Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
1
Interação na EAD : 4 desafios
Antonio Simão Neto PUCPR CVA-RICESU
2
Desafio ZERO
4
li em algum lugar “ Se você pensa que a educação é cara, calcule então o custo da ignorância…”
5
Ghandi estava certo ? “ ... para chegar a lugares onde ainda não estivemos, será preciso passar por caminhos que ainda não trilhamos... “
6
Primeiro Desafio
7
Primeiro Desafio alcance / volume X interação
8
Primeiro Desafio Como equilibrar as demandas políticas e institucionais pela ampliação do acesso à educação com a demanda pedagógica por interação?
9
alcance / volume problema interatividade
10
alcance / volume desafio interatividade
11
mídias mídias de massa = menos interativas do que mídias digitais como o computador e/na internet ? escolha da(s) mídia(s) de suporte para EAD tem sido pautada por critérios mais quantitativos do que comunicativos...
12
Segundo Desafio
13
Segundo Desafio estímulos sensoriais X interação
14
Segundo Desafio Como equilibrar estímulos sensoriais e interatividade potencial nos meios de comunicação usados em EAD?
15
riqueza de estímulos sensoriais
grau de interatividade
16
riqueza de estímulos sensoriais
grau de interatividade
17
riqueza de estímulos sensoriais
+ rico - interativo + rico + interativo + pobre - interativo + pobre + interativo grau de interatividade
18
riqueza de estímulos sensoriais
TV rádio grau de interatividade
19
riqueza de estímulos sensoriais
aula expositiva grau de interatividade
20
riqueza de estímulos sensoriais
telefone grau de interatividade
21
riqueza de estímulos sensoriais
videogame internet grau de interatividade
22
riqueza de estímulos sensoriais
conversa face a face grau de interatividade
23
riqueza de estímulos sensoriais
amamentação grau de interatividade
24
riqueza de estímulos sensoriais
contatos humanos diretos mediados grau de interatividade
25
Terceiro Desafio
26
Terceiro Desafio interações significativas
27
Terceiro Desafio Como fomentar e mediar interações significativas em AVAs?
28
interação trocas simbólicas signficativas
significados negociados e (re) construídos mediação é parte integrante
29
mediação… tecnológica comunicativa simbólica pedagógica
30
1 tecnológica
31
1 tecnológica A tecnologia é a fogueira em volta da qual hoje contamos as nossas histórias Laurie Anderson
32
2 comunicativa
33
2 comunicativa Pensem no computador não como uma ferramenta, mas como uma mídia. Brenda Laurel
34
3 simbólica
35
3 simbólica ...uma dupla articulação, onde a mensagem é uma articulação tanto como forma, quanto como significado Gunther Kress
36
4 pedagógica
37
4 pedagógica ... a disposição de ser uma ponte entre o aprendiz e sua aprendizagem, não uma ponte estática, mas uma ponte 'rolante’ M Masetto
38
mediação pedagógica não é somente escolher os meios ou preparar os materiais didáticos implica em decisões sobre as mídias os processos cognitivos as interações
39
o professor como... instrutor facilitador mediador catalizador
invisível?
40
invisível facilitador mediador papel do professor catalizador
aprendizagem colaborativa invisível processo facilitador problema mediador desafio catalizador questão papel do professor tarefa instrutor tranmissão
41
Quarto Desafio
42
Quarto Desafio fazer acontecer
43
Quarto Desafio Como aproximar o que dizemos do que de fato fazemos ?
44
a ponte entre o discurso e sua realização
design a ponte entre o discurso e sua realização > semiótica social (G.Kress)
45
visualizar, antecipar planejar projetar imaginar acontecendo design
conceber visualizar, antecipar planejar projetar imaginar acontecendo
46
design de atividades interações que acontecerão entre os agentes educacionais nos ambientes de aprendizagem
47
design de atividades está ao alcance dos professores e outros profissionais que preparam os cursos pode e deve ser objeto de um projeto (antecipação, visão, proposta, intenção) resultado depende das interações, mas o design inicial não
48
atividades estratégias técnicas recursos
50
estratégias globais 1. imitativa 2. heurística 3. criativa
51
ponto de partida ponto de chegada imitativa X X
52
ponto de partida ponto de chegada X heurística X X X
53
ponto de partida ponto de chegada criativa X
54
X X X X X X X imitativa heurística criativa ponto de partida
ponto de chegada imitativa X X X heurística X X X criativa X
55
estratégias objetivos pensamento
procedimentais cognitivos atitudinais operacional lógico sensível imitativa heurística criativa
56
como podemos enfrentar os 4 desafios ?
57
importante! diálogo de experiências entre as boas práticas pedagógicas presenciais + à distância
58
EAD efetiva diálogo aberto entre educadores, comunicadores, designers, gestores, informatas, alunos, especialistas … não basta juntar pedagogos e programadores > faltam outros olhares importantes
59
M. Proust : “ ... a verdadeira viagem de descoberta não está em sempre divisar novas terras, mas sim em olhar nossa própria terra com novos olhos... “
60
muito obrigado ! 4simao @ terra.com.br asimao @ ioe.ac.uk
Antonio Simão Neto PUCPR CVA-RICESU
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.