A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Como apresentar-se em entrevistas de seleção

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Como apresentar-se em entrevistas de seleção"— Transcrição da apresentação:

1 Como apresentar-se em entrevistas de seleção

2 Comportamento adequado na entrevista de emprego
Aparência pessoal Documentação Cumprimentos Horário da entrevista Falando durante a entrevista Aguardando o resultado

3 Aparência pessoal Todos nós somos “produto à venda” e a entrevista é a nossa “vitrine”. Vestir-se adequadamente para o cargo pleiteado. Apresentar-se sempre limpo, arrumado e penteado (cabelo curto). Postura coerente com a situação, sem arrogância. Não seja invasivo. Evitar usar boné e óculos escuros. Não se “enfeitar” demais (anéis, brincos, piercing, etc).

4 Documentação Curriculum Vitae atualizado e sucinto.
Suprimir cópias de documentos e certificados de cursos. Curriculum Vitae sem erros e em papel colorido. Documentos pessoais em bom estado. carteira de identidade, cpf, carteira de trabalho, título de eleitor, pis , certificado de alistamento militar e certidão de nascimento ou casamento Ficha preenchida com calma e letra legível, não demore demais no preenchimento e declare apenas a verdade

5 Cumprimentos iniciais e finais
Cumprimento mais usual é o aperto de mão. Aperto de mão deve ser firme, passa a idéia de segurança. Cumprimento com beijos na face deve ser evitado. Aceite café apenas se não estiver nervoso. Evite fumar durante a entrevista ou deixar cigarros à mostra. Controlar o nervosismo demonstrado através da mão trêmula.

6 Horário da entrevista Se possível procure decidir sobre o horário em conjunto com o entrevistador. Verifique com antecedência a disponibilidade de transporte até o local. RESPEITE O HORÁRIO AGENDADO. Procure chegar ao local da entrevista com antecedência e aproveite para descansar e controlar o nervosismo. Se ocorrer um imprevisto ligue de imediato para o entrevistador e combine com ele um novo horário (com maior antecedência possível). Justifique com motivos fortes. Respeite o tempo do entrevistador e não se alongue em explicações. Procure não marcar outros compromissos no dia, pois pode ocorrer a solicitação de participar de outras etapas do processo seletivo.

7 Durante a entrevista Responda a perguntas de forma clara.
Evite destacar constantemente o “eu fiz”. Conte apenas a verdade. Evite comentários negativos de empresas onde trabalhou. Procure destacar experiências que foram mais relevantes em cada uma das empresas onde já trabalhou. Fale apenas quando solicitado. Olhe para o entrevistador enquanto estiver falando. Se solicitado a fazer perguntas, pergunte em relação ao trabalho, salário e benefícios e não tanto quanto ao sistema de folgas ou férias. Trate o entrevistador com respeito, é ele que detêm a autoridade.

8 Aguardando o resultado da entrevista
Pergunte ao selecionador, no final da entrevista, de que forma e quando será divulgado o resultado. Uma vez estabelecida a sistemática, aguarde. Não fique ligando a cada semana para o selecionador perguntado sobre o resultado. Parecerá que você está desesperado pela vaga e, embora esteja, não é bom que o selecionador saiba disto.

9 IMPORTANTE No mercado de hoje todos nós somos produtos à venda e, como somos muitos, a empresa vai buscar o melhor pelo preço que está disposta a pagar ( o salário oferecido). Por isto, todos os detalhes são importantes, desde a embalagem (apresentação pessoal), conteúdo (conhecimentos e habilidades) e aplicações (disponibilidade para variadas tarefas).

10 Curriculum Vitae Um currículo deve ser sintético, um resumo do seu histórico profissional. De preferência ele deve ter mais ou menos umas 2 a 3 folhas somente. Dados Pessoais: (Nome completo, Data de nascimento, Estado Civil, Endereço completo e telefone para contato, Profissão ( se tiver) e registro profissional); Escolaridade: Mencione sempre seu grau mais elevado cursado e algum anterior caso este seja relevante ao trabalho proposto. Demais cursos realizados ao longo da vida profissional podem ser citados, mas sem datas, carga horária, local, etc. Conhecimento de Idiomas: hoje em dia este aspecto é muito valorizado, portanto mencione se tiver habilidade em qualquer idioma, porém não minta, pois poderá ser checado na entrevista. Coloque o seu real conhecimento.

11 Curriculum Vitae Experiência Profissional: mencione aqui todas as empresas na qual trabalhou, sem omitir nenhuma. Pior que mencionar uma experiência não muito boa é a tentativa de omitir. Liste as empresas, data de admissão e demissão e coloque em tópicos as principais atividades que realizava. Se desejar, pode colocar o motivo da saída, mas é melhor deixar para explicar na entrevista. Liste as empresas rigorosamente na ordem cronológica que se sucederam. Referências pessoais, bancárias, profissionais, não são mais utilizadas. Acrescentar hobbies, clubes que freqüenta, tipos de lazer, também não. Assine e date o currículo pois, às vezes, o processo de seleção pode demorar muito ou você pode ficar no cadastro para ser chamado em outra oportunidade.


Carregar ppt "Como apresentar-se em entrevistas de seleção"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google