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Efeitos Cognitivos: Agenda- setting Catarina Duff Burnay 2013.

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Apresentação em tema: "Efeitos Cognitivos: Agenda- setting Catarina Duff Burnay 2013."— Transcrição da apresentação:

1 Efeitos Cognitivos: Agenda- setting Catarina Duff Burnay 2013

2 Efeitos Cognitivos: Agenda-Setting Introdução à Comunicação  Malcolm McCombs e Donald Shaw (década de 70):  os assuntos a que os media conferem mais atenção são percebidos pelo público como mais importantes.  Os media instituem o que é ou o que não é um tema da actualidade.  Os media estabelecem uma hierarquia e uma prioridade de temas.

3 Efeitos Cognitivos: Agenda-Setting Introdução à Comunicação  O Agenda-setting depende do meio:  Imprensa  Televisão

4 Efeitos Cognitivos: Agenda-Setting Introdução à Comunicação  Embora o agenda-setting ainda proponha a influência dos meios nos indivíduos, não é de forma persuasiva ou de manipulação.  os seus efeitos existem, mas em vez de serem directos, imediatos e controlados, são a  longo prazo e cognitivos.

5 Efeitos Cognitivos: Agenda-Setting Introdução à Comunicação  Rogers e Dearing (1987):  A agenda dos media: priporidades do conteúdo dos media em relação aos acontecimentos.  A agenda do público: cada elemento do público dá mais atenção a determinados temas do que a outros.  A agenda política: temas e propostas dos políticos.

6 Efeitos Cognitivos: Agenda-Setting Introdução à Comunicação  Rogers e Dearing (1987):  Os Media influenciam directamente a agenda do público.  A agenda mediática é directamente influenciada por diversas fontes e acontecimentos do mundo real.  A Agenda do público (opinião pública) influencia a agenda política.

7 Efeitos Cognitivos: Agenda-Setting Introdução à Comunicação  Rogers e Dearing (1987):  A agenda mediática influencia directamente a agenda política.  A agenda política tem uma forte e directa influência na agenda mediática.

8 Efeitos Cognitivos: Agenda-Setting Introdução à Comunicação  Questões a ter em conta:  O agenda-setting pode ser intencional ou não.  Pode ser iniciada pelos media ou pelos decisores políticos.  Não se pode excluir a hipótese de o público influenciar a agenda dos media.

9 Efeitos Cognitivos: Agenda-Setting Introdução à Comunicação  Questões a ter em conta:  Nem todos os meios têm a mesma credibilidade, logo, os efeitos não são os mesmos.  As mensagens mediáticas podem não coincidir com as experiências pessoais contextuais.  Os valores dos indivíduos podem ser diferentes dos valores-notícia dos media.


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