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A Logística no Brasil: Desafios e Oportunidades

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Apresentação em tema: "A Logística no Brasil: Desafios e Oportunidades"— Transcrição da apresentação:

1 A Logística no Brasil: Desafios e Oportunidades
Paulo Fernando Fleury, Ph.D Diretor do Centro de Estudos em Logística – COPPEAD/UFRJ

2 Como a Logística Evoluiu Brasil: Fatos Determinantes
< 1990 Desconhecimento Generalizado 1990 Abertura Comercial – Ameaça 1994 Estabilização Plano Real - Estoques 1996 Evolução da Infra-estrutura 1997 Entrada dos operadores logísticos 1999 Desvalorização Cambial 2005 O Desafio do Comércio Exterior

3 A Logística no Brasil É um negócio de grandes proporções...
Movimenta cerca de R$ 210 bilhões por ano As 500 maiores gastam R$ 47 bilhões por ano Gastos logísticos representam 7% do faturamento (média) E tem evoluído muito rapidamente... Em termos de importância dentro das empresas Em termos da indústria de Provedores de Serviços Logísticos

4 Composição dos Gastos Anuais com Logística (R$ bilhões)
8,2 212,6 Administrativa 11,2 204,4 Armazenagem 70,7 Ítens de Despesa 193,2 Estoque 122,5 122,5 Transporte 50 100 150 200 250 R$ bilhões Fonte: Pesquisa de custos logísticos; Coppead

5 Status da Logística no Brasil
Custos Logísticos como % do Faturamento Média aproximada dos custos logísticos em relação ao faturamento = 7% 43% 35% % de empresas 17% 3% 3% Menos de 5% 5 - 10% % % Mais de 20% (custos logísticos como % do faturamento) Fonte: Pesquisa Terceirização Logística – CEL/COPPEAD

6 Nível hierárquico do Principal Executivo de Logística
A Logística no Brasil Crescente Importância Organizacional 59% 42% 9% 0% 0% Presidência Diretoria Gerência Gerência Gerência Senior Intermed. Operacional Nível hierárquico do Principal Executivo de Logística Fonte: Pesquisa Terceirização Logística – CEL/COPPEAD

7 Como as Empresas Enxergam a Logística?
Importância Estratégica 95% 83% Concordo Concordo Parcialmente 16% Discordo 4% 1% 1% A logística representa vantagem competitiva para sua empresa. Serviços logísticos tem crescido de importância na visão dos clientes Fonte: Pesquisa Terceirização Logística – CEL/COPPEAD

8 Metodologia – Plano Diretor de Logística
Diagnóstico e Plano Diretor de Logística Módulo 0 Módulo 1 Módulo 2 Módulo 3 Pré-Projeto Caracterização da Logística Definição de Frentes Prioritárias de Análise Identificação de Oportunidades Avaliação das Oportunidades Análise de Causas Plano de Ação Entrevistas Relevância em Custos Entrevistas Impactos Financeiros Requisição de Bases de Dados Diagrama Ishikawa Prioridade das Ações Contexto Estratégico Análise de Dados Importância Estratégica Impactos no Nível de Serviço Definição das ações 4W 2H Mapa de Custos Criticidade Pré-Diagnóstico Serviço ao Cliente - PREVISÃO DE VENDAS GESTÃO DE ESTOQUES PLANEJAMENTO PRODUÇÃO PROCESSO DE S&OP Rede Gestão de Materiais Armazenagem Expedição Transporte de Cargas Ciclo do Pedido Ciclo do Pedido Sistemas de Controle Estrutura Organizacional TI

9 A Crescente Importância do Serviço ao Cliente no Marketing Mix
Faz Diagnóstico Externo de indústrias de bens de consumo avalia VAREJO INDÚSTRIA Todas as avaliações são baseadas nas percepções e expectativas dos varejistas !

10 O que é mais importante no momento da compra ?
5 10 15 20 25 30 35 40 45 1994 1995 1997 1998 1999 2000 2001 2002 2003 2005* % de importância de cada item Media para RJ e SP Preço Produto Serviço de Distribuição Promoção e Propaganda Todas as Classes de Produtos * Previsão dos supermercadistas

11 Quais os mais importantes itens de Serviço ao Cliente ?
Disponibilidade de Produtos Tempo de Entrega Freqüência de Entrega Flexibilidade Sistemas de Informação Sistema de Remediação de Falhas Apoio na Entrega Física Apoio Pós-Entrega Cumprimento do Prazo 2o Ordem de importância 1o 3o 4o 5o 6o 7o 8o 9o Mais importantes Todas as Classes de Produtos

12 Quais os mais importantes itens de Serviço ao Cliente ?
5 4.5 Importância dos itens (escala 1 a 5) 4 Média de Todas as Regiões 3.5 1998 1999 2000 2001 2002 2003 Disponibilidade de Produtos Cumprimento do Prazo Tempo de Entrega Freqüência de Entrega Flexibilidade Sistemas de Informação Sistema de Remedição de Falhas Apoio na Entrega Física Apoio Pós-Entrega Todas as Classes de Produtos

13 Desempenho Típico X Melhores Desempenhos X Desempenho Esperado
6 5 4 dias Tempo de Entrega 3 2,6 dias (tipico) 2,1 dias (esperado) 2 2,1 dias (melhores) 1 Média para SP e RJ 1994 1995 1997 1998 1999 2000 2001 2002 2003 Todas as Classes de Produtos Esperado Típico Melhores

14 1.2.a – Caracterização da Operação Análises Iniciais – Fluxos de Compra e Venda
Fluxo de Compra Fluxo de Venda AS Distribuidor Origem: Fornecedor Destino: Unidade Vonpar Origem: Unidade Vonpar Destino: Cliente Direto Rota VONPAR

15 Excelência Operacional – Planejamento de Armazenagem
As soluções propostas integram inteligência em gestão a ferramentas avançadas de simulação computacional 2 3 4 1 É responsável pela produção e abastecimento dos produtos para todo Estado do Rio de Janeiro a partir de uma única instalação Solução Desenvolvida Rua André Rocha Rua Cunha Moreira 1 2 3 4 5 6 7 8 Simulação computacional de processos internos de armazenagem Adequação dos processos de armazenagem ao atendimento de demanda Redefinição dos fluxos de veículos Redimensionamento de equipamentos de movimentação e de área de armazenagem Definição de equipes de trabalho Construção de mapa de KPIs Plano de implementação

16 O projeto de layout dos armazéns considerou os novos acessórios e ajudou a definir os equipamentos de movimentação Simulação computacional - Unidade Junqueira ARMAZÉM 2 ARMAZÉM 3 ARMAZÉM 4 ARMAZÉM 5 ARMAZÉM 6 2 Empilhadeiras H-155 /7 Ton Manuseio de bags Esteira manuseio de sacaria 1 Empilhadeira H-55/ 2.5 Ton Transporte de paletes/ magiconts H55/ 2.5 Ton insumos 2 Empilhadeira H - 100 /4 Ton Picking/armazém Empilhadeiras 2 talhas para carregamento de bags

17 Principais Decisões em Transporte
Escolha de Modais Estratégia de Consolidação via Rede Propriedade da Frota: Própria ou Terceiros Estratégicas Seleção e Contratação de Transportadoras Gestão do Relacionamento Transporte Colaborativo Programação de Embarque Consolidação / Roteirização Auditoria de Frete Rastreamento dos Veículos Etc. Táticas Operacionais

18 A Logística como Processo que Agrega Valor na Atividade Comercial
PRODUTO PROMOÇÃO PREÇO PONTO (DISTRIBUIÇÃO) QUALIDADE DO SERVIÇO AO CLIENTE

19 PROCESSAMENTO DE PEDIDOS
Missão da Logística: Atender o Nível de Serviço Estabelecido ao Menor Custo Possível PONTO/NÍVEL DE SERVIÇO AO CLIENTE TRANSPORTE ESTOQUES ARMAZENAGEM MOVIM. MATERIAIS PROCESSAMENTO DE PEDIDOS

20 A Evolução do Conceito de Logística Integrada Estágio 1 - Funções Organizadas em Silos
DISTRIBUIÇÃO SUPRIMENTO TRANSPORTE ARMAZENAGEM ESTOQUE PROC. PEDIDOS QUALIDADE SERVIÇO COMPRAS AVALIAÇÃO FORN.

21 A Evolução do Conceito de Logística Integrada Estágio 2 - Integração Funcional
SUPRIMENTO APOIO A MANUFATURA DISTRIBUIÇÃO

22 A Evolução do Conceito de Logística Integrada Estágio 3 - Integração Interna
SUPRIMENTO APOIO A MANUFATURA DISTRIBUIÇÃO

23 A Evolução do conceito de Logística Integrada Estágio 4 - Integração Externa - Supply Chain
CLIENTES FORNECEDORES FLUXO DE MATERIAIS / ESTOQUE FLUXO DE INFORMAÇÕES DISTRIBUIÇÃO FÍSICA SUPORTE A MANUFATURA SUPRIMENTO EMPRESA

24 A Organização Tradicional: Estruturação das Funções Logísticas
Presidente Finanças Produção Marketing Controle de estoque Processamento pedidos Análise de crédito Sistemas Informação Planejamento Instalações Compras Armazém Fábrica Transporte Eng. Industrial Previsão de Vendas Vendas Serviço ao Cliente Armazenagem M. Prima Programação Produção

25 A Organização Tradicional: Princípio dos Silos
Transporte Distribuição Suprimento Armazenagem Estoque Proc. pedidos Vendas Compras Seleção fornec.

26 Estágio III da Organização Logística
Diretor Executivo Executivo de Logística Planejamento Controller Planejamento Apoio de Recursos Logístico Logísticos Engenharia de Planejamento Controle de Transporte Previsões de Processamento Planejamento Embalagem Manuseio de Armazenagem das Estoques Mercado/Produto de Pedidos Funcional Materiais Necessidades Planejamento Programação Planejamento das da da Necessidades Produção Capacidade de Materiais Operações Logísticas Apoio à Distribuição Suprimento Produção Física

27 OBRIGADO !


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