A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

FATORES QUE INTERFEREM NA APRENDIZAGEM

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "FATORES QUE INTERFEREM NA APRENDIZAGEM"— Transcrição da apresentação:

1 FATORES QUE INTERFEREM NA APRENDIZAGEM
FATORES FISIOLÓGICOS Maturação; Integridade dos órgãos sensorias; Fadiga (física e psicológica); Nutrição. FATORES COGNITIVOS Raciocínio; Memória; Atenção; Percepção; Pré-requisitação.

2 FATORES QUE INTERFEREM NA APRENDIZAGEM
FATORES AFETIVOS –EMOCIONAIS Motivação (Fator intrínseco); Incentivação (Fator extrínseco); Conflitos; Inibições (bloqueios); FATORES INDIVIDUAIS Fatores hereditários; Personalidade (temperamento); Diferença quanto ao ritmo de crescimento físico-mental-emocional-sexual-social; Cultura geral (inteligência); Objetivos de vida!

3 Aprendizagem Motora Por meio do Movimento é que as pessoas se relacionam com o mundo. Aprender a mover-se portanto, é entendido como envolvendo o contínuo desenvolvimento da capacidade de usar o corpo efetiva e prazerosamente, com crescente evidência de controle e quantidade de mov., assim como o desenvolvimento de capacidade de mover-se de várias formas, em situações esperadas e inesperadas, e em tarefas crescentemente complexa.

4 Fases da Aprendizagem Motora
3 principais sistemas de classificação das fases da APM. Fitts e Posner (1967) com 3 estágios: Cognitivo, Associativo e Autônomo. Adams (1971) com 2 estágios: Verbal-Motor e Motor. Gentile (1972) com 2 estágios: Aquisição da idéia do movimento e fixação/diversificação do padrão do movimento.

5 FITTS E POSNER (1967) A classificação é feita através da análise de cinco parâmetros. Quantidade de erros Qualidade de erros Capacidade de detecção de erros. Consistência da performance. Automatização do movimento.

6 Estágio Cognitivo O aluno tenta adquirir a idéia do movimento;
Não possuem qualquer automatização e o executante necessita pensar em todas as partes componentes da habilidade; Quantidade de erros muito elevada; A capacidade de detectar e corrigir os erros ainda ñ foi desenvolvida; Baixa consistência de execução e alternância de sucessos e fracassos.

7 Estágio Associativo O aluno apresenta um bom entendimento de meta e dos movimentos a serem executados; Corrige os movimentos escolhidos; Diminuição significativa de erros; erros menores; O movimento passa a ser consistente; Tenta aprimorar sua habilidade e identificar seus próprios erros, diminuindo a quantidade de incertezas; Atividade cognitiva é menor.

8 Estágio autônomo Auto nível de automatização;
A capacidade de detecção e correção de erros está desenvolvida a um ponto em que até os erros mais simples e refinados podem ser detectados e corrigidos; Consistência de execução muito alta; Não existe variação entre uma tentativa e outra. Pode modificar qualquer detalhe do movimento aprendido.

9 O significado do erro no processo de aprendizagem
O erro deve ser entendido como um fato natural na aprendizagem. Ao professor cabe ajudar o aluno na identificação e correção dos erros; È impossível executar duas tarefas ao mesmo tempo, se ao menos uma delas não foi dominada pelo executante; Como professores não estaremos auxiliando o aluno se colocarmos muitas informações, detalhando em demasia o movimento para o aluno que está apenas iniciando o seu processo de aprendizagem motora.

10 ESTRUTURA TEMPORAL Fase pré-escolar; Fase universal;
Fase de orientação; Fase de direção; Fase de especialização; Fase de recreação/saúde; Fase de aproximação/integração; Fase Alto Nível; Fase de readaptação.

11 NÍVEL DE RENDIMENTO Fases e níveis do rendimento esportivo. Duração e relação com a idade e freqüência de treinamento. GRECO- 1995 FASE ALTO NÍVEL I: 21  anos D: 8-10 anos F: 6-10 anos FASE APROXIMAÇÁO- INTEGRAÇÁO I: anos D:4-5 anos F: 2-3 vezes LEGENDA I -Idade D-\duração F- Freqüência  sem duração específica FASE ESPECIALIZAÇÁO I: anos D: 4-5 anos F: 3-4 vezes FASE PRÉ-ESCOLAR I: 2-3 anos D: 4-5 anos F: 2-3 vezes FASE UNIVERSAL I: 6-12 anos D: 6 anos F: 2-3 vezes FASE ORIENTAÇÁO I: anos D: 2-4 anos F: 2-3 vezes FASE DIREÇÁO I: anos D: 2-4 anos F: 3-4 vezes FASE RECREAÇÁO-SAÙDE I: 16 anos D:  anos F: 2-3 vezes FASE Readaptação I:  2-5 anos F: 2-3 vezes IDADE


Carregar ppt "FATORES QUE INTERFEREM NA APRENDIZAGEM"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google