A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

1.1 © 2003 by Prentice Hall 1. Projetar sistemas competitivos e eficazes 2. Entender requisitos de sistema do ambiente de negócios global 3. Criar arquitetura.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "1.1 © 2003 by Prentice Hall 1. Projetar sistemas competitivos e eficazes 2. Entender requisitos de sistema do ambiente de negócios global 3. Criar arquitetura."— Transcrição da apresentação:

1 1.1 © 2003 by Prentice Hall 1. Projetar sistemas competitivos e eficazes 2. Entender requisitos de sistema do ambiente de negócios global 3. Criar arquitetura de informação que apóie os objetivos da organização DESAFIOS PARA AS EMPRESAS

2 1.2 © 2003 by Prentice Hall 4. Determinar o valor dos sistemas de informação para o negócio 5. Projetar sistemas que as pessoas possam controlar, entender e usar de maneira social e eticamente responsável DESAFIOS PARA AS EMPRESAS

3 1.3 © 2003 by Prentice Hall O ambiente empresarial competitivo e a empresa digital emergente POR QUE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO? Quatro grandes mudanças de âmbito mundial que alteraram o ambiente empresarial: 1.A emergência da economia global 2.A transformação das economias industriais 3.A transformação da empresa 4.A emergência da empresa digital

4 1.4 © 2003 by Prentice Hall A emergência da economia global Gestão e controle em um mercado globalGestão e controle em um mercado global Competição em mercados mundiaisCompetição em mercados mundiais Grupos de trabalho globaisGrupos de trabalho globais Sistemas de entrega globaisSistemas de entrega globais POR QUE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO? O ambiente empresarial competitivo e a empresa digital emergente

5 1.5 © 2003 by Prentice Hall A transformação das economias industriais Economias baseadas no conhecimento e na informaçãoEconomias baseadas no conhecimento e na informação ProdutividadeProdutividade Novos produtos e serviçosNovos produtos e serviços Conhecimento: um ativ produtivo e estratégico fundamentalConhecimento: um ativ produtivo e estratégico fundamental POR QUE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO? O ambiente empresarial competitivo e a empresa digital emergente

6 1.6 © 2003 by Prentice Hall A transformação das economias industriais Concorrência baseada em tempoConcorrência baseada em tempo Produtos de vida mais curtaProdutos de vida mais curta Ambiente turbulentoAmbiente turbulento Base de conhecimento do funcionário limitadaBase de conhecimento do funcionário limitada POR QUE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO? O ambiente empresarial competitivo e a empresa digital emergente

7 1.7 © 2003 by Prentice Hall Composição da força de trabalho POR QUE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO?

8 1.8 © 2003 by Prentice Hall Transformação da empresa Achatamento(downsizing)Achatamento(downsizing) –eliminação da burocracia corporativa DescentralizaçãoDescentralização FlexibilidadeFlexibilidade Independência de localizaçãoIndependência de localização Baixos custos de transação e coordenaçãoBaixos custos de transação e coordenação EmpowermentEmpowerment –descentralização de poderes pelos vários níveis hierárquicos da organização, o que permite a criação de maior motivação nos trabalhadores. ) Trabalho colaborativo e em equipeTrabalho colaborativo e em equipe POR QUE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO? O ambiente empresarial competitivo e a empresa digital emergente

9 1.9 © 2003 by Prentice Hall A emergência da empresa digital Relacionamentos possibilitados digitalmente com clientes, fornecedores e funcionáriosRelacionamentos possibilitados digitalmente com clientes, fornecedores e funcionários Processos do negócio principal realizados via redes digitaisProcessos do negócio principal realizados via redes digitais Gestão digital dos principais ativos da empresaGestão digital dos principais ativos da empresa Rapidez em sentir e responder a mudanças ambientaisRapidez em sentir e responder a mudanças ambientais POR QUE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO? O ambiente empresarial competitivo e a empresa digital emergente

10 1.10 © 2003 by Prentice Hall Um conjunto de componentes inter- relacionados que coleta (ou recupera), processa, armazena e distribui informações destinadas a apoiar a tomada de decisões e o controle em uma organização O que é um sistema de informação? POR QUE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO?

11 1.11 © 2003 by Prentice Hall Dados: Fluxos de fatos brutos que representam eventos, como transações comerciaisDados: Fluxos de fatos brutos que representam eventos, como transações comerciais Informações: Conjuntos de dados significativos e úteis a seres humanos em processos como o se tomada de decisõesInformações: Conjuntos de dados significativos e úteis a seres humanos em processos como o se tomada de decisões POR QUE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO? O que é um sistema de informação?

12 1.12 © 2003 by Prentice Hall Figura 1-2 Dados e informações POR QUE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO? O que é um sistema de informação?

13 1.13 © 2003 by Prentice Hall ENTRADA SAÍDA PROCES- SAMENTO FEEDBACK Atividades de um sistema de informação POR QUE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO?

14 1.14 © 2003 by Prentice Hall Funções de um sistema de informação Figura 1-3 POR QUE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO?

15 1.15 © 2003 by Prentice Hall Depende de hardware e software de computadorDepende de hardware e software de computador Processamento e disseminação de informaçõesProcessamento e disseminação de informações Sistemas de informação por computador (SIC) POR QUE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO?

16 1.16 © 2003 by Prentice Hall Uma solução organizacional e administrativaUma solução organizacional e administrativa Baseada em tecnologia da informaçãoBaseada em tecnologia da informação A um desafio imposto pelo ambienteA um desafio imposto pelo ambiente Perspectiva empresarial sobre sistemas de informação POR QUE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO?

17 1.17 © 2003 by Prentice Hall Sistemas de informação ORGANIZAÇÕES TECNOLOGIA ADMINISTRAÇÃO SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Figura 1-4 POR QUE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO?

18 1.18 © 2003 by Prentice Hall Capacitação em sistemas de informação: Compreensão ampla dos sistemas de informação, incluindo conhecimento comportamental sobre organizações e indivíduos que usam sistemas de informação e conhecimentos técnicos sobre computadores.Capacitação em sistemas de informação: Compreensão ampla dos sistemas de informação, incluindo conhecimento comportamental sobre organizações e indivíduos que usam sistemas de informação e conhecimentos técnicos sobre computadores. Capacitação em computadores: Conhecimento sobre tecnologia da informação, com foco na compreensão de como funcionam as tecnologias baseadas em computadorCapacitação em computadores: Conhecimento sobre tecnologia da informação, com foco na compreensão de como funcionam as tecnologias baseadas em computador Perspectiva empresarial sobre sistemas de informação POR QUE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO?

19 1.19 © 2003 by Prentice Hall Vendas e marketingVendas e marketing Fabricação e produçãoFabricação e produção FinançasFinanças ContabilidadeContabilidade Recursos humanosRecursos humanos Princiais funções empresariais POR QUE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO?

20 1.20 © 2003 by Prentice Hall organizações PessoasPessoas EstruturaEstrutura Procedimentos operacionaisProcedimentos operacionais PolíticaPolítica CulturaCultura

21 1.21 © 2003 by Prentice Hall Elementos-chave: Pessoas: Gerentes, trabalhadores do conhecimento, trabalhadores de dados, trabalhadores de produçãoou de serviçosPessoas: Gerentes, trabalhadores do conhecimento, trabalhadores de dados, trabalhadores de produçãoou de serviços Estrutura: Organograma, grupos de especialistas, produtos, geografiaEstrutura: Organograma, grupos de especialistas, produtos, geografia Organizações POR QUE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO?

22 1.22 © 2003 by Prentice Hall Procedimentos operacionais: Procedimentos operacionais padrão (POP, regras para a ação)Procedimentos operacionais: Procedimentos operacionais padrão (POP, regras para a ação) Política: Poder para persuadir, para conseguir que as coisas sejam feitasPolítica: Poder para persuadir, para conseguir que as coisas sejam feitas Cultura: Comportamento habitualCultura: Comportamento habitual Organizações POR QUE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO?

23 1.23 © 2003 by Prentice Hall Níveis: Gerentes seniores: Tomam decisões estratégicas de longo prazo sobre produtos e serviçosGerentes seniores: Tomam decisões estratégicas de longo prazo sobre produtos e serviços Gerentes de nível médio: Executam os programas e planos da gerência sêniorGerentes de nível médio: Executam os programas e planos da gerência sênior Gerentes operacionais: monitoram as atividades diárias da empresaGerentes operacionais: monitoram as atividades diárias da empresa Administração POR QUE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO?

24 1.24 © 2003 by Prentice Hall Ferramentas que os gerentes usam para lidar com a mudança Hardware: Equipamento físicoHardware: Equipamento físico Software: Instruções detalhadas pré- programadasSoftware: Instruções detalhadas pré- programadas Armazenamento: Méios físicos para armazenamento dos dados e do softwareArmazenamento: Méios físicos para armazenamento dos dados e do software Tecnologia de computação POR QUE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO?

25 1.25 © 2003 by Prentice Hall Tecnologia de comunicações: transfere dados de uma localização física para outraTecnologia de comunicações: transfere dados de uma localização física para outra Redes: liga computadores para compartilhar dados ou recursosRedes: liga computadores para compartilhar dados ou recursos Tecnologia de computação POR QUE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO?

26 1.26 © 2003 by Prentice Hall EM DIREÇÃO À EMPRESA DIGITAL A interdependência entre as organizações e os sistemas de informação Figura 1-7

27 1.27 © 2003 by Prentice Hall Década de 1950: Mudanças técnicasDécada de 1950: Mudanças técnicas Décadas de 60-70: Controles gerenciaisDécadas de 60-70: Controles gerenciais Décadas de 80-90: Atividades institucionais fundamentaisDécadas de 80-90: Atividades institucionais fundamentais Décadas de Internet e mercado globalizadoDécadas de Internet e mercado globalizado Importância crescente A REVOLUÇÃO DAS REDES E A INTERNET A ampliação do escopo dos sistemas de informação

28 1.28 © 2003 by Prentice Hall Figura 1-8 A REVOLUÇÃO DAS REDES E A INTERNET A ampliação do escopo dos sistemas de informação

29 1.29 © 2003 by Prentice Hall Comunicar e colaborarComunicar e colaborar Accessar informaçõesAccessar informações Participar de discussõesParticipar de discussões Fornecer informaçõesFornecer informações Divertir-seDivertir-se Realizar transações de negóciosRealizar transações de negócios RUMO À EMPRESA DIGITAL O que você pode fazer na Internet

30 1.30 © 2003 by Prentice Hall Organizaçoes achatadasOrganizaçoes achatadas Separação do trabalho do local de trabalhoSeparação do trabalho do local de trabalho Reorganização de fluxos de trabalhoReorganização de fluxos de trabalho Flexibilidade crescenteFlexibilidade crescente Redefinição das fronteiras organizacionaisRedefinição das fronteiras organizacionais Novas opções para o desenho organizacional RUMO À EMPRESA DIGITAL

31 1.31 © 2003 by Prentice Hall Figura 1-9 O achatamento das organizaçoes pelos sistemas de informação RUMO À EMPRESA DIGITAL

32 1.32 © 2003 by Prentice Hall Figura 1-10 Fluxo de trabalho replanejado para a subscrição de seguros RUMO À EMPRESA DIGITAL

33 1.33 © 2003 by Prentice Hall Comércio eletrônicoComércio eletrônico E-businessE-business Mercado eletrônico: O sistema de informações coloca compradores e vendedores em contato para trocar informações, produtos, serviços, pagamentosMercado eletrônico: O sistema de informações coloca compradores e vendedores em contato para trocar informações, produtos, serviços, pagamentos A empresa digital RUMO À EMPRESA DIGITAL

34 1.34 © 2003 by Prentice Hall Figura 1-11 RUMO À EMPRESA DIGITAL

35 1.35 © 2003 by Prentice Hall A Internet liga compradores e vendedoresA Internet liga compradores e vendedores Custos de transação mais baixosCustos de transação mais baixos Bens e serviços são anunciados, comprados e trocados ao redor do mundoBens e serviços são anunciados, comprados e trocados ao redor do mundo Crescimento das transações Business-to- businessCrescimento das transações Business-to- business Comércio eletrônico RUMO À EMPRESA DIGITAL

36 1.36 © 2003 by Prentice Hall Internet: As empresas constroem redes privadas e segurasInternet: As empresas constroem redes privadas e seguras , documentos da Web, software em grupo: Amplia a comunicação e o controle efetivos , documentos da Web, software em grupo: Amplia a comunicação e o controle efetivos Extranet: Extensão da intranet para usuários externos autorizadosExtranet: Extensão da intranet para usuários externos autorizados E-Business RUMO À EMPRESA DIGITAL

37 1.37 © 2003 by Prentice Hall Arquitetura de informação e infra-estrutura de tecnologia da informação Figura 1-12 RUMO À EMPRESA DIGITAL

38 1.38 © 2003 by Prentice Hall 1 1 ADMINISTRAÇÃO DA EMPRESA DIGITAL Capítulo


Carregar ppt "1.1 © 2003 by Prentice Hall 1. Projetar sistemas competitivos e eficazes 2. Entender requisitos de sistema do ambiente de negócios global 3. Criar arquitetura."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google