A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Universidade Federal de Santa Catarina

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Universidade Federal de Santa Catarina"— Transcrição da apresentação:

1 Universidade Federal de Santa Catarina
Pós-graduação em Engenharia de Produção AVALIAÇÃO POSTURAL PELO MÉTODO OWAS Lúcia Andréia Zanette Ramos Zeni Raquel Kuerten de Salles Tânia Bertoldo Benedetti

2 Introdução 1. Definição:
 A postura pode ser definida como a posição e a orientação espacial global do corpo e seus membros relativamente uns aos outros, sendo necessária para execução bem sucedida de um determinado movimento (Kandel et al., 1991).

3 Introdução 2. Principais conseqüências:  postura de pé prolongada;
 postura sentado curvado;  postura curvado;  postura ajoelhado;  posições em falsas ou a crispação.

4 Introdução 3. Pesquisas  Candeias et al., 1998:
1) barulho/ dor de ouvido; 2) dor/inchaço nas pernas, joelhos e pés; 3) fumos e poeiras; problemas nos pulmões, gripes, irritação no nariz e garganta; 4) problemas de estômago e alimentação; 5) dor nas costas.

5 Introdução 3. Pesquisas  Couto, 1995: A “dor nas costas” é uma das maiores causas de afastamento do trabalho e de sofrimento humano.

6 Métodos de avaliação postural
OWAS Foi criado pela OVAKO OY em conjunto com o Instituto Filândes de Saúde Ocupacional, na Finlândia, com o objetivo de analisar posturas de trabalho na indústria do aço (Karhu et al., 1977).

7 Métodos de avaliação postural
1. Classificação de postura - analisar as atividades; - observar a freqüência e o tempo despendido em cada postura; - analisar as atividades através de vídeo acompanhado de observações diretas; atividades cíclicas: todo o ciclo atividades não cíclicas: mínimo 30 seg. - estimar a proporção do tempo das posturas assumidas.

8 Métodos de avaliação postural
1. Classificação de postura - analisar as atividades; - observar a freqüência e o tempo despendido em cada postura; - analisar as atividades através de vídeo acompanhado de observações diretas; atividades cíclicas: todo o ciclo atividades não cíclicas: mínimo 30 seg. - estimar a proporção do tempo das posturas assumidas.

9 Métodos de avaliação postural
1. Classificação de postura - Durante a observação são consideradas as seguintes posturas: 1º Dígito - Costas -ereta -Inclinada para frente ou para trás -Torcida ou inclinada para os lados -Inclinada e torcida ou inclinada para frente e para os lados

10 Métodos de avaliação postural
1. Classificação de postura 2º Dígito - Braços 1 - Ambos os braços abaixo do nível dos ombros 2 - Um braço no nível dos ombros ou abaixo 3 - Ambos os braços no nível dos ombros ou abaixo

11 Métodos de avaliação postural
1. Classificação de postura 3º Dígito - Pernas 1 - Sentado 2 - De pé com ambas pernas esticadas 3 - De pé com o peso em uma das pernas esticadas 4 - De pé ou agachado com ambos os joelhos dobrados 5 - De pé ou agachado com um dos joelhos dobrados 6 - Ajoelhado em um ou ambos os joelhos 7 - Andando ou se movendo

12 Métodos de avaliação postural
1. Classificação de postura 4º Dígito - Levantamento de carga ou uso de força 1 - Peso ou força necessária é 10 Kg ou menos 2 - Peso ou força necessária excede 10 Kg, mas menor que 20 Kg 3 - Peso ou força necessário excede 20 Kg.

13 Métodos de avaliação postural
1. Classificação de postura - 5º e 6º Dígito - Fase do trabalho Dois dígitos são reservados para fase da atividade variando de 00 a 99, selecionados a partir da subdivisão de tarefas.

14 Métodos de avaliação postural
TABELAS OWAS - MANUAL

15 Métodos de avaliação postural

16 Métodos de avaliação postural
1. Sistema de Análise Win-OWAS

17 Métodos de avaliação postural
1. Sistema de Análise Win-OWAS

18 Métodos de avaliação postural
1. Recomendações O método classifica as posturas em quatro categorias: 1: postura normal que dispensa cuidados (exceto em casos excepcionais); 2: postura deverá ser verificada durante a próxima revisão de rotina de trabalho; 3: postura que deve merecer atenção a curto prazo; 4: postura que deve merecer atenção imediata. 3 - Conclusão: Embora o método tenha limitações, tem demonstrado benefícios no monitoramento de tarefas que impõe constrangimentos possibilitando identificar as atividades mais prejudiciais e ao mesmo tempo indicar as regiões anatômicas mais atingidas. Desta forma, o método possibilita a elaboração de recomendações ergonômicas que eliminem ou minimizem tais atividades penosas.

19 Conclusão Embora o método tenha limitações, tem demonstrado benefícios no monitoramento de tarefas que impõe constrangimentos possibilitando identificar as atividades mais prejudiciais e ao mesmo tempo indicar as regiões anatômicas mais atingidas. Desta forma, o método possibilita a elaboração de recomendações ergonômicas que eliminem ou minimizem tais atividades penosas.


Carregar ppt "Universidade Federal de Santa Catarina"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google