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uso da informação (Brasil)

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Apresentação em tema: "uso da informação (Brasil)"— Transcrição da apresentação:

1 uso da informação (Brasil)
Informação e Sociedade UFPE / CAC / DCI Curso de Biblioteconomia Informação e Sociedade uso da informação (Brasil) Prof.: Fábio Mascarenhas e Silva

2 Após Gutenberg, no século XV, houve o crescimento na produção de livros.
O Brasil ainda “não existia” Os estudos voltados para o homem e a natureza propiciaram o progresso das Ciências. Isso dá origem, no século XVIII, ao movimento Iluminista. Os jesuítas criaram no Brasil colônia, de 1550 a 1759, um sistema completo de educação do ensino elementar ao superior. No decorrer do século XVI organizaram um sistema de ensino; no século XVII realizaram a expansão horizontal do sistema e, no século XVIII, criaram os seminários. O projeto da modernidade se firma ao longo do século XIX através de conquistas como a Revolução Industrial. Em 1810 a primeira biblioteca nacional brasileira. Na Europa e EUA história das universidade em séculos, no Brasil em décadas. Universidade de Coimbra – 1290 USP

3 Índice de analfabetismo no Brasil 1900 - 1999
Fonte: IBGE, Séries Estatísticas retrospectivas, 1970 e 1986. Banco Mundial. Indicadores do Banco Mundial, IPEA (Séries Históricas e Indicadores)

4 Informação e Sociedade
Uso da informação por empresas brasileiras Coordenada pelo Confederação das indústrias / SENAI

5 Informação e Sociedade
Porte Questionários respondidos % Micro (até 19 empregados) 1025 51,5 Pequena (de 20 a 99 empregados) 454 22,8 Média (de 100 a 499 empregados) 338 17,0 Grande (acima de 500 empregados) 173 8,7 Total 1990 100,0 Setores Micro Pequenas, médias e grandes Total Metalurgia, minerais metálicos e não metálicos 13,4 23,2 18,1 Mecânica 9,3 9,1 9,2 Material elétrico e eletrônico e de comunicações 9,5 6,7 8,1 Madeira e mobiliário 10,5 8,7 9,6 Celulose, papel e papelão 9,7 5,1 7,4 Borracha e plástico 7,5 8,3 Couros, peles, calçados e afins 10,1 7,7 Química 6,3 7,3 Têxtil e vestuário 12,7 11,4 Alimentos e bebidas 13,6 11,5 Outros ramos 0,5 2,0 1,2 100,0

6 Que tipos de informação sua empresa buscou nas instituições listadas?
Na busca por informações, sua empresa já consultou alguma das instituições listadas? Instituições Total a. Indústrias do ramo 46,0 b. Empresas de consultoria/engenharia 23,5 c. Agência de financiamento/bancos públícos e privados 34,9 d. Entidades/associações de classe empresariais 27,7 e. Órgãos do governo 19,1 f. Instituto de pesquisa e desenvolvimento/universidades 14,5 g. Sistema CNI/Senai 24,5 h. Sistema Sebrae 35,5 i. Outras instituições 4,8 j. Não consultou 17,4 Tipos de informação Total a. Fontes de financiamento 42,9 b. Fornecedores de máquinas e equipamentos 33,3 c. Fornecedores de matérias-primas/insumos 32,3 d. Proc. produção/contr. qualidade/gestão organizacional 35,3 e. Treinamento de recursos humanos 27,0 f. Assistência técnica 16,7 g. Extensão tecnológica 15,6 h. Merc. atuação/oportun. negócios/parcerias/... 20,1 i. Transf.tecnologia/normas técnicas/propr. industrial 12,6 j. Histórico de uma tecnologia (estado-da-arte) 3,4 l. Publicações técnicas 20,4 m. Indicadores sócio-econômicos 17,4 n. Outras informações 3,6

7 Quais são as maiores dificuldades enfrentadas na busca por informações?
Na área de GESTÃO, quais as informações que melhor auxiliariam sua empresa a alcançar maior competitividade? Tipos de dificuldades Total a. Desconhece centros/serviços de informação 28,3 b. Falta de divulgação das informações existentes 36,4 c. Descrédito nas informações/falta de credibilidade 11,1 d. Pessoal de atendimento não qualificado 11,2 e. Excesso de burocracia 39,3 f. Desinteresse/demora no atendimento 15,9 g. Desatualização/irrelevância das informações 9,8 h. Veículos de divulgação inadequados 9,1 i. Informações em idioma estrangeiro 3,5 j. Custo elevado dos serviços 22,8 Tipos de informação Total a. Fontes e formas financiamento 51,7 b. Política fiscal/tributária 45,1 c. Barreiras não tarifárias 14,2 d. Aquisição e transferência de tecnologia 25,0 e. Consultores/empresas de consultoria 16,0 f. Inter-relacionamento comercial/empresarial 24,1 g. Estratégias de atuação de empresas concorrentes 38,9 h. Técnicas modernas de gestão 35,8 i. Administração de recursos humanos 28,8 j. Políticas de preço 45,9 l. Marcas 12,3 m. Qualidade de vida na empresa/saúde ocupacional 27,9 n. Outras 0,8

8 Produtos/Serviços de informação
Quais os principais produtos/serviços de informação que melhor atenderiam às necessidades de sua empresa? Produtos/Serviços de informação Total a. Atendimento a consultas técnicas 45,4 b. Tradução de documentos técnicos 12,1 c. Divulgação de resumos de documentos técnicos 18,2 d. Histórico de uma tecnologia (estado-da-arte) 14,2 e. Estudos de monitoramento e prospecção tecnológica 22,7 f. Realização e divulgação de eventos 44,5 g. Divulgação de indicadores da atividade econômica 29,8 h. Assistência técnica 27,7 i. Extensão tecnológica 24,0 j. Oportunidade de negócios/parcerias/joint venture/terceirização 52,5 l. Outros 1,9

9 Informação e Sociedade
Pesquisa nacional de percepção pública da C&T Levantamento do interesse, atitudes, visões e conhecimento que os brasileiros têm da Ciência e Tecnologia. Coordenada pelo DEPDI/SECIS/MCT Museu da Vida/Casa de Oswaldo Cruz/Fiocruz Base: total da amostra 2004 entrevistas

10 Informação e Sociedade
Q1a. Vou ler a seguir uma lista de assuntos. Por favor, diga-me se você tem muito interesse, pouco interesse ou nenhum interesse em cada um deles. Estimulada, Resposta única Política 1,84 Medicina e saúde 2,52 Arte e cultura 2,15 Meio Ambiente 2,49 Ciência e Tecnologia 2,18 Esportes 2,25 Moda 1,96 Economia 2,38 Religião 2,47 Base: total da amostra 2004 entrevistas

11 Informação e Sociedade
Q1b. Vou ler a seguir uma lista de assuntos. Por favor, diga-me se você se informa muito, pouco ou nada sobre cada um deles. Estimulada, Resposta única Política 1,89 Medicina e saúde 2,28 Arte e cultura 1,99 Meio Ambiente 2,25 Ciência e tecnologia 2,00 Esportes 2,15 Moda 1,88 Economia 2,22 Religião 2,37 Base: total da amostra 2004 entrevistas

12 Informação e Sociedade
Q8a. Quando você quer ter informações sobre algum assunto importante para você e para a sociedade, quem te inspira maior confiança como fonte de informação? Estimulada 1º + 2º Médicos Jornalistas Cientistas que trabalham em universidades Religiosos Representantes de organizações de defesa do consumidor Cientistas que trabalham para empresas Escritores Militares Políticos Não respondeu Base: total da amostra 2004 entrevistas

13 Informação e Sociedade
Q8b. Se você desejar receber informações sobre algum assunto importante para você e para a sociedade. Quem te inspira menor confiança como fonte de informações? Estimulada Políticos Militares Religiosos 1º + 2º Jornalistas Escritores Cientistas que trabalham para empresas Médicos Representantes de organizações de defesa do consumidor Cientistas que trabalham em universidades Não respondeu Nenhum Base: total da amostra 2004 entrevistas

14 Informação e Sociedade
Q11. A seguir vou ler algumas frases que descrevem comportamentos que as pessoas podem adotar em sua vida diária. Para cada uma delas diga-me, por favor, se você faz isto ou não. Estimulada, Resposta única Lê bulas dos remédios Lê informações nas embalagens dos alimentos Verifica especificações técnicas/manuais Segue orientação médica ao fazer tratamento/dieta Mantém-se informado durante uma epidemia Base: total da amostra 2004 entrevistas

15 Informação e Sociedade
Q16. Quais são as principais motivações que levam os cientistas a realizarem suas pesquisas? Estimulada Contribuir para o desenvolvimento científico e tecnológico do país Solucionar os problemas das pessoas Fazer o bem Atender à sua vocação pelo conhecimento Ganhar dinheiro Adquirir poder e prestígio Atender seus próprios interesses profissionais Conquistar prêmios importantes Não respondeu Base: total da amostra 2004 entrevistas

16 Informação e Sociedade
Q17. Qual o fator principal que determina os rumos da ciência no mundo? Estimulada + resposta em aberto Os governos dos países ricos A demanda do mercado econômico O funcionamento interno da ciência As grandes empresas multinacionais As escolhas dos cientistas Organismos internacionais Ajuda a humanidade no campo da medicina/ saúde Outros* Não sabe/ Não respondeu Outros, 1 citação cada: Políticos definem rumo da ciência / interesse político; Descoberta de fatos desconhecidos pela humanidade/ novas descobertas; Progresso da humanidade; A evolução do homem; Preocupação com a desigualdade social; A busca da qualidade de vida; Fator econômico/ se não tiver dinheiro a pesquisa não se realiza; Vida eterna/ prolongamento da vida; Curiosidade/ as pessoas querem saber mais; Crescimento/ desenvolvimento; Cobranças da população; Necessidade de desenvolvimento dos países; A falta de Deus nos seres vivos; Necessidade de informação; Melhora do meio ambiente; Ambição / ganhar mais com as invenções / ganância; Nível de estudo da população/ cultura; Interesse financeiro; Busca pelo poder; Investimentos; Globalização; Informação sobre tecnologia; Avanço da tecnologia / ciência. Base: total da amostra 2004 entrevistas

17 Informação e Sociedade
Q21. Que áreas de pesquisa você acha que são mais importantes para o país desenvolver nos próximos anos? Cite três. Estimulada Medicamentos e novas tecnologias médicas Novas tecnologias para a agricultura Energia solar Computadores e tecnologia de informação Biodiesel Biotecnologia e engenharia genética Biodiversidade Exploração dos recursos do mar Energia nuclear Exploração espacial Nanotecnologia Base: total da amostra 2004 entrevistas

18 (de)usos da informação
Informação e Sociedade (de)usos da informação

19 Legislação - 1 - Constituição
INFORMAÇÕES PÚBLICAS Legislação Constituição Constituição (1988) Artigo5°, parágrafo 33: “Todos têm direito a receber dos órgãos públicos informações de seu interesse particular, ou de interesse coletivo ou geral, que serão prestados no prazo da lei, sob pena de responsabilidade (...)”

20 Legislação - 2 - Lei ordinária
Lei (8.jan.1991) Artigo 22: “É assegurado o direito de acesso pleno aos documentos públicos”. Artigo 23: “Decreto fixará as categorias de sigilo que deverão ser obedecidas pelos órgãos públicos na classificação dos documentos por eles produzidos”.

21 Legislação - 3 - Decreto Decreto presidencial 2.134 (24.jan.1997)
Artigo 32: “Os órgãos públicos e as instituições de caráter público custodiadores de documentos sigilosos terão prazo máximo de sessenta dias para constituir e instalar sua Comissão Permanente de Acesso, a partir da data de publicação deste Decreto”.

22 Documento oficial do Maranhão

23 O dado verdadeiro - água
só 30,67% têm acesso (e não 41,3%)

24 O dado verdadeiro - esgoto
só 9,21% têm acesso (e não 28,3%)

25 Dados do Tesouro Nacional
investimentos dos Estados

26 Como se chegou a essas informações?
em Brasília, no IBGE, duas semanas no Rio, no IBGE, uma semana processamento digital, uma semana total: 4 semanas.

27 NOTÍCIAS: a “INFORMAÇÃO” da mídia
EXEMPLOS DE MANIPULAÇÃO Substituição da informação pela opinião Ocultação do fato Descontextualização

28 Substituição da informação pela opinião
Nos meios jornalísticos há espaço para – opinião (editorial, artigo, carta ao leitor) – informação (matérias, entrevistas, reportagens, cobertura, noticiário) A realidade mostra algo diferente

29 Ocultação de um fato Quando as empresas de mídia não querem noticiar um fato, dizem que não se trata de um “fato jornalístico”. Com isso, há chance de que o leitor tome conhecimento de sua existência e, muitas vezes, o fato deixa de existir para a maioria das pessoas EXEMPLO: É comum não ser destaque da grande imprensa: economia solidária, movimentos sociais, etc.

30 Descontextualização A informação perde todo seu significado original, criando uma outra realidade artificial. EXEMPLO: – matérias que apresentam apenas um lado do fato: transgênico, crise aérea, etc

31 Não focar o argumentador, mas o argumento
A- O presidente Lula não possui nível superior, logo, não há razões para acreditar no Projeto REUNI. B- Não se deve ouvir a opinião do antropólogo Luiz Mott sobre o casamento gay, pois ele é homossexual.

32 Desconfiar de argumentos de autoridade, é preciso provas.
A – A alta dos alimentos decorre da produção de ETANOL. B- O presidente Bush deve ser reeleito porque ele tem um plano secreto para acabar com o terrorismo.

33 Não acreditar em respostas prontas
A- A pena de morte diminuirá o crime violento. B- É necessário criminalizar o MST para conseguir a paz no campo. C- Com o fim da CPMF os preços de produtos cairão.

34 Não se deve contar somente acertos esquecendo fracassos
A- O Governo de Pernambuco está investindo bastante em infra-estrutura, esse é um bom governo. B- O Brasil está bem pois a economia vai bem, o Real valorizado, a inflação controlada.

35 Afirmações implícitas
A- A Espanha, ainda, não decidiu entrar na Guerra do Iraque. B- A Dengue no Brasil: descaso público?

36 Exemplos usando a imagem
Em setembro de 1994, a revista Exame fez um a reportagem de 14 páginas com o título: “Nunca foi tão fácil fazer a opção certa”.

37 “Quem é dono de seu próprio negócio tem a impressão que vai ficar muito mais difícil trabalhar se Lula ganhar a eleição. Quem tem uma casa para alugar pergunta o que lhes pode acontecer. Profissionais bem-sucedidos têm medo de perder o emprego.” Veja – novembro de (3 semanas antes do 2º turno)

38 “O agente James Bond, da série 007, tinha licença para matar
“O agente James Bond, da série 007, tinha licença para matar. Estava autorizado a cometer crimes sem ser punido. O MST, chefiado por João Pedro Stédile (montagem sobre foto de James Bond), também se sente autorizados a cometer crimes durantes suas ações” Veja – maio de 2000

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