A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Diferentes Modos de Interação Num Sistema Automático de Condutas Clínicas para o Atendimento Primário Autores: Cleo Zanella Billa e Jacques Wainer.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Diferentes Modos de Interação Num Sistema Automático de Condutas Clínicas para o Atendimento Primário Autores: Cleo Zanella Billa e Jacques Wainer."— Transcrição da apresentação:

1 Diferentes Modos de Interação Num Sistema Automático de Condutas Clínicas para o Atendimento Primário Autores: Cleo Zanella Billa e Jacques Wainer

2 Roteiro ST-Guide Modo Autoritário Modo Aprendiz Modo Especialista Discussão e Conclusão

3 Guia de Conduta ou Guideline Conjunto de recomendações desenvolvidas de maneira sistematizada, que se destinam a apoiar o médico e o paciente na tomada de decisões acerca dos cuidados da saúde.

4 ST-Guide Wainer e Monteiro propuseram o modelo ST-Guide. O ST-Guide se distingue da maioria das propostas por não tentar ser uma linguagem de representação geral, para qualquer guideline, mas por se concentrar em guidelines de atendimento primário. A idéia básica por trás do ST-Guide é que o guideline é modelado como uma máquina de estados. Onde os estados representam o estado do paciente e as transições representam quais são as possíveis mudanças de estado que o paciente pode ter, dado um conjunto de informações.

5 ST-Guide O ST-Sistema funciona de forma autoritária É interessante disponibilizar outros modos de interação com o sistema. O guideline pode ser utilizado para diferentes objetivos. Foi modelado para o formato do ST-Guide, o guideline para o tratamento de hipertensão desenvolvido pelo JNC.

6 Modo Autoritário O sistema descreve todos os procedimentos que devem ser realizados e o próprio sistema avalia os resultados obtidos e então informa quais são as novas ações a serem feitas.

7 Exemplo Modo Autoritário Paciente classificado no estado diureticos. Modo autoritário irá realizar os seguintes passos: –Exames Físicos: Pressão Sistólica?

8 Exemplo Modo Autoritário Paciente classificado no estado diureticos. Modo autoritário irá realizar os seguintes passos: –Exames Físicos: Pressão Sistólica? 160 mmHg Pressão Diastólica?

9 Exemplo Modo Autoritário Paciente classificado no estado diureticos. Modo autoritário irá realizar os seguintes passos: –Exames Físicos: Pressão Sistólica? 160 mmHg Pressão Diastólica? 110 mmHg –Perguntas: Efeito Colateral?

10 Exemplo Modo Autoritário Paciente classificado no estado diureticos. Modo autoritário irá realizar os seguintes passos: –Exames Físicos: Pressão Sistólica? 160 mmHg Pressão Diastólica? 110 mmHg –Perguntas: Efeito Colateral? Não. –Exames Laboratoriais: - –Transição: Novo estado é diureticoBeta. –Medicação: Diurético e Beta-Bloqueadores. –Próxima Consulta: Marca para daqui a 30 dias. –Exames Laboratoriais à serem realizados: - –Sugestões: Modificações no estilo de vida. Alimentação saudável, praticar exercícios pelo menos 3 vezes por semana, etc.

11 Modo Aprendiz Finalidade: –Auxiliar num ambiente de ensino. O aluno realiza a consulta e confirma suas ações com o sistema.

12 Exemplo do Modo Aprendiz Paciente no estado diuréticos. Dados da consulta Atual: –PA: 140/100 mmHg –Apresentou efeito colateral. –Nova medicação prescrita: Beta-Bloqueadores. –Exame de sangue DiureticosBeta

13 Modo Especialista O sistema desconhece o estado atual do paciente. Dando liberdade ao especialista para agir da forma mais adequada. Primeiro deve-se encontrar o estado atual do paciente. Após o estado atual ser encontrado, o modo especialista analisa a consulta normalmente.

14 Modo Especialista (Cont.) Para encontrar o estado atual do paciente: –Cada estado possui um conjunto de atributos diferentes. –Aquele estado que possui maior número de ações realizadas na consulta é provavelmente o estado atual do paciente. –A medicação considerada deve ser a prescrita na consulta passada. Já os outros atributos, devem ser considerados os da consulta atual.

15 Encontrando o estado do paciente O processo de avaliação de um sistema de Information Retrieval é similar ao nosso problema de avaliar os estados. Para o nosso problema, precision e recall foram definidos da seguinte forma: –Precision: é a fração das ações corretas para aquele estado que foram realizadas. –Recall: é a fração das ações realizadas que são corretas para aquele estado. F-Measure combina as duas medidas. É a média harmônica entre precision e recall.

16 Exemplo do Modo Especialista Medicação no BD prescrita na consulta passada: – Diuréticos – Inibidores ECA Dados no BD: –SBP: 160 mmHg –DBP: 120 mmHg –Tolerância: ruim –Gota: não –Asma: não Medicação no BD prescrita na consulta atual: –Inibidores ECA

17 Exemplo do Modo Especialista Medicação no BD prescrita na consulta passada: – Diuréticos – Inibidores ECA Dados no BD: –SBP: 160 mmHg –DBP: 120 mmHg –Tolerância: ruim –Gota: não –Asma: não Medicação no BD prescrita na consulta atual: –Inibidores ECA Determinam o estado Atual do paciente como sendo: DiureticosAce

18 Exemplo do Modo Especialista Medicação no BD prescrita na consulta passada: – Diuréticos – Inibidores ECA Dados no BD: –SBP: 160 mmHg –DBP: 120 mmHg –Tolerância: ruim –Gota: não –Asma: não Medicação no BD prescrita na consulta atual: –Inibidores ECA Diureticos Ace Concorda Exames Desnecessários ?

19 Exemplo do Modo Especialista Medicação no BD prescrita na consulta passada: – Diuréticos – Inibidores ECA Dados no BD: –SBP: 160 mmHg –DBP: 120 mmHg –Tolerância: ruim –Gota: não –Asma: não Medicação no BD prescrita na consulta atual: –Inibidores ECA Diureticos AngioII Diureticos Ace Discorda Da Medicação

20 Discussões e Conclusões Aumenta-se a faixa de possíveis usuários do sistema, aumentando assim a possibilidade do guideline ser utilizado. Diferentes modos de interação podem levar a maior utilização de guidelines. Guideline é a maneira mais eficaz de melhorar a qualidade do tratamento clínico.

21 Contatos Cleo Zanella Billa


Carregar ppt "Diferentes Modos de Interação Num Sistema Automático de Condutas Clínicas para o Atendimento Primário Autores: Cleo Zanella Billa e Jacques Wainer."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google