A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Docência do Ensino Superior Apresentação do Curso Silvia Pereira de Castro Casa Nova

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Docência do Ensino Superior Apresentação do Curso Silvia Pereira de Castro Casa Nova"— Transcrição da apresentação:

1 Docência do Ensino Superior Apresentação do Curso Silvia Pereira de Castro Casa Nova

2 Apresentação Expectativas Necessidades Questões 2

3 ENSINAR APRENDIZAGEM PEDAGOGIA EDUCAR 3

4 Expectativas Duas coisas em comum na turma: não somos professores, estamos professores. Sente-se uma contadora atuando como professora. Os cursos de mestrado e doutorado não preparam ninguém para ser professor. O que se leva para sala de aula é o que se vive e, no caso da turma, é o profissional. Para dar aulas procura copiar seus melhores professores. Acha que tão ou mais importante que o conteúdo é como o conteúdo é distribuído aos alunos. Vê que há professores que tem conhecimento mas não conseguem transmiti-lo. Percebe o professor como facilitador da transmissão de conhecimentos. 4

5 Expectativas Achava que para ser bom professor era preciso dominar o aluno a matéria. Métodos alternativos de avaliação. Falta de interesse: como despertar interesse do aluno. Como o aluno aprende. Fórum de discussão: o que é um bom professor? Quer entender os estímulos que levam o aluno a buscar aprender. 5

6 Visão do curso Características dos alunos Contexto Currículo Processo de Aprendizado Resultado do Aprendizado 6

7 Objetivos Analisar e entender diferentes concepções curriculares e implementar metodologias de ensino inseridas no contexto do ensino superior brasileiro. Servir como ambiente de reflexão da prática do ensino superior e, em especial, em contabilidade. Construir as bases de uma linha de pesquisa em Ensino da Contabilidade. 7

8 Conteúdo Programático 1. Introdução e apresentação 2. Concepções de ensino superior 3. Estudantes universitários 4. Currículo – conceitos e objetivos 5. Conteúdo 6. Modalidades didáticas 7. Novas Tecnologias aplicadas a Educação 8. Avaliação: alunos, professores e de curso 8

9 Atividades 1. Aula prática 2. Entrevista com alunos 3. Construção de um programa de disciplina 4. Análise do currículo de um curso 5. Apresentação de seminários 6. Currículo Oculto 7. Respostas a perguntas 8. Avaliação da experiência 9. Elaboração de artigo 9

10 Planejamento do curso Cronograma: DataConteúdoAtividade 06/agoIntrodução/Apresentação 13/agoContexto e Concepções de Ensino SuperiorArtigo e Pesquisa 20/agoEstudantes UniversitáriosApresentação, Dados FUVEST e Discussão 27/agoEstudantes UniversitáriosEntrevistas com alunos – Seminário 1: Tany 03/setCurrículo – Conceitos e ObjetivosSeminário 2: Rodrigo 10/set Semana da Pátria 17/set Atividade Individual - Projeto de Artigo 24/setCurrículo – Conceitos e ObjetivosAnálise de Currículos/Currículo Internacional 01/outConteúdoSeminário /outModalidades DidáticasSeminário 4: Silene 15/outModalidades DidáticasCaso de Estudo 22/outModalidades DidáticasPBL - USP Leste 29/out Consagração ao Funcionário Público 05/novNovas Tecnologias aplicadas a EducaçãoPalestra 12/novAvaliaçãoSeminário 5: Daniel 19/novAvaliação do aluno e do professorSeminário /novAvaliação do cursoAulas Práticas e Discussão 03/dezEncerramento – Avaliação Final 10/dezOutras atividades, se necessário Notas e Frequências 10

11 Avaliação 11 Leitura de textos, Atividades online, Entrevistas com alunos da graduação, Preparação e apresentação de aulas práticas e seminários, Artigo sobre um tema de interesse no ensino contábil, Relatório os participantes avaliarão a experiência na disciplina.

12 12 Moodle Cadastro![Número USP] Próximos Passos

13 Recursos no Moodle 1. Acesso a Leituras indicados 2. Forum para participação 3. Material para elaboração dos Seminários 4. Questões 5. Videos Outros

14 Aquecimento para próxima sessão: Histórico e Reflexão Origem: Idade Média, França (Paris) e Itália (Bolonha) Características: built of men >> sociedade de estudantes Historically, the word university has no connection with universe or the universality of learning; it denotes only a totality of a group (...) The students of Bologna organized such a university first as means of protection against townspeople (...) Victorious over the townsmen, the students turned on their other enemies, the professors. Herança: instituição, noção do estudo organizado em currículos, a organização em faculdades >> but no substitute has been found for the university in its main business, the training of scholars and the maintenance of tradition of learning and investigation.


Carregar ppt "Docência do Ensino Superior Apresentação do Curso Silvia Pereira de Castro Casa Nova"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google