A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Núcleo Regional de Educação - Londrina Cultura Afro- Brasileira e Africana Mãe, nunca vi um anjo negro. Não há anjos negros, mãe? Todos os anjos são brancos.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Núcleo Regional de Educação - Londrina Cultura Afro- Brasileira e Africana Mãe, nunca vi um anjo negro. Não há anjos negros, mãe? Todos os anjos são brancos."— Transcrição da apresentação:

1 Núcleo Regional de Educação - Londrina Cultura Afro- Brasileira e Africana Mãe, nunca vi um anjo negro. Não há anjos negros, mãe? Todos os anjos são brancos. Não há anjos como eu? Olha, todas as asas são brancas. Como os anjos que estão no céu. Mãe, eu nunca vou ter asas? Não há anjos como eu? Mãe, não há meninos negros entre os anjos. Onde estão os meninos negros anjos, mãe? Mãe onde fica o nosso céu? Queria ser um anjo, mãe. Não posso … Não há anjos como eu. Poema da EncandescenteEncandescente Adair José Bernardino

2 Como o pedagogo age diante das relações étnico-raciais na escola?

3 Rever Conceitos historicamente produzidos

4 Lei nº /03 Alteração da LDB Estabelece as Diretrizes e Bases da educação Nacional para incluir no currículo Oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da Temática História e Cultura Afro-Brasileira

5 CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO CNE/CP 3/2004, aprovado em 10/3/2004 Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro- Brasileira e Africana.

6 CONSELHO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DO PARANÁ DELIBERAÇÃO N.º 04/06 APROVADA EM 02/08/06 INTERESSADO: SISTEMA ESTADUAL DE ENSINO DO PARANÁ ASSUNTO: Normas Complementares às Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o ensino de História e Cultura Afro- Brasileira e Africana.

7 ART. 2º- O Projeto Político Pedagógico das instituições de ensino deverá garantir a organização dos conteúdos de TODAS as disciplinas da matriz curricular comtemple, OBRIGATORIAMENTE, ao longo do ano letivo, a História e Cultura Afrobrasileira e Africana na perspectiva de proporcionar aos alunos uma educação compatível com uma sociedade democrática, multicultural e pluriétnica.

8 Instrução 17/06- Superintendência da Educação O que cabe aos estabelecimentos de ensino: c) compor equipe multidisciplinar, que poderá envolver direção, equipe pedagógica, professores e funcionários, para orientar e auxiliar o desenvolvimento das ações relativas à Educação das Relações Étnico-raciais e ao Ensino de História e Cultura Afrobrasileira e Africana, ao longo do ano letivo; O que cabe aos professores: O que cabe ao Núcleo Regional de Educação O que cabe ao Estado

9 Se você não é parte da solução, é parte do problema (Malcom X)

10 Sites importantes


Carregar ppt "Núcleo Regional de Educação - Londrina Cultura Afro- Brasileira e Africana Mãe, nunca vi um anjo negro. Não há anjos negros, mãe? Todos os anjos são brancos."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google