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Projetando ambientes sociotécnicos para o ensino e a aprendizagem de L2 Apresentação 5 - Stepp-Greany (2003) Raquel Bambirra 17 de agosto de 2011.

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1 Projetando ambientes sociotécnicos para o ensino e a aprendizagem de L2 Apresentação 5 - Stepp-Greany (2003) Raquel Bambirra 17 de agosto de 2011

2 Teorias de aquisição de 2ª língua Monitor (Krashen, 1982) » insumo linguístico compreensível perío-do silencioso produção Modelo de processamento de insumo (Lee & Van Patten, 1995) » input ≠ intake » forma da palavra atrelada a seu significado » atividades: do simples para o complexo » produção: palavra sentença discurso

3 Teorias de aquisição de 2ª língua Teoria da interação & teoria sociocultural » língua é negociada e socialmente mediada ou assistida design: viabilizar interação com oportunidades para a produção negociada de língua oral e escrita (atividades em pares ou em grupos)

4 Plano instrucional focado em conteúdo construção ou solidificação de uma base de conhecimento através da ativação do conhecimento prévio apresentação de material novo atividades aplicadas e criativas, atividades de reforço design: fornecer (1) aprendizagem relacional além da sequencial

5 (2) atividades baseadas em tarefas que reflitam ou simulem situações reais (3) oportunidades para que o conhecimento possa ser aplicado Duas perguntas que devem guiar o designer: (a) Qual é o uso real (real-life) desta informação? (b) Como posso simular esse uso em uma atividade?

6 Taxonomia de Bloom (1950) Domínios cognitivo, afetivo e psicomotor Do simples para o complexo em termos cognitivos – favorecimento do desenvolvimento de habilidades superiores (higher order skills – atenção, pensamento e memorização)  Conhecimento: memorização de fatos específicos,de padrões de procedimento e de conceitos.  Compreensão: imprime significado, traduz, interpreta problemas, instruções, e os extrapola.  Aplicação: utiliza o aprendizado em novas situações.  Análise: de elementos, de relações e de princípios de organização  Síntese: estabelece padrões  Avaliação: julga com base em evidência interna ou em critérios externos

7 Construtivismo responder aos interesses dos estudantes no contexto da situação de aprendizagem é mais importante do que seguir o sequenciamento do conteúdo » aprendizagem real não é racional, nem objetiva, mas circular (recorrente), responsiva à tentativa e erro na busca pela compreensão e é fortemente permeada por uma dimensão social e emocional

8 Construtivismo (cont.) processo linguístico guiado por informação cultural calcada no mundo real – uso de textos autênticos uso integrativo das habilidades comunicativas

9 Questões afetivas (1) sentimentos com relação à aprendizagem (2) nível de confiança em si (3) conhecimento sobre como aprendem design: fornecer » oportunidades para colaboração, desenvolvimento de autonomia e autorregulação na aprendizagem » encorajamento para busca de soluções » ambiguidade, para desenvolver a capacidade para lidar com a incerteza (a falta de resposta ou de resposta única)

10 Questões afetivas (cont.) » ambiente livre de julgamento » incentivo ao correr riscos » feedback privilegiado

11 Metacognição design: fornecer » oportunidades para que os estudantes reflitam sobre sua aprendizagem » suporte explícito ao longo da realização das tarefas através das estratégias de aprendizagem (scaffolding) Teoria dos esquemas mentais » mapas semânticos, atividades de categorização e classificação devem ser incorporadas no design

12 Tomada de decisão no design Paradigma proposto X tradicional 1. descoberta do aprendiz X instrução guiada 2. aprendizagem do mundo real, baseada em tarefas X aprendizagem não significativa 3. geração de várias respostas X resposta única 4. aprendizagem interativa X aprendizagem passiva 5. aprendizagem holística X aprendizagem compartimentada por níveis e tópicos, sequencial, ordem fixa 6. aprendizagem interpessoal e contextualizada X aprendizagem desconexa, isolada (isolated items) 7. processos construtivistas, afetivos X processos acadêmicos positivistas (estruturalistas) 8. metacognição X cognição 9. processo de ajuste ao erro X processo de recuperação do erro 10. oportunidades para comunicar X atividades com foco no ensino de gramática e de prónúncia


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