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1ª Edição| 2011 | Tomada de decisão nas Organizações Uma visão multidisciplinar Abraham Sin Oih Yu (coord.)

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Apresentação em tema: "1ª Edição| 2011 | Tomada de decisão nas Organizações Uma visão multidisciplinar Abraham Sin Oih Yu (coord.)"— Transcrição da apresentação:

1 1ª Edição| 2011 | Tomada de decisão nas Organizações Uma visão multidisciplinar Abraham Sin Oih Yu (coord.)

2 Capítulo 1 Decisão em Administração – uma discussão

3 Capa da Obra Capítulo 1 Decisão em Administração – uma discussão Decisão - definição sintética: tomar decisão é alocar irreversivelmente recursos Irreversível: porque reverter a decisão sempre envolverá perdas. Alocar recursos - decidir seguramente: efetuar escolhas sobre alternativas que combinem tais recursos e caminhos de ação a fim de atingir determinadas preferências e tendo em vista expectativas de resultados associados a cada alternativa. Preferências: envolvem objetivos, necessidades, desejos, valores, interesses e toda a gama de utilitarismo objetivo ou subjetivo. Escolha inteligente ou racional: pressupõe que o gestor assumirá a alternativa que lhe trará, ou ao beneficiário, as melhores consequências de acordo com suas preferências.

4 Capa da Obra Capítulo 1 Decisão em Administração – uma discussão Decidir Pode ser uma ação individual ou coletiva; É saber posicionar-se na estrutura hierárquica das decisões; Saber separar as decisões triviais das decisões críticas. Administrar é decidir. Todas e quaisquer ações precisam ser escolhidas em função de restrições ambientais.

5 Capa da Obra Capítulo 1 Decisão em Administração – uma discussão Decidir diferencia-se da implementação: Por ser um caminho de ação já escolhido mas que ainda precisa ser concretizado no decorrer do tempo; No sentido preciso do exame temporal dos acontecimentos. Na prática, decisão e implementação se revelam intimamente encadeados. Distinguindo decisão e implementação – o contexto decisório

6 Capa da Obra Capítulo 1 Decisão em Administração – uma discussão A organização, sua estrutura e seus agentes nela ocupados ou dela se ocupando, torna-se um campo de variados critérios no qual se fará a escolha dos elementos e serão efetuadas análises; A complexidade organizacional pode somar-se, ou ser superior, à complexidade do problema ou questão em si; A complexidade do processo decisório

7 Capa da Obra Capítulo 1 Decisão em Administração – uma discussão As cinco combinações básicas dos aspectos organizacionais e analíticos A complexidade do processo decisório Decisão política Decisão tática Decisão trivial Decisão política estratégica Decisão operacional Complexidade analítica problema Preferências Complexidade organizacional ALTA BAIXA Fonte: elaborada pelo autor.

8 Capa da Obra Capítulo 1 Decisão em Administração – uma discussão Falso conceito sobre tomada de decisão: Herbert Simon desvendou o falso conceito de que tomar decisão é um processo que objetiva a solução ótima, envolvendo a maximização de resultados dentre todos os possíveis. Kahneman demonstra em seus trabalhos realizados em parceria com Tversky que decidir é um processo influenciado pelos vieses emocionais e limitados por erros de percepção. Decisão é um processo, algo que flui, com etapas interdependentes. Decisão como um processo

9 Capa da Obra Capítulo 1 Decisão em Administração – uma discussão Caso da colunista Marilyn e a probabilidade de acerto num programa de TV. Qualidade do processo decisório A sistematização da gestão decisória deve ser adaptada a cada caso; a seleção das etapas e deve-se ter o cuidado metodológico para se evitar os erros de julgamento. Decisões sob incerteza

10 Capa da Obra Capítulo 1 Decisão em Administração – uma discussão O foco da Decisão em Administração privilegia o conceito de racionalidade limitada. O prêmio Nobel, Herbert Simon, estabeleceu a racionalidade limitada como pano de fundo dos processos decisórios nas organizações; Segundo essa perspectiva: a decisão sempre se relaciona a quem decide e às condições da situação que a envolve; No lugar da decisão ótima, mas também a considerando como alternativa, discute-se a decisão possível e mais plausível; Outro Nobel,Daniel Kahneman em 2002, com Tversky, desenvolveu pesquisas sobre o comportamento das pessoas em decisões que envolvem riscos. Abordagens do processo decisório

11 Capa da Obra Capítulo 1 Decisão em Administração – uma discussão Reconhecer dimensões, variáveis e limites do processo decisório As decisões nas organizações em geral envolvem algumas dificuldades características dos negócios: i.Dificuldade de equilibrar resultados aparentemente excludentes, como o desempenho e consumo de um motor, ou rapidez no atendimento e redução de custos na prestação de serviços – trade-offs; ii.Podem interagir até cinco pontos de macrodificuldades: 1.Complexidade; 2.incerteza; Abordagens do processo decisório

12 Capa da Obra Capítulo 1 Decisão em Administração – uma discussão 3.objetivos múltiplos que se inter-relacionam; 4.possibilidade de diferentes perspectivas levarem a diferentes conclusões de análise; 5.A dinâmica da situação que vai alterando o contexto e tornando-o mais complexo à medida que detalhes e agentes são envolvidos. Dimensões comportamentais: Variáveis do comportamento humano: motivação, conflito, personalidade; Variáveis políticas: interesses de grupos e particulares; Abordagens do processo decisório

13 Capa da Obra Capítulo 1 Decisão em Administração – uma discussão Variáveis sociais: grupos de referência e valores éticos e sociais. Racionalidade limitada – opção por soluções satisfatórias e razoáveis, muitas vezes fixando-se critérios minimamente variáveis de desempenho. Abordagens do processo decisório

14 Capa da Obra Capítulo 1 Decisão em Administração – uma discussão Estruturar a abordagem do processo de decisão Estrutura básica: Entender o problema, incluindo contexto ou distintos contextos e cenários possíveis; Estabelecer critérios de escolha segundo os objetivos do decisor ou da organização; Criar alternativas e estabelecer influências entre as variáveis das alternativas e dos objetivos; Coletar informações para estimar as consequências de cada alternativa e para gerar outras alternativas; Abordagens do processo decisório

15 Capa da Obra Capítulo 1 Decisão em Administração – uma discussão Avaliar as alternativas quanto a custos, resultados, riscos e outros objetivos estabelecidos; Escolher e implementar; Acompanhar resultados e se necessário voltar à primeira etapa. Esse processo é sustentado por estratégias de negociação e ferramentas chamadas sistemas de suporte à decisão. Abordagens do processo decisório

16 Capa da Obra Capítulo 1 Decisão em Administração – uma discussão Classificação das decisões e erros de julgamento As decisões podem ser classificadas de acordo com suas dimensões: estruturadas – programadas: são relacionadas com processos rotineiros e repetitivos – decisões operacionais. não estruturadas -não programadas: caracterizam-se por situações complexas que exijam algum tratamento específico, sendo influenciadas por questões políticas, cognitivas e culturais – decisões de cunho mais estratégico nas organizações. Abordagens do processo decisório

17 Capa da Obra Capítulo 1 Decisão em Administração – uma discussão Classificação das decisões e erros de julgamento A dimensão pode ser subdividida: não programadas conhecidas: o tomador de decisão teve experiência passada com o mesmo problema semelhante. Não programadas desconhecidas: o tomador de decisão depara com um problema totalmente novo e desconhecido, sem nenhuma referência ou regra preestabelecida para auxiliar a decisão. Abordagens do processo decisório


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