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SISTEMA UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL – UAB

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Apresentação em tema: "SISTEMA UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL – UAB"— Transcrição da apresentação:

1 SISTEMA UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL – UAB
BRASÍLIA, 17 DE DEZEMBRO DE 2012. 1

2 DIRETORIA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA – DED
COMPETÊNCIAS, conforme Decreto nº 7.692/2012: Articular e Fomentar IESs e polos do Sistema UAB para desenvolvimento da educação na modalidade a distância; Subsidiar a formulação de políticas de formação inicial e continuada de professores, na modalidade de educação a distância; Apoiar a formação de profissionais da educação básica, mediante concessão de bolsas e auxílios para docentes e profissionais do magistério nas IESs e polos do Sistema UAB; e Planejar, coordenar, fomentar e avaliar a oferta de cursos pelas IESs integrantes do Sistema UAB e a infraestrutura física e de pessoal dos polos.

3 Diretoria de Educação a Distância
ORGANOGRAMA DED CGPC CGIE CGFO CAAC CPCF COAP CTED CSF CCB

4 Sistema Universidade Aberta do Brasil

5 Sistema Universidade Aberta do Brasil
Panorama 56 Universidades Federais 30 Universidades Estaduais 17 Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia 103 IES 5

6 Sistema Universidade Aberta do Brasil
Panorama Centro Oeste: 50 Nordeste: 218 Norte: 89 Sudeste: 163 Sul: 116 636 POLOS 6

7 Sistema Universidade Aberta do Brasil
Panorama Alunos Matriculados Alunos Cursando 37.853 Alunos Formados 68.134 Alunos Trancados ou Desvinculados 19,21% Evasão Bruta 920 Cursos R$ ,00 Orçamento Anual

8 Sistema Universidade Aberta do Brasil
Panorama NÍVEL DO CURSO IES CURSOS MATRICULADOS CONCLUINTES QTDE % APERFEIÇOAMENTO 48 184 21.241 8,5% 17.321 BACHARELADO 53 68 23.977 9,6% 546 ESPECIALIZAÇÃO 77 300 65.165 26,2% 15.372 EXTENSÃO 31 66 4.868 2,0% 1.688 FORMAÇÃO PEDAGÓGICA 4 9 166 0,1% LICENCIATURA 75 277 50,7% 1.913 SEQUENCIAL 2 926 0,4% 258 TECNOLOGO 13 14 6.234 2,5% 755 TOTAIS 103 920 100,0% 37.853

9 FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES
Cursos dos Editais UAB I, UAB II e PARFOR. Cursos Editais SECADI. Cursos Nacionais (PNAP, PAR etc.). Cursos SINAFOR – catálogo. Chamadas de Novos Cursos – áreas estratégicas.

10 EDITAIS PARA RECEPÇÃO DE NOVOS CURSOS
Chamada Pública: Critérios: Projeto Pedagógico. Documento de Aprovação Institucional. Anuência do Fórum Estadual. Fases: Submissão. Análise Técnica/Documental. Análise por Comissão ad hoc. Reformulação. Reanálise por Comissão ad hoc. Fase Recursal.

11 ARTICULAÇÃO ACADÊMICA – BASE NORMATIVA
Ademais das normas gerais que regem o Sistema UAB, o PARFOR, a CAPES (e em seu âmbito, a DED e suas coordenações), a articulação acadêmica respeita as regras estabelecidas pela Instrução Normativa nº 1/2011, de 9/2/2011, bem como as normas específicas estabelecidas adicionalmente por cada Chamada ou Edital.

12 ARTICULAÇÃO ACADÊMICA – FLUXO
Chamada de ofertas Recebimento das propostas das IES Análise técnica das propostas e emissão de Parecer Divulgação de resultado preliminar à Chamada/Edital Recebimento dos recursos contra o resultado preliminar da Chamada/Edital Análise técnica dos recursos Divulgação do resultado final à Chamada/Edital Comunicação do resultado final à CGFO para fomento

13 CRITÉRIOS DE ARTICULAÇÃO
Aprovação do Curso. Situação dos polos de apoio presencial. Ambientes Específicos para os cursos. Demanda e Evasão nas ofertas anteriores. Preenchimento do SisUAB. Critérios Estratégicos.

14 DED – CRONOGRAMA DE 2013 AÇÃO Mês 01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12
Chamada para novos cursos Chamada de articulação 2013/2 Chamada PNAP 2013 Chamada Biblioteconomia Chamada PREVID Chamada Especializações do PAR Fóruns de área PACC – 2014 Chamada de articulação 2014 Fórum de Coordenadores UAB

15 POLOS DE APOIO PRESENCIAL
CONDIÇÕES INFRAESTRUTURAIS DOS POLOS DE APOIO PRESENCIAL Infraestrutura Física. Infraestrutura Tecnológica. Pessoal. Situações Possíveis: Apto – AA Apto com Pendências – AP Não Apto – NA Fase de Regularização – FR

16 DED – PARÂMETROS DE FOMENTO
DESPESAS DA GESTÃO EaD I – Acompanhamento de Polos e Cursos São previstas até duas visitas de acompanhamento por polo, por ano. a) Diárias b) Adicional de embarque e desembarque c) Aluguel de veículo d) Combustível e) Passagens terrestres f) Passagens aéreas g) Passagens hidroviárias h) Seguro i) Pedágio

17 DED – PARÂMETROS DE FOMENTO
II – Apoio Acadêmico aos Cursos a) Apoio Acadêmico b) Obrigações tributárias e contributivas III – Equipe Multidisciplinar a) Equipe Multidisciplinar b) Revisor Linguístico c) Revisor de Conteúdo d) Obrigações tributárias e contributivas IV – Coordenações a) Coordenador UAB b) Coordenador UAB Adjunto c) Coordenador de Curso d) Coordenador de Tutoria

18 DED – PARÂMETROS DE FOMENTO
DESPESAS PARA OFERTA DO CURSO I – Encontros Pedagógicos São previstos até quatro encontros pedagógicos por semestre, por disciplina, por polo, a depender do nível do curso (graduação/pós-graduação). a) Diárias b) Adicional de embarque e desembarque c) Aluguel de veículo d) Combustível e) Passagens terrestres f) Passagens aéreas g) Passagens hidroviárias h) Seguro i) Pedágio j) Postagem k) Material de Expediente l) Reprografia

19 DED – PARÂMETROS DE FOMENTO
II – Produção e Reprodução de Material Didático a) Material de Expediente b) Impressão do Material Didático c) Reprodução de Mídias d) Produção de videoaula III – Produção/Revisão de Material Didático a) Conteudista: uma unidade-pagamento a cada quinze horas-aulas de carga horária, em valor unitário de R$ 1.300,00 (um mil e trezentos reais). b) Obrigações tributárias e contributivas: 104,09% (cento e quatro vírgula zero nove por cento), incidente sobre o montante das categorias de fomento “Conteudista” (subitem “a”). c) Revisão de material didático: uma cota de bolsa por disciplina, por reoferta de cursos de graduação (licenciatura, tecnólogo e bacharelado) e de especialização.

20 DED – PARÂMETROS DE FOMENTO
IV – Oferta do Curso a) Professor Pesquisador: uma cota de bolsa a cada quinze horas-aulas de carga horária. b) Tutor: Especialização e Graduação (bacharelado, licenciatura, tecnólogo e formação/complementação pedagógica): (i.a) uma cota de bolsa a cada trinta horas-aulas de carga horária, por grupo de quinze alunos; ou (i.b) um tutor (doze cotas de bolsas) por grupo de vinte e cinco alunos; e um tutor (doze cotas de bolsa) por polo, por grupo de vinte e cinco alunos. (ii) Extensão, Aperfeiçoamento e Sequencial: (ii.a) uma cota de bolsa a cada trinta horas-aulas de carga horária, por grupo de vinte e cinco alunos; ou (ii.b) um tutor (doze cotas de bolsas) por grupo de vinte e cinco alunos; e um tutor (doze cotas de bolsa) por polo, por grupo de vinte e cinco alunos.

21 DED – PARÂMETROS DE FOMENTO
V – Estágio Supervisionado Coordenador de Estágio Supervisionado: (i) Licenciatura: dezoito cotas de bolsa, concedidas por oferta do curso, sem concomitância. (ii) Bacharelado: doze cotas de bolsas, concedidas por oferta do curso, sem concomitância. b) Professor Supervisor de Estágio Supervisionado: uma cota de bolsa por grupo de quinze alunos, por seis meses. c) Professor Conteudista de Estágio Supervisionado: duas cotas de bolsas, por oferta, para desenvolvimento de materiais da(s) disciplina(s) de Estágio. d) Tutor (Estágio Supervisionado): uma cota de bolsa a cada trinta horas-aulas de carga-horária, por grupo de quinze alunos.

22 DED – PARÂMETROS DE FOMENTO
VI – Orientação do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) a) Coordenador de TCC: seis cotas de bolsas, por curso de licenciatura, bacharelado e especialização, concedidas no último ano do curso, sem concomitância. b) Professor Orientador de TCC: duas cotas de bolsas por grupo de cinco alunos (parametrizado com a base de cálculo 0,4 (quatro décimos) de bolsa por aluno). c) Tutor de TCC: seis cotas de bolsas por grupo de vinte e cinco alunos.

23 DED – DOCUMENTOS IMPORTANTES
Decreto 5.622/2005 Decreto 5.800/2006 Decreto 6.755/2009 Resolução CD/FNDE Nº 26/2009 Decreto 7.692/2012 Instrução 01/2011 – DED/CAPES Documento Descritivo dos Parâmetros de Fomento do Sistema UAB – 2012

24 Diretoria de Educação a Distância
Marcello Ferreira Coordenador-Geral de Programas e Cursos em Ensino a Distância Diretoria de Educação a Distância (61)

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