A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Paródias de provérbios AAA1 Gestar. Você certamente conhece alguns provérbios, não é? São frases curtas, de caráter popular, que expressam crenças e idéias.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Paródias de provérbios AAA1 Gestar. Você certamente conhece alguns provérbios, não é? São frases curtas, de caráter popular, que expressam crenças e idéias."— Transcrição da apresentação:

1 Paródias de provérbios AAA1 Gestar

2 Você certamente conhece alguns provérbios, não é? São frases curtas, de caráter popular, que expressam crenças e idéias de uma comunidade. Como estas: Águas passadas não movem moinhos Casa de ferreiro, espeto de pau Mais vale um pássaro na mão do que dois voando A paródia de provérbios produz textos engraçados. Marcelino Freire, um artista pernambucano, parodiou provérbios e frases famosas; Silvana Zandomeni os ilustrou. Veja o que ele diz na orelha do livro de onde foram tirados os textos com que você vai trabalhar: Fiquei rico de tanto roubar frases dos outros. Desdizer o que foi dito. Meter o nariz onde não fui cheirado.

3 MARCELINO FREIRE nasceu em 20 de março de 1967, na cidade de Sertânia, Pernambuco. Reside em São Paulo desde É autor dos livros de contos AcRústico e Angu de sangue. Faz parte da antologia Geração 90 – Manuscritos de Computador, que reúne os melhores contistas surgidos na última década do século XX.

4 SILVANA ZANDOMENI é natural da cidade de São Paulo. Parceira de Marcelino Freire em vários projetos, fez também a direção de arte do livro Angu de sangue e da primeira edição de eraOdito. Na propaganda desde 1980, trabalha atualmente na AlmapBBDO.

5 Primeira Paródia Marcelino Freire e Silvana Zandomeni. eraOdito. Ateliê Editorial: São Paulo, 2002.

6 Qual é o provérbio matriz da paródia? Que recurso sonoro é usado no texto?

7 Qual o significado do desenho que acompanha o texto verbal?

8

9 Qual a frase matriz dessa paródia? Quem é o autor da frase? A frase passou a ter um sentido crítico com a alteração. Que sentido é esse?

10 Que recurso gráfico foi usado para que o leitor perceba o novo sentido?

11

12 Que provérbio matriz inspirou o autor?

13 Qual a intenção desse provérbio?

14 O resultado da parodia é irônico. Que sentido a frase passa a ter?

15

16 Qual é o provérbio matriz?

17 O que ele quer dizer?

18 A paródia tem conteúdo crítico. Explique.

19 A figura reafirma o que é dito com palavras. Justifique.

20

21


Carregar ppt "Paródias de provérbios AAA1 Gestar. Você certamente conhece alguns provérbios, não é? São frases curtas, de caráter popular, que expressam crenças e idéias."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google