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Conceitos Gerais de Administração: Princípios da Administração Geral

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Apresentação em tema: "Conceitos Gerais de Administração: Princípios da Administração Geral"— Transcrição da apresentação:

1 Conceitos Gerais de Administração: Princípios da Administração Geral

2 Síntese Histórica

3 Síntese Histórica Ao longo de toda a sua história, o homem sempre inventou maneiras de melhor utilizar os seus esforços para, assim, conseguir melhores resultados de suas ações.

4 Síntese Histórica Os princípios da organização humana evoluíram de família para tribo, igreja, exército e Estado chegando a sociedade da informação e do conhecimento. A administração confunde-se com a história da humanidade e suas transformações nos campos político, cultural, militar, social e econômico. A Administração mais que ciência é a forma do homem se expressar perante suas relações com a família, comunidade, governo e universo.

5 Síntese Histórica A evolução da humanidade se processa de forma contínua, mas quando a humanidade está diante de grandes crises ou quando existe uma conjunção de fatores propícios, a evolução têm dado alguns saltos.

6 Síntese Histórica Um elemento constante da evolução é a capacidade do ser humano dar formas a objetos naturais e a empregá-los para determinados fins. Estima-se que as mais antigas ferramentas foram fabricas há cerca de anos pelos moradores da Tanzânia.

7 Síntese Histórica As técnicas primitivas tiveram origem na descoberta da: Alavanca No domínio do fogo No polimento das pedras No cozimento dos alimentos

8 Síntese Histórica Por volta de a.c. temos uma revolução técnica, provocando mudanças culturais, basicamente pela introdução da agricultura, da domesticação do animais, da modelagem cerâmica e da fabricação do vinho e da cerveja. (Nesta fase acredita-se que certas ferramentas já eram produzidas em fábricas rudimentares e distribuídas em algumas regiões, como a Grã-Bretanha)

9 Síntese Histórica Com esta nova organização social, o homem começou a dedicar-se a novas descobertas e a realizar grandes obras, tais como: Pirâmides de Gizé em a.c.

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11 Síntese Histórica Após as idades da pedra lascada e da pedra polida, o homem começa a utilizar os primeiros metais, cobre e estanho, utilizados principalmente na fabricação de instrumentos de caça e defesa. Este período fica conhecido como Idade dos Metais (Idade do Bronze e Idade do Ferro).

12 Síntese Histórica Por volta do ano a.c., mais ou menos junto com a invenção do alfabeto para a escrita e a numeração, o homem passa a utilizar o processo de fundição dos metais.

13 Síntese Histórica Ainda nesta época temos o desenvolvimento da:
arquitetura a invenção da roda a construção das primeiras máquinas simples isto promove a transformação das antigas sociedades rurais patriarcais em cidades governadas.

14 Síntese Histórica Alguns fatos marcantes desta época:
utilização pelos egípcios do papiro para a escrita a canalização do rio Nilo para irrigação desenvolvimento das técnicas de construção de navios pelos povos do mediterrâneo e da Escandinávia sistema subterrâneo de fornecimento de água em Jerusalém publicação do primeiro manual de matemática na China

15 Revolução Industrial – 1776: Inglaterra
invenção da máquina a vapor: James Watt (a partir de 1776) mudanças profundas na estrutura social e comercial da época. Consequências: substituição do artesão pelo operário especializado; as oficinas tornaram-se fábricas; crescimento das cidades, dando origem a necessidade de administração pública; surgimento dos sindicatos; expansão dos meios de transporte e de comunicação avanço tecnológico – aplicações dos progressos científicos à produção, e início da atuação dos gerentes profissionais – administradores.

16 Influência da Revolução Industrial
Revolução Industrial pode ser dividida em 2 épocas: 1780 a 1860: 1ª Rev. Ind. ou Rev. do carvão e do ferro 1ª fase: a mecanização da industria e da agricultura 2ª fase: aplicação da força motriz à indústria 3ª fase: desenvolvimento do sistema fabril 4ª fase aceleramento dos transportes e das comunicações 1860 a 1914: 2ª Rev. Ind. ou Rev. do aço e da eletricidade. Desenvolvimento de novo processo de fabricação de aço (1856) Aperfeiçoamento do dínamo (1873) Invenção do motor de combustão interna (1873)

17 Revolução Industrial A organização e a empresa moderna nasceram com a Revolução Industrial, devido fatores como: A ruptura das estruturas corporativas da Idade Média; Avanço tecnológico; Substituição do tipo artesanal por um tipo industrial de produção.

18 Teoria Geral da Administração

19 Teoria.... CONJUNTO DE SUPOSIÇÕES INTER-RELACIONADAS PARA EXPLICAR ALGUMA COISA

20 TEORIA ORGANIZACIONAL
CONJUNTO DE PRINCÍPIOS E PRESCRIÇÕES QUE VISAM FACILITAR A REALIZAÇÃO DOS OBJETIVOS DAS ORGANIZAÇÕES E SERÃO MAIS OU MENOS VÁLIDAS NA MEDIDA EM QUE ESSAS REALIZAÇÕES DE FATO OCORRAM

21 TGA - Teoria Geral da administração
A palavra administração vem do latim ad (direção para, tendência) e minister (subordinação ou obediência), isto é , aquele que presta um serviço a outro. Hoje, a tarefa da administração foge da definição inicial e sua tarefa é interpretar os objetivos propostos pela organização e transformá-los em ação organizacional através do planejamento, organização, direção e controle de todos os esforços realizados em todas as áreas e em todos os níveis da organização, afim de alcançar os objetivos da maneira mais adequada.

22 TGA - Teoria Geral da administração
A teoria geral da administração começou com o que chamamos de “ênfase nas tarefas” (atividades executadas pelos operários em uma fábrica) com a administração científica de Taylor. Cada uma das teorias administrativas buscaram privilegiar uma destas cinco variáveis: Tarefas Estrutura Pessoas Ambiente Tecnologia

23 TGA - Teoria Geral da administração
1903 Teoria da Administração Científica - Taylor, Gilberth 1909 Teoria da burocracia - Weber 1916 Escola dos Princípios de Administração - Fayol 1932 Escola das relações Humanas - Mayo e Lewin 1947 Teoria das decisões - Simon 1951 Teoria dos Sistemas - Bertalanffy,Kast e Rosenzweig 1953 Teoria dos Sistemas Sociotécnicos - Emery e Trist 1954 Teoria Neoclássica da Adm - Newman , Druker 1957 Escola Comportamental da Adm - McGregor 1962 Escola do Desenvolvimento Organizacional - Bennis 1972 Teoria da contingência - Woodward,Laurence e lorsch

24 TGA - Teoria Geral da administração
Todas as teorias apresentadas são válidas e surgiram como uma resposta para os problemas empresariais mais relevantes em sua época e todas foram bem sucedidas. De certo modo são aplicáveis aos dias de hoje e o administrador precisa conhecê-las para ter a sua disposição alternativas interessantes para cada ocasião. Por exemplo, a moderna indústria automobilística utiliza em suas linhas de montagem os mesmos princípios da Administração Científica, enquanto os gerentes se preocupam com a Teoria do Comportamento Organizacional .

25 TGA - Teoria Geral da administração
As cinco variáveis, até hoje constituem os principais componentes no estudo da Administração de Empresas. O comportamento desses componentes é sistêmico e complexo, cada qual influencia e é influenciado pelos outros componentes. Modificações em um provocam modificações em maior ou menor grau nos demais. Na realidade a adequação destas cinco variáveis (tarefa, estrutura, pessoas, tecnologia e ambiente) constitui o principal desafio da administração.

26 TGA - Teoria Geral da administração
Pode se dizer então que a tarefa básica da administração é fazer coisas através das pessoas, com os melhores resultados. A administração é a própria atividade organizacional e tornou-se vital e indispensável. Em uma sociedade de organizações , onde a complexidade e a interdependência das organizações são o aspecto crucial, a administração avulta como fator chave tanto para a melhoria da qualidade de vida quanto para a solução dos problemas mais complexos que afligem a humanidade hoje.

27 TGA - Abordagem Clássica da administração
No início do século XX dois engenheiros desenvolveram os primeiros trabalhos a respeito da Administração. Um era americano Frederick Taylor e desenvolveu a Escola da Administração Científica. ( aumento da eficiência da indústria através da racionalização do trabalho do operário. O outro era europeu, Henri Fayol, e desenvolveu a chamada Teoria Clássica, preocupada em aumentar a eficiência através da estruturação e disposição dos órgãos componentes das organizações e suas inter-relações. Estas duas orientações juntas formam então o que chamamos de Abordagem Clássica ou Tradicional da Administração.

28 Administração Científica
Antes de Taylor Sistema de Iniciativa e Incentivo Baixa produtividade Baixos salários Importância de Taylor: Pioneirismo: análise sistemática de organizações Ciência, em lugar de empirismo Harmonia de interesses entre patrão e empregado Alta produtividade Altos salários

29 TGA - Abordagem Clássica da administração
Ênfase nas Tarefas Administração Científica Abordagem Clássica da Administração Taylor Ênfase na Estrutura Teoria Clássica Fayol

30 TGA - Administração Científica
A preocupação em criar uma Ciência da Administração começou com a experiência concreta e imediata do trabalho de operários e com ênfase nas tarefas. No primeiro período de sua obra Taylor voltou-se exclusivamente para a racionalização do trabalho dos operários. No segundo período a definição de Princípios Administrativos aplicáveis a todas as situações da empresa.

31 TGA - Administração Científica
A Organização racional do trabalho se fundamenta nas seguintes análises do trabalho operário: Estudo dos tempos e movimentos Fragmentação das tarefas especialização do trabalhador Buscava-se a eliminação do desperdício, da ociosidade operária e a redução dos custos de produção Nesta fase a única forma de se obter a colaboração do operário era através de incentivos salariais e prêmios de produção. O salário era a única fonte de motivação

32 Administração Científica
Primeiro Período de Taylor (1903) Boa Administração: métodos científicos : < salários + produção= > custo unitário Princípios e processos padronizados Adequação dos materiais e condições de trabalho dos empregados, que devem ser cientificamente distribuídos por seus postos de trabalho de acordo com as suas funções. Adestramento do trabalhador Boas relações entre administração e trabalhadores

33 Administração Científica
Elementos de ORT (Organização Racional do Trabalho) tempos e movimentos estudo da fadiga divisão e especialização do trabalho desenho de cargos e tarefas incentivos salariais conceito de “homo economicus” condições de trabalho padronização de métodos e máquinas. supervisão funcional Fluxograma ORT: Administração Científica

34 Administração Científica
Tempos e Movimentos Análise do Trabalho Decomposição de tarefas Eliminação de movimentos inúteis Simplificação de movimentos úteis Cálculo do tempo médio, tempos mortos e elementares = tempo padrão Seleção de pessoal qualificado Treinamento adequado Uniformização do trabalho (nem excesso, nem ociosidade) Salários equitativos

35 Administração Científica
Estudo da Fadiga Fadiga causa:  produtividade,  qualidade  rotatividade, doenças e acidentes  capacidade de esforço Divisão+Especialização do Trabalho Desenho de Cargos e Tarefas Simplificação de cargos acarreta: baixos custos de treinamento redução de erros facilidade de supervisão Incentivos Salariais e Prêmios Estabelecida a eficiência padrão (100%), seriam dados maiores salários aos trabalhadores mais produtivos (100%)

36 Administração Científica
Homo Economicus O homem não gosta de trabalhar; o faz exclusivamente por necessidades financeiras Condições de Trabalho Padronização de Máquinas. e Equipamentos. Supervisão por Funções > especialização, < variedade de funções

37 Administração Científica
Segundo Período de Taylor: Princípios de Administração Científica (1911) Subutilização do trabalho crença dos trabalhadores de que um maior rendimento homem / máquina resulta em desemprego sistema de produção por peças, em que o trabalho mais produtivo diminui o salário empirismo amador dos métodos de produção. desconhecimento da gerência do potencial de ganho por tempos e movimentos Falta de uniformidade dos métodos de trabalho Visão de Homem: irresponsável, vadio e negligente

38 TGA - Administração Científica
O desenho de Cargos e Tarefas enfatizava o trabalho simples e repetitivo, as padronizações e condições de trabalho que assegurassem a Eficiência. Verificou-se que somente os operários trabalhando de forma organizada e científica não garantiam o sucesso da empresa se os chefes, gerentes e diretores continuassem a trabalhar da mesma forma que antes. Surgiria assim os primeiros Princípios de Administração capazes de balizar o comportamento dos chefes e gerentes.

39 Administração Científica
Princípios de Taylor Princípio do Planejamento: separar quem pensa e quem faz Princípio do Preparo: selecionar os melhores e treiná-los de acordo com o melhor método de execução Princípio do Controle: aderência ao planejamento de tarefas através de rigorosa supervisão Princípio da Execução: não cabe somente aos operários a boa execução das tarefas - os diretores são corresponsáveis. Princípio da Exceção: os administradores devem concentrar-se apenas nos desvios dos processos.

40 Administração Científica
Críticas ao Taylorismo Mecanicismo Visão Atomizada do Homem Superespecialização Empiricismo Abordagem parcial da organização Abordagem prescritiva Empresa como sistema fechado

41 TGA - Administração Científica
As principais críticas a esta administração científica são: Super especialização que robotizam o operário Visão microscópica do homem, como sendo apenas um apêndice isolado da maquina industrial Abordagem envolvendo apenas a organização formal “Contudo, estas limitações não apagam o fato de que este foi o primeiro passo na busca de uma Teoria Administrativa”

42 TGA - Teoria Clássica da administração
Henri Fayol Caracteriza-se pela ênfase na estrutura que a organização deve possuir para ser eficiente. Divisão da empresa em seis grupos Funções Técnicas - produção Funções Comerciais - compra e venda Funções Financeiras - procura e gerência de capitais Funções de segurança - preservação dos bens e pessoas Funções contábeis - balanços,inventários, registros e custos Funções Administrativas - coordenam e sincronizam as demais funções

43 TGA - Teoria Clássica da administração
Fayol define o ato de administrar como sendo : Prever, Organizar, comandar, coordenar e controlar Estes elementos constituem o chamado Processo Administrativo, e são pertinentes a todas as áreas e níveis da administração da empresa. Ou seja todo chefe, gerente ou diretor, desempenham atividades ligadas a estes elementos. Não devemos confundir Funções Administrativas com Direção da empresa.

44 TGA - Teoria Clássica da administração
Funções Universais da Administração: Previsão - avaliação do futuro e aprovisionamento em função dele. Unidade, continuidade e flexibilidade são os aspectos de um bom plano de ação. Organização - Proporciona todas as coisas úteis ao funcionamento da empresa e pode ser dividida em Material e Social. Comando - Leva a organização a funcionar. Seu objetivo é alcançar o máximo retorno de todos os empregados no interesse dos aspectos globais.

45 TGA - Teoria Clássica da administração
Coordenação - Harmoniza todas as atividades do negócio, facilitando seu trabalho e sucesso. Sincroniza todas as ações em suas proporções certas e adapta os meios aos fins. Controle - Consiste na verificação para certificar se todas as coisas ocorrem em conformidade com o plano adotado, as instruções e os princípios estabelecidos. O objetivo é localizar as fraquezas e erros no sentido de retificá-los e prevenir a recorrência.

46 TGA - Teoria Clássica da administração
Para Fayol existe uma proporcionalidade da função administrativa, ou seja, ela não é exclusividade da alta direção, mas é distribuída proporcionalmente entre todos os níveis hierárquicos. Administração  Organização Administração tem um conceito mais amplo que abrange aspectos como previsão , comando e controle, que a Organização por si só não envolveria.

47 TGA - Teoria Clássica da administração
Para Fayol então a palavra organização pode ter dois significados: Organização como uma unidade ou entidade social, na qual as pessoas se integram entre sí para atingir objetivos comuns. Organização como função administrativa e parte do processo.

48 TGA - Teoria Clássica da administração
Como toda ciência deve ser baseada em leis ou princípios, Fayol tentou definir o que ele chamou de “ Princípios gerais” da administração. Divisão do trabalho Autoridade e responsabilidade Disciplina Unidade de comando Unidade de direção Subordinação dos interesses individuais aos Globais Remuneração pessoal

49 TGA - Teoria Clássica da administração
Princípios universais de Fayol (cont.) Centralização Cadeia Escalar Ordem Eqüidade Estabilidade e duração do pessoal Iniciativa Espírito de equipe

50 TGA - Teoria Clássica da administração
Todos os autores da teoria Clássica descrevem a organização apenas em termos lógicos, formais, rígidos e abstratos. Apesar de considerar o seu conteúdo psicológico e social , nenhum deles deu a sua devida importância. O racionalismo da Teoria Clássica visa a eficiência do ponto de vista técnico e econômico, ou seja , a organização é um meio de atingir a eficiência máxima sob o aspecto técnico e econômico. Por este fato alguns autores chamam a Teoria Clássica de Teoria das máquinas

51 TGA - Teoria Clássica da administração
Divisão do Trabalho Princípios gerais de Administração Especialização Máxima Eficiência Organização Formal Unidade de comando Amplitude de controle Abordagem prescritiva e normativa da Teoria Clássica

52 Teoria Clássica da Administração
Na segunda década deste século, surge uma doutrina administrativa que passou a ser conhecida como Teoria Clássica de Administração. Surgiu na França e, rapidamente, propagou-se pela Europa. Seu maior expoente foi o engenheiro de minas Henri Fayol.

53 Teoria Clássica da Administração
Ampliação do campo de estudo da administração: ênfase na estrutura. visão no todo organizacional. atenção para a complexidade do trabalho do gestor. Fayol: Dados Interessantes Construiu sua carreira como executivo. Ganhou reputação de administrador eficiente. Em 1888, assumiu o comando de uma grande empresa às portas da falência. Quando se afastou da empresa, ela era uma das mais prósperas da França.

54 Teoria Clássica da Administração
Prever: importância do planejamento. “prever é já agir”. Organizar: “é constituir o duplo organismo, material e social, da empresa”. “é muni-la (a empresa) de tudo o que é necessário ao seu funcionamento”. “é definir e estabelecer a estrutura geral da empresa..”. organização do corpo material. organização do corpo social.

55 Teoria Clássica da Administração
Comandar: “dirigir o pessoal”. constituído o corpo social, é preciso fazê-lo funcionar. a finalidade do comando é obter o maior aporveitamento possível dos agentes que trabalham sob suas ordens. Coordenar: harmonizar esforços e ações para a perfeita realização do todo. compensação da divisão do trabalho. Controlar: verificar se os trabalhos acontecem como previstos. comparação com os padrões.

56 Princípios Gerais de Administração

57 O aumento do contingente de trabalhadores na indústria a escala de operações fabris exigiram o desenvolvimento de métodos totalmente novos na administração. FREDERICK TAYLOR ( ) HENRI FAYOL ( )

58 Taylor transformou a administração da eficiência do trabalho em um corpo de conhecimentos com vida própria. Fayol considerou a empresa como um sistema racional de regras e de autoridade, que justificava sua existência à medida que atendia ao objetivo primário de fornecer valor, na forma de bens e serviços, a seus consumidores.

59 Verificações de Taylor:
A administração não tinha noção clara da divisão de responsabilidades com o trabalhador; Não havia incentivos para melhorar o desempenho do trabalhador; Muitos trabalhadores não cumpriam suas responsabilidades; As decisões dos administradores baseavam-se na intuição e no palpite; Não havia integração entre os departamentos da empresa; Os trabalhadores eram colocados em tarefas para as quais não tinham aptidão;

60 Conflito entre capatazes e operários com relação à quantidade da produção.
No sistema de pagamento por dia trabalhado - salário fixo - e os trabalhadores não viam vantagem em produzir além do que achavam adequado. No sistema de pagamento por peça produzida - quando a produção aumentava muito, os administradores diminuíam o valor pago por peça. Reação dos trabalhadores - manutenção da produção propositadamente baixa.

61 Taylor propõe um método para eliminar a diminuição do valor pago por peça. - raízes da Administração Científica. A administração deveria procurar descobrir quanto tempo levaria para que um homem, dando o melhor de si, completasse uma tarefa. Depois estabeleceria um pagamento por peça de forma que o trabalhador se visse estimulado a trabalhar o suficiente para assegurar uma remuneração razoável. O caminho para resolver o problema dos salários era descobrir, de maneira científica e exata, qual a velocidade máxima em que o trabalho poderia ser feito.

62 Taylor aprimorou os métodos de trabalho, deslocando seu foco da produtividade do trabalhador para o aprimoramento dos métodos de trabalho. Fez a distinção entre o homem médio e o homem de primeira classe Desenvolveu a padronização de ferramentas e equipamentos, o sequenciamento e programação de operações além do estudo de tempos e movimentos. Demonstrou que a questão não é trabalhar duro, nem depressa, nem bastante, mas trabalhar de forma inteligente.

63 Taylor “A prosperidade máxima de cada empregado significa não apenas salários mais altos, mas também, e mais importante, significa o desenvolvimento de cada homem à sua condição de eficiência máxima. A maioria das pessoas acredita que os interesses fundamentais dos empregados e empregadores são opostos. A administração científica, no entanto, tem por princípio que os verdadeiros interesses dos dois são idênticos.

64 Henry Fayol São atribuições gerenciais: decidir, estabelecer metas, definir diretrizes e atribuir responsabilidades aos integrantes da organização. Após o planejamento, uma vez organizada uma empresa, seus colaboradores necessitam de ordens para saber o que fazer, suas ações precisam de coordenação e suas tarefas, de controle gerencial.

65 Fayol foi o pioneiro no reconhecimento de que a Administração deveria ser vista como função separada das demais funções da empresa. O maior impacto dessa idéia está em identificar o trabalho dos administradores e separá-lo das atividades operacionais da empresa. Fayol ajudou a tornar mais nítido o papel dos executivos

66 Princípios gerais da Administração de Fayol
Produção, fabricação Compra, venda, troca Busca/gerência de capital Proteção (bens e pessoas) Estoque, balanço, estatística Planejamento, organização, direção e controle Técnicas Comerciais Financeiras Segurança Contábeis Administrativas

67 Princípios gerais da Administração de Fayol
Hierarquia Ordem Equidade Estabilidade do pessoal Iniciativa Espírito de equipe Divisão do trabalho Autoridade e responsabilidade Disciplina Unidade de comando e direção Remuneração pessoal Centralização

68 Divisão do trabalho Tem como finalidade, produzir mais e melhor, com o mesmo esforço. É a melhor maneira de se obter uma maior produtividade para o indivíduo e a coletividade; surgiu daí a especialização das funções e a separação do poder. Ex: aparelhos digestivo e respiratório, cada um é responsável no seu setor.

69 Autoridade e responsabilidade
A autoridade é o direito de mandar e se fazer obedecer. Temos 2 tipos: Regimental ou Estatutária – inerente à própria função que exerce. Pessoal – aquela que depende de inteligência, saber, experiência, qualidades morais. A autoridade vem sempre acompanhada de responsabilidade.

70 Autoridade e responsabilidade
O indivíduo para ser um bom chefe, tem que ter a autoridade regimental acompanhada da pessoal. Não se aceita autoridade sem recompensa, autoridade ou sanção (punição). Uma das condições essenciais para uma boa administração é a sanção dos atos de autoridade, devendo-se estabelecer antes, o grau de responsabilidade. O indivíduo deve ter cuidado para não abusar do poder, levando em consideração suas qualidades pessoais e morais.

71 Disciplina Consiste essencialmente na obediência, assiduidade, atividade, presença e nos sinais exteriores de respeito, demonstrados segundo as convenções ou convênios estabelecidos entre a empresa e seus agentes. São estas convenções que determinam modalidade de disciplina, que pode ser estabelecidos através de pactos livremente firmados entre os funcionários e suas empresas, escritos ou verbais, podem resultar da vontade das partes ou dos usos e costumes.

72 Disciplina Natureza dos convênios:
Devem ser claros e devem satisfazer a ambas as partes em tudo que seja possível. Meios eficazes para estabelecer e manter a disciplina: Bons chefes em todos os graus hierárquicos. Convênios tão claros e eqüitativos quanto seja possível. Sanções penais judiciosamente aplicados.

73 Unidade de comando Um agente na execução de um ato, somente deve receber ordens de um chefe; quando isto não ocorre, gera dualidade de comando, o que torna a situação desastrosa, gerando conflito numa empresa ou família.

74 Unidade de direção Um só chefe e um só programa de ação para um conjunto de operações que visam o mesmo objetivo.

75 Subordinação do interesse particular ao interesse geral
Numa empresa o interesse de um grupo não pode prevalecer sobre o interesse geral. Pode acontecer que existam 2 interesses de ordens diferentes que levem ao mesmo objetivo Meios para conciliar objetivos de ordens diferentes: Firmeza e bom exemplo dos chefes. Convênios tão eqüitativos quanto possível. Vigilância atenta.

76 Remuneração É o pagamento pelos serviços prestados. O valor depende:
1- Carestia de vida, situação econômica da empresa, abundância ou escassez de pessoal. 2- Valor dos agentes. 3- Modo de retribuição adotado. Procurar fazer um pagamento eqüitativo. Evitar excesso de remuneração, ultrapassando o limite razoável. Encorajar o zelo, recompensando o esforço. Participação dos lucros da empresa pelo funcionário.

77 Centralização É um sistema de administração, este sistema não é bom nem mau; o chefe é quem define se vai usar ou não a centralização. Quando a empresa é pequena, a centralização é obrigatória, porque a ordem do chefe sai diretamente para os funcionários, porém, quando a empresa é grande, o chefe vai dando ordens, que são passadas para os subchefes e por fim, para o funcionário.

78 Hierarquia Serie de chefes que vão dar autoridade superior aos agentes inferiores. Via hierárquica – é o caminho que seguem, passando por todos os graus hierárquicos; as comunicações que partem da autoridade superior ou que lhe são dirigidas. Existem problemas que devem logo ser resolvidos, mas sem ferir os princípios da empresa.

79 Ordem Existem 2 tipos: Material e Social
Fórmula da ordem material – um lugar para cada coisa e cada coisa em seu lugar. Fórmula da ordem social – um lugar para cada pessoa e cada pessoa em seu lugar.

80 Eqüidade Igualdade que resulta da combinação da benevolência com a justiça. A eqüidade exige na sua aplicação bom senso e muita experiência.

81 União de pessoal Numa empresa, a harmonia e a união de pessoal são fundamentais para o desenvolvimento das atividades. Princípio básico – Unidade de comando.

82 Iniciativa A possibilidade em conceber e executar um plano de ação é uma força muito grande na empresa, e deve haver tanto nos chefes quanto nos funcionários, e cabe aos chefes, aproveitar as iniciativas dos seus subordinados.

83 Estabilidade de pessoal
É fundamental no progresso de uma empresa. Estável – trabalha há algum tempo.

84 Atividade 1 – Aponte as semelhanças das atividades realizadas no seu trabalho com a teoria clássica (ênfase na estrutura) e à administração cientifica (ênfase nas tarefas). De que forma essas atividades ocorrem? O que poderia melhorar ? 2 – Qual é a sua opinião sobre a mecanização dos trabalhos e atividades? 3 – Discorra a respeito do conceito de Homo Economicus estabelecido pela Administração Cientifica. Você concorda, discorda? Por quais razões?


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