A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Introdução A dinâmica da sociedade hoje em dia, alem de problemas como depressão e estresse, acarreta também em contrapartida, problemas físicos e orgânicos.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Introdução A dinâmica da sociedade hoje em dia, alem de problemas como depressão e estresse, acarreta também em contrapartida, problemas físicos e orgânicos."— Transcrição da apresentação:

1 Introdução A dinâmica da sociedade hoje em dia, alem de problemas como depressão e estresse, acarreta também em contrapartida, problemas físicos e orgânicos que estão estritamente ligados a má alimentação que ingerimos no dia-a-dia. Hoje é de fundamental importância o conhecimentos das propriedades minerais e dos alimentos, evitando dessa forma a ingestão desorganizada de nutrientes e restaurando o equilíbrio do organismo. Os meios de comunicação de massa vivem notificando em que pé anda a carência nutritiva da população mundial, enfatizando que: ¨dois bilhões dos cinco bilhões de habitantes do planeta tem deficiência de uma ou mais vitaminas, e mais, a maioria dessa gente esta no terceiro mundo e, no prato dos pobres não faltam só vitaminas falta comida mesmo, e não só nutrientes. Mas o fato é que outro bilhão padece da chamada fome oculta, são aquelas pessoas que apesar de terem uma mesa farta, seu organismo funciona aos trancos e barrancos.

2 Conceito São substancias que formam um grupo de quatorze compostos orgânicos essenciais, as quais, introduzidas ao organismos em pequenas quantidades, participam da regulação do metabolismo facilitam no processo de transferência energética e a síntese dos tecidos orgânicos, ou seja, as vitaminas desempenham importante papel na manutenção da saúde, no crescimento, na defesa contra as infecções e na nutrição, favorecendo a assimilação dos alimentos. A falta dela na alimentação do homem determina estados mórbidos definidos, por exemplo o raquitismo etc.

3 Histórico As vitaminas foram descoberta no inicio do século XX por cientistas que pesquisavam os efeitos dos diferentes tipos de alimentos na dieta.Mas, muito antes desse ponta-pé-inicial, a importância das vitaminas para o bom desempenham das funções orgânicas já havia sido reconhecida de maneira indireta.As grandes viagens marítimas servira não só para desenvolver a economia européia, com também de uma forma especifica, para a observação do processo degenerativo dos corpos daqueles seres que participavam dessa aventura e que por precária fonte alimentar começaram a apresentar problemas decorrentes da carência de certos alimentos. Assim aqueles marinheiros que permaneciam embarcados durante longos períodos sem poder renovar seus suprimentos alimentares,e na falta de frutas frescas, morriam de escorbuto,uma doença que causa espasmos musculares, tonteiras, falta de apetite, sangramento da gengiva etc.

4

5 Vitamina D Fontes em alimentos Metabolismo Função Deficiência (causas e sintomas) Quantidade ingerida/dia e suplementos Regiões com maior carência

6 Alimentos ricos em vitamna D. Sol, a grande fonte...

7 Metabolismo Como ocorre o metabolismo da vitamina D no organismo...

8 Função A importância da vitamna D para o corpo. Diminuição do envelhecmento celular. Importância na prática de esportes.

9 Deficiência/ Causa/Sintomas Deficiência na criança Deficiencia no idoso Deficiencia na gravidez

10 Suplemento/quantidade ingerida Alimentos suplementados com vitamina D. Quantidade recomendada para ingestão de crianças e adultos.

11 Região com mais carência Em alguns países, como Noruega, Finlândia, Dinamarca,Suécia, pólos e EUA a reposição da vitamina D se tornou comum,a época do ano,latitude e cobertura das nuvens afetam também a á exposição aos raios solares e a síntese de vitaminas D. Se fizermos um estudo comparativo, certamente não vamos encontrar uma hipovitaminose tão alta quanto a nossa nesses países, porque já é parte da cultura deles usarem alimentos ricos em vitamina D ou suplementos.

12 Alunos Ana Paula Clarice Marques Daniela dos Santos Débora Fernandes Evandro dias Janaína Soares Kátia Renata Lidia de Freitas Liliane Dias Vanessa Cordeiro

13 Referências bibliográficas


Carregar ppt "Introdução A dinâmica da sociedade hoje em dia, alem de problemas como depressão e estresse, acarreta também em contrapartida, problemas físicos e orgânicos."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google