A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

I nteração na EAD : 4 desafios Antonio Simão Neto PUCPR CVA-RICESU.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "I nteração na EAD : 4 desafios Antonio Simão Neto PUCPR CVA-RICESU."— Transcrição da apresentação:

1 I nteração na EAD : 4 desafios Antonio Simão Neto PUCPR CVA-RICESU

2 Desafio ZERO

3

4 li em algum lugar Se você pensa que a educação é cara, calcule então o custo da ignorância…

5 Ghandi estava certo ?... para chegar a lugares onde ainda não estivemos, será preciso passar por caminhos que ainda não trilhamos...

6 Primeiro Desafio

7 alcance / volume X interação

8 Primeiro Desafio Como equilibrar as demandas políticas e institucionais pela ampliação do acesso à educação com a demanda pedagógica por interação?

9 interatividade alcance / volume problema

10 interatividade alcance / volume desafio

11 mídias mídias de massa = menos interativas do que mídias digitais como o computador e/na internet ? escolha da(s) mídia(s) de suporte para EAD tem sido pautada por critérios mais quantitativos do que comunicativos...

12 Segundo Desafio

13 estímulos sensoriais X interação

14 Segundo Desafio Como equilibrar estímulos sensoriais e interatividade potencial nos meios de comunicação usados em EAD?

15 grau de interatividade riqueza de estímulos sensoriais

16 grau de interatividade riqueza de estímulos sensoriais

17 grau de interatividade riqueza de estímulos sensoriais + rico - interativo + rico + interativo + pobre - interativo + pobre + interativo

18 grau de interatividade riqueza de estímulos sensoriais TV rádio

19 grau de interatividade riqueza de estímulos sensoriais aula expositiva

20 grau de interatividade riqueza de estímulos sensoriais telefone

21 grau de interatividade riqueza de estímulos sensoriais internet videogame

22 grau de interatividade riqueza de estímulos sensoriais conversa face a face

23 grau de interatividade riqueza de estímulos sensoriais amamentação

24 grau de interatividade riqueza de estímulos sensoriais contatos humanos diretos mediados

25 Terceiro Desafio

26 interações significativas

27 Terceiro Desafio Como fomentar e mediar interações significativas em AVAs?

28 interação trocas simbólicas signficativas significados negociados e (re) construídos mediação é parte integrante

29 mediação… 1. tecnológica 2. comunicativa 3. simbólica 4. pedagógica

30 1 tecnológica

31 1 A tecnologia é a fogueira em volta da qual hoje contamos as nossas histórias Laurie Anderson

32 2 comunicativa

33 2 Pensem no computador não como uma ferramenta, mas como uma mídia. Brenda Laurel

34 3 simbólica

35 3...uma dupla articulação, onde a mensagem é uma articulação tanto como forma, quanto como significado Gunther Kress

36 4 pedagógica

37 4... a disposição de ser uma ponte entre o aprendiz e sua aprendizagem, não uma ponte estática, mas uma ponte 'rolante M Masetto

38 mediação pedagógica não é somente escolher os meios ou preparar os materiais didáticos implica em decisões sobre as mídias os processos cognitivos as interações

39 o professor como... instrutor facilitador mediador catalizador invisível?

40 processo problema desafio questão tarefa tranmissão aprendizagem colaborativa instrutor invisível facilitador mediador catalizador papel do professor

41 Quarto Desafio

42 fazer acontecer

43 Quarto Desafio Como aproximar o que dizemos do que de fato fazemos ?

44 design a ponte entre o discurso e sua realização > semiótica social (G.Kress)

45 design conceber visualizar, antecipar planejar projetar imaginar acontecendo

46 design de atividades interações que acontecerão entre os agentes educacionais nos ambientes de aprendizagem

47 design de atividades está ao alcance dos professores e outros profissionais que preparam os cursos pode e deve ser objeto de um projeto (antecipação, visão, proposta, intenção) resultado depende das interações, mas o design inicial não

48 atividades estratégias técnicas recursos

49

50 estratégias globais 1. imitativa 2. heurística 3. criativa

51 XX ponto de partidaponto de chegada imitativa

52 X ponto de partidaponto de chegada heurística X X X

53 X ponto de partidaponto de chegada criativa

54 XX X X ponto de partidaponto de chegada imitativa heurística criativa X X X

55 estratégias objetivos pensamento imitativa heurística criativa procedimentais cognitivos atitudinais operacional lógico sensível

56 como podemos enfrentar os 4 desafios ?

57 importante! diálogo de experiências entre as boas práticas pedagógicas presenciais + à distância

58 EAD efetiva diálogo aberto entre educadores, comunicadores, designers, gestores, informatas, alunos, especialistas … não basta juntar pedagogos e programadores > faltam outros olhares importantes

59 M. Proust :... a verdadeira viagem de descoberta não está em sempre divisar novas terras, mas sim em olhar nossa própria terra com novos olhos...

60 muito obrigado ! terra.com.br ioe.ac.uk Antonio Simão Neto PUCPR CVA-RICESU


Carregar ppt "I nteração na EAD : 4 desafios Antonio Simão Neto PUCPR CVA-RICESU."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google