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Profª Ms. Elaine Berges da Silva

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Apresentação em tema: "Profª Ms. Elaine Berges da Silva"— Transcrição da apresentação:

1 Profª Ms. Elaine Berges da Silva
GESTÃO DE MARKETING Profª Ms. Elaine Berges da Silva

2 Planejamento estratégico
Marketing  identificar e satisfazer as necessidades dos consumidores. TODOS SÃO RESPONSÁVEIS PELO MKT AMBIENTE ATUAL É MUITO COMPETITIVO  mais opções de compra, mais acesso a informação  EMPRESA DE SUCESSO é aquela que consegue AGREGAR MAIS VALOR AO SEU PRODUTO E SERVIÇO  consumidor mais satisfeito

3 Planejamento estratégico
ASSISTA O VIDEO DE OTHON BARROS E RESPONDA AS QUESTÕES ABAIXO: Qual o objetivo central do planejamento estratégico? Quais são as 3 etapas do planejamento estratégico? Como são definidos os objetivos estratégicos? O que é o plano tático? ..\..\..\..\Videos\AULAS DE MARKETING\Othon Barros fala sobre PLANEJAMENTO ESTRATGICO PARTE I.wmv

4 Planejamento estratégico
PARTE 2 Quais são os 7 passos do planejamento estratégico? ..\..\..\..\Videos\AULAS DE MARKETING\Othon Barros fala sobre PLANEJAMENTO ESTRATGICO PARTE 2.wmv

5 7 Passos do Planejamento Estratégico
PASSO 1 – Analisar a situação interna PASSO 2 - Analisar a situação externa PASSO 3 – Estabelecer metas PASSO 4 – Gerar e avaliar alternativas PASSO 5 – Implementar os planos PASSO 6 – Identificar desvios PASSO 7 – Incorporar mudanças “ Sucesso é estar preparado para as oportunidades ou dificuldades quando elas aparecem”. Othon Barros

6 EXERCÍCIO Destaque um folha de caderno e aplique os 7 passos do planejamento estratégico para planejar sua carreira profissional Analise a situação interna e externa. Estabeleça metas  onde vc quer estar ou chegar daqui a 2, 10 ou 20 anos? Gerar e avaliar alternativas? (planos A, B, C) Identifique os possíveis desvios Incorpore as possíveis mudanças

7 Resposta do exercício EU VOU CHEGAR LÁ S/A
Analise a situação interna e externa INTERNA  neste caso “EU”  listar seus pontos fortes e fracos PONTOS FORTES  Possui experiência na área de logística Cursando ensino superior em Logística Tem a confiança dos sócios da empresa onde atua Espírito de liderança Bom relacionamento interpessoal

8 Resposta do exercício EU VOU CHEGAR LÁ S/A
Analise a situação interna e externa INTERNA  neste caso “EU”  listar seus pontos fortes e fracos PONTOS FRACOS  Ainda não concluiu nenhum curso superior Não possui inglês fluente Pouco domínio dos pacotes offices Não é um bom negociador (falta técnica)

9 Resposta do exercício EU VOU CHEGAR LÁ S/A
Analise a situação interna e externa EXTERNA  neste caso o ambiente que me cerca  empresa onde atuo, mercado de trabalho, colegas de trabalho Mercado em crescimento  falta profissionais qualificados na área (pesquisar em revistas especializadas/internet) Crescimento do e-commerce  busca por profissionais com conhecimento em cadeia logística integrada Concorrência  colegas qualificados em busca da mesma oportunidade na empresa Vinda de novas empresas e montadoras para Sorocaba Carreiras - Empregos_com_br.mht Logística que podem me dizer sobre o mercado de trabalho - Yahoo! Respostas.mht Mercado de trabalho setor de logística está aquecido SAV.mht

10 Resposta do exercício EU VOU CHEGAR LÁ S/A
POTENCIALIDADE FRAGILIDADES Possui experiência na área de logística Cursando ensino superior em Logística Tem a confiança dos sócios da empresa onde atua Espírito de liderança Bom relacionamento interpessoal Ainda não concluiu nenhum curso superior Não possui inglês fluente Pouco domínio dos pacotes offices Precisa aprender técnicas de negociação OPORTUNIDADES AMEAÇAS Mercado em crescimento  falta profissionais qualificados na área Crescimento do e-commerce  busca por profissionais com conhecimento em cadeia logística integrada Vinda de novas empresas e montadoras para Sorocaba - Concorrência  colegas qualificados em busca da mesma oportunidade na empresa Possibilidade de mudança da direção/ chefia da empresa Dificuldades financeiras

11 Resposta do exercício EU VOU CHEGAR LÁ S/A
2 ) Estabeleça a sua meta OCUPAR UM CARGO DE GERÊNCIA EM UMA EMPRESA MULTINACIONAL DAQUI A 10 ANOS

12 Resposta do exercício EU VOU CHEGAR LÁ S/A
3) Gerar e avaliar alternativas? (planos A, B, C) PLANO A Concluir curso superior e em seguida pós ou especialização na área Ser promovido a líder / coordenador de operação Fazer curso de inglês e de negociação Melhorar conhecimento em informática  office e programas específicos na área. Expandir conhecimentos (e-commerce, portos, aeroportos) Manter um rede de relacionamentos atualizada (fornecedores, clientes, colegas de trabalho, faculdade, cursos, professores)

13 Resposta do exercício EU VOU CHEGAR LÁ S/A
3) Identificar possíveis desvios do Plano A O QUE PODE DAR ERRADO NO PLANO A Falta de recursos financeiros para concluir os estudos; Falta de tempo para expandir conhecimentos e fazer cursos de inglês e informática Não conseguir a promoção na empresa onde atua Mudança na direção, chefia, etc..

14 Resposta do exercício EU VOU CHEGAR LÁ S/A
4) Incorporar possíveis desvios (PLANO B, C) Solicitar apoio financeiro a família, empréstimo do FIES ou FUNDO PERPÉTUO DA EDUCAÇÃO, fazer matrícula flexível na UNISO; Fazer cursos intensivos nas férias Mudar de empresa para conseguir a promoção; Buscar oportunidade como analista ou líder de PCP; Conquistar confiança dos novos chefes/ diretores, sócios, etc..

15 Resposta do exercício EU VOU CHEGAR LÁ S/A
PARA NÃO FICAR SÓ NO BLÁ, BLÁ, BLÁ É IMPORTANTE FAZER UM CRONOGRAMA DETALHADO OU PLANO DE AÇÃO COM PRAZOS PARA O CUMPRIMENTO DE CADA ETAPA ASSIM É MAIS FÁCIL MONITORAR OS DESVIOS E CORRIGÍ-LOS RAPIDAMENTE SUCESSO A TODOS!!

16 Planejamento Estratégico Corporativo
A MATRIZ ESTABELECE: Declaração de missão da empresa; Políticas empresariais; Estratégias e metas empresariais. UNIDADES DE NEGÓCIOS PODEM: - Preparar seu plano baseado das diretrizes que vem da matriz.

17 Planejamento Estratégico Corporativo
PLANEJAMENTO IMPLEMENTAÇÃO CONTROLE Mensuração dos resultados Diagnóstico de resultados Adoção de ações corretivas Planejamento corporativo Planejamento de divisão Planejamento de negócios Planejamento de produto Organização Implementação

18 Definição da missão corporativa
A MATRIZ ESTABELECE: Declaração de missão da empresa; Políticas empresariais; Estratégias e metas empresariais. UNIDADES DE NEGÓCIOS PODEM: - Preparar seu plano baseado das diretrizes que bem da matriz.

19 PROCESSO DE PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO NA EMPRESA

20 LIÇÃO DE CASA VERIFIQUE QUAL A DECLARAÇÃO DE MISSÃO E VISÃO DA SUA EMPRESA E ENVIE POR PARA A PROFESSORA ATÉ SEGUNDA (04/04) LEMBRE DE IDENTIFICAR A EMPRESA VOU SELECIONAR ALGUMAS PARA DISCUTIRMOS NA PRÓXIMA AULA

21 A análise SWOT ou PFOA É a avaliação global das forças, fraquezas, oportunidades e ameaças que em inglês significa STRENGTHS  FORÇAS WEAKNESSESS  FRAQUEZAS OPPORTUNITIES  OPORTUNIDADES THREATS  AMEAÇAS Envolve o monitoramento dos ambientes externo e interno.

22 A análise SWOT ou PFOA OPORTUNIDADE  existem 3 formas da empresa lucrar: Oferecer algo cuja oferta seja excassa; Oferecer algo de uma maneira nova ou superior; Oferecer produto ou serviço totalmente novo. AMEAÇAS desafio imposto por uma tendência ou um evento desfavorável que acarretaria a redução das vendas ou lucros.

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24 A análise SWOT ou PFOA VER CHECK-LIST DE VERIFICAÇÃO DE FORÇAS E FRAQUEZAS (Fonte: Kotler, 12ed., 2006 p. 53) ESTUDO DE CASO – NUTRILATINA Anßlise de portfolio - Nutrilatina 2011.ppt

25 Estabelecimento de Metas
META  são os objetivos estabelecidos em termos de MAGNITUDE e PRAZO EXEMPLOS: Aumento da lucratividade de 5 para 10%; Crescimento da vendas em 15%; Aumento da participação de mercado em 5 pontos percentuais ou de 15 para 20%. Pode abranger ainda: redução de riscos, inovação ou reputação da empresa e/ou produtos e serviços.

26 Estabelecimento de Metas
OS OBJETIVOS DEVEM ATENDER A 4 CRITÉRIOS Devem ser organizados em ordem de importância (+ para -); Sempre que possível, estabelecidos quantitativamente; Devem ser realistas baseado na análise interna e externa (PFOA); Devem ser consistentes  não é possível maximizar objetivos contraditórios.

27 Formulação de Estratégias ou Plano Tático
ESTRATÉGIA  é o plano de ação ou tático para atingir as metas Michael Porter propôs 3 estratégias genéricas para o pensamento estratégico: LIDERANÇA TOTAL EM CUSTOS; DIFERENCIAÇÃObusca desempenho superior em uma área importante para o consumidor; FOCO explora nichos de mercado. COMENTE características, vantagens/desvantagens de cada estratégia

28 Elaboração e Implementação dos Planos
DEVEM SER ELABORADOS PROGRAMAS DETALHADOS PARA O CUMPRIMENTO DAS ESTRATÉGIAS DEFINIDAS NESTA ETAPA TAMBÉM SÃO VERIFICADOS OS CUSTOS PARA IMPLEMENTAÇÃO

29 O feed-back e o controle
A MEDIDA QUE IMPLEMENTA SUA ESTRATÉGIA, A EMPRESA PRECISA ACOMPANHAR OS RESULTADOS E MONITORAR AS MUDANÇAS NOS AMBIENTES INTERNO E EXTERNO

30 PLANEJAMENTO DE PRODUTO: o conteúdo de um plano de marketing
Resumo executivo e sumário breve resumo das principais metas e recomendações; Análise da situação  apresenta antecedentes de vendas, custos, lucros, mercado, concorrentes e forças que atuam no mercado; Estratégias de marketing define as missão e os objetivos financeiros e de marketing do plano; Projeções financeiras previsão de vendas e despesas e análise do ponto de equilíbrio; Controles descreve os controles para o seu monitoramento.

31 Exercício COM A CÓPIA DO PLANO DE MARKETING DA PEGASUS SPORTS INTERNATIONAL RESPONDA AS PERGUNTAS ABAIXO

32 Definição da Missão PARA DEFINIR A SUA MISSÃO A EMPRESA DEVE RESPONDER A 6 PERGUNTAS: Qual é o nosso negócios? Quem é o cliente? O que tem valor para o cliente? Qual será o nosso negócio? Como deveria ser o nosso negócio? Deve ser compartilhada com todos e dar um senso de propósito, direção e oportunidade

33 A DECLARAÇÃO DE VISÃO DEVE...
Concentrar-se em um número limitado de metas; Enfatizar as principais políticas e valores que a empresa pretende honrar  estreitam a faixa de discernimento exigida de cada colaborador da empresa; Definem as principais esferas competitivas onde a empresa deve atuar  setorial; produtos e aplicações; competência, segmento de mercado; geográfica; vertical.

34 Exemplos – Declaração de Missão
MOTOROLA “O propósito da Motorola é atender de maneira honrosa às necessidades da comunidade, fornecendo produtos e serviços de qualidade superior a um preço justo, e fazê-lo de modo que obtenha um lucro adequado, para possibilitar o crescimento da empresa como um todo e, com isso, permitir que nossos funcionários e acionistas alcancem objetivos pessoais razoáveis”

35 Definição da Missão PARA DEFINIR A SUA MISSÃO A EMPRESA DEVE RESPONDER A 6 PERGUNTAS: Qual é o nosso negócios? Quem é o cliente? O que tem valor para o cliente? Qual será o nosso negócio? Como deveria ser o nosso negócio? Deve ser compartilhada com todos e dar um senso de propósito, direção e oportunidade


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