A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PESQUISA DE OFERTA Investigar o ambiente competitivo no qual pretende inserir-se o hotel em estudo P r o f. : Marco Antonio Misael Serafin.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PESQUISA DE OFERTA Investigar o ambiente competitivo no qual pretende inserir-se o hotel em estudo P r o f. : Marco Antonio Misael Serafin."— Transcrição da apresentação:

1

2 PESQUISA DE OFERTA Investigar o ambiente competitivo no qual pretende inserir-se o hotel em estudo P r o f. : Marco Antonio Misael Serafin

3 H O T E L CGM Análise do Local Pesquisa da Oferta

4 A relação entre oferta e demanda deve ser de EQUILÍBRIO contínuo e deve ser planejada A interação influencia e é influenciada pelos fatores preço, sazonalidade e estrutura de mercados VARIÁVEIS DE ANÁLISE DE MERCADOS OFERTA Produtos ou serviços disponibilizados pelos agentes econômicosDEMANDA Procura por produtos ou serviços

5 âPesquisa direta - visita aos hotéis e aplicação de questionários e entrevistas âPesquisa indireta âOs dados são importados de fontes variadas e secundárias âJuízo de opinião âClippings âEstratégia de seguir o líder Métodos de pesquisa

6 âAdotar um critério de classificação do grupo de hotéis âIdentificar a área de influência mercadológica âListar os hotéis existentes e em desenvolvimento âProceder à análise do grupo referencial direto âEntender o nível de influência do grupo referencial indireto e dos hotéis em desenvolvimento âIdentificar futuras saídas de mercado âIdentificar empresas geradoras de demanda âIdentificar faixas e segmentos de mercado âEntender o comportamento do grupo de hotéis concorrentes, seu desempenho e posicionamento âTraçar cenário de mercado atual e futuro Como proceder à pesquisa

7 âSelecione a pessoa certa para oferecer as informações solicitadas - nem sempre é o gerente ou um funcionário graduado âCertifique-se de que o grupo primário é composto por hotéis que de alguma forma sirvam de referência e orientem de fato o planejamento do hotel em estudo âAnote as reações das pessoas entrevistadas, avalie a autenticidade das informações âAdote uma postura de colaboração âSeja sensível e tenha bom senso Cuidados a serem tomados

8 âLocalização, instalações, produtos e serviços âCondições de acesso âQualidade, valor percebido e posicionamento âForça de venda/distribuição âDesempenho - demanda por UHs, valores de diárias, comportamento do hóspede, composição de faturamento, resultados operacionais e financeiros âAdequação do produto aos segmentos-alvo Análise técnica dos concorrentes diretos

9 TX DE OCUPAÇÃO = UHS VENDIDAS(%) UHS DISPONÍVEIS MÉDIA DE HÓSPEDES = Nº HÓSPEDES (i) UHS VENDIDAS DIÁRIA MÉDIA = REC. LÍQUIDA HOSPED. ($) UHS VENDIDAS PART. MERCADO = HOTEL X (%) TTL MERCADO

10 Os segmentos de mercado se sobrepõem e definem as condições de concorrência e interação mercadológica entre as empresas


Carregar ppt "PESQUISA DE OFERTA Investigar o ambiente competitivo no qual pretende inserir-se o hotel em estudo P r o f. : Marco Antonio Misael Serafin."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google