A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Cenário - Mercado Farmacêutico no Brasil

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Cenário - Mercado Farmacêutico no Brasil"— Transcrição da apresentação:

1 Cenário - Mercado Farmacêutico no Brasil

2 1-) Clientela: Atual: A empresa atua forte no mercado consumidor de medicamentos em geral e também participa de grandes vendas ao setor público, como todos os grandes atores do setor farmacêutico. Contexto: O aumento do poder de consumo das classes C e D abre um mercado que, a princípio, é explorado pelos medicamentos genéricos. As compras governamentais também dão preferência à aquisição desse tipo de medicamento dado seus custos menores. Produtos relacionados à aspectos estéticos (redutores de peso) tendem a ter sua demanda aumentada. Futuro: Para fazer frente à essa demanda a Empresa irá adquirir empresas de medicamentos genéricos, possuindo duas linhas de produtos, uma com custo mais baixo e outra premium de medicamentos com uma maior qualidade, diversificando sua cadeia de clientes. Nesse sentido, é importante que a empresa lance linha de medicamentos estéticos para as classes mais baixas.

3 2-) Concorrência: Atual: Ultimamente ela vem sofrendo forte concorrência de produtos genéricos além de produtos piratas chineses, indianos e argentinos, que normalmente são comercializados por farmácias de manipulação. Contexto: A concorrência desleal feita por produtos piratas tende a aumentar, assim como a qualidade desses concorrentes com o aumento da tecnologia dos países em desenvolvimento. Para um melhor resultado operacional as grandes empresas do setor iniciam uma fase de fusão e aquisições. Futuro: Utilizando seu know-how em fusões, a empresa começa a aquisição de empresas do ramo de genéricos e campanhas de conscientização sobre o uso de medicamentos piratas.

4 3-)Econômico: Atual: A venda de medicamentos é feita por meio de farmácias ou distribuídos gratuitamente pelo governo. Por motivos legais é obrigatório a intermediação de farmacêutico no canal de venda. Contexto: O combate a auto-medicação aumenta e restrições como sistemas eletrônicos de controle de medicamentos são implementados. O crescimento da economia brasileira fará com que aumentem os investimentos no país. Futuro: Por meio das informações de venda de medicamentos a empresa pode utilizar essas informações para melhorar suas operações. O crescimento da economia deve ser utilizado como forma de desenvolver produtos específicos para o mercado brasileiro, explorando esse nicho. Ademais, são adotadas políticas de redução de custos, para que os produtos fiquem competitivos em relação aos genéricos.

5 4-)Tecnológico: Atual: As grandes empresas realizam grandes investimentos no desenvolvimento de novos produtos que, caso não sejam aprovados pelas agencias reguladoras (v.g: FDA, ANVISA) podem gerar prejuízos que comprometam sua condição financeira. Contexto: O aumento da produção de medicamentos genéricos faz com que as empresas diminuam seus investimentos no Brasil, deixando de trazer novos medicamentos, abrindo o mercado para concorrentes chineses e indianos. Futuro: A empresa começa a diversificar sua produção tecnológica junto a centro de pesquisas universitários de países em desenvolvimento. Com isso, visa à buscar uma diminuição de custos, tornando seus produtos mais competitivos e criando linhas de produtos especiais para o mercado brasileiro com investimentos de médio porte.

6 5-)Social: Atual: As pessoas de baixa renda se queixam muito do peso dos medicamentos em suas rendas, realizam muito a auto-medicação e apenas procuram médicos quando estão muito doentes, não realizando exames de rotina, além de pararem tratamentos no meio (ex: tuberculose). Já as mais abastardas consomem bastantes medicamentos estéticos, como para melhoria de pele e redução de peso. Contexto: Com o aumento da educação das classes mais baixas, diminuirá a auto-medicação. A realização de check ups rotineiros fará com que se perceba doenças precocemente. As classes mais baixas também voltarão seu consumo para medicamentos de efeitos estéticos. Futuro: A empresa deverá atender à essas novas demandas com produtos competitivos no mercado estético e com o desenvolvimento de medicamentos que atendam a nova demanda.

7 6-)Político: Atual: Os governo brasileiro estimula a instalação de laboratórios genéricos com o fim de iniciar o desenvolvimento de uma indústria farmacêutica nacional. Há uma grande carga tributária em relação aos medicamentos e o aumento de seus preços são controlados pelo governo, além da aprovação da sua comercialização. Contexto: Os incentivos às empresas de medicamentos genéricos e o controle governamental aumentam e o governo estimula a parceria delas com centros de tecnologia universitários. Além de aumentar os incentivos fiscais dessas empresas. Porém haverá pressões dos países centrais contra o uso de genéricos Futuro: A empresa deverá entrar no mercado de genéricos para aproveitar essas oportunidades. Os países centrais farão pressões para o fim de importação de matéria prima da China e Índia.

8 7-) Jurídico: Atual: Os tratados internacionais de proteção a propriedade intelectual não conseguem ter grandes efeitos dentro do Brasil. Existe grande quantidade de produtos falsificados. Os laboratórios também entendem que os medicamentos genéricos é uma forma institucionalizada da quebra de patentes. A OMC não consegue solucionar esse tipo de problema. Contexto: Países desenvolvidos fazem novos tratados, com sanções mais fortes para que o Brasil respeite mais os direitos de propriedade intelectual, impondo o pagamento de taxas de royalties para os produtores de medicamentos genéricos. Futuro: O Brasil deverá ceder às pressões dos países desenvolvidos, o que garantirá um maior segurança aos investimentos dos grandes laboratórios no país.

9 8-) Físico: Atual: As empresas farmacêuticas não adotam no país políticas explícitas de sustentabilidade e de ajuda comunitária. São conhecidas por obterem grandes lucros sem devolver parte deles à sociedade. Contexto: A sociedade requer das empresas farmacêuticas melhores práticas de governança em relação aos seus stakeholders, o consumo consciente de produtos ganha força. Futuro: A empresa pode adotar algumas políticas de sustentabilidade para a melhora de sua imagem, mas os benefícios advindos da exploração exclusiva de suas patentes obrigam ao consumidor a adquirir aquele produto, por falta de opção, caso não exista genérico.

10 Matriz de Impacto X Grau de Incertezas
2 Concorrência 1 Clientela Grau de incerteza 3 Econômico 5 Social 4 Tecn 7 Jurídico 6 Político 8 Físico Impacto

11 Concorrência Genêricos
Análise SOWT Forças Tradição P&D Fraquezas Altos Investimentos Tabelamento de Preços Oportunidades Novos Mercados (C e D) Vacinas e Suplementos Ameaças Concorrência Genêricos

12 Pulverizados e baixa influência Fornecedores Concorrentes
5 Forças Substitutos Genéricos Pulverizados e baixa influência Fornecedores Concorrentes Players Globais Pirataria Regulamentação Auto-Medicação Clientes Laboratórios Locais Viram Globais Entrantes

13 Importância Estratégica
Competência Relativa Alta Média Baixa P&D Prod e Distri Ponto de Venda Jurídico e Político

14

15 Nova Curva de Valor Reduzir:
Investimentos no desenvolvimento de drogas, por meio de open innovation, com o fim de diminuir os riscos. Eliminar: Relacionamento com médicos no caso de genéricos Nova Curva de Valor Criar: Linhas de medicamentos personalizados e novas formas de venda Manter: Preço e benefícios recebidos, cadeia de produção e distribuição

16 Deve preparar deu P&D para essa inovação
Tecnologia Open – innovation Deve preparar deu P&D para essa inovação Gestão Diversificar para o mercado de genéricos e novos nichos como customização de medicamentos e suplementos Pessoas Com a diminuição dos gastos com desenvolvimento de novas drogas, diminuirá o perfil técnico dos funcionários


Carregar ppt "Cenário - Mercado Farmacêutico no Brasil"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google