A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

1 19 de Agosto Visão Geral do Curso Visão Geral do Curso Pires (2004) Evolução da Logística para as cadeias de suprimentos páginas 13 a 15 Pires (2004)

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "1 19 de Agosto Visão Geral do Curso Visão Geral do Curso Pires (2004) Evolução da Logística para as cadeias de suprimentos páginas 13 a 15 Pires (2004)"— Transcrição da apresentação:

1 1 19 de Agosto Visão Geral do Curso Visão Geral do Curso Pires (2004) Evolução da Logística para as cadeias de suprimentos páginas 13 a 15 Pires (2004) Evolução da Logística para as cadeias de suprimentos páginas 13 a 15 Data das Provas. Data das Provas.

2 2 Sim, já temos um Wiki! aproveite a disponibilidade das aulas 24/7

3 3 Visão Geral do Curso I Este curso oferece uma visão introdutória sobre logística, com foco em três temas inter-relacionados que ajudam às pessoas a alcançar altos níveis de desempenho nas organizações: Este curso oferece uma visão introdutória sobre logística, com foco em três temas inter-relacionados que ajudam às pessoas a alcançar altos níveis de desempenho nas organizações: tecnologia, organização e estratégia. tecnologia, organização e estratégia.

4 4 Visão Geral do Curso II O propósito do curso é de equipar os alunos com o conhecimento e as ferramentas de que eles necessitam para se relacionar com os sistemas logísticos das organizações de modo a permitir que contribuam criticamente ao bom funcionamento dos mesmos levando em consideração tanto os fatores tecnológicos, quanto os organizacionais.

5 5 Visão Geral do Curso III De modo amplo aqui esta o que você vai aprender no curso, e porque é importante esse aprendizado. De modo amplo aqui esta o que você vai aprender no curso, e porque é importante esse aprendizado. Como um futuro gestor em ambientes que valorizam o conhecimento. Você vai utilizar conhecimentos de logística em seu Como um futuro gestor em ambientes que valorizam o conhecimento. Você vai utilizar conhecimentos de logística em seudia-a-dia.

6 6 Visão Geral do Curso IV Você precisa saber como atuar considerando a organização em foco como parte de um todo maior de uma rede dinâmica de interações cooperadas, propiciada pela cadeia de suprimentos. Você precisa saber como atuar considerando a organização em foco como parte de um todo maior de uma rede dinâmica de interações cooperadas, propiciada pela cadeia de suprimentos. Para apoiar esse aprendizado serão estudados casos que exemplificam essa dinâmica. Para apoiar esse aprendizado serão estudados casos que exemplificam essa dinâmica.

7 7 Visão Geral do Curso V Se a organização em foco se caracterizar como um negócio sustentado em interações digitais você estará obrigatoriamente atuando com tecnologias que convidam os processos logísticos à eficiência. Se a organização em foco se caracterizar como um negócio sustentado em interações digitais você estará obrigatoriamente atuando com tecnologias que convidam os processos logísticos à eficiência. Assim sendo será necessário que você esteja familiarizado com a forma como a logística é operada com sustentação tecnológica. Independentemente do tamanho da organização e desta ser caracterizada como um Fornecedor, Uma Fábrica (ou Usina de Serviços), ou Cliente. Importante será ver o que favorece as práticas logísticas de impacto estratégico. Assim sendo será necessário que você esteja familiarizado com a forma como a logística é operada com sustentação tecnológica. Independentemente do tamanho da organização e desta ser caracterizada como um Fornecedor, Uma Fábrica (ou Usina de Serviços), ou Cliente. Importante será ver o que favorece as práticas logísticas de impacto estratégico.

8 8 Visão Geral do Curso VI Você deve saber como avaliar ou analisar produtos e serviços logísticos de modo a privilegiar estratégias bem sucedidas de negócio. As atividades a serem desenvolvidas ao longo do curso irão apurar esse aprendizado. Você deve saber como avaliar ou analisar produtos e serviços logísticos de modo a privilegiar estratégias bem sucedidas de negócio. As atividades a serem desenvolvidas ao longo do curso irão apurar esse aprendizado. Na prática não existem pré- requisitos outros para esta disciplina do que o interesse por estudar os principais processos que adicionam valor às organizações, mediante a logística. Na prática não existem pré- requisitos outros para esta disciplina do que o interesse por estudar os principais processos que adicionam valor às organizações, mediante a logística.

9 9 Formato do Curso As aulas incluirão uma combinação de discussão de casos de estudo, exposição de temas, demonstração de situações e atividades especiais. Para o aprendizado se efetivar a expectativa que a cada aula os estudantes compareçam preparados para discutir os materiais especificados para leitura. As aulas incluirão uma combinação de discussão de casos de estudo, exposição de temas, demonstração de situações e atividades especiais. Para o aprendizado se efetivar a expectativa que a cada aula os estudantes compareçam preparados para discutir os materiais especificados para leitura. Dispomos de um wiki (http://foco.wikispaces.com) para divulgar avisos especiais, tarefas e assuntos correlatos. Familiarize-se o quanto antes com o wiki do curso. A melhor forma de entrar em contato comigo é via ou me telefonando e se reunindo comigo no dia de atendimento ao aluno. Eu checo as mensagens de meu usualmente mais de uma vez por dia, inclusive aos fins de semana. Fique à vontade de me procurar para tratar de assuntos relativos ao curso. Dispomos de um wiki (http://foco.wikispaces.com) para divulgar avisos especiais, tarefas e assuntos correlatos. Familiarize-se o quanto antes com o wiki do curso. A melhor forma de entrar em contato comigo é via ou me telefonando e se reunindo comigo no dia de atendimento ao aluno. Eu checo as mensagens de meu usualmente mais de uma vez por dia, inclusive aos fins de semana. Fique à vontade de me procurar para tratar de assuntos relativos ao curso.http://foco.wikispaces.com

10 10 Texto obrigatório Pires, Silvio R. I. Gestão da Cadeia de Suprimentos (Supply Chain Management): Conceitos, Estratégias, Práticas e Casos. Editora Atlas, ISBN ISBN Artigos e outros materiais complementares serão oportunamente adicionados. Artigos e outros materiais complementares serão oportunamente adicionados.

11 11 Datas das Avaliações Avaliação Inicial: Avaliação Inicial: 11 de setembro, 5a-Feira; 11 de setembro, 5a-Feira; Avaliação Intermediária: Avaliação Intermediária: 16 de outubro, 5a-Feira; 16 de outubro, 5a-Feira; Avaliação Final: Avaliação Final: 27 de novembro 5a-Feira. 27 de novembro 5a-Feira.

12 12 Evolução da Logística para a Cadeia de Suprimentos I Da visão de uma fábrica isolada Para um conjunto de unidades integradas

13 13 Evolução da Logística para a Cadeia de Suprimentos II Da relação fornecedor x cliente como adversários Para a de parceiros, alicerçada na cooperação entre fornecedores e clientes

14 14 Evolução da Logística para a Cadeia de Suprimentos III Da visão soma zero Para uma realidade ganha-ganha

15 15 Evolução da Logística para a Cadeia de Suprimentos IV Das economias de estoque e da agilização dos ciclos pedido/entrega intraempresa. Para as economias de estoque e da agilização dos ciclos pedido/entrega inter-empresas do conjunto que compõe a cadeia de suprimento

16 16 Evolução da Logística para a Cadeia de Suprimentos V Das extemporâneas negociações cliente-fornecedor com foco exclusivo no preço do produto Para os acordos comerciais de medio e longo prazo considerando além do preço as demais variáveis estratégicas para o sucesso dos negócios.

17 17 Evolução da Logística para a Cadeia de Suprimentos VI Da seleção de parceiros sem preocupação com os valores que inspiram a empresa. Para a escolha de fornecedores e clientes que compartilham valores organizacionais, que além de reconhecer a importância de um fluxo de caixa equilibrado, se apoiam em valores mais amplos. Finland, in a small town called Nokia. According to the companys own estimates there will be two billion mobile phone owners in the world by The company aims to provide a mobile connection for half the worlds population by At present, every third mobile phone sold in the world is a Nokia.

18 18 Evolução da Logística para a Cadeia de Suprimentos VII Do exclusivo redesenho de processos de negócios intraorganizacionais tipo ERP. Para o estudo dos processos de negócio e das interconexões intraorganizacionais dos participantes da cadeia de suprimento.

19 19 Evolução da Logística para a Cadeia de Suprimentos VIII Do pouco uso de sistemas de informação. Para o uso de tecnologias avançadas interorganizacionais como por exemplo Vendor Managed Inventory (VMI).


Carregar ppt "1 19 de Agosto Visão Geral do Curso Visão Geral do Curso Pires (2004) Evolução da Logística para as cadeias de suprimentos páginas 13 a 15 Pires (2004)"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google