Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
1
Governança Corporativa
Ética Empresarial Ética Profissional Geração de Valor MBA Fipecafi – IBRI SP - Julho/2003
2
HUMANIZAÇÃO DAS RELAÇÕES = ÉTICA…
É necessário que no cenário Político Internacional se imponha a ética da solidariedade, e queremos que a participação no crescimento econômico e uma justa distribuição dos bens marquem o futuro da humanidade. Papa João Paulo II
3
HUMANIZAÇÃO DAS RELAÇÕES = ÉTICA
Crise Mundial de Valores - Resulta insegurança; - Tensão nas relações sociais, agravada pela lógica dominante da economia e do mercado; - Leva a competição e não a colaboração; A crise cria oportunidade para discussão de valores. Por valores nos movemos e somos. “A razão não é o primeiro nem o último momento da existência”. A experiência de base não é “ Penso, logo existo”, mas “Sinto, logo existo”. Leonardo Boff Prof. Ética – UERJ - Teólogo
4
ÉTICA EMPRESARIAL - DEFINIÇÃO
O termo ética tem várias nuances, tais como: “Indagações sobre a natureza e fundamentos da moralidade”; “Estudo e filosofia da conduta humana, com ênfase na dicotomia de certo e errado”. Simplificando: A ética empresarial compreende princípios e padrões que orientam o comportamento no mundo dos negócios.
5
ÉTICA – SÉCULO XX / XXI As empresas reconhecem que programas eficazes de ética nos negócios são bons para o desempenho de suas atividades. Tendência a migrar de iniciativas compulsórias para as inerentes a cultura ou integridade das empresas, nas quais a ética esteja presente como um dos valores fundamentais.
6
ÉTICA – DESEMPENHO DE EMPRESA
O ambiente ético mais sadio está relacionado ao maior empenho em busca da: - Qualidade. - Satisfação do consumidor. - Sintonia do funcionário com a empresa. - Sólido compromisso funcionário/Cia. A integridade é o alicerce sobre o qual construímos o sucesso dos nossos negócios. Em suma, a boa cidadania/governança contribui para o bom desempenho financeiro.
7
ÉTICA EMPRESARIAL… os processos decisórios;
A adoção de código de ética: - Permite a uniformização de critérios, orientando os processos decisórios; - Serve de parâmetro para solução de conflitos; - Aumenta a integração entre os funcionários da empresa e estimula o comprometimento. A conduta ética da empresa reflete a conduta de seus profissionais.
8
ÉTICA EMPRESARIAL… Ética
Lei Conduta ética transcende o simples cumprimento da legislação. Observar estritamente as normas legais, não mais atende padrões ideais de ética. Assim como educação, a ética vem do berço. Significa dizer que a essência está na consciência e na formação pessoal. Caso contrário seria inócuo a empresa adotar um Código de Ética.
9
ÉTICA EMPRESARIAL… Ética Governança Corporativa
Empresarial/Profissional A ÉTICA MAIS DO QUE NUNCA É O VALOR DE PROGRESSO E DESENVOLVIMENTO Geração de valor para os Investidores e Stakeholders
10
ÉTICA EMPRESARIAL… Fortalecimento da imagem corporativa
Transparência e Credibilidade Reputação da empresa Reflete no preço de suas ações e na produtividade Relacionamento com funcionários, investidores, consumidores, fornecedores, clientes e comunidade Honestidade e eficácia Valorização e retenção de capital intelectual Quanto mais a empresa cuida dos funcionários, mais provável que eles cuidem dela Remuneração para os investidores Política consistente LUCRO – Principal responsabilidade da Empresa.
11
CRONOLOGIA ÉTICA – SOUZA CRUZ100 ANOS...
1914 A Empresa transforma-se em S.A. após ser adquirida pela BAT. Transparência do negócio 1946/1957 Registro nas Bolsas de Valores do RJ e SP. Importância e credibilidade no Mercado de Capitais Valorização do acionista minoritário Década de 70 Criação do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento no Rio de Janeiro. Qualidade do produto Atendimento/expectativa do consumidor
12
CRONOLOGIA ÉTICA – SOUZA CRUZ 100 ANOS..
Década de 70 A Empresa adota os padrões Internacionais de conduta ética para condução dos negócios. Espírito de responsabilidade corporativa compromisso com a excelência empresarial Década de 80 Instituída política de negociação de ações para dirigentes e funcionários (insiders). Postura ética antecipando-se em pelo menos uma década as exigências do mercado Década de 90 Inaugurado em Sta. Cruz do Sul o maior e mais moderno complexo de processamento de fumo do mundo. Relacionamento e postura ética com os produtores agrícolas Integridade e confiabilidade
13
CRONOLOGIA ÉTICA – SOUZA CRUZ100 ANOS
Década de 90 Iniciado “Programa Varejo Socialmente Responsável”. Conscientização do varejista para não comercialização do produto para menores de 18 anos 2000 Criação do Instituto Souza Cruz. Profissionalização atuando como empresa cidadã Aprimoramento da qualidade das práticas sociais da empresa 2003 Inaugurada a mais moderna fábrica de cigarros do mundo em Cachoeirinha – RS. Marco em logística de operações Visão e crença no futuro
14
SITE CONTATO Elizabeth Benamor Gerents de RI Tel: (21) Fax: (21)
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.