A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Parte 02 MODELOS DE COMUNICAÇÃO. S E M I Ó T I C A Os modelos são indispensáveis para o entendimento de fenômenos complexos. Para Deutsch (apud Santaella,

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Parte 02 MODELOS DE COMUNICAÇÃO. S E M I Ó T I C A Os modelos são indispensáveis para o entendimento de fenômenos complexos. Para Deutsch (apud Santaella,"— Transcrição da apresentação:

1 Parte 02 MODELOS DE COMUNICAÇÃO

2 S E M I Ó T I C A Os modelos são indispensáveis para o entendimento de fenômenos complexos. Para Deutsch (apud Santaella, 2001:48), um modelo é uma estrutura de símbolos e regras operacionais que supõe-se corresponder a um conjunto de pontos relevantes em uma estrutura existente. Um modelo é capaz de ilustrar o funcionamento de um sistema e suas relações.

3 S E M I Ó T I C A Modelo: Abstração imitativa que apresenta relação de similaridade com o sistema representado.

4 S E M I Ó T I C A MODELOS LINEARES -Linear Básico -Circular -Linguístico Funcional (aula 02) -Semiótico-Informacional -Cognitivo MODELOS NÃO-LINEARES

5 MODELOS LINEARES

6 -Caráter linear -Enfatiza a transmissão da mensagem -Dirigida aos elementos da comunicação S E M I Ó T I C A

7 1) MODELO LINEAR BÁSICO Autoria: Aristóteles Ano: 300 a.C. S E M I Ó T I C A A comunicação assume apenas um sentido.

8 S E M I Ó T I C A 1) MODELO LINEAR BÁSICO Autoria: Shannon e Weaver Ano: 1949 O primeiro modelo teve início na teoria matemática da informação, originando-se nos trabalhos de engenharia das telecomunicações. uma fonte ou nascente da informação a partir da qual é emitido um sinal, através de um aparelho transmissor; esse sinal viaja através de um canal, ao longo do qual pode ser perturbado por um ruído. Quando sai do canal, o sinal é captado por um receptor que o converte em mensagem que, como tal, é compreendida pelo destinatário (ECO, 1972: 10 apud WOLF, 1987: 114)

9 1) MODELO LINEAR BÁSICO Autoria: Shannon e Weaver Ano: 1949 Esse modelo foi muito imitado, questionado e transformado, dando origem a uma série de modelos subsequentes. S E M I Ó T I C A

10 1) MODELO LINEAR BÁSICO Autoria: Lasswell Ano: 1949 Criou um modelo simples de comunicação verbal que haveria de ser influente justamente por sua simplicidade. Seu modelo se restringia aos seguintes termos: Apesar de influente, o modelo de Laswell não chegou a ter a mesma notoriedade do modelo de Shannon.

11 S E M I Ó T I C A 1) MODELO LINEAR BÁSICO Autoria: Moles (1958) Autoria: Meyer-Eppler (1959) Uma importante expansão da cadeia da comunicação linear surgiu com a noção de repertório de signos. Ron Arad

12 1) CRÍTICAS -O problema da comunicação consiste em reproduzir em um ponto dado, de maneira exata ou aproximativa, uma mensagem selecionada em outro ponto. -A atividade do remetente aparece como uma causa que tem um efeito calculado na mente do destinatário. S E M I Ó T I C A

13 1) CRÍTICAS -Este modelo leva a ideia de um participante ativo e outro passivo. -Manipulação do destinatário. -Único elemento que parece atrapalhar o processo é o ruído. -A comunicação é um processo mais complexo do que o de uma causalidade linear. S E M I Ó T I C A

14 MODELOS LINEARES c i r c u l a r

15 2) MODELO CIRCULAR -Este é o modelo do diálogo. -A comunicação é um processo complexo que não pode ser limitado a um modelo linear marcado com um início e um fim. -Os interlocutores assumem as posições alternadamente no processo. -A linearidade se torna circularidade. S E M I Ó T I C A

16 2) MODELO CIRCULAR -Influência da cibernética (40´s): novos conceitos como feedback (realimentação, retorno, resposta). -Este modelo considera as interações entre os elementos, ampliando o modelo de Shannon. *Cibernética: estudo dos mecanismos de comunicação e de controle nas máquinas e nos seres vivos. S E M I Ó T I C A

17 2) MODELO CIRCULAR Autoria: Schramm ( ) Autoria: Osgood (1954) Crítica à aplicação direta do modelo de Shannon à comunicação humana: pessoas são diferentes de máquinas. Aprendizado humano probabilidades matemáticas. DIFERENÇAS: -Feedback e fluxo contínuo de informação. -Visão interacionista. -Experiência em comum.

18 S E M I Ó T I C A 2) MODELO CIRCULAR Modelo concebido em termos de interação através do feedback e fluxo contínuo de informação compartilhada.

19 S E M I Ó T I C A 2) CRÍTICAS -Crítica à ideia de congruência de objetivos entre o emissor e receptor implicada pelo modelo. Obs: O modelo de Shannon, embora criticado, continuou como uma presença constante, provavelmente devido a sua aplicabilidade a fenômenos distintos.

20 MODELOS NÃO-LINEARES

21 MODELO NÃO-LINEAR -Enfatiza a produção e a troca de significados. -Analisa o comportamento da aquisição de conhecimento. -Significado de acordo com o contexto (cultura e sociedade) -Mais complexo e global. S E M I Ó T I C A

22 MODELOS NÃO-LINEARES s e m i ó t i c o i n f o r m a c i o n a l

23 SEMIÓTICO-INFORMACIONAL Autoria: Eco-Fabbri Ano: Enfatiza a questão da produção de sentido na comunicação. -Os efeitos sociais do mass media* não podem ignorar o modo como se articula a atribuição de sentido. -Semiótica *Disseminação de informações através de jornais, televisão, rádios, cinema e também pela Internet, os quais se reúnem em um sistema denominado mídia. S E M I Ó T I C A

24 SEMIÓTICO-INFORMACIONAL Autoria: Eco-Fabbri Ano: Inovação: a linearidade das informações encontra-se vinculada ao código – parte essencial para a produção de significado. S E M I Ó T I C A -Vivacidade -Luz -Dia -Verão -Sol... Expressão Código Significado regra de interpretação para leitura da expressão

25 SEMIÓTICO-INFORMACIONAL Autoria: Eco-Fabbri Ano: 1978 S E M I Ó T I C A

26 SEMIÓTICO-INFORMACIONAL Autoria: Eco-Fabbri -Leitor ativo: esforço intelectual para decodificar a mensagem (textos: filmes, HQs...) -Mérito: Investigação da compreensibilidade das mensagens. -Crítica: Ausência do estudo dos efeitos sociais dos mass media (mudança de comportamento, atitudes, consumo...) S E M I Ó T I C A

27 MODELOS NÃO-LINEARES c o g n i t i v o s

28 COGNITIVO (relativo ao conhecimento) -Elaborado por uma linha alemã de estudos de comunicação. -Tem origem nas ciências cognitivas (EUA, década de 40, a partir da cibernética) -Impulso na década de 50: desenvolvimento dos computadores, pesquisas sobre I.A. e experimentos neurológicos -Apto a estudar a interação homem-computador (IHC): HxH; HxM; MxM S E M I Ó T I C A

29 COGNITIVO Conexionistas -Tentam reproduzir o comportamento humano usando, em analogia, redes de elementos processadores cujas propriedades se assemelham às das células cerebrais. -Sinapses, conexões, ligações S E M I Ó T I C A

30 COGNITIVO Conexionistas -Imprevisível -Escolher o caminho a seguir Redes sociais S E M I Ó T I C A Ex: 6 graus de separação, facebook, orkut...

31 4) COGNITIVO Conexionistas Mapas Mentais S E M I Ó T I C A

32 MATOS. C. M. A. Conhecimento X Informação: Uma discussão necessária. Disponível em:. MUNARI, B. Design e Comunicação Visual. São Paulo: Martins Fontes, SANTAELLA, L. Comunicação & Pesquisa. São Paulo: Hacker Editores, WOLF, Mauro. Teorias da Comunicação. Lisboa: Editorial Presença, Disponível em:. COMUNICÓLGOS. Teorías. Disponível em:.http://www.comunicologos.com/teorias.php?id=70 S E M I Ó T I C A REFERÊNCIAS


Carregar ppt "Parte 02 MODELOS DE COMUNICAÇÃO. S E M I Ó T I C A Os modelos são indispensáveis para o entendimento de fenômenos complexos. Para Deutsch (apud Santaella,"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google