A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A CADEIA LOGÍSTICA DA AMWAY: ESTUDO DE CASO DA APLICAÇÃO DOS PRINCÍPIOS DO SUPPLY CHAIN E DO EFFICIENT CONSUMER RESPONSE (ECR)

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A CADEIA LOGÍSTICA DA AMWAY: ESTUDO DE CASO DA APLICAÇÃO DOS PRINCÍPIOS DO SUPPLY CHAIN E DO EFFICIENT CONSUMER RESPONSE (ECR)"— Transcrição da apresentação:

1 A CADEIA LOGÍSTICA DA AMWAY: ESTUDO DE CASO DA APLICAÇÃO DOS PRINCÍPIOS DO SUPPLY CHAIN E DO EFFICIENT CONSUMER RESPONSE (ECR)

2 GRUPO ADM – Departamento de Administração Administração de Recursos Materiais Subgrupo Y: Felipe de Oliveira Mat. 07/46533 Alex Portela Mat. 08/23333 Daniel R. Camelo Mat. 08/27193 Subgrupo X: Rafael F. Gratão Mat. 08/38845 Anderson T. Santos Mat. 08/48867 Pedro T. M. de Hollanda Mat. 09/47717 Professor: Guillermo José Asper y Valdez

3 Tese Central A solidez e o sucesso da Amway se devem ao seu modelo de negócio. O foco no cliente final faz com que a empresa saiba as preferências de seu público-alvo, orientando adequadamente sua produção para atender o cliente da melhor maneira, agregando valor.

4 Amway Corporation A Amway, sinônimo mundial de sucesso em vendas diretas, é uma grande empresa que com auxílio do Supply Chain e ainda do ECR consegue tornar seu negócio viável e altamente lucrativo para todos os envolvidos.

5 Características: Uma das maiores empresas do mundo Presente em mais de 84 países Faturamento médio anual (US$): 7,8 bilhões (2007) Altamente verticalizada Cerca de funcionários

6 Cerca de 160 Centros de Distribuição Aproximadamente 500 cientistas Mais de 3 milhões de representantes (IBOs)

7 Supply Chain e ECR A cadeia contém um conjunto de links que trazem produtos acabados aos consumidores finais. Os produtos são entregues diretamente aos consumidores Forte ênfase nos IBOs, que estão focalizados nos clientes individualmente A cadeia de produção da Amway apresenta duas grandes diferenças: – Alta verticalização; – Conexão direta com o cliente.

8 FORNECEDORES FÁBRICA AMWAY ADA, MICHIGAN A maior parte dos insumos utilizados pela Amway são produzidos por ela mesma em unidades de suprimento. Um exemplo é a fazenda orgânica Amway localizada em Ubajara, Ceará, que tem a capacidade de produzir até 45 toneladas de acerola por dia. Em Ada, Michigan, uma cidadezinha com menos de 10 mil habitantes, fica a sede da Amway. Sua única planta produtiva localiza-se na cidade, bem como seu principal centro de distribuição. CENTRO DE DISTRIBUIÇÃO ADA, MICHIGAN Com m² de área, o centro de estocagem e distribuição central da Amway despacha, por dia, mais de 30 mil encomendas de produtos para seus centros de estocagem e distribuição regionais. CENTRO DE DISTRIBUIÇÃO E ESTOCAGEM REGIONAL Os produtos são despachados por navio para os 38 centros de distribuição e estocagem que a Amway possui em 31 países distintos. São os centros regionais que concentram os estoques dos quais partirão os produtos que atenderão os pedidos feitos. 4.LOGÍSTICA DE ABASTECIMENTO

9 LOGÍSTICA DE PEDIDOS CENTRO DE DISTRIBUIÇÃO E ESTOCAGEM REGIONAL A base de operações da Amway é a venda direta. Para tanto, conta com um grande time de empresários que atuam como representantes comerciais: eles são os IBOs (Independent Business Owners). Quando um cliente final faz seu pedido junto a um IBO, este realiza o pedido dos produtos através do site da Amway. O cliente, se preferir, pode optar por não contatar um IBO para comprar os produtos que queira. Através do site da Amway, o cliente pode realizar um cadastro e efetuar as compras dos produtos. Quando isso acontece, é feito um cruzamento de informações de localização do cliente com os endereços dos IBOs mais próximos. Uma vez localizado, o IBO é alertado sobre o pedido do cliente e tem até 24 horas para entrar em contato com o cliente e finalizar o pedido. Caso isso não ocorra, outro IBO é contatado, e o processo se repete até que o pedido seja finalizado. Quando o pedido de compra é finalizado, ele é enviado eletronicamente para o centro de distribuição e estocagem regional. É deste centro que parte a encomenda dos produtos. O centro regional também é responsável pelo gerenciamento do estoque de produtos, que pode ser consultado pelo IBO e pelo cliente final no portal de compras on-line da Amway. REPRESENTANTE COMERCIAL (INDEPENDENT BUSINESS OWNER – IBO) CLIENTE FINAL INTERNET

10 LOGÍSTICA DE ENTREGA CLIENTE FINAL DISTRIBUIDOR LOCAL Após receber os produtos do distribuidor central da Amway, o centro de distribuição e estocagem regional organiza os produtos de acordo com os pedidos recebidos dos clientes através dos IBOs num processo de cross docking feito a palete mista. Em seguida, os pedidos são redirecionados a distribuidores locais. Depois de receber as encomendas do centro de distribuição regional, os distribuidores locais são responsáveis por entregar o produto ao cliente final diretamente. CENTRO DE DISTRIBUIÇÃO E ESTOCAGEM REGIONAL Na eventualidade de um produto pedido por um cliente não constar no estoque do centro regional, ele é remetido depois da entrega do pedido original através do correio.

11 CADEIA LOGÍSTICA DA AMWAY CLIENTE FINAL CENTRO DE DISTRIBUIÇÃO E ESTOCAGEM REGIONAL DISTRIBUIDOR LOCAL INTERNET CENTRO DE DISTRIBUIÇÃO ADA, MICHIGAN FÁBRICA AMWAY ADA, MICHIGAN FORNECEDORES REPRESENTANTE COMERCIAL (INDEPENDENT BUSINESS OWNER – IBO) ABASTECIMENTO PEDIDOS DISTRIBUIÇÃO

12 Fontes Bibliográficas CHAIB-DRAA, Brahim; MÜLLER, Jörg P. (Orgs.). Multiagent Based Supply Chain Management. Berlim: Springer Verlag NY, CHING, Hong Yuh. Gestão de estoques na cadeia de logística integrada. São Paulo: Atlas, POIRIER, Charles C.; REITER, Stephen E. Supply Chain Optimization: Building the strongest total business network. São Francisco: Berrett-Koehler, SIMCHI-LEVI, David; KAMINSKY, Philip; SIMCHI-LEVI, Edith. Cadeia de Suprimentos – Projeto e Gestão: Conceitos, estratégias e estudos de caso. Bookman, 2003.

13 BACKUPS História da Amway O negócio da Amway Produtos da Amway Exemplo de produtos Por que Amway? O que é Supplay Chain? O que é ECR?

14 História da Amway 1949: Rich DeVos e Jay Van Andel, amigos de infância, tornam-se distribuidores dos produtos Nutrilite. 1959: DeVos e Van Andel fundam a Amway no modelo de venda direta e marketing em rede. Expansão de negócios para Canadá (1962), Austrália, Europa e Ásia (1970). 1970: compra da Nutrilite Products Inc. 1989: Prêmio de Proteção do Meio Ambiente da UNEP. 1991: ingresso no mercado brasileiro. 2009: aniversário de 50 anos da Amway.

15 O negócio da Amway Venda em rede: utilização de representantes comerciais (IBO – Independent Business Owner). O IBO possui 3 atribuições: – Consumir os produtos que lhe convém; – Divulgar os produtos e o nome da empresa; – Ensinar IBOs iniciantes esses 3 passos. Rede é diferente de pirâmide. Negócio focado em marketing de relacionamentos.

16 Produtos da Amway A empresa conta com mais de 450 produtos; No Brasil, há 3 linhas de produtos: – Higiene pessoal e limpeza; – Suplementos alimentares; – Cosméticos e produtos de beleza.

17 Exemplos de Produtos da Amway L.O.C. (Liquid Organic Cleaner): – Primeiro produto totalmente orgânico; – Substitui muitos produtos de limpeza; – Concentrado, rende mais. Nutrilite Daily: – Contém todas as vitaminas e minerais para um dia; – Produzido inteiramente pela Amway; – Não possui contra-indicação.

18 Por que a Amway? Responsabilidade Social e Ambiental internacionalmente reconhecida; Está entre as 100 melhores empresas para se trabalhar no Brasil; Muitos não a conhecem ou tem uma visão errada sobre ela

19 O que é o Supply Chain? Corresponde ao modo integrado de controlar e planejar o fluxo de mercadorias, informações e recursos, desde os fornecedores até o cliente final, procurando administrar as relações na cadeia logística de forma cooperativa e para o benefício de todos os envolvidos.

20 O que é ECR? O ECR é uma iniciativa em que fabricantes de produtos alimentares e não-alimentares, varejos, atacados e demais facilitadores trabalham em conjunto para reduzir os custos dessa cadeia de logística integrada e trazer maior volume ao consumidor.


Carregar ppt "A CADEIA LOGÍSTICA DA AMWAY: ESTUDO DE CASO DA APLICAÇÃO DOS PRINCÍPIOS DO SUPPLY CHAIN E DO EFFICIENT CONSUMER RESPONSE (ECR)"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google