A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Conversando sobre Negócios no Turismo Rural para viver um Turismo de experiências 7ª. FEIRATUR – 13 e 14 de agosto de 2010 - Valéria Barros.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Conversando sobre Negócios no Turismo Rural para viver um Turismo de experiências 7ª. FEIRATUR – 13 e 14 de agosto de 2010 - Valéria Barros."— Transcrição da apresentação:

1

2 Conversando sobre Negócios no Turismo Rural para viver um Turismo de experiências 7ª. FEIRATUR – 13 e 14 de agosto de Valéria Barros

3

4 Diferença Conceitual entre Turistas e Viajantes * Viajante Conhecimento relativizado da cultura local Imersão, vivência, experiência, qualidade Autenticidade dos lugares e culturas, realidade da população local, cotidiano Turista Visão estereotipada da cultura local Distanciamento, registro fotográfico, quantidade Consumo dos pontos turísticos e das culturas para turista ver Fonte : John Urry, O olhar do Turista. Lazer e Viagens nas Sociedades Contemporâneas

5 Idade entre 35 e 50 anos Classe social A ou B Nível superior Ter hábito de viajar a lazer pelo menos uma vez por ano Ter viajado para fora do Estado de origem nos últimos 6 meses Objetivo principal da viagem não estar atrelado a descanso – Heavy Users Mercados emissores – SP/POA/BSB Estudo qualitativo sobre Comportamentos de Consumo e expêriencias memoráveis Griphon

6 Estudo qualitativo sobre Comportamentos de Consumo e expêriencias memoráveis IMB /MTUR/Sebrrae Turistas ou viajantes? São Paulo * Predominância de viajantes Interação com os nativos Construção de vínculos com lugares e pessoas Valorização do conhecimento de informantes locais Valorização de lugares não-turísticos * Cosmopolitas Colecionadores de culturas Relativização de seus costumes e valores Rápida adaptação à cultura local

7 Identidade e Comportamentos de Consumo Motivações São Paulo * Viajam para: Desligar de tudo = Sair da estrutura Conhecer lugares = Ampliar universo Conhecer outras culturas = Aprender, crescer Adquirir Cultura = Erudição (história, artes, teatro, etc.) Aproveitar ao máximo = Diversão (night) Tirar férias dos filhos = Cuidar de si Mostrar para os filhos = Passar o legado Ter aventuras, praticar esportes = Explorar

8 Para viver uma Experiência diferente é preciso ter um olhar diferente

9

10

11

12

13

14

15 São Paulo Retorno ao passado: – Fazer vinho como os italianos faziam em Bento Gonçalves – Estar onde os grandes filósofos estiveram (Partenon, Grécia) – Mistério e retorno ao passado em Vinhedos/SP – Aula de história em Minas Gerais Exotização do diferente e aprendizado cultural (relativização): – Lição de vida do Ermitão de Garopaba – Tourada na Espanha – Simplicidade e familiaridade do cotidiano na Rocinha (comércio, artesanato, escola...) – Boi Bumbá, no nordeste O que são Experiências Memoráveis ?

16 São Paulo Participação ativa na cultura (autenticidade): – Aprender a fazer chocolate em Gramado – Visitar vinícolas e depois fazer vinho em Bento Gonçalves – Dançar e beber com ciganos em São Tomé das Letras Curtas escapadas para o interior do próprio estado: – Turismo rural em Gomeral com noite em Campos do Jordão – Montanhas em Guaraparema – Conhecimento da própria história em Serra Azul Experiências Memoráveis

17 Refletindo com empreendedores Rurais Meu negócio tem produtos diferenciados para atrair turistas? Como ele está posicionado no Mercado ? Há perfil claro de público que desejo alcançar?

18 Refletindo com empreendedores rurais Há capacitação Adequada? Parcerias locais Estabelecidas ? A comunidade está envolvida ?

19 COMUNIDADE... Hospitalidade Criatividade Empreendedorismo Generosidade Receptividade Diversidade Riqueza Envolvimento Alegria Interesse Investimento Confiança

20 Investimento no Turismo Receptivo Atender as expectativas dos indivíduos que adquiriram o produto turístico Vários são os Caminhos...

21 Estimular competências e habilidades para o planejamento, organização e desenvolvimento de novas atividades locais

22 Comidas, Bebidas, Tematização Mimos

23 Valorização de tradições, hábitos, elementos culturais do Lugar

24 A venda de produtos com a cara local Desenvolvendo Destinos

25 A importância da cadeia produtiva do turismo local, como fonte de trabalho, renda, integração e desenvolvimento do destino. Desenvolvimento de Destinos

26 Tantos desafios... Fortalecer roteiros regionais Integrados; Marcas culturais Territoriais; Consolidar os segmentos prioritários Escolhidos; Integrar gastronomia, artesania e identidadecultural do Roteiro; Implementação de práticas da economia da Experiência e Redes Empresariais ; Crescente diversificação da oferta turística. Fortalecer a GOVERNANÇA

27 Muito agradecida !


Carregar ppt "Conversando sobre Negócios no Turismo Rural para viver um Turismo de experiências 7ª. FEIRATUR – 13 e 14 de agosto de 2010 - Valéria Barros."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google