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Logística Empresarial

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Apresentação em tema: "Logística Empresarial"— Transcrição da apresentação:

1 Logística Empresarial
Decisões de Transporte Prof. José Correia

2 Decisões de Transportes
As principais decisões de Transportes são: Seleção do modal; Roteirização de veículos; Roteirização com 1 origem e 1 destino diferente (problema do caminho mínimo); Roteirização com n origens e m destinos (distribuição); Roteirização com 1 origem e n paradas com destino concidente; Programação de veículos; Gerenciamento de Frota; Consolidação do embarque; Decisões de Transportes Prof. José Correia

3 Decisões de Transportes
Seleção do Modal Exemplo: 40 2 1,40 Aéreo 4 20 5 0,20 Rodoviário 3 10 21 0,10 Ferroviário 1 N.de Embarques (ano) Tempo (em Trânsito) Taxa (por Unidade) Serviço de Transporte 14 0,15 Piggyback Fábrica Transporte Armazém Ferroviário = 21 dias Demanda Decisões de Transportes Prof. José Correia

4 Decisões de Transportes
Seleção do Modal Tipo de custo Método de Cálculo Ferroviário Piggyback Rodoviário Aéreo Transporte R x D 0.1 x = 0.15x = 0.2 x = 1,40 x = Estoque em trânsito (ICDT) / 365 (0.3x30x700x21) 365 = ,75 (0.3x30x700x14) = ,84 (0.3x30x700x5) = ,31 (0.3x30x700x2) = ,55 Estoque na Planta ICQ / 2 0.3x30x70/2 = 0.3x30x35/2 = 0.3x30x17,5/2 =78.750 Estoque no Armazém IC´Q / 2 0.3x30.1x70/2 = 0.3x30.15x35/2 = ,50 0.3x30.2x35/2 = 0.3x31,4x17,5/2 =82.425 Total ,50 ,50 R Taxa transp. D Demanda anual I custo de carregamento C valor do produto na planta C` (C+R) T tempo em transito Q Quantidade do embarque Decisões de Transportes Prof. José Correia

5 Decisões de Transportes
Escolha da Rota “IDEAL” ORIGEM DESTINO POSSIBILIDADES: Origem e Destino Diferentes Origem e Destino Múltiplos Origem e Destino Coincidentes Decisões de Transportes Prof. José Correia

6 Decisões de Transportes
Escolha da Rota “IDEAL” Origem e Destino Diferentes Método da Rota mais curta Baseia-se na rede representada por nós e arcos Origem Destino A B E I G C D F H J 84 90 48 60 156 348 132 120 126 150 138 66 Decisões de Transportes Prof. José Correia

7 Decisões de Transportes
Etapa Nós resolvidos Ñ. resolvidos C. total Próximo No C. Mínimo Conexão A B B AB A C C AC B C = 156 A D B E = E BE C F = 228 A D C F = F CF E I = 258 A D C D = 294 E I = I EI Decisões de Transportes Prof. Marcos Georges

8 Decisões de Transportes
Método da Rota mais curta Resultado Origem Destino A B E I G C D F H J 84 90 48 60 156 348 132 120 126 150 138 66 Custo Total = 380 Decisões de Transportes Prof. José Correia

9 Decisões de Transportes
Escolha da Rota “IDEAL” Origem e Destino Múltiplos A1 D=600 A2 D=500 A3 D=300 F1 D<=400 F2 D<=700 F3 4 7 6 5 8 9 Decisões de Transportes Prof. José Correia

10 Decisões de Transportes
Escolha da Rota “IDEAL” Origem e Destino Múltiplos A1 D=600 A2 D=500 A3 D=300 F1 D<=400 F2 D<=700 F3 4 7 6 5 8 9 400 200 100 400 300 Decisões de Transportes Prof. José Correia

11 Decisões de Transportes
Princípios para uma boa roteirização: Paradas próximas entre si; Paradas em dias diferentes devem ser combinadas para produzir agrupamentos densos; A construção de rotas começa com a parada mais distante do deposito; A seqüência de paradas deve formar um padrão de gota da água; Rotas mais eficientes são construídas usando os maiores veículos disponíveis; As coletas devem ser combinadas com as rotas de entrega ao invés de serem deixadas para o final; Uma parada que é removível de um agrupamento é uma boa candidata para um meio alternativo de entrega; As limitações de janelas de tempo estreitas devem ser evitadas; Decisões de Transportes Prof. José Correia

12 Decisões de Transportes
Heurística 1: Método da gota d`água Roteirização ruim Roteirização boa Decisões de Transportes

13 Decisões de Transportes
Heurística 2: Minimização da viagem interparadas Roteirização ruim Roteirização boa Decisões de Transportes Prof. José Correia

14 Decisões de Transportes
Heurística 3: Dias diferentes de entregas Roteirização ruim Roteirização boa Decisões de Transportes Prof. Marcos Georges

15 Decisões de Transportes
Heurística 4: Método da Varredura Origem Decisões de Transportes Prof. José Correia

16 Decisões de Transportes
Heurística 4: Método da Varredura Localize todas as paradas incluindo os depósitos em um mapa ou em uma grade Estenda uma linha reta do depósito em qualquer direção. Faça a pergunta. A introdução da parada levará a exceder a capacidade do veículo? Se não Inclua a parada e prossiga com a rotação da linha. Se sim tome a última parada como ponto inicial de nova rota Dentro de cada rota. Arranje em seqüência as paradas de forma a minimizar as distâncias (quadro 7.9 Ballow) Decisões de Transportes Prof. José Correia

17 Decisões de Transportes
Heurística 4: Método da Varredura São utilizados quanto Soluções boas são aceitaveis Os pedidos são pequenos Necessita de resposta rapida Desvantagens 10% de erro Impossivel para sisteamas grandes Decisões de Transportes Prof. José Correia

18 Decisões de Transportes
Heurística 4: Método das Economias (Algoritmo de Clarke-Write, 1960) Tem como objetivo minimizar as distâncias Em 2 % dos casos produz solução não ótimas É mais flexível que o anterior pois pode considerar capacidade, parada, etc ??? Decisões de Transportes Prof. José Correia

19 Decisões de Transportes
Heurística 4: Método das Economias (Algoritmo de Clarke-Write, 1960) A B A B Roteiro Inicial = d (0,A) + d(A,0) + d(0,B) + d(B,0) Roteiro Combinado = d (0,A) d(B,0) + d(A,B) Valor da Economia = d(A,0) + d(0,B) d(A,B) Decisões de Transportes Prof. José Correia

20 Decisões de Transportes
1 2 3 Entrega Partida 4 2 1 3 4 6 12 8 13 9 15 8 15 7 12 9 13 6 1 2 3 4 1 2 3 ... 11 7 2 17 14 9 7 ... 11 7 2 17 14 9 2 2 1 ... 11 7 2 17 14 9 ... 11 7 2 17 14 9 2 1 2 1 ... 11 7 2 17 14 9 Decisões de Transportes

21 Decisões de Transportes
Programação e Seqüênciamento de Veículos A programação de veículos exige consideração de novas restrições Volume a ser coletado ou entregue Limitação da capacidade de veiculos Tempo total de percurso Limitado Janelas de tempo para paradas Parada para almoço do motorista Decisões de Transportes Prof. José Correia

22 Decisões de Transportes
Roteirização Comparação dos enfoques Deposito 1 Deposito 2 Planta1 C=4 C=5 C=2 C=3 C=0 C=1 Planta2 60 000 Consumo 1 50 000 Consumo 3 Consumo 2 Decisões de Transportes Prof. José Correia

23 Decisões de Transportes
Roteirização Heurística 1 -> Informação Local Deposito 1 Deposito 2 Planta2 Planta1 Consumo 1 Consumo 2 Consumo 3 C=4 C=5 C=2 C=3 C=0 C=1 50 000 60 000 Custo = x x x x x5 = Decisões de Transportes Prof. José Correia

24 Decisões de Transportes
Roteirização Heurística 2 -> Informação serial P/cada área escolha o deposito com menor custo total Deposito 1 Deposito 2 Planta2 Planta1 Consumo 1 Consumo 2 Consumo 3 60 000 50 000 Custo = 50000x x x x x5 = Decisões de Transportes Prof. José Correia

25 Decisões de Transportes
Roteirização Otimização - > Informação Total Deposito 1 Deposito 2 Planta2 Planta1 Consumo 1 Consumo 2 Consumo 3 50 000 Custo total = Decisões de Transportes Prof. José Correia

26 Decisões de Transportes
Algumas Conclusões A importância do problema é evidente; Há métodos Heurísticos e de Otimização para auxilio à decisão; Os métodos heurísticos são locais; Os métodos de Otimização são Centralizadores; Decisões de Transportes Prof. José Correia


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