essa divisão se baseia na forma de comunicação entre os participantes da comunidade de aprendizagem. Esse esquema deve ter a mesma linguagem visual do esquema da página seguinte, com os computadores Acadêmicos ou de pesquisa São os blogs de pesquisa, para troca entre professores. Com um conteúdo direcionado a profissionais com interesses comuns, nesse tipo de blog os educadores compartilham suas experiências na área. Pode também ser usado para a construção de conhecimento científico, pesquisas coletivas, discussão de metodologias educacionais, formação de professores etc. A comunicação é do tipo todos com todos. Cada item dessa tipologia (acadêmico, professor-alunos e coletivo) pode estar em páginas separadas. Nesse caso, os nomes dos tipos de blog devem estar como subtítulo,ou seja, na faixa azul clara Exemplos Lousa Digital Vivência Pedagógica Webeduca Aula Blog

14 Edublogs: que educação queremos? 5/6
MÓDULO 2 Edublogs: que educação queremos? 5/6 TÓPICO 1 PROFESSOR ALUNOS Oferecer orientações e disponibilizar materiais eletrônicos de sua autoria ou links da Web. Resolver problemas propostos pelo professor. Propor debates sobre alguns dos pontos relevantes do tema que se está estudando. Alimentar discussões sobre questões relacionadas ao seu plano de ensino, ainda que não trabalhadas diretamente. Desenvolver trabalhos colaborativos dentro de pequenos grupos. Título na faixa azul clara Professor-alunos Este tipo de edublog é um dos que mais nos interessa, e pode ser utilizado de diversas formas. Uma das mais comuns é aquela que serve para organizar o processo de aprendizagem: publicam-se no blog os aspectos formais da matéria que se vai ensinar. O professor, de forma resumida, pode incluir as propostas de trabalhos, de temas e de atividades, pode incluir links interessantes para ampliar a formação, orientações para o estudo, etc. Abrir o edublog para debates e comentários dos alunos pode ajudar o professor a redesenhar suas propostas. Nesse tipo de edublog as funções do professor e dos alunos são as seguintes: (ESTÃO NA TABELA) Atenção Uma vez que a ênfase é na comunicação professor-alunos, a inserção de posts pelos alunos deve ser mediada pelo professor. Se não forem colocadas algumas regras básicas para essas postagens, pode haver dispersão de assuntos e a comunicação professor-alunos, que é o objetivo desse tipo de blog, ficará descaracterizada.

15 Edublogs: que educação queremos? 6/6
MÓDULO 2 Edublogs: que educação queremos? 6/6 TÓPICO 1 Título na faixa azul clara Esse esquema deve ter a mesma linguagem visual do anterior, com os computadores Aluno Professor Edublogs coletivos Nesse tipo, os alunos fazem seus próprios blogs, utilizando-os como meio de comunicação com os professores e como plataforma de publicação dos exercícios do curso. Esses blogs pessoais também podem ser usados para que o aluno desenvolva um tema de seu interesse, que será avaliado como um projeto final. As características mais importantes desse tipo de interação para a aprendizagem são: • Colaboração para trabalho em grupo. • Estrutura horizontal (vários blogs sobre o mesmo assunto) para debate, análise e compartilhamento de experiências e de produção. • Incentivo à participação ativa dos alunos e ao debate entre eles.

16 Ferramentas de criação de blogs
MÓDULO 2 Ferramentas de criação de blogs TÓPICO 1 Título superior (cabeçalho azul escuro). Se mantém até o fim Para fazer um blog, usamos as ferramentas de criação de blogs disponíveis gratuitamente na Internet. Há várias ferramentas desse tipo. Para nosso curso, escolhemos trabalhar com o Blogger, por ter procedimentos de criação e administração muito fáceis, e por atender muito bem às necessidades de um edublog. Além, disso, por ser muito conhecido, sempre tem alguém por perto que sabe usar e pode dar uma ajuda. Mas aconselhamos você a pesquisar outras ferramentas para ver qual é a de sua preferência. Blogger.com Para criar seu blog no Blogger.com, o primeiro passo é criar uma conta no Blogger. Acesse e siga as instruções para a criação da conta. Depois, vá acompanhando os passos do tutorial do Blogger. Se tiver dificuldades, você pode se valer de nossas orientações. Há outras ferramentas gratuitas de criação de blog: Blig Blog – Uol Via Blog

17 Para fazer um blog no Blogger.com 1/6
MÓDULO 2 Para fazer um blog no Blogger.com 1/6 TÓPICO 1 Clique em Crie um blog agora. Preencha os campos solicitados: Nome de usuário: é o nome você que você utilizará sempre que quiser acessar o Blogger. Senha: deve possuir no mínimo 6 caracteres. Nome exibido: será o nome do seu blog. Endereço de será sua forma de comunicação com a administração do blogger. Após ler os termos de serviço, aceite-os e clique em Continuar.

18 Para fazer um blog no Blogger.com 2/6
MÓDULO 2 Para fazer um blog no Blogger.com 2/6 TÓPICO 1 Nesta página, você deverá escolher o nome do seu blog e o endereço que ele terá na Internet. Por exemplo, se escolher como nome “aprendendoacriarumblog”, então o endereço do blog será aprendendoacriarumblog.blogspot.com. Clique em Continuar. Agora você poderá escolher um modelo para seu blog, ou seja, a aparência que ele terá quando acessado. Selecione o modelo que mais lhe agradar e, em seguida, clique em Continuar. Por alguns instantes você verá a mensagem Criando o blog... a próxima mensagem será: O seu blog está pronto!

19 Para fazer um blog no Blogger.com 3/6
MÓDULO 2 Para fazer um blog no Blogger.com 3/6 TÓPICO 1 É hora de Começar a usar o blog. Clicando nesse botão, a página do seu blog será aberta. É nela que você vai inserir a postagem, ou seja, o conteúdo. Coloque um título e o texto da postagem. Em seguida, você pode decidir se permite receber comentários sobre sua postagem ou não, seguindo as orientações no canto inferior esquerdo da tela. Terminada a mensagem, clique em Publicar postagem, para publicá-la, ou em Salvar agora, para salvá-la como rascunho e publicá-la posteriormente. Caso tenha escolhido a opção de publicação, a seguinte mensagem aparecerá: Sua postagem foi publicada! Nesse momento, novos recursos ficarão disponíveis. Veja as abas superiores: Postagem, Configurações, Layout e Visualizar Blog. Para visualizar seu blog, clique em Visualizar Blog.

20 Para fazer um blog no Blogger.com 4/6
MÓDULO 2 Para fazer um blog no Blogger.com 4/6 TÓPICO 1 Na página do blog, será possível inserir comentários e visualizar todas as postagens já publicadas. Todo o mundo tem acesso ao seu blog, porém, as pessoas só poderão inserir comentários se você permitir. Para inserir um comentário, clique em 0 Comentários. Insira seu comentário e clique em Publicar comentário.

21 Para fazer um blog no Blogger.com 5/6
MÓDULO 2 Para fazer um blog no Blogger.com 5/6 TÓPICO 1 Veja como o comentário será publicado. Voltemos à página do administrador. Na opção Postagem, é possível publicar novas postagens (Criar) ou editar postagens antigas, alterando seu conteúdo ou apagando toda a postagem (Editar postagem). Ao criar uma nova postagem, é possível não publicá-la imediatamente, salvando-a como esboço para publicação posterior. Para isso, escreva a mensagem e clique em Salvar agora. Na opção Configurações, será possível fazer alguns ajustes em seu blog. Ela é composta por sub-opções, que serão apresentadas a seguir.

22 Para fazer um blog no Blogger.com 6/6
MÓDULO 2 Para fazer um blog no Blogger.com 6/6 TÓPICO 1 Sub-opção Básico: Título: alterar o título do blog. Descrição: fazer uma breve descrição do blog. Adicionar o seu blog às nossas listagens: adicionar ou não seu blog à lista de blogs do Blogger. Mostrar edição rápida em seu blog?: criar um link para editar seu blog imediatamente após seu login. Exibir o link Enviar esta postagem?: se quiser que seu apareça quando você posta uma mensagem. Sub-opção Publicação: Altere aqui o endereço!: altere o endereço e clique em Salvar configurações. Sub-opção Formatação: Exibir: escolher quais postagens mostrar na página principal do blog, podendo escolher por data ou número de postagens. Formato da data: escolher a maneira de exibir data e hora das postagens e do arquivo de postagens. Idioma: escolher a língua em que essas informações serão exibidas. Sub-opção Comentários: Exibir: se quiser mostrar as postagens já escritas. Ocultar: se quiser escondê-las. Quem pode comentar?: selecionar quem poderá inserir comentários em seu blog. Sub-opção Arquivamento: Seleciona a freqüência de arquivamento das postagens. Sub-opção Endereço de BlogSend: você informa um para ser comunicado sempre que seu blog for atualizado. Endereço do Mail-to-Blogger: permite que você faça postagens via . Opção Layout: Para alterar a aparência de seu blog. É necessário conhecer um pouco da linguagem html para fazer isto.


Carregar ppt "PANORAMA: Conhecendo os edublogs"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google