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JOGOS COM FOCO EM COMPETÊNCIAS

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Apresentação em tema: "JOGOS COM FOCO EM COMPETÊNCIAS"— Transcrição da apresentação:

1 JOGOS COM FOCO EM COMPETÊNCIAS
Facilitadora Cassia Irias

2 Jogo com foco com Competências
O objetivo deste curso é fazer uma coletânea de jogos, identificando as competências observáveis para facilitar o trabalho de selecionadores, avaliadores e gestores em geral. Usaremos o jogo como ferramenta de observação de comportamentos específicos, na realização de processos seletivos e avaliação de performance. Facilitadora Cassia Irias

3 Embasamento teórico para utilização da metodologia
CANDIDATO XXZ Facilitadora Cassia Irias

4 Facilitadora Cassia Irias
SELEÇÃO A missão da área de seleção é, a partir do mapeamento do perfil específico do cargo, ter as ferramentas necessárias para identificar entre os candidatos, aquele que tem o perfil mais compatível com o perfil da vaga, e para isso é necessário ter técnica, ferramenta, e o Jogo é uma preciosa ferramenta se usado com critério. Facilitadora Cassia Irias

5 Facilitadora Cassia Irias
Selecionadores Qualquer profissional disposto a dedicar uma pequena parte do seu tempo a estudar e conhecer comportamento humano, poderá utilizar com sucesso os jogos independente da sua formação. Esta ferramenta é usada por psicólogos e “não-psicólogos”. Facilitadora Cassia Irias

6 Alinhando conhecimentos:
O que é competência? Facilitadora Cassia Irias

7 Facilitadora Cassia Irias
Competência É um conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes, que são os diferencias de cada pessoa e tem reflexos em tudo que realiza. Maria Odete Rabaglio Facilitadora Cassia Irias

8 Competência Desmembrada
H SABER FAZER QUERER FAZER SABER Facilitadora Cassia Irias

9 Competências Comportamentais
São os pré-requisitos comportamentais para o sucesso nas atribuições do cargo. Facilitadora Cassia Irias

10 Facilitadora Cassia Irias
Comportamento Características intrínsecas que podem ser observadas, inclusive através dos jogos, e produzem alterações nos resultados de cada indivíduo. Facilitadora Cassia Irias

11 Exemplos de Comportamentos
Organizado Pró-ativo Ágil Planejador Flexível Gentil Atencioso Bem humorado Desorganizado Reativo Lento Improvisador Inflexível Agressivo Indiferente Mau humorado Facilitadora Cassia Irias

12 Comportamento é Observável
Comportamentos positivos fazem a diferença nos resultados!!! Facilitadora Cassia Irias

13 A base para a construção de ferramentas personalizadas:
Mapeamento de Competências Facilitadora Cassia Irias

14 Mapeamento de Competências
A primeira etapa é o mapeamento que ajudará a identificar as competências técnicas e comportamentais que são pré-requisitos de sucesso do cargo. Facilitadora Cassia Irias

15 Construção do perfil de competências
Quais as Competências imprescindíveis para estes indicadores 2 Quais os indicadores de competências 1 Definir os Jogos 5 Qual a definição das competências Escolhidas 3 Compartilhar com Gestor 4 Facilitadora Cassia Irias

16 Facilitadora Cassia Irias
O uso dos jogos Quantidade de participantes Quantidade de jogos Tempo de realização Material Necessário Local adequado Preparo do facilitador Domínio da técnica utilizada Abertura / Condução / Fechamento Facilitadora Cassia Irias

17 O facilitador Papel do facilitador – coordenador - durante os jogos
Facilita a realização da técnica, Fornece todas as informações e recursos Prepara o ambiente grupal necessário para realização das atividades. Mantém o foco do jogo e o controle da situação Facilitadora Cassia Irias

18 O facilitador Cuidados necessários para a condução dos jogos:
Usar uma ferramenta de mensuração, dando grau a cada competência observada; Em cada jogo observar um número pequeno de comportamentos, para não perder o foco da observação; Estabelecer uma parceria com o observador dos jogos. Facilitadora Cassia Irias

19 Facilitadora Cassia Irias
Observador do Jogo Tem o papel exclusivo de observar o jogo e deve ser treinado para isto. O observador deve ser preparado com antecedência para ter os seguintes cuidados: Quais competências serão observadas Permanecer até o final das atividades, Não interromper Usar a ferramenta de mensuração Discutir com o facilitador os pontos observados Facilitadora Cassia Irias

20 Pontos de destaque para o uso consciente dos jogos
Usar aproximadamente quatro horas de jogos em seleção; Número mínimo de participantes 6 e máximo 12; Em cada jogo, observar um número pequeno de competências para não perder o foco; Em jogos com várias etapas, observar um grupo de competências em cada etapa; Estabelecer parceria com observador; Facilitadora Cassia Irias

21 Pontos de destaque para o uso consciente dos jogos
Escolha do jogo mais apropriado para a observação de cada grupo de competências; Afinidade do jogo escolhido com o público alvo; Instruir o observador sobre os jogos escolhidos e sobre a forma mais eficaz de sua participação; Definir critérios de mensuração O observador deverá estar tecnicamente orientado para não perder foco das competências que serão observadas em cada jogo. Facilitadora Cassia Irias

22 Sugestão de planilha de avaliação
Competências Nome dos Candidatos Espírito de Equipe Comunicação Criatividade Liderança Flexibilidade Relacionamento Interpessoal 5 Ótimo 4 Muito bom 3 Bom 2 Regular 1 Fraco Facilitadora Cassia Irias Le

23 Mensuração de Competências segundo Paul Green
5 EXCELENTE 4 BOM 3 MÉDIO 2 INSATISFATÓRIO 1 INACEITÁVEL 5 forte evidência da competência investigada 4 boa evidência da competência investigada 3 média evidência da competência investigada 2 pouca evidência da competência investigada 1 nenhuma evidência da competência investigada Facilitadora Cassia Irias

24 Facilitadora Cassia Irias
O JOGO NA PRÁTICA Facilitadora Cassia Irias

25 O Jogo é uma preciosa ferramenta se usado com técnica e critério.
O uso dos jogos O Jogo é uma preciosa ferramenta se usado com técnica e critério. • É uma ferramenta de observação de comportamentos específicos para o sucesso dos cargos e dos seus potenciais ocupantes. • Ajudará a identificar entre os candidatos, aquele que tem o perfil mais compatível com o perfil da vaga. Facilitadora Cassia Irias

26 Facilitadora Cassia Irias
CONHECENDO OS TIPOS DE JOGOS Facilitadora Cassia Irias

27 Facilitadora Cassia Irias
Jogos de apresentação Facilita a apresentação entre os integrantes do grupo, possibilitando descobrir: quem são, de onde vêm, o que fazem ou fizeram, sonhos, metas, objetivos, etc. Exige um diálogo verdadeiro e são as primeiras informações compartilhadas de cada pessoa. O objetivo é desenvolver um clima de abertura, confiança e descontração. Aconselhável: jogos de curta duração, que tenham movimentação física e conteúdos lúdicos - auxiliam na extravasão de tensões, emoções e ansiedades dos candidatos em caso de seleção ou colaboradores que estão sendo avaliados. Facilitadora Cassia Irias

28 Facilitadora Cassia Irias
Jogos de Quebra-gelo Os jogos de quebra-gelo e integração são indispensáveis no início de qualquer atividade de seleção ou avaliação, para extravasar as tensões, ansiedades e emoções geradas pela situação. O objetivo é fazer com que o grupo sinta-se mais a vontade para que possam ser observados na forma mais próxima possível do seu dia-a-dia. Sugestões: Usar jogos lúdicos e que tenham movimentação física Usar jogos que provoquem interação entre o grupo Facilitadora Cassia Irias

29 Jogos de Toque Físico e Confiança
Esta modalidade de jogo não é aconselhável para grupos de seleção, pois os candidatos não se conhecem e estão entrando em contato numa situação extremamente competitiva, poderá ser utilizado em situações muito específicas de cargos que tenham necessidade do toque físico nas suas atribuições do dia-a-dia. Ex.: cargos da área de enfermagem, massagista, professores , auxiliares de creches, etc. Alguns cuidados: Preparação psicológica do grupo para a atividade; Percepção do processo emocional de cada participante; Impedir que o grupo saia do foco; Facilitadora Cassia Irias

30 Jogos de Observação de Comportamento
Seleção: o objetivo é identificar entre os candidatos, o perfil mais compatível com o perfil da vaga. Avaliação: o objetivo é identificar os “gaps” existentes no perfil de cada colaborador e desenvolver um plano de desenvolvimento de competências. Treinamento: o jogo será uma ferramenta de desenvolvimento de competências específicas, para busca da solução dos “gaps” encontrados. Facilitadora Cassia Irias

31 Como conduzir o Fechamento do jogo
O fechamento do Jogo em seleção é o grande diferencial entre o uso do jogo em treinamento, seleção e avaliação. No treinamento todas as observações feitas durante a vivência do jogo, serão importantíssimas para o fechamento, fazer analogias com as situações reais do dia a dia. Facilitadora Cassia Irias

32 Como conduzir o Fechamento do jogo
Na seleção e avaliação, não há fechamento, porque o jogo é usado como ferramenta de observação de comportamentos específicos. O jogo gera tensões, emoções e ansiedades no grupo, que precisam ser processadas, por isso, ao final de cada jogo é imprescindível que o grupo faça avaliação do jogo e se necessário o participante faz uma rápida auto-avaliação da sua performance. Facilitadora Cassia Irias

33 Facilitadora Cassia Irias
VAMOS AQUECER Facilitadora Cassia Irias

34 Bola da vez Jogo de apresentação
Todos os participantes ficam em pé, formando um círculo. Com a bola na mão , cada participante deve dizer: Nome e uma qualidade, Hobby, Time, O que faço muito bem é.... Um sonho O facilitador joga a bola para que o primeiro se apresente, e este terminando joga para outro colega até que todos se apresentem. Facilitadora Cassia Irias

35 Bola da competência Jogo de apresentação
Cada participante receberá 1 folha e caneta e deverá escrever em tamanho grande, seu nome e uma competência que considera a mais importante para o seu perfil profissional ou para sua empresa. Faça isto individualmente Facilitadora Cassia Irias

36 Bola da competência Jogo de apresentação
Colar a folha com fita crepe em local visível, Formar sub-grupos de competências similares, Compartilhar em dois minutos o motivo da escolha, Formar um circulo para compartilhar as competências, Passar a bola e gritar o nome e competência de quem pegou a bola, assim até que todos tenham participado. Facilitadora Cassia Irias

37 Quem sou ... Jogo de apresentação
Colocar vários objetos do grupo no chão da sala de modo que todos possam ver (brincos, relógio, pulseira, caneta, etc.). O grupo, observa os objetos e, ao comando do Facilitador, escolhe aquele que mais lhe agrada. Um a um, os participantes vão se apresentando através do objeto, fazendo uma analogia com o objeto, verbalizando na primeira pessoa. O que tenho em comum com este objeto? Facilitadora Cassia Irias

38 Completar Frases Aquecimento e Extravasamento
O grupo deverá se movimentar pela sala enquanto ouvem uma música. Ao interromper a música todos respondem em alto e bom som a pergunta do facilitador. Importante: cada um dará a sua resposta. A cor que mais gosto é Meu cantor predileto é ..... O que mais gosto no meu trabalho é... Meu time do coração é ..... Meu prato predileto é ..... Meu maior medo é ..... Facilitadora Cassia Irias

39 Cesta de Frutas Aquecimento e Extravasamento
Os participantes permanecem sentados em círculo. Recebem o nome de uma fruta. Repetir várias frutas. Conta-se uma história e toda vez que for mencionado o nome de uma fruta, a pessoa correspondente troca de lugar. Facilitadora Cassia Irias

40 Cesta de Frutas Aquecimento e Extravasamento
Se, no entanto aparecer na história a palavra cesta(s), todos mudam de lugar. Após algumas rodadas, retirar uma cadeira, de modo que sempre haverá um participante em pé que se apresentará ao grupo ou responderá uma pergunta. A dinâmica será repetida várias vezes e em caso de apresentação, até que todos tenham se apresentado. Facilitadora Cassia Irias

41 Batata-quente Aquecimento e Extravasamento
O grupo permanece em pé e em círculo. Os participantes falam e passam a bola obedecendo a seguinte ordem de movimentos: ZIP Esquerda BOP Direita ZOOM Distante FLASH Todos trocam de lugar Falar: Enviar a bola para: Facilitadora Cassia Irias

42 Adaptação do Livro de Jogos
Terra, Céu e Inferno Adaptação do Livro de Jogos Os participantes permanecem em pé e enfileirados, mantendo distância uns dos outros. O facilitador fará a leitura de um texto e os participantes atentos à estória executarão os seguintes movimentos: TERRA: um pulo no lugar CÉU: um passo para frente INFERNO: um passo para trás Treinar antes leitura do texto Facilitadora Cassia Irias

43 VAMOS OBSERVAR COMPETÊNCIAS
Facilitadora Cassia Irias

44 Facilitadora Cassia Irias
Pássaros a Voar Grupo sentado em círculo. Durante a leitura de um texto sempre que mencionar o nome de um pássaro, todos devem erguer a mão direita e fazê-la flutuar, imitando um pássaro em vôo. Se mencionar um grupo de pássaros, ambas as mãos deverão flutuar. Se mencionar um animal que não voe, deverão ficar imóveis, com as mãos sobre os joelhos; quem errar poderá sair do grupo e colaborar com o facilitador na fiscalização. Facilitadora Cassia Irias

45 Facilitadora Cassia Irias
A META Formar 2 equipes (A e B) com 6 participantes cada. Solicite um representante de cada que serão os gerentes e outros 2 representantes que serão fiscais da equipe adversária. Entregar as folhas de instruções somente para os Gerentes que não podem permitir que a equipe a leia, nem mesmo o fiscal. A equipe A permanece na sala com o fiscal da equipe B e recebe as instruções do jogo, a equipe B permanece fora da sala e aguarda maiores informações. Facilitadora Cassia Irias

46 Facilitadora Cassia Irias
A Meta Coloque um bambolê no centro da sala, fixe-o no chão com fita crepe e faça um alvo no centro. A equipe A deverá se posicionar distante 2 metros do alvo e como se fossem um quadrado permanecer um em cada ponta. Discriminar quem será o jogador 1, 2, 3 e 4, da esquerda para a direita. Estabelecer uma meta: quantas bolas conseguem acertar no alvo - tempo de realização 10 minutos. Facilitadora Cassia Irias

47 Facilitadora Cassia Irias
A Meta Atenção para as regras: deixará de ser produtiva e perderá ponto se deixar a bola cair, se passar a bola para o jogador errado ou errar o alvo. Caberá ao fiscal observar se as regras serão cumpridas. A equipe terá 2 minutos para se preparar e contará com a ajuda do Gerente. Após a conclusão da tarefa, a equipe A observa a execução da B que seguirá as mesmas instruções e será orientada pelo seu respectivo Gerente. O fiscal observa o cumprimento das regras. Facilitadora Cassia Irias

48 Crescimento e Apoio ou Jornada Cega
Objetivo: Vivenciar uma situação de trabalho em conjunto. Formar duplas. Um dos componentes da dupla venda os olhos e passa a andar guiado pelo outro durante dois minutos. Não é permitido tocar no colega que será guiado apenas pelo som da voz do outro durante 2 minutos. Em seguida, trocam-se os papéis e o que antes era o guia, passa ser o guiado. Facilitadora Cassia Irias

49 Questões que podem ser abordadas:
Crescimento e apoio Questões que podem ser abordadas: Como se sentiu sendo guiado pelo outro? Teve total confiança em seu condutor? Pensou em se “vingar” do outro quando chegasse sua vez de ser o guia? Sentiu-se tentado a fazer alguma brincadeira ou criar obstáculos para o "cego"? Facilitadora Cassia Irias

50 O grupo permanece sentado em circulo
Jogo dos Números 1, 2, 3, 4, 5, O grupo permanece sentado em circulo Números terminados em 3: o participante deve bater uma palma e não falar o número. Se o número for múltiplo de três, o participante levanta, fala o número e bate uma palma. Se alguém errar o jogo o grupo inicia do ponto onde parou. Facilitadora Cassia Irias

51 Escrever ou desenhar (anexo)
Quadro da Vida Escrever ou desenhar (anexo) O coordenador da dinâmica faz uma introdução inicial falando sobre as etapas da vida de cada um de nós. Todos passamos por experiências significativas em cada uma dessas etapas. Por isso vocês estarão recebendo uma folha chamada “quadro da vida” dividido em quatro etapas, para que se lembrem e relacionem as experiências mais significativas em cada uma delas. Fazer apresentações individuais Facilitadora Cassia Irias

52 Seleção de um astronauta
Entregar as instruções para leitura Pense individualmente na solução Você poderá dividir o grupo depois de aproximadamente 15’ para consenso Missão: salvar 100 sobreviventes da queda de um avião, decida o que fazer com os objetos que encontrou no avião conforme orientações do anexo Facilitadora Cassia Irias

53 Facilitadora Cassia Irias
Anti-stress S.A. A equipe deverá construir um jogo de dominó utilizando o material disponível. Tempo de duração das etapas: 1h Ler as instruções do anexo Facilitadora Cassia Irias

54 Facilitadora Cassia Irias
Torre de Babel 1ª. etapa Formar trios. Nos pequenos grupos haverá um executor da torre e dois assistentes. O executor deverá usar a mão não dominante. Os assistentes podem falar mas não devem tocar no colega ou no material. Objetivo: montar a torre mais bela que puder em 10 minutos, seguindo as instruções acima. Se a torre cair depois de terminado o tempo o grupo não é classificado. Facilitadora Cassia Irias

55 Facilitadora Cassia Irias
Torre de Babel 2ª. Etapa Um enorme “Tsunami” acaba de destruir tudo em segundos. Agora os grupos já não possuem mais os mesmos recursos que antes e deverão reconstruir a torre com muita economia de recursos e tempo, obedecendo as regras. Verifique a quantidade de material utilizado na construção da primeira torre, separe o que sobrou e agora utilize o mínimo possível de recursos e construa a torre mais alta que puder em apenas 6 minutos. Facilitadora Cassia Irias

56 Facilitadora Cassia Irias
Torre de Babel 3ª. Etapa Todas as torres ficaram prontas, mas novamente foram surpreendidos por uma adversidade, um enorme “tufão”, jogou as torres abaixo e o executor ficou cego. Desta vez terão que reconstruir as torres, e como o acidente deixou seqüelas, o executor terá que usar vendas nos olhos. Portanto a torre será construída pelo cego, com a mão não dominante sendo apenas orientado pelos colegas que não podem tocar nas peças e no executor. Facilitadora Cassia Irias

57 As vogais Conduzir o grupo a uma vivência lúdica sob pressão
Indicação dos Movimentos A = braço direito E = braço esquerdo I = braços cruzados na frente do peito O = mão direita na perna direita U = mão esquerda na perna esquerda O grupo permanece em pé e também em círculo. Com uma distância um do outro, cada participante do grupo deverá fazer a apresentação do seu nome por meio dos gestos indicados para o som das vogais. Facilitadora Cassia Irias

58 Facilitadora Cassia Irias
Dimetrodonte Gigas Etapa 1 O facilitador fará a leitura de um texto enquanto os participantes apenas ouvem com atenção. A comunicação está proibida. Etapa 2 Agora que você já imaginou este animal pré-histórico, desenhe-o como você o imagina. Não fique preocupado com sua habilidade para desenho. Etapa 3 Compartilhe o desenho com um colega e observem semelhanças e diferenças no Dimetrodonte Gigas. Facilitadora Cassia Irias

59 Facilitadora Cassia Irias
Ginástica Cerebral Os grupos terão 5 minutos para treinar e preparar uma coreografia perfeita, com sintonia e sinergia, através das informações do quadro abaixo: O tempo de preparo é de 5 minutos A apresentação contempla a leitura dos números em sintonia com os movimentos O facilitador apenas observa enquanto as equipes treinam. Facilitadora Cassia Irias

60 Quadro para coreografia
Ginástica Cerebral Quadro para coreografia 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 P N E D J F N = nenhum movimento D = erguer o braço direito P = bater palma J = os dois braços para cima E = erguer o braço esquerdo F = os dois braços para frente Facilitadora Cassia Irias

61 Facilitadora Cassia Irias
Dinâmica do Bambolê O grupo permanece de mãos dadas e sem soltar devem passar o bambolê por todos até chegar ao início. Se alguém no grupo soltar as mãos o bambolê volta para o início novamente: Etapa 1 - planejamento Devem estabelecer uma meta antes de iniciar: quanto tempo o grupo precisa para passar o bambolê Facilitadora Cassia Irias

62 Facilitadora Cassia Irias
Dinâmica do Bambolê Etapa 2 - planejamento Devido a problemas de ordem operacional, o grupo deverá estabelecer uma nova meta e diminuir o tempo de execução da atividade em 30%. Etapa 3 – avaliação Quais foram as principais dificuldades da equipe ? Quais os pontos de melhoria ? Poderiam diminuir o tempo de realização ? Facilitadora Cassia Irias

63 Adivinhe a Profissão ou Personagem
Dividir o grupo em subgrupos e orientar cada um a escolher 1 pessoa famosa. Cada equipe deverá adivinhar, através de perguntas fechadas (sim, não, talvez ou não sei), qual o personagem escolhido pelo grupo adversário. Os grupos só podem arriscar o personagem depois de responder a pelo menos 5 perguntas. Será permitido ao mesmo grupo apenas 2 “chutes” O facilitador poderá fazer duas ou três rodadas de acordo com as competências que pretende observar. Facilitadora Cassia Irias

64 Facilitadora Cassia Irias
Dicas... O facilitador deverá aprovar a escolha sigilosamente antes de iniciar o jogo O facilitador poderá intervir caso as regras não sejam seguidas Será estabelecida uma ordem para rodadas Após desvendado o personagem a equipe permanece no jogo e pode fazer perguntas Facilitadora Cassia Irias

65 Temas que Gosto E que não Gosto
Faça um painel no chão ou na parede com artigos, manchetes de jornais ou revistas. Peça aos participantes que durante alguns minutos observem o painel e escolham 1 assunto do seu interesse e um assunto que abomina. Façam duplas para discutir suas escolhas durante 5 minutos. Após a discussão pedir para que cada um mostre suas escolhas para o grupo com a devida argumentação. Facilitadora Cassia Irias

66 Minha vida pelas figuras
Individualmente, solicitar que os participantes pensem a estória da sua vida (familiar, afetiva, profissional...), por aproximadamente 10 minutos. Espalhar figuras para que cada um procure a que mais se identifica. Solicitar que cada participante conte a estória de sua vida através da figura, onde dirá o que chamou sua atenção sobre ela. (podem escrever) Cada um fará sua apresentação para o grupo Facilitadora Cassia Irias

67 História Substantivada
Deverá ser designada uma banca julgadora entre os participantes, que terá em mãos o regulamento do jogo e decidirá o vencedor. Cada equipe criará uma história com todas as palavras em destaque, obedecendo a seqüência em que estão anotadas. Lembre-se que a história tem que ser bem interessante. O tempo de preparo é de apenas 10 minutos. Facilitadora Cassia Irias

68 História Substantivada
Cada grupo lê sua história para as demais equipes. Ganha a equipe que: melhor respeitar a seqüência dada, que usar todas as palavras, que concluir a história dentro do tempo determinado, a história completa e mais curta, A história com mais sentido. Os juizes devem estar atentos para definir o vencedor com justificativa, coerência e justiça. Facilitadora Cassia Irias

69 Facilitadora Cassia Irias
Substantivos 11. Sapato 12. Vassoura 13. Telefone 14. Porta 15. Agenda 16. Óculos 17. Brincos 18. Cinturão 19. Mãos 20. Esteira Adjetivos Belo Pequeno Verde Sujo Redondo Macia Forte Quebrado Dobrado Substantivos Casa Roupa Praia Bolsa TV Cama Toalha Papel Computador Mesa Verbos Fazer Pensar Ir Querer Invadir Facilitadora Cassia Irias

70 Facilitadora Cassia Irias
Sugestões Mais jogos Bola no ar – bexigas Amarrados – barbante no tornozelo Ditados Populares Jogo do Pêndulo Nós em Grupos Jogo da Carruagem Dinâmica da Viagem Facilitadora Cassia Irias

71 Facilitadora Cassia Irias
BIBLIOGRAFIA Jogos para seleção com foco em competências Autora: Maria Odete Rabaglio Editora: Qualitymark Facilitadora Cassia Irias

72 Facilitadora Cassia Irias
Um grande abraço Sucesso! Cassia Irias Facilitadora Cassia Irias


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