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PublicouManuella Ramalho Alterado mais de 9 anos atrás
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Efeitos Cognitivos: Agenda- setting Catarina Duff Burnay 2013
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Efeitos Cognitivos: Agenda-Setting Introdução à Comunicação Malcolm McCombs e Donald Shaw (década de 70): os assuntos a que os media conferem mais atenção são percebidos pelo público como mais importantes. Os media instituem o que é ou o que não é um tema da actualidade. Os media estabelecem uma hierarquia e uma prioridade de temas.
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Efeitos Cognitivos: Agenda-Setting Introdução à Comunicação O Agenda-setting depende do meio: Imprensa Televisão
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Efeitos Cognitivos: Agenda-Setting Introdução à Comunicação Embora o agenda-setting ainda proponha a influência dos meios nos indivíduos, não é de forma persuasiva ou de manipulação. os seus efeitos existem, mas em vez de serem directos, imediatos e controlados, são a longo prazo e cognitivos.
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Efeitos Cognitivos: Agenda-Setting Introdução à Comunicação Rogers e Dearing (1987): A agenda dos media: priporidades do conteúdo dos media em relação aos acontecimentos. A agenda do público: cada elemento do público dá mais atenção a determinados temas do que a outros. A agenda política: temas e propostas dos políticos.
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Efeitos Cognitivos: Agenda-Setting Introdução à Comunicação Rogers e Dearing (1987): Os Media influenciam directamente a agenda do público. A agenda mediática é directamente influenciada por diversas fontes e acontecimentos do mundo real. A Agenda do público (opinião pública) influencia a agenda política.
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Efeitos Cognitivos: Agenda-Setting Introdução à Comunicação Rogers e Dearing (1987): A agenda mediática influencia directamente a agenda política. A agenda política tem uma forte e directa influência na agenda mediática.
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Efeitos Cognitivos: Agenda-Setting Introdução à Comunicação Questões a ter em conta: O agenda-setting pode ser intencional ou não. Pode ser iniciada pelos media ou pelos decisores políticos. Não se pode excluir a hipótese de o público influenciar a agenda dos media.
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Efeitos Cognitivos: Agenda-Setting Introdução à Comunicação Questões a ter em conta: Nem todos os meios têm a mesma credibilidade, logo, os efeitos não são os mesmos. As mensagens mediáticas podem não coincidir com as experiências pessoais contextuais. Os valores dos indivíduos podem ser diferentes dos valores-notícia dos media.
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