A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

INTRODUÇÃO À MICROBIOLOGIA DAS IRAS

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "INTRODUÇÃO À MICROBIOLOGIA DAS IRAS"— Transcrição da apresentação:

1 INTRODUÇÃO À MICROBIOLOGIA DAS IRAS
UNIVERSIDADE PAULISTA GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM INTRODUÇÃO À MICROBIOLOGIA DAS IRAS NOCÕES BÁSICAS Profª Ms. Ana Carolina L. Ottoni Gothardo

2 ALGUMAS REFLEXÕES INICIAIS
Conceito de saúde; Conceito de doença;

3 História Natural das Doenças
Como a doença é gerada?

4 História Natural das Doenças

5 História Natural das Doenças
DOENÇAS INFECCIOSAS E PARASITÁRIAS Agente Infeccioso DOENÇAS CRÔNICAS NÃO TRANSMISSÍVEIS Fatores de Risco não modificáveis

6 MICROBIOLOGIA Mikros (= pequeno) + Bio (= vida) + logos (= ciência) A Microbiologia é classicamente definida como a área da ciência que dedica-se ao estudo de organismos que somente podem ser visualizados ao microscópio. Com base neste conceito, a microbiologia aborda um vasto e diverso grupo de organismos unicelulares de dimensões reduzidas, que podem ser encontrados como células isoladas ou agrupados em diferentes arranjos. Assim, a microbiologia envolve o estudo de organismos procarióticos (bactérias), eucarióticos (algas, protozoários, fungos) e também seres acelulares (vírus).

7 Modos de Transmissão de Doenças
Direta: transmissão por contato direto do organismo doente com o organismo sadio. Com contato físico (IMEDIATA), sem contato físico (MEDIATA); Indireta: através de veículos animados ou inanimados ( copos, talheres, agulhas, vetores, etc.).

8 Vias de Transmissão de Doenças
Pele: através de ferimentos, arranhões, picadas de insetos e mordeduras de animais; Ar: durante aglomeração de pessoas em ambientes com deficiência de circulação de ar; Alimentos: pela ingestão de alimentos mal lavados, estragados ou mal cozidos; Objeto: através de objetos inanimados, tais como peças de vestuário, calçados, toalhas, utensílios etc.

9 Vias de Transmissão de Doenças
Relação Sexual: em consequência da higiene inadequada dos órgãos genitais ou através do ato sexual; Vetores: o vetor pode ser apenas um simples veiculador de agentes patogênicos, conduzindo-os do portador para o receptor sem que, necessariamente, haja propagação da doenças; Sangue: através de transfusões de sangue e seus derivados;

10 Alguns conceitos importantes...
CONTAMINAÇÃO: Presença transitória de microrganismos em superfície sem invasão tecidual ou relação de parasitismo. Pode ocorrer em objetos inanimados ou em hospedeiros. Ex: Flora transitória das mãos. COLONIZAÇÃO: Crescimento e multiplicação de um microrganismo em superfícies epiteliais do hospedeiro, sem expressão clínica ou imunológica. Ex: Microbiota humana normal.

11 Alguns conceitos importantes...
AGENTE ETIOLÓGICO: causador ou responsável pela origem da doença. INFECCIOSIDADE (INFECTIVIDADE): capacidade do agente etiológico de penetrar, se instalar e multiplicar-se no hospedeiro.É fundamental na previsão da propagação da doença. Está relacionada com a velocidade de transmissão da doença.

12 Alguns conceitos importantes...
PATOGENICIDADE: capacidade do agente etiológico de produzir lesões específicas no hospedeiro. VIRULÊNCIA: capacidade em produzir uma doença mais grave ou menos grave, com alta ou baixa letalidade.

13 Alguns conceitos importantes...
INFECÇÃO: Danos decorrentes da invasão, multiplicação e ação de produtos tóxicos de agentes infecciosos no hospedeiro, ocorrendo interação imunológica. INTOXICAÇÃO: Danos decorrentes da ação de produtos tóxicos que também podem ser de origem microbiana. Ex: Intoxicação alimentar.

14 Alguns conceitos importantes...
PORTADOR Indivíduo que alberga um microrganismo específico, sem apresentar quadro clínico atribuído ao agente e que serve como fonte potencial de infecção. DISSEMINADOR É o indivíduo que elimina o microrganismo para o meio ambiente. Pode se tornar um disseminador perigoso quando passa a ser fonte de surtos de infecção. Sendo um profissional de saúde, deve ser afastado das atividades de risco até que se reverta a eliminação do agente.

15 Alguns conceitos importantes...
INFECÇÃO PREVENÍVEL É aquela em que a alteração de algum evento relacionado pode implicar na prevenção da infecção. Ex: Infecção cruzada. INFECÇÃO NÃO PREVENÍVEL É aquela que acontece a despeito de todas as precauções tomadas. INFECÇÃO ENDÓGENA É a infecçào causada pela microbiota do paciente. INFECÇÃO EXÓGENA É a infecção que resulta da transmissão a partir de fontes externas ao paciente.

16 Alguns conceitos importantes...
SUPER INFECÇÃO Quando há troca do agente etiológico na mesma topografia. Não deve ser confundida a colonização que ocorre em pacientes graves hospitalizados com super infecção. INFECÇÃO METASTÁTICA É a expansão do agente etiológico para novos sítios de infecção.

17 Infecção relacionada à Assistência à Saúde
E o que é IRAS? Infecção Hospitalar Infecção relacionada à Assistência à Saúde

18 IMPORTANCIA DA MICROBIOLOGIA NO CONTROLE DE IRAS
Identificação de Agentes Etiológicos (detecção imediata e notificação epidemiológica de importantes organismos); Padrões de resistência antimicrobiana emergentes; Medidas de Controle (avaliação da eficácia das precauções recomendadas para limitar a transmissão durante os surtos); Tratamento de Doenças (auxiliar no tratamento das doenças através da identificação de microorganismos); Antimicrobianos (colaborar na restrição do uso de antimicrobianos);

19 “Que os nossos esforços desafiem as impossibilidades.”
Charles Chaplin


Carregar ppt "INTRODUÇÃO À MICROBIOLOGIA DAS IRAS"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google