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Gestão da Sustentabilidade do Empreendimento Marco Antonio Fujihara ©2003 PricewaterhouseCoopers. PricewaterhouseCoopers refers to the network of member.

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1 Gestão da Sustentabilidade do Empreendimento Marco Antonio Fujihara ©2003 PricewaterhouseCoopers. PricewaterhouseCoopers refers to the network of member firms of PricewaterhouseCoopers, each of which is a separate and independent legal entity. pwc

2 Fatores de Sucesso para o Negócio 1.Crescimento da Receita & Acesso ao Mercado 2.Redução de Custos & Produtividade 3.Acesso a Capital 4.Gestão do Risco & Licença para Funcionar 5.Capital Humano 6.Valor da Marca & Reputação Criação de Valor PricewaterhouseCoopers

3 Utilização de recursos para atender às necessidades do presente sem comprometer a capacidade das gerações futuras em atender as suas próprias necessidades. (Desenvolvido por Gro Brutland em 1990 e aprovado na Rio 92) Este conceito integra os três vetores da sustentabilidade: ambiental, econômico e social. Desenvolvimento Econômico Responsabilidade Social Sustentabilidade Gestão Ambiental Triple Bottom Line Sustentabilidade Relembrando o conceito básico PricewaterhouseCoopers

4 Maximização do retorno do capital Investidor Empreendedor (Lucratividade no longo prazo) Preservação de recursos naturais Eco-Eficiência Energia renovável Cidadania Geração de Emprego Engajamento das partes interessadas Desenvolvimento Econômico Gestão Ambiental Responsabilidade Social Sustentabilidade Sustentabilidade Conceito Básico - exemplificação PricewaterhouseCoopers

5 Sustentabilidade não é –Meio ambiente –Acessório, mas sim fundamental para a estratégia de negócios da empresa –Apenas políticas e procedimentos: é uma cultura, uma atitude Sustentabilidade é –Fator estratégico e criação de valor a longo prazo –A legitimidade da empresa, está além da conformidade (licença de operação e crescimento) –A ligação entre diversos fatores (Governança, Transparência, Valor agregado ao acionistas etc) –Deslocamento do stakeholder-oriented para o value-oriented –Transparência dos seus valores intangíveis Cidadania Corporativa Triple Bottom Line Responsabilidade Corporativa Desenvolvimento Sustentável Ética nos Negócios Responsabilidade Social Corporativa Sustainability

6 Sustentabilidade & não financeiro Valor de mercado Valor contábil Avaliação retrospectiva Avaliação retrospectiva Explicação de como os resultados foram atingidos Explicação de como os resultados foram atingidos Capacidade financeira Pioneirismo Pioneirismo Maneira pela qual os resultados foram e serão atingidos Maneira pela qual os resultados foram e serão atingidos Capacidade estratégica Reputação Brand Confiança Credibilidade Integridade Capital Intelectual Fidelidade do consumidor Gestão de risco Responsabilidade sócio- ambiental Capital financeiro Imobilizado Tangíveis Inatingíveis L I N K

7 Sustentabilidade, será que atualmente é só isso?

8 É a perenidade do empreendimento (empresarial ou social) com adequada remuneração do capital e/ou continuidade do cumprimento de sua missão ao longo to tempo. Adiciona aos vetores básicos de sustentabilidade - econômicos, ambientais e sociais – outros instrumentos de gestão: Governança Corporativa Ética e Cultura Gestão de Riscos Indicadores de Sustentabilidade Fatores Críticos de Sustentabilidade Sustentabilidade do Empreendimento Visão PricewaterhouseCoopers PricewaterhouseCoopers

9 1 Pressões de Leis e Regulamentações Legislação Ambiental Legislação Trabalhista Proteção aos Minoritários Código de Defesa do Consumidor SEC; CVM, BOVESPA, Sarbannes-Oxley, etc. 2 Pressões Sociais Aumento do consumo consciente Crescimento do conceito de cidadania Atuação de organizações não governamentais, etc. Sustentabilidade Pressões externas PricewaterhouseCoopers

10 3 Pressões do ambiente de negócios Movimento internacional de fusões e aquisições Concessão de crédito vinculada a critérios de sustentabilidade Intensificação dos investimentos de fundos de pensão Postura mais ativa dos investidores institucionais, nacionais e internacionais Seletividade de fornecedores Oportunidades e Riscos de reputação da cadeia de valor, incluindo fornecedores, clientes, parceiros, etc. Sustentabilidade Pressões externas PricewaterhouseCoopers

11 Integrando sustentabilidade e estratégia de negócios

12 Fazer da sustentabilidade parte integral da estratégia de negócio da companhia oferece oportunidades de benefícios reais : Esses benefícios podem ser divididos em: Valor Crescimento Boas Prática Gerenciais Comprometimento

13 Integrando sustentabilidade e estratégia de negócios - Valor Os proponentes de sustentabilidade acreditam que para criar valor aos stakeholders, é necessário criar valor aos acionistas (shareholders).

14 Integrando sustentabilidade e estratégia de negócios - Valor Traduzindo este valor em performance das ações da empresa requer uma divulgação apropriada em larga escala de informações financeiras e não financeiras, para informar a visão de mercado Incorporar a visão integrada e holística da totalidade da companhia, com o relacionamento com os stakeholders, é fundamental para a estratégia e accountability da companhia.

15 Integrando sustentabilidade e estratégia de negócios - Crescimento Os ingredientes para o crescimento estão entre os objetivos da empresa e a dinâmica da sociedade e meio ambiente Companhias bem sucedidas, que expõem os princípios de sustentabilidade, vêem benefícios nas performances dos novos índices do mercado de ações. Perseguir estratégias de sustentabilidade pode ajudar a criar durabilidade a longo prazo e prosperidade, e melhor gerenciar os riscos externos e inerentes.

16 Hoje existem novos desafios de boas práticas gerenciais na economia globalizada e no mundo cada vez mais interconectado. As companhias, e a efetividade e transparência de suas práticas gerenciais, estão sendo extremamente analisados, mais do que nunca. Para reconstruir a credibilidade da companhia, a transparência, accountability e integridade são ingrediente vitais. Integrando sustentabilidade e estratégia de negócios – Boas Práticas Gerenciais

17 Não só os stakeholders externos estão questionando, analistas e investidores estão perguntando cada vez mais sobre assuntos relacionados a indicadores de sustentabilidade - além das informações de medidas financeiras – sendo que alguns destes, requeridos por órgãos legisladores. Integrando sustentabilidade e estratégia de negócios - Boas Práticas Gerenciais

18 Integrando sustentabilidade e estratégia de negócios - Comprometimento Comprometimento com os interesses de stakeholders são integrantes da sustentabilidade corporativa. Comprometimento é uma via de duas mãos, que é conduzida não só para mostrar transparência, mas também, para aumentar os resultados dos negócios. Comprometimento pode criar um ambiente mais estável para se operar, principalmente em um mundo em desenvolvimento.

19 Integrando sustentabilidade e estratégia de negócios - Comprometimento Empresas, governo e ONGs estão trabalhando juntos para construir uma iniciativa tri-setorial para contribuir positivamente com as comunidades locais e mitigar riscos e futuros passivos. Através dos clientes, trabalhadores e outros stakeholders, existe um forte link para a criação de valor…

20 Integrando sustentabilidade e estratégia de negócios Outros passos fundamentais: Identificar toda a gama de CONEXÕES, que são potencialmente integrantes do sucesso do seu negócio – investidores, sócios, consumidores e toda a sociedade. Estabelecer os mecanismos corretos para conduzir o DIÁLOGO com todos os pontos potenciais de conexão. Traduzir o diálogo em INDICADORES que tenham significado para as implicações da futura estratégia. Desenvolver mecanismo de REPORTES que são capazes de apresentar uma visão da boa prática gerencial e gestão pró- ativa através de uma gama de missões críticas de fatores financeiros e não financeiros.

21 Sustentabilidade é uma jornada, não um destino. Planos estratégicos para incluir na estratégia corporativa todos os elementos para medir custos de impactos, juntamente com soluções de negócios à longo prazo, proporcionam a base para a melhoria continua da companhia Integral Business, Integrando sustentabilidade e estratégia de negócios, PricewaterhouseCoopers, 2003

22 Gestão da Sustentabilidade

23 Identificação de fatores críticos (limitadores) de Sustentabilidade Análise de riscos e oportunidades Coaching para a Sustentabilidade Gestão da Sustentabilidade do Empreendimento - Processo PricewaterhouseCoopers

24 1. Credibilidade 2. Lucratividade 3. Crescimento 4. Continuidade InovaçãoCrescimentoMaturidadeDescontinuação Continuidade do processo a longo prazo Gestão da Sustentabilidade Fatores Críticos de Sustentabilidade no Ciclo de Vida do empreendimento PricewaterhouseCoopers

25 3. Fornecedores Concentração Matéria-Prima Tecnologia Serviços Capital 4. Empresa Recursos Humanos Processos Conhecimento Gestão Corporativa 5. Clientes Concentração Cultura Valores 1. Governo Legislação Infra-estrutura 2. Sociedade Cultura Educação 6. Concorrentes Perfil de Concorrência Produtos Substitutos Novos Entrantes Gestão da Sustentabilidade do Empreendimento Elementos (áreas) de Análise (base Porter / Hamel / Prahalad) PricewaterhouseCoopers

26 1.Governança e Engajamento Governança & Gestão Engajamento de Partes Interessadas 2.Foco Ambiental Melhoria do Processo Ambiental Produtos e Serviços Ambientais 3.Desenvolvimento Sócio-Econômico Crescimento Econômico Local Desenvolvimento da Comunidade Gestão de Recursos Humanos Fatores de Sustentabilidade Modelo Sistêmico de Criação de Valor PricewaterhouseCoopers

27 Conexão das variáveis de Sustentabilidade com a Estratégia do Negócio Escolha da Unidade Estratégica de Negócio Identificação do grau de exposição ambiental e social Determinação da relevância estratégica dos aspectos sociais e ambientais Perspectiva Financeira Perspectiva do Cliente Perspectiva dos Processos Internos Perspectiva do Aprendizado e Crescimento Perspectiva Não- Mercadológica Sustainability Balanced ScoreCard PricewaterhouseCoopers

28 Indicadores de Gestão Sustentável Indicadores de Gestão Sustentável Seleção e Concepção Qualquer uma das abordagem de Indicadores de Sustentabilidade tomada tal como é formulada costuma ser insuficiente para expressar todas as particularidades de um dado empreendimento, requerendo-se freqüentemente o uso combinado de abordagens selecionadas, caso a caso. Além disso, cada organização deve eleger seu conjunto de Indicadores de Gestão em consonância com os fundamentos de sua Governança Corporativa, contemplando: Crenças, Valores e Propósitos Missão e Visão de Futuro Expectativas legitimadas das Partes Interessadas PricewaterhouseCoopers

29 Definir prioridades estratégicas que expressem valores do desenvolvimento sustentável Planejar equilibradamente o Econômico, o Social e o Ambiental Monitorar o desempenho da organização nessas três dimensões Introduzir ações eficazes corretivas de desvios Avaliar os resultados da sustentabilidade: dimensão por dimensão e quanto a seu equilíbrio recíproco Acumular informações de desempenho em sustentabilidade comparáveis no tempo Indicadores de Gestão Sustentável devem ser instrumentos de viabilização da Estratégia e da Operação tornando a Organização apta a: Indicadores de Gestão Sustentável Indicadores de Gestão Sustentável Características Desejáveis

30 Indicadores Globais de Sustentabilidade A utilização de indicadores globais visa justamente incentivar e colaborar com as empresas na elaboração de indicadores de performance com comparabilidade. Servindo como uma importante ferramenta para medir o seu desempenho e também, para estabelecer Benchmarking. O Global Reporting Initiative é uma instituição global independente que está desenvolvendo uma estrutura mundialmente aceita para relato de sustentabilidade. Ele é fundamentado em 11 princípios, dos quais: transparência, credibilidade, verificabilidade, e comparabilidade são de extrema importância; indicando claramente a relevância da elaboração e exposição dos índices de desempenho das organizações.

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