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Como elaborar Memorial e
Curriculum Vitae Luciana Pizzani Rosemary Cristina da Silva
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Memorial Memorial é o relatório circunstanciado que se apresenta à comissão de progressão funcional, o qual inclui a descrição das atividades profissionais e, em particular, das atividades docentes que possam contribuir para o julgamento global do candidato. É um momento de reflexão ...
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Então, qual a diferença entre memorial e curriculum vitae?
Curriculum vitae é o conjunto de dados biográficos, de formação profissional e de atividades anteriormente desenvolvidas, que é apresentado por um candidato a emprego, para participação em concursos ou para outras finalidades. Então, qual a diferença entre memorial e curriculum vitae?
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Memorial X Curriculum Vitae
O memorial distingui-se do curriculum vitae, porque, além do conjunto de informações sobre as habilitações pessoais, pode apresentar uma apreciação das atividades e trabalhos do candidato, possibilitando inferência sobre sua atuação.
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A seguir, são apresentadas as diversas partes que compõe um memorial e/ou um curriculum vitae.
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A primeira página refere-se ao sumário ...
O sumário á a enumeração das principais divisões, seções e outras partes do trabalho, na mesma ordem e grafia em que a matéria nele se sucede. A seguir, podemos visualizar um exemplo de sumário elaborado para um memorial.
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O próximo passo é ir preenchendo com as várias etapas do memorial ou do curriculum vitae.
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(completar com os dados pessoais)
Item 1: IDENTIFICAÇÃO (completar com os dados pessoais) 1 Identificação (ou Dados pessoais) 1.1 Nome 1.2 Filiação 1.3 Nascimento (data e local) 1.4 Carteira de identidade 1.5 CPF 1.6 Endereço profissional 1.7 Endereço residencial
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Item 2 – FORMAÇÃO ACADÊMICA (do ensino fundamental ao universitário)
2.1 Formação pré-universitária 2.2 Formação universitária em nível de graduação 2.2.1 Curricular 2.2.2 Atividades extracurriculares 2.3. Formação universitária após a graduaçào 2.3.1 Cursos de aperfeiçoamento e extensão 2.3.2 Cursos de pós-graduação Visitas 2.3.4 Bolsas de estudo e/ou viagem
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Item 3 – Completar com os dados da carreira profissional
(colocar os nomes das instituições as quais prestou serviços) 3 Carreira profissional 3.1 Carreira médica 3.2 Iniciação científica 3.3 Carreira docente 3.4 Assessorias e Consultorias
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Item 4 – Títulos da carreira docente (colocar as atividades docentes)
Exemplo: Especialização em Administração Hospitalar Instituição: Faculdade de Medicina de Botucatu – Unesp Período: 2003
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Item 5 – Atividades didáticas
(colocar as aulas e palestras ministradas) 5 Atividades didáticas 5.1 Atividades didáticas curriculares 5.1.1 Em nível de graduação 5.1.2 Em nível de pós-graduação 5.1.3 Em nível de especialização, aperfeiçoamento, ou extensão universitária 5.2 Atividades didáticas extracurriculares 5.2.1 Em nível de graduação 5.2.2 Em nível de pós-graduação 5.2.3 Em nível de especialização, aperfeiçoamento, ou extensão universitária 5.3 Conferências, palestras e similares 5.4 Elaboração de apostilas, exercícios e outros materiais
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Item 6 – Atividades científicas
(participação e publicação de trabalhos em congressos, artigos científicos, entre outros) 6 Atividades científicas 6.1 Participação em congressos, simpósios, seminários, grupos de trabalho, etc. 6.2 Trabalhos apresentados em congressos, simpósios, seminários, etc.
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6.3 Trabalhos de pesquisa e artigos científicos publicados.
6.3.1 Resumos e notas prévias 6.3.2 Publicações na íntegra em periódicos 6.3.3 Publicações em livros 6.3.4 Tese de doutoramento 6.3.5 Tese de livre-docência
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6.4 Trabalhos de divulgação científica
6.5 Artigos e entrevistas sobre temas de interesse científico e cultural 6.6 Participação em comissões julgadoras de concursos da carreira docente 6.7 Participação na organização e coordenação de reuniões, jornadas, simpósios e similares 6.8 Participação como crítico editorial de revistas científicas 6.9 Coordenação de projetos de pesquisa 6.10 Elaboração de projetos de pesquisa e trabalhos em andamento 6.11 Assessoria científica
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(identificar as sociedades científicas a que pertence)
Item 7 (identificar as sociedades científicas a que pertence) 7 Sociedades científicas a que pertence Exemplo: Membro Titular Instituição: Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia – SBOT.
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Item 8 (descrever as orientações aos estudantes de graduação, mestrado e doutorado) 8 Atividades formadoras e de orientação 8.1 Orientação de estudantes de graduação 8.2 Orientações de dissertações de mestrado 8.3 Orientações de teses de doutoramento 8.4 Bolsas de estudos concedidas a orientandos
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Item 9 – Funções e cargos técnico-administrativos
(descrever as funções técnico-adminstrativos ocupados durante a vida profissional) 9 Funções e cargo técnico-adminstrativos 9.1 Cargos eletivos exercidos 9.2 Funções exercidas por designação 9.3 Planejamento, organização e instalação de novos serviços)
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Item 10 – Outras atividades
(artifício para incluir atividades difíceis de classificar, insuficientemente documentadas ou incluídas à última hora) 10 Outras atividades
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Item 11 11 Distinções e títulos honoríficos Exemplo: Título: Professor Emérito Instituição: Universidade Estadual Paulista Ano: 2006
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Item 12 12 Relação dos documentos apresentados (anexar cópia dos documentos se for necessário apresentar curriculum vitae documentado)
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Referência CARVALHEIRO, J.R. O memorial nos concursos universitários. Ciência e Cultura, v.35, n.11, p , nov UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ. Biblioteca Central. Normas para apresentação de trabalhos. 2.ed. Curitiba: Ed. da UFPR, pt.5.
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