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Ktires - Tire Cornerins Stiffness
PESO DINÂMICO NAS RODAS KTIRES= Wf - Wr Caf - Car TIRE CORNERING STIFNESS
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Ang. Esterçamento, Velocidade, V Veloc. crítica
Veloc. característica Ang. Esterçamento, Velocidade, V
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Ganho da Aceleração lateral
Yaw Rate ou Veloc. de guinada Roll Rate Ganho do Yaw Rate
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Ganho de guinada x veloc.
Velocidade característica Velocidade crítica Ganho de Yaw Rate, r/ Velocidade, V
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Ângulo de Esterçamento
K dado por:
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Kllt - Lateral Load Transfer
Kllt = Wf . 2bDF2zf - Wr 2bDF2zf Caf Caf Car Car onde: DFzf . tf = Kff W.h1V2/(Rg) + Wf.hf.V2/(Rg) = M’ff Kff+Kfr-Wh1 DFzr . tr = Kfr W.h1V2/(Rg) + Wr.hr.V2/(Rg) = M’fr Kff+Kfr-Wh1 tf tr bitola
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Eixo rolamento
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Lugar geométrico no plano X-Z do veículo ao longo da qual a força lateral aplicada não gera guinada.
Neutral steer line Força Centrífuga C.G
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Momentos de Rolamento nos eixos
Eixo traseiro Eixo dianteiro
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Klfcs - Lateral Force Compliance Steer
A = dc/Fy Klfcs = AfWf - ArWr dc = Steer angle Fy = Lateral force
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Kcamber - Camber Thrust
) Cgf dgf Cgr dgr Caf df Car df df day - CAMBER PRODUZIRÁ FORÇA LATERAL NA RODA CONHECIDO COMO “CAMBER THRUST”
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TERMO DE SEGUNDA ORDEM NA ESTABILIDADE DIRECIONAL COM EIXO RÍGIDO
Camber - resumo 4º a 6º camber - 1º slip angle (pneu diagonal) 10º a 15º camber - 1º slip angle (pneu radial) pressão interna - grande influência no Cg para pneu diagonal pressão interna - média influência no Cg para pneu radial roadload e veloc. - grande influência no Cg para pneu diagonal e radial TERMO DE SEGUNDA ORDEM NA ESTABILIDADE DIRECIONAL COM EIXO RÍGIDO
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Camber na curva gg = gb + f gg - ângulo com relação ao solo total
gb - ângulo da roda com relação ao solo f - ângulo de rolamento do veículo ay = (df/day) Análise cinemática da suspensão - dg (bitola, geometria ang. Rolam.) df
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K Roll Steer - Roll steer
Rola na curva - cinemática suspensão - Da na roda Kroll steer = (ef - er) df/day ef = da’f / df d af’ f ay
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Roll steer com eixo rígido
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Kat - Aligning torque Kat = W . P . Caf + Car L Caf . Car
Efeito understeer P - pneumatic trail
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Kstrg - Steering System
Kstrg = Wf rv + P Kss Kstrg – Understerr increment (deg/g) devido ao sistema de esterçamento r – raio da roda Kss - rigidez do sistema de direção (direção a roda) P - pneumatic trail associado com o torque auto alinhante v - caster ângulo (rad)
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Pneumatic trail
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