A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

INTRODUÇÃO À SAÚDE PÚBLICA Definição de saúde e doença e saúde como uma associação de fatores físicos, químicos, biológicos e psíquicos. AULA: 01 PROFª

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "INTRODUÇÃO À SAÚDE PÚBLICA Definição de saúde e doença e saúde como uma associação de fatores físicos, químicos, biológicos e psíquicos. AULA: 01 PROFª"— Transcrição da apresentação:

1 INTRODUÇÃO À SAÚDE PÚBLICA Definição de saúde e doença e saúde como uma associação de fatores físicos, químicos, biológicos e psíquicos. AULA: 01 PROFª SANDRA BEZERRIL FATERN/GAMA FILHO CONCEITOS GERAIS – GENERALIDADES SOBRE A CONCEPÇÃO METODOLÓGICA DA SAÚDE PÚBLICA

2 Conceito Geral de Saúde e Doença

3 Podemos conceituar saúde como um estado caracterizado pelo bom e normal desenvolvimento físico e psíquico do indivíduo, além de um perfeito equilíbrio funcional dos seus órgãos e sistemas. Saúde não é só a ausência da doença, mas o completo bem-estar físico, mental, moral e social do indivíduo. Doença é qualquer perturbação ou anormalidade observada no funcionamento orgânico do indivíduo ou no seu comportamento, quer no seu aspecto intelectual, quer no ponto de vista moral e social, de tal forma que lhe afete notavelmente aquele estado de bem-estar geral sugestivo de saúde.

4 Saúde é qualidade de vida!

5 Nos países industrializados, os maiores riscos para a saúde e o bem-estar advêm do comportamento individual. As pesquisas têm demonstrado que o estilo de vida (fumo, atividade física, estresse, dieta e relacionamento social) passou a ser um dos mais importantes determinantes da saúde do indivíduo, das comunidades e das sociedades. Trabalhadores que mantêm um estilo de vida ativo e saudável são menos acometidos por doenças cardiovasculares, diabetes e certos tipos de câncer, o que implica em uma redução nos custos de saúde para as empresas e para a sociedade. Além disso, existem evidências de que esses indivíduos são mais produtivos e correm menor risco de sofrerem acidentes no trabalho.

6 1.Saúde e qualidade do ar

7 A poluição do ar é um fenômeno que influência diretamente a nossa saúde, e por isso, com o aumento da concentração de gases poluentes, têm- se verificado um engrossamento nas estatísticas das doenças alérgicas e respiratórias; Em países desenvolvidos e em desenvolvimento, crianças, adultos e idosos, previamente doentes ou não, sofreram e ainda sofrem os seus malefícios; Estudos recentes mostram que é possível encontrar efeitos graves sobre a saúde mesmo quando os poluentes se encontram dentro dos padrões de segurança.Estas alterações clínicas têm sido documentadas na forma de exacerbações de sintomas respiratórios e cardiovasculares.

8 2.Saúde e Habitação

9 Do ponto de vista do paradigma do ambiente como determinante da saúde, a habitação se constitui em um espaço de construção e consolidação do desenvolvimento da saúde. A família tem na habitação seu principal espaço de sociabilidade, transformando-a em um espaço essencial, veículo da construção e desenvolvimento da Saúde da Família. A habitação é entendida, desta forma, como a ação do habitat em um espaço que envolve o elemento físico da moradia (e/ou qualquer ambiente físico construído), a qualidade ambiental neste espaço construído, no seu entorno e nas suas inter-relações.

10 4.Saúde e Alimentação: Os alimentos fornecem nutrientes que são as substâncias que precisamos para nutrir nosso organismo, como: proteínas, carboidratos, gorduras, vitaminas, minerais, fibras e água. Cada um deles possui funções específicas e fundamentais para o seu bom funcionamento.

11 5.Saúde e qualidade da água

12 Um dos grandes problemas ambientais da atualidade é a qualidade da água, que tem sido intensamente deteriorada em países desenvolvidos e em desenvolvimento, apresentando, desta forma, um risco potencial de comprometimento à saúde e ao bem-estar do homem; Os problemas relacionados à qualidade da água são muitos em todo o mundo. A Organização Mundial de Saúde (OMS) estima que 25 milhões de pessoas no mundo morrem por ano devido a doenças transmitidas pela água, como cólera e diarréias. A OMS indica que nos países em desenvolvimento 70% da população rural e 25% da população urbana não dispõem de abastecimento adequado de água potável.

13 6.Saúde e Higiene

14 A higiene consiste numa prática de grande benefício para os seres humanos. Em seu sentido mais comum, significa: limpeza, asseio. Num sentido mais amplo, compreende todos os hábitos e condutas que auxiliam a prevenir doenças, manter a saúde e o bem estar dos indivíduos. O aumento dos padrões de higiene tem sido responsável pela prevenção de inúmeras doenças físicas.

15 7.Saúde e fome

16 Os efeitos mais comuns causados pela fome, principalmente nos países do terceiro mundo, são a desnutrição calórica-protéica, as doenças causadas pela deficiência de vitamina A, a anemia, o raquitismo,o bócio e os distúrbios causados pela carência de vitaminas do grupo B; A fome torna-se um problema de saúde pública porque todas essas formas de desnutrição, quando não fazem suas vítimas diretamente, facilitam o aparecimento de outras doenças que podem levar a morte; Como nem todas as pessoas têm acesso aos alimentos que necessitam, a fome e a desnutrição tornaram-se um problema de grande abrangência no mundo.

17 8.Saúde e Meio Ambiente

18 Poluição é a modificação de características de um ambiente de modo a torná-lo impróprio às formas de vida que ele normalmente abriga. Dados da Faculdade de Saúde Pública da (USP), é de que para cada dólar que o governo investe em saneamento básico, quatro são economizados em internações hospitalares decorrentes de moléstias provocadas pela falta de redes de água e esgoto. Mas a política de saneamento no Brasil ainda não atende às necessidades da população. Estudos sobre meio ambiente e Saúde feitos na na Suíça e na França revelou que a poluição emitida pelos carros mata mais gente do que os acidentes. O trabalho mostrou, que a exposição prolongada à poluição causou um adicional de 21 mil mortes prematuras por problemas respiratórios ou doenças do coração em pessoas acima de 30 anos

19 9.Saúde e Abandono Social Muitos são os desafios a serem enfrentados no atual contexto da sociedade humana. O crescimento econômico, por si só, mostrou-se incapaz de solucionar os problemas sociais.. As mazelas sociais brasileiras são muitas e de gravidade palpitante. Os índices de analfabetismo e o sistema de saúde são apenas exemplos esclarecedores da apatia e omissão estatal.

20 Uma realidade de total abandono e precariedade no atendimento a saúde de uma forma geral em todo País consiste hoje na maior batalha das políticas de manutenção do bem-estar. O esforço constante de garantir a todo cidadão brasileiro assistência médica integral, indistinta e gratuita de qualidade em todo território nacional. Esse é o desafio da saúde pública no nosso país. FIM


Carregar ppt "INTRODUÇÃO À SAÚDE PÚBLICA Definição de saúde e doença e saúde como uma associação de fatores físicos, químicos, biológicos e psíquicos. AULA: 01 PROFª"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google